SóProvas


ID
1715356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

 A respeito da usabilidade de websites, julgue o seguinte item.

Usar diálogos simples e naturais, empregar a linguagem do usuário, minimizar a carga de memória do usuário, dar mensagens de erros claras, hierarquizar os conteúdos de um website são alguns dos princípios básicos de usabilidade na Web.


Alternativas
Comentários
  • Diálogos simples e naturais: Os diálogos devem ser simples contendo apenas informações relevantes.

    Falar a linguagem do usuário: A compatibilidade entre o vocabulário do sistema e do domínio deve sempre ser levada em consideração. Devemos nos perguntar se a linguagem da interface está simples e se as palavras, conceitos, e frases são familiares ao usuário.

    Minimizar a sobrecarga de memória do usuário: Devemos sempre usar o reconhecimento em vez de lembrança. Os objetos, ações e opções devem estar sempre visíveis, as instruções para uso do sistema devem estar visíveis e facilmente encontráveis quando necessárias. Portanto, evitar o usuário de lembrar como encontrar ou fazer as tarefas é essencial.

    Ser consistente: O sistema deve manter a consistência fornecendo os mesmos comandos, termos e ações para situações similares no sistema. Um exemplo é o atalho Control-C (CTRL+C) para copia. Os sistemas Windows normalmente utilizam esse mesmo atalho para funções de copia.

    Dar feedback: Nessa heurística devemos nos perguntar se está sendo fornecido feedback em tempo razoável e se o usuário é mantido informado do que está ocorrendo. Nesse caso as barras de progresso são excelentes componentes visuais que ajudam o usuário, a saber, se um arquivo está sendo processado e quanto tempo ele irá levar para finalizar.

    Saídas claramente marcadas: O usuário deve ter controle explícito sobre o sistema. Dessa forma, ele deve ter a possibilidade de abandonar qualquer estado indesejado ou situações incorretas ou ainda realizar undo/redo.

    Fornecer atalhos: Os usuários mais experientes buscam sempre os atalhos para melhorar a sua produtividade. Nos sistema que estamos desenvolvendo não deve ser diferente, sempre devemos fornecer atalhos para esse tipo de usuário.

    Boas mensagens de erro: As mensagens devem ser expressas em texto claro, sem qualquer tipo de código, indicando precisamente qual problema está ocorrendo. Também é interessante sugerirmos possibilidades de correção para o erro.

    Prevenir erros: Devemos sempre nos perguntar se é fácil cometer erros no sistema, se sim verificamos onde e por que. Devemos prevenir ao máximo os erros causados pelo usuário.

    Ajuda e documentação: O sistema sempre deve fornecer ajuda que é facilmente seguida. Dessa forma a ajuda e a documentação devem ser precisas e claras.

    FONTE: https://goo.gl/GhE21I