-
A questão deseja saber quais das recomendações que a autora cita podem ser feitas pela própria pessoa deficiente. Alteração social deve ser feita pela sociedade como um todo; acatamento à legislação vigente deve ser feita pelo governo e pelas instituições que recebem deficientes, como escolas, por exemplo; maiores verbas para programas sociais devem ser cedidas pelo governo; sobrando, então, o uso das novas tecnologias, que podem ser acessadas pelos deficientes para sua própria inclusão.
-
e) O uso de novas tecnologias, é a única alternativa que pode ser adotada por todo mundo. As restantes referem-se à sociedade e a órgãos governamentais.
-
eu até pensei letra E. mas pensei comigo quem disse que os deficientes tem acesso a essas tecnologias para poder usar? porém pode ser como o eric pensou. o uso da tecnologia um deficiente sozinho pode usar... já a letra A que foi minha opção realmente não tem como apenas 1 pessoa fazer.
-
Não concordo com o gabarito. Acatamento à legislação também deveria ser uma ação praticada pelos deficientes, considerando que estes devem exigir seus direitos constitucionais. A lei é para todos e esta inclui tanto deveres quanto direitos. O uso da própria tecnologia é o motivo da exclusão, tendo em vista que a grande parte dos deficientes não tem acesso a NOVAS tecnologias.
-
Indicada para comentário.. Achei a questão estranha!
-
Alguém pode me explicar por que não é a letra C?
A questão pede algo no exercício dos excluídos, ou seja, algo que pode ser feito pelos excluídos.
A letra E fala em novas tecnologias. Não me parece correta.
Vejamos por exemplo: Se eu tenho um cego(excluído por ser deficiente visual) e há um novo produto(nova tecnologia) como um videogame no qual você interage com a tela, se movimentando. Ele não poderá ver e USAR A NOVA TECNOLOGIA. Continuará excluído e portanto, aquilo não fará parte do seu espaço de exercício.
a LETRA C é mais completa pois o acatamento à legislação deve ser feito por todos, desde o não excluído até o excluído. Está no espaço de exercício de todos.
Eu não quero brigar com a banca, apenas quero entender qual foi o meu erro.
-
Assinale a opção que indica a recomendação que está no espaço de exercício dos próprios excluídos.
Ou seja, a questão pede qual das ações citadas deve ser praticada pelo excluído e não pela sociedade em si.
a) A alteração da visão social. (mudança no comportamento da sociedade)
b) A inclusão escolar. (não é apenas o próprio deficiente que se inclui, a sociedade/Estado devem incluir)
c) O acatamento à legislação vigente. (as pessoas,empresas, etc são quem devem acatar a legislação para resultar na inclusão)
d) O aumento de verbas para programas sociais. (comportamento do Estado, não do indivíduo excluído)
e) O uso de novas tecnologias. Correta - quem irá usar as novas tecnologias para proporcionar a inclusão? Os deficientes/excluídos
Apesar de alguma outra alternativa tbm depender de atitudes do excluido ("b" ou "c"), a letra E é mais concreta e precisa!
-
Essa galera que arruma explicação depois de conferir o gabarito é....
a) Somente os deficientes excluídos é que terão a vida social ALTERADA. Ou seja, espaço do deficiente. Pois as demais alternativas são AÇÕES DO GOVERNO. A única alternativa em que há o PACIENTE da ação é a "A". Tosca essa interpretação da banca.
e) O "uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias" é ação do governo para conscientizar a sociedade das necessidades dos deficientes.
-
Alteração da visão social, pelo próprio excluído, que as vezes tb sem exclui. No minimo existem 2 respostas para essa questão.
-
As tecnologias que a autora quis dizer são as de inclusão, faz parte do exercício dos próprios excluídos.