A arquitetura de Von Neumann apresenta barramento compartilhado entre dados e endereços, desempenho limitado pelo gargalo do barramento e apresenta os seguintes componentes: UCP, memória e dispositivos de entrada e saída.
- Dispositivos de entrada e saída (http://www.ufpa.br/dicas/mic/mic-e-s.htm):
Os dispositivos de entrada e saída (E/S) ou input/output (I /O) são também denominados periféricos. Eles permitem a interação do processador com o homem, possibilitando a entrada e/ou a saída de dados.
O que todos os dispositivos de entrada têm em comum é que eles codificam a informação que entra em dados que possam ser processados pelo sistema digital do computador. Já os dispositivos de saída decodificam os dados em informação que pode ser entendida pelo usuário.
Há dispositivos que funcionam tanto para entrada como para saída de dados, como o modem e o drive de disquete. Atualmente, outro dispositivo híbrido de dados é a rede de computadores.
- Processadores (https://prezi.com/fm-oubjrxwni/definicao-e-caracteristicas-da-cpu/):
Processo de miniaturização opera na casa dos nanômetros. Apresenta os seguintes componentes:
* UC (de instruções): decodificador e temporizador
* ULA: É a unidade responsável por realizar as operações lógicas e aritméticas.
* MMU: hardware que mapeia o endereço virtual de memória para real)
* Unidade de ponto flutuante
* Barramentos (Dados, Endereços, Controle e Memória)
* Registradores: São pequenas memorias dentro da CPU que, são muito importantes para auxiliar o processamento, armazenando dos dados temporariamente. São eles: PC/IC (apontar para a próxima instrução), IR (apontar para a instrução corrente), MAR/REM, MBR/RDM.
Creio que o erro da letra E seja a generalização "é capaz de realizar apenas dois tipos de operações".
Bons estudos!