SóProvas


ID
1713706
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A ...I... é um tipo de memória essencial para o computador, sendo usada para guardar dados e instruções dos programas. Tem como características fundamentais a volatilidade, o acesso aleatório aos dados e o suporte à leitura e gravação de dados. Existem dois tipos básicos desta memória:

...II... é uma memória que requer a atualização periódica do conteúdo de cada célula do chip consumindo, assim, pequenas quantidades de energia. No entanto, possui um acesso mais lento aos dados. Uma importante vantagem é a grande capacidade de armazenamento oferecida por este tipo de tecnologia e seu menor custo.

...III... é uma memória que não requer atualização dos dados. Consome mais energia (o que gera mais calor), é significativamente mais rápida e possui uma capacidade de armazenamento bem menor que a memória do tipo anterior. Geralmente é mais cara e é usada no cache.

As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas por:

Alternativas
Comentários
  • RAM:

    A memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Ou seja, de forma não-sequencial, por isso, a nomenclatura em inglês de Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório).


    DRAM (Dinâmica):

    Existem dois tipos básicos de memórias RAM. O mais barato e comum deles é a DRAM ou memória dinâmica de acesso aleatório. Nesse tipo, um transistor e um capacitor unem-se para formar uma célula de memória, que é responsável por um bit de dados. Enquanto o capacitor conserva o bit de informação, o transistor age como um controle, que permite ao chip ler o capacitor ou mudar seu estado.

    A DRAM costuma ser uma memória mais lenta, pois passa por um processo de refrescamento dos dados, o que leva tempo e deixa a memória lenta.



    SRAM (Estática):

    O segundo tipo é o SRAM ou, memória estática de acesso aleatório. Essa possui um circuito em uma forma conhecida como Flip-flop, que contém quartro ou seis transistores e fios. A vantagem desse tipo é que não há necessidade de ser refrescada. Sendo assim, é mais rápida que o primeiro tipo. No entanto, ocupa também bem mais espaço em um chip que uma célula de memória dinâmica. O que resulta na menor quantidade de memória que se pode ter por chip, fazendo da SRAM um componente bem mais caro.



    Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/02/o-que-e-memoria-ram-e-qual-sua-funcao.html