GABARITO: letra E
ORGANOGRAMA
“(1) Representação gráfica da estrutura e das relações e inter-relações, apresentando as linhas de autoridade, de hierarquia e de responsabilidade de uma organização. (2) Demonstração visual dos órgãos de uma empresa, de suas relações hierárquicas e de autoridade e das responsabilidades existentes entre eles. (3) Na maioria dos organogramas, os órgãos de direção, assessoramento, administrativos e de execução mostram-se na forma de retângulo, com suas denominações inseridas no interior e horizontalmente, enquanto os relacionamentos de autoridade e de responsabilidade são expressos por linhas. [...] (5) Também conhecido, clássica e tradicionalmente, como organograma de caixa e linha. Ver: gráfico, estrutura, intersetorialidade, autoridade, hierarquia, responsabilidade, organização, órgão, empresa, direção, assessoramento, administração, execução, forma, assembleia geral, diretoria, gerência, assessoria, assessoria técnica, atividade-meio, atividade-fim, utilização, dirigente, empresa, iniciativa privada, implantação, técnica e modelo. Organization chart (Ingl).”
(Fonte: Dicionário de Administração e Negócios – Geraldo Duarte, 2011)
A estrutura organizacional de uma empresa pode ser representada graficamente. Este gráfico é conhecido pelo nome de organograma, existem muitos modelos organogramas. O organograma clássico, também conhecido por organograma de caixa e linha, o mais empregado entre todos os gráficos de organização.
Neste tipo de gráfico, os órgãos de direção, assessores, administrativos e de execução devem ser indicados por meio de retângulos ou caixas (interiormente devem receber, em sentido horizontal, os nomes dos órgãos), enquanto que as relações de autoridade e responsabilidade são representadas por meio de linhas.
Ao se desenhar o organograma, cumpre observara distribuição dos órgãos no plano. Considera-se plano de um organograma a parte ou espaço da folha de papel onde devem ser desenhados os órgãos da empresa. Devemos ter em mente a divisão do papel em três partes ou espaços: 1. Espaço Superior (1o plano); 2. Espaço Intermediário (2° plano); 3. Espaço inferior (3° plano). Os órgãos devem ser expostos nos três planos, da seguinte maneira:
• No primeiro plano: os órgãos deliberativos (assembléia de acionistas, presidência, superintendência, diretoria, gerência, etc, e assessores (a assessoria técnica, legal, financeira, contábil, etc), isto é, órgãos que tomam as decisões e determinações e órgãos auxiliares que facilitam o desempenho da linha de administração.
• No segundo plano: os órgãos administrativos (órgãos que exercem atividades-meio), com autoridade diretiva, ou seja, os órgãos que dirigem a empresa.
• No terceiro plano: os órgãos auxiliares ou executivos (órgãos que exercem atividades-fins), como, por exemplo, os órgãos que executam os serviços.