SóProvas


ID
1711528
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: 

I. Qualquer autoridade do Poder Executivo pode expedir o Aviso com a finalidade de tratar de assuntos oficiais que se encontram no âmbito de sua competência.

II. O Ofício, o Memorando e o Aviso devem conter os seguintes elementos: tipo e número do expediente, sigla do órgão que o expede, local e data em que foi assinado, assunto, destinatário, texto, fecho, assinatura, nome completo e cargo da autoridade expedidora.

III. O Ofício é um tipo de comunicado expedido exclusivamente por Ministros de Estado e pode ser destinado a outros Ministros de Estado, a órgãos da Administração direta ou indireta e a particulares.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D



    I - ERRADO - O aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.


    II - CORRETO - o exposto neste item faz alusão ao chamado "Padrão Ofício", que segue o Aviso, o Memorando e o Ofício (mnemônico AMO) , salientando, ainda, que a Exposição de Motivos também segue este padrão.


    III- ERRADO -  Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.



    Fonte: MRPR

  • II. O Ofício, o Memorando e o Aviso devem conter os seguintes elementos: tipo e número do expediente, sigla do órgão que o expede, local e data em que foi assinado, assunto, destinatário, texto, fecho, assinatura, nome completo e cargo da autoridade expedidora. 

    3.3. Aviso e Ofício

    3.3.1. Definição e Finalidade

      Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    3.3.2. Forma e Estrutura

      Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário (v. 2.1 Pronomes de Tratamento), seguido de vírgula.

      Exemplos:

    Excelentíssimo Senhor Presidente da República

    Senhora Ministra

    Senhor Chefe de Gabinete

      Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente:

      – nome do órgão ou setor;

      – endereço postal;

      – telefone e endereço de correio eletrônico.

  • Memorando dispensa o local, afinal está no mesmo órgão. 

    Considero as três erradas!

  • Memorando dispensa a apresentação do local de origem. A II está errada!

  • Comunicação do presidente da republica, dispensa identificação. Não entendi.

  • Memorando não dispensa local, está escrito no Manual que deve conter local e data. O problema é que no modelo de memorando que tem no Manual, eles não colocaram o local. Aí causa confusão

  • GABARITO D

    Quem AVISA, MINISTRO é !!

    bons estudos