SóProvas


ID
1713409
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Vinícius Romão tem 26 anos, acabou de se formar em psicologia, trabalha em uma loja de roupas e também é ator. Apaixonado pelo Flamengo, é aficionado por hip-hop e muito vaidoso. Seria um jovem como tantos outros, não fosse por um detalhe: Romão é negro e muitos acreditam que foi a cor da sua pele que o levou a protagonizar um triste episódio. Ele passou 16 dias preso na Casa de Detenção Patrícia Acioli, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, acusado de um crime que não cometeu. Faltou rigor na apuração [...] do Ministério Público quando a copeira Dalva Santos apontou o ator como o ladrão que, na noite da segunda-feira 10, havia levado sua bolsa, na zona norte. Somente na quarta-feira 26, ele foi solto, depois que Dalva reconheceu o erro. “Minha vida começou de novo. Aprendi a aproveitar cada minuto, a dar valor até mesmo ao ato de pegar uma garrafa d'água na geladeira", disse à ISTO É, explicando que, no cárcere, não se bebe água na hora da sede, mas sim quando é possível. (VINÍCIUS..., 2014, p. 43).

A reportagem denuncia uma situação recorrente no Brasil e que demonstra falta de respeito

Alternativas
Comentários
  • questao confusa, ela fala sobre diferenca social tambem.

     

  • "Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião"...

    Houve uma discriminação, segundo o texto, com Romão por conta da sua cor de pele, e não pela sua condição social.

    Logo enquadra-se no desrespeito aos Direitos Humanos!

  • a diferença social é a diferença entre as classes sociais econômicas, regionais, raciais e de gênero.... questão lixo

  • Acredita-se que ele foi preso por conta da cor o que não foi provado. Ele foi confundido por alguém que supostamente cometeu um delito. Nesse caso específico, mostra o quanto é falho as investigações e o decorrer do processo na delegacia. Logo, seria mais plausível a resposta ser por questões sociais do que racial, uma vez que o tratamento dado é notório a falta de influência da parte "ferida"