SóProvas


ID
1713385
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Dez escravos foram presos e incluídos na devassa realizada pelo desembargador do Tribunal da Relação da Bahia, Francisco Sabino Alvares da Costa Pinto [...]. Mas a questão não é a quantidade; a questão é que eram escravos. 

Escravos na maioria pardos e nascidos na Bahia (o único escravo africano preso é o mina Vicente). Pelo que se acompanha nos autos da devassa que os colheu, todos eles souberam de conversas e encontros conspirativos de homens livres, alguns brancos, outros pardos; alguns militares, oficiais de baixa e média patente, outros, artesãos. E ainda outros, intelectuais. (TAVARES, 2003, p. 86).

O movimento descrito no texto, cuja participação de escravos indica a luta pelo fim da escravidão se refere

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

  • Resposta = A

    De todos os movimentos que foram destacados nas alternativas, o único que propôs a abolição da escravatura foi a Conjuração Baiana (ou Inconfidência Baiana). É importante lembrar que esse movimento tinha um caráter emancipacionista, assim como a Inconfidência Mineira.

     

    P.S.:Eu vi o nome "Francisco Sabino" no começo e acabei marcando a letra B sem ler o resto kkkkkkk. O bom disso é aprender o erro e deixar de ser apressado!

  • Após ler o anunciado da para matar a questão quando usa o termo "artesão".

  • Tbm fui na B kkkkkk por causa de sabino

  • Gabarito: A. Pois a conjuração baiana teve caráter abolicionista

  • Médico à frente do movimento sabinista: Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira Barroso

  • GABARITO - A

    à Inconfidência Baiana.

    1. Conjuração Baiana, também denominada como Revolta dos Alfaiates e recentemente também chamada de Revolta dos Búzios, foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no final do século XVIII, na Capitania da Bahia, no Brasil Colonial.
    2. A revolta teve grande influência de ideias , que ganharam força com a , além de alguns processos de independência no continente americano, como  e , junto com a Inconfidência Mineira.
    3. O movimento teve participação de pessoas com profissões mais simples, como , bordadores, ex-escravos e , além de .
    4. O movimento envolveu indivíduos de setores urbanos e marginalizados na produção da riqueza colonial, que se revoltaram contra o sistema que lhes impedia perspectivas de ascensão social.
    5. Este movimento, entretanto, deixou profundas marcas na sociedade , a ponto tal que o movimento emancipacionista eclodiu novamente, em , culminando na guerra pela , concretizada em  de , formando parte da nação que emancipara-se a  do ano anterior, sob império de 
    6. CFO-PMBA