SóProvas


ID
1714834
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O método de arquivamento mais simples quando o elemento principal é o nome denomina-se método alfabético. Sobre esse método, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É um método indireto, porque a pesquisa requer uso de índice auxiliar para localização do documento.

( ) As fichas ou as pastas são dispostas na ordem rigorosamente alfabética, respeitadas as normas gerais para a alfabetação, por guias divisórias, com as respectivas letras.

( ) Na regra de alfabetação com nomes de pessoas físicas, considera-se o último sobrenome e depois o prenome.

( ) Nas situações em que a pessoa física possui sobrenomes agrupados por hífen, faz-se necessária, segundo a regra de alfabetação, sua separação.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    I- (F) -MÉTODO ALFABÉTICO-É o mais simples, desde que o elemento principal a ser considerado seja o NOME.É um método direto, porque a pesquisa é feita diretamente no documento, não sendo necessário se recorrer a um índice auxiliar para localizar qualquer documento.

    II-( V)- As fichas ou pastas são dispostas na ordem rigorosamente alfabética, respeitadas as normas gerais para a alfabetação, através de guias divisórias, com as respectivas letras.

    II-(V) Método alfabético (sistema direto): utiliza da alfabetação para organizar os documentos e pastas. Algumas regras: Considera-se sempre o último sobrenome. Ex: João da Silva Santos = Santos, João da Silva;

    IV- (F)


  • Gab: B.


    Existem dois grandes sistemas em relação à ordenação dos documentos de um arquivo:Sistema direto: abrange métodos que permitem o acesso direto ao documento, ao local de guarda do mesmo, sem o auxílio de índices ou outros instrumentos;Sistema indireto: envolve métodos que tornam necessária a utilização de índices ou códigos para se ter acesso ao documento.


    Método alfabético (sistema direto): utiliza da alfabetação para organizar os documentos e pastas. Algumas regras:Considera-se sempre o último sobrenome. Ex: João da Silva Santos = Santos, João da Silva;No caso de dois sobrenomes iguais, deve se analisar o prenome;Preposições (“de”, “da”) não são partes do último sobrenome. Ex: José da Silva = Silva, José da;Sobrenomes compostos não se separam. Ex: José Castelo Branco = Castelo Branco, José;Graus de parentesco são partes do último sobrenome, porém não são levados em consideração na organização alfabética. Ex: João Souza Neto = Souza Neto, João;Títulos não são considerados na alfabetação, sendo colocados após o nome, entre parênteses. Ex: Dr. José de Oliveira = Oliveira, José de (Dr.);Nomes estrangeiros seguem o mesmo padrão, com exceção daqueles de origem árabe, japonesa ou chinesa (orientais), os quais são dispostos do jeito que se apresentam. Ex: Muhammad Ali = Muhammad Ali;Nomes de empresas são registrados da forma que se apresentam, retirando os artigos e preposições, caso tenham. Ex. O Globo = Globo (O);Nomes de conferências, reuniões e assembléias em geral são escritos por extenso e, caso tenham números, estes são apresentados ao final, entre parênteses. Ex: IV Congresso Nacional dos Concurseiros = Congresso Nacional dos Concurseiros (IV).

    Fonte:http://esquemasparaconcursos.blogspot.com.br/2014/01/metodos-de-arquivamento.html

  • "Na regra de alfabetação com nomes de pessoas físicas, considera-se o último sobrenome e depois o prenome. "

    NEM SEMPRE! PARA NOMES EM ESPANHOL É DIFERENTE, PARA JAPONESES, CHINESES E OUTROS ORIENTAIS TAMBÉM É DIFERENTE.

    Acho que a questão deveria ser anulada.

  • Eu acertei a questão mais a explicação do David completou oq eu n sabia vlw pela explicação 

  • GABARITO: Letra B 

    "No método alfabético, as fichas ou pastas são dispostas na ordem rigorosamente alfabética, respeitadas as normas gerais para a alfabetação, através de guias divisórias, com as respectivas letras." p. 62.

    "Nos nomes de pessoas físicas, considera-se o útimo sobrenome e depois o prenome. Ex: João Barbosa; Arquiva-se: Barbosa, João". p. 63.

    Fonte: Paes, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática, 3. ed. rev. ampl.

    PS: As duas referências são desse livro.

     

  • Pensei a mesma coisa, Leandro Souza.

     

  • gaba B, tranquila questão...!

  • ITEM III CORRETO

    REGRA GERAL:

    Nos nomes de pessoas físicas, considera-se o último sobrenome e depois o prenome.

    Arquivam-se:

    Menezes, Luiz Fernando

    EXCEÇÕES:

    Os sobrenomes compostos de um substantivo e um adjetivo ou ligados por hífen não se separam, quando transpostos para o início. (Não se usa apenas o último sobrenome)

    Arquivam-se:

    Barra Mansa, Joaquim de Souza

    Castelo Branco, Camilo

    Villa-Lobos, Heitor

    Os sobrenomes compostos de um substantivo e um adjetivo ou ligados por hífen não se separam, quando transpostos para o início. (Não se usa apenas o ultimo sobrenome)

    Arquivam-se:

    Barra Mansa, Joaquim de Souza

    Castelo Branco, Camilo

    Villa-Lobos, Heitor

    Os sobrenomes que exprimem grau de parentesco são considerados parte integrante do último sobrenome, mas não são considerados na ordenação alfabética. (Não se usa apenas o último sobrenome)

    Arquivam-se:

    Cerqueira Sobrinho, Márcio

    Os nomes espanhóis ou hispânicos são registrados pelo penúltimo sobrenome, que, tradicionalmente, corresponde ao sobrenome de família do pai.(Não se usa apenas o último sobrenome)

    Arquivam-se:

    Gutierrez Salazar, Enrico

    Pereira de la Fuente, Maria

    Os nomes orientais – japoneses, chineses e árabes - são registrados como se apresentam.

    Arquivam-se:

    Li Yutang

    Osama Bin Laden

  • Resolução:

    (F) O método alfabético não necessita de método auxiliar, portanto é direto, e não indireto como afirma a questão.

    (V) Esse é basicamente um resumo de como o método alfabético deve funcionar.

    (V) Exatamente. Exemplo: Serenna Alves = Alves, Serenna.

    (F) Quando houver hífen, você não deve fazer a separação.

    Resposta: B