SóProvas


ID
1712929
Banca
IESES
Órgão
CRM-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

É correto afirmar:
I. O médico estrangeiro, detentor de visto temporário de qualquer modalidade, não pode cursar Residência Médica no Brasil.
II. Nas instituições com até 20 (vinte) médicos não haverá a obrigatoriedade de constituição de Comissão de Ética.
III. Nos casos de afastamento definitivo ou temporário de um de seus membros efetivos, a Comissão a seu critério procederá a convocação do suplente para a vaga ocorrida, pelo tempo que perdurar o afastamento, devendo oficiar tal decisão ao Conselho Regional de Medicina imediatamente após o feito.
IV. Os estabelecimentos de saúde, também chamados serviços de saúde ou unidade de saúde, onde se exerçam atividades de diagnóstico e tratamento, visando a promoção, proteção e recuperação da saúde e que sejam de direção técnica de médicos, deverão ser cadastrados no Conselho Regional de Medicina da área correspondente à sua localização.
Analisando as proposições, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gab C.

    III- Nos casos de afastamento definitivo ou temporário de um de seus membros efetivos, a Comissão procederá a convocação do suplente respeitando a ordem de votação para a vaga ocorrida, pelo tempo que perdurar o afastamento, devendo oficiar tal decisão ao Conselho Regional de Medicina imediatamente após o feito.

  • . O médico estrangeiro, detentor de visto temporário de qualquer modalidade, não pode cursar Residência Médica no Brasil.

    qual a lei sobre esse assunto?

  • GABARITO: C

     

    RESOLUÇÃO CFM Nº 1.832/2008

    I)  Art. 9º O médico estrangeiro, detentor de visto temporário de qualquer modalidade, não pode cursar Residência Médica no Brasil.

     

    RESOLUÇÃO CFM Nº 2.152, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016 - REGULAMENTO DAS COMISSÕES DE ÉTICA  - Capítulo II -  Da Composição, Organização e Estrutura das Comissões de Ética Médica

    II) Art. 3º 
    a) Nas instituições com até 30 médicos não haverá a obrigatoriedade de constituição de Comissão de  Ética Médica, cabendo ao diretor clínico, se houver, ou ao diretor técnico, encaminhar as demandas éticas ao Conselho Regional de Medicina;

     

    RESOLUÇÃO CFM Nº 2.152, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016 - Das Eleições -  Seção I  -Das Regras Gerais das Eleições

    III) Art. 21. Nos casos de afastamento definitivo ou temporário de um de seus membros efetivos, o  presidente da Comissão de Ética Médica procederá à convocação do suplente, pelo tempo que perdurar o afastamento, devendo comunicar imediatamente ao Conselho Regional de Medicina da jurisdição.

     

    RESOLUÇÃO CFM nº 997/80

    IV) Art. 2º - Os estabelecimentos de saúde, também chamados serviços de saúde ou unidade de saúde,onde se exerçam atividades de diagnóstico e tratamento, visando a promoção, proteção e recuperação da saúde e que sejam de direção técnica de médicos, deverão ser cadastrados no Conselho Regional de Medicina da área correspondente à sua localização.