Projeto: é um instrumento que possibilita avaliar as vantagens e desvantagens de reunir ou combinar todos os recursos num investimento empresarial, bem como aferir a capacidade dos empresários.
os projetos visam a montagem ou expansão das empresas, em bases racionais, os projetos devem justificar o interesse em se manter um programa de produção, e também reduzir os riscos que todo empresário enfrenta ao tomar a decisão de investir.
Podemos dizer que o valor dos projetos são:
do ponto de vista social (macroeconomia - estudo agregativo da atividade econômica como um todo).
acelera o desenvolvimento econômico do país;
proporciona maior número de empregos aos trabalhadores.
do ponto de vista empresarial (microeconomia - cuida individualmente do comportamento dos consumidores e produtores).
justifica um programa de produção e a reunião dos fatores de produção;
permite reduzir os riscos do investimento;
avalia a capacidade técnico-administrativa dos administradores.
podemos distinguir um projeto em quatro fases distintas:
1ª) Anteprojeto: procura-se, em linhas gerais, estabelecer um confronto entre as vantagens e as desvantagens de levar avante a constituição de uma empresa, ou seja, realizar um investimento empresarial.
2ª) Projeto Final: como a própria denominação esclarece, deve conter todos os dados (econômicos, técnicos, financeiros, administrativos e legais) para instalação ou expansão da empresa na região escolhida.
3ª) Implantação do Projeto: significa construir e instalar a empresa de acordo com as especificações constantes do projeto final, devidamente aprovado.
4ª) Funcionamento Operacional do Projeto: consiste em entrar em pleno desenvolvimento das operações, ou seja, produzir mercadorias ou serviços de consumo para atender ao mercado consumidor.
ADILSON ROCHA
ADMINISTRAÇÃO: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAARTUAA/planejamento-organizacao-direcao-controle