Gabarito Letra A
NBC TA 200 - OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUÇÃO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA
Auditoria de demonstrações contábeis
3. O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. No caso da maioria das estruturas conceituais para fins gerais, essa opinião expressa se as demonstrações contábeis estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro. A auditoria conduzida em conformidade com as normas de auditoria e exigências éticas relevantes capacita o auditor a formar essa opinião (ver item A1).
bons estudos
Letra A- verdadeiro.
Letra B- Falso. A regra continua sendo o sigilo, entretanto a lei pode determinar situações que devem ser comunicadas a órgãos fiscalizadores. São situações especiais.
Letra C-Falso. A finalidade é emitir uma opinião sobre a presença de distorções relevantes e aumentar a confiança dos usuários destas DC’s. O auditor não é um investigador de fraudes.
Letra D-Falso. Haveria perda de independência.
Letra E- O CI é significativo, pois a sua efetividade será fundamental para o auditor programar os seus testes. Quando o CI é bom, em geral, poderemos fazer menos testes.
A amostragem é questão de julgamento profissional. Caberá ao auditor decidir quando utilizá-la. Dificilmente teremos uma auditoria sem a utilização da amostragem, pois há limitações de custo, de tempo etc. que inviabilizam um exame de 100% das transações de uma entidade. Ademais, a amostragem permite mensurar e avaliar os riscos, sendo possível projetar os resultados da amostra na população com bons níveis de confiança.
Resposta A