SóProvas


ID
1714837
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Em relação às características próprias da redação dos documentos oficiais, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Questão confusa. Pois na letra A. diz que a comunicação oficial restringe-se apenas ao interesse Público... Todavia o Ofício serve para as demais autoridades e também ao Particular.. 

    Não entendi o porquê desse gabarito.

  • Linguagem Técnica

    Deve ser empregada apenas em situações que a exijam; é de difícil entendimento por quem com ele não esteja familiarizado. É constituída por palavras relativas a determinada profissão e se usam nesse contexto: um mecânico de automóveis conhece o nome de todas as peças de um motor, o que não sucede a qualquer falante.


    Jargão Burocrático

    O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada. 


    A alternativa d) está incorreta pois, esses dois níveis de linguagem não é compreendido por qualquer pessoa. 

  • Pode-se concluir, então, que não existe propriamente um "padrão oficial de linguagem"; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática. O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada. (Manual de Redação Oficial)

  • Lourena, nenhuma comunicação oficial (expedida tanto para órgão da administração quanto para pessoa física) vai tratar de assunto que não seja de interesse público. Tipo, não pode mandar um ofício falando da minha neta, Mariazinha, que nasceu e eu gostaria e falar para os outros. Comunicação oficial serva para tratar exclusivamente de assuntos de interesse público. Essa é a lógica da alternativa A.