Mahanarva fimbriolata (cigarrinha das raízes)-hemiptera- É uma praga relevante em áreas de colheita de cana crua, pois o acumulo de palha contribui para manter a umidade do solo o que favorece a população.
As ninfas são os principais causadores dos danos, sendo classificadas no grupo das pragas sugadoras. Elas danificam as raízes e sua presença pode ser identificada pela formação de espuma de cor branca na base das plantas, que serve como proteção contra inimigos naturais. A sucção de seiva das raízes e radículas causam desordem fisiológica nas plantas, pois dificultam a translocação de água e nutrientes, ocasionada pela desidratação do floema e do xilema, que consequentemente aumentam os teores de fibra.
Os adultos causam danos nas folhas e colmos, sintomatologia conhecida como “queima-da- cana”. No momento da sucção da seiva pelos adultos da cigarrinha-das-raízes acontece a injeção de toxinas presentes na saliva, o que danifica os tecidos das plantas. Os danos podem ser identificados nas folhas em três estágios, primeiro pela produção de manchas cloróticas, que se tornam avermelhadas e posteriormente ficam com a aparência necrótica.