-
Olá pessoal! Fiquei em dúvida nessa questão e não consegui entender exatamente o motivo da resposta. Alguém poderia explicar um pouco melhor esta questão?
Reparei nas estatísticas que grande parte das pessoas ficaram em dúvida nas mesmas opções que eu, entre a letra A, "hoje", e a letra E, "isso" e que esta questão está com um nível bastante baixo de acertos. Estaria esta questão mal formulada?
Desde já agradeço a ajuda de quem responder!
Abs e bons estudos galera,
Felipe Ferrugem!
"Juntos somos ainda melhores!!!"
-
Felipe ,
O pronome "isso" nesta frase é demonstrativo, os pronomes exercem função de apontar para outros elementos do contexto.Se formos observar, o pronome atua na frase remetendo a algo que já foi mencionado(função anafórica), ou algo que ainda será mencionado(função catafórica). Na questão o "isso" exerceu função anafórica porque retornou aos milhares de caminhões e automóveis que passaram por ali.
Espero ter ajudado no seu entendimento,
Boa sorte!
-
Bom, também não compreendi muito bem o enunciado da questão. Pelo que eu entendi era pra marcar o termo que sozinho já trazia consigo um significado, no caso o "isso", pois ele já indica algo dito anteriormente.
-
Essa questão se relaciona a elementos dêiticos. Lendo o texto a pessoa não sabe quando é o "hoje", quem é o "eu", nem onde é o "aqui" e nem quem é " minha família". Apenas sabemos o que é o isso (movimento de milhares de caminhões e automóveis) voltando no texto. Para entender melhor o assunto procurem no google o que é Deixis.
-
ótimo comentário......
Simples e direto, sem enrolações. Como certos cursinhos.....
Não vou nem comentar mais.......
-
Esta questão achei super mal formulada, eu entendi justamente o contrario, entendi que precisava ver a palavra que não precisava ser anunciada para ter um significado e a unica que não marcaria era o isso porque neste caso ela ja tinha sido anunciada.
-
Otimo comentário keila, entendi a mesma coisa, ou seja, o que me prejudicou não foi a questão em si mas o enunciado complicado.
-
Fiz por eliminação e deu certo..
ficando assim:
"Hoje" e "Aqui" = Adjunto Adverbial
"Eu" e "Minha família" = Sujeito
Isso = Pronome demonstrativo..
Como não podemos ter questoes com igual teor, uma eliminaria a outra, sobrando então, a letra "E"
-
Meu raciocínio foi: por ser um morador de rua, talvez não saberia usar corretamente os pronomes e por isso eliminei a alternativa E.
-
ENTENDI FOI NADA.
-
eu entendi de uma forma e o examinador criou a dele "Há, nesse texto, um conjunto de palavras cujo significado depende da enunciação", ou seja, da situação em que o texto foi produzido. Entre as alternativas abaixo, aquela que indica um termo que NÃO está nesse caso é
"isso" PRECISA da enunciação para saber o que é isso! se nada foi anunciado o que seria isso ?
-
entendi nada!!!
-
Já eu pensei que, caso fosse retirado o "isso" não deixaria de fazer sentido o trecho.
-
ENTENDI ASSIM...
''um morador das margens de uma grande rodovia declarava''
Data, lugar e pessoas são fundamentais para o entendimento do enunciado.
-
Para compreender, basta remover uma das palavras disponíveis nas alternativas de escolha, do texto. De todas elas, a única que não se encaixaria, ou teria a necessidade de estar no texto seria a alternativa ''e'' - isso.
-
Mal formulada!
-
Questão incorreta. Justamente o pronome demonstrativo "isso", por ser anafórico, é o único elemento do conjunto das palavras que dependem do contexto para serem entendidas. Hoje está no sentido denotativo; eu, idem; aqui, o mesmo; minha família, o mesmo. Interpretação de texto é o maior charlatanismo que existe. E vc pode arrazoar o quanto for no recurso, eles nunca vão admitir um erro tão flagrante como esse