SóProvas


ID
1710628
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

A organização do trabalho precisa contemplar, dentre outros, o arranjo físico onde ocorrem as rotinas de trabalho. Layout, ou arranjo físico, significa a maneira pela qual se encontram dispostos fisicamente os recursos que ocupam espaço dentro da instalação de uma operação. Nesse caso, não é apenas o aspecto visual e de conforto que deve prevalecer no estudo desse aproveitamento do espaço físico. Importa o fluxo existente entre pessoas e papéis. Sabe-se ainda que o layout pode gerar maior ou menor motivação e maior ou menor eficácia e eficiência no trabalho. Sobre os tipos de layout, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Layout em espaço aberto

    -grande áreas e grande concentração humana;

    -geralmente ocupa todo um andar;

    -separa espaço apenas para a chefia;

    -privilegia a comunicação;

    -difícil controle diciplinar.

     

     

     

  • Letra "D" errada 

    Layout Panorâmico

    A sala individual é imaginada pela maioria das pessoas como a melhor para se trabalhar. Independência de ação, privacidade, certo status, à medida que o layout panorâmico é pouco difundido no Brasil, e envolvimento pessoal apenas quando isso é desejado ou ditado pela burocracia da organização.
    O layout panorâmico distingue-se da simples colocação de divisórias ( não há paredes, no sentido convencional do termo) porque:
     

    A divisória é transparente e não segue até o teto;

     

    As mesas, embora do mesmo padrão, diferem na tonalidade, o que evita a padronização plena e a dificuladade na diferenciação dos elementos da estrutura social;

     

    Não existe a sensação de falta de privacidade, pois afinal há espaço claramente demarcado;

     

    Não há maior dificuldade na supervisão visual por parte da chefia, mas, por estar isolada em salas, essa supervisão não é percebida ou não é considerada prejudicial a quem é supervisionado;

     

    O tratamento acústico faz reduzir o nível de ruído.

  • Letra "a" errada nao tem baixo custo

    Layout em Corredor

    Talvez o mais conhecido arranjo físico. É considerado muito bom para incentivar relações em grupo, principalmente quando o trabalho exige formação de equipes. Melhor ainda quando a exigência é a realização do trabalho em pequenas equipes.

    Logicamente, a forma de estruturação da organização vai influir nesse e noutros tipos de arranjo físico. De qualquer maneira, a formação de unidades terá uma relação íntima com a distribuição das pessoas pelo espaço existente.

    Desvantagens:

    Preço que se paga para obter as divisórias

    O espaço perdido na distribuição das salas

  • Letra "B" errada esse tipo de layout é usado praticamente em qualquer local

    layout em estações ou células de trabalho

    Onde Utilizar

    Na maioria das vezes, são utilizadas em setores administrativos de indústrias e por prestadoras de serviços dos mais diversos setores, para otimizar seus espaços, usando-as, inclusive, para subdividir os ambientes. As estações de trabalho são criadas através de itens modulares, podendo ser utilizadas em vários setores de uma empresa e também em residências que possuam um home office.

    Encontramos também as estações de trabalho em: Centrais de Atendimento, espaços de Telemarketing, Lan house, Call Center e Bibliotecas.

    A necessidade irá determinar a montagem das estações, seja criando espaços isolados, seja montando locais para trabalhos em equipe. A sua versatilidade possibilita um número infinito de possibilidades de distribuição proporcionando uma solução prática e um design moderno e interativo.

    Mas é o tipo de negócio e o mercado que a empresa atua que definirá o layout das estações de trabalho, e para isso, é importante a ajuda de um especialista em mobiliário corporativo para que o mesmo possa fornecer uma orientação correta da inserção das mesmas.

  • Letra "C" errada 

    Layout em Espaço Aberto

    Em geral, esse tipo de layout é encontrado em grandes áreas, com grande concentração humana. Quase sempre ocupa todo o andar, guardando apenas espaço para salas individuais das chefias ou pessoal da supervisão.
     

    Vantagens:

    Ajuda a comunicação;

     

    Quando há grande concentração humana.

    Desvantagens:

    As tarefas não podem exigir alto grau de concentração;

     

    Difícil o controle disciplinar.

  • GABARITO CORRETO
    e) o layout em espaço aberto é encontrado em grandes áreas, com grande concentração humana e ajuda a comunicação e o fluxo de documentos. 

  • LAYOUT ABERTO

    Em geral, esse tipo de layout é encontrado em grandes áreas, com grande concentração humana. Quase sempre ocupa todo o andar, guardando apenas espaço para salas individuais das chefias ou pessoal da supervisão.

    Vantagens:

    Ajuda a comunicação;

    Quando há grande concentração humana.

    Desvantagens:

    As tarefas não podem exigir alto grau de concentração;

    Difícil o controle disciplinar.

  • Layout em corredor

    Colocação de salas ou dos ambientes de trabalho um ao lado do outro onde ficam agrupadas as equipes de profissionais que desenvolvem uma mesma atividade.

    Considerado ótimo por incentivar as relações de grupo, principalmente quando é necessário o trabalho de equipe, porém, se torna inconveniente, pois incentiva a formação de grupos informais, ou mesmo pequenas unidades de pessoas que irão ter dificuldades de relacionamento com o resto da equipe.

    Layout em espaço aberto

    É encontrado em grandes áreas, quase sempre ocupa um andar inteiro, guardando salas individuais apenas para chefias ou pessoal da supervisão. Adequado para os casos quando há uma grande concentração de pessoas. É ótimo por facilitar a comunicação, já que possibilita a troca de idéias, facilita também o fluxo de documentos e reduz o espaço utilizado, contudo, é um grande dispersor de atenção (só funciona para atividades que não necessitam de concentração) e dificulta a supervisão.

    Layout panorâmico

    Junção dos dois itens anteriores, porém não há paredes (no sentido convencional), mas divisórias, que podem ser transparentes, ou biombos de baixa altura que dividem o ambiente de trabalho. Ainda, as mesas podem possuir cores diferentes para demonstrar a diferenciação de status. Bons por oferecerem ao funcionário um pouco de privacidade, melhoram a supervisão, propicia o trabalho em grupo e flexibiliza para a alteração dos biombos, contudo, se torna inconveniente por aumentar os custos para tratamento acústico (necessário nesse tipo de layout), a delimitação de espaço pode influenciar a formação de grupos e as pessoas podem sentir-se desconfortáveis ou expostas.