SóProvas


ID
1716367
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Calor sufocante e frio paralisante fazem parte de temporadas de esporte ao ar livre. É importante não menosprezar as graves doenças e lesões que podem resultar dessas dimensões. Segundo Flegel (2008), a perda ou ganho de calor por meio do ar (vento) que circula ao redor do corpo é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Temos as trocas térmicas secas e úmidas. As trocas térmicas são classificadas da seguinte maneira:

    -> condução: é a troca térmica que ocorre entre dois corpos de temperaturas diferentes quando em contato, ou que ocorre dentro de um corpo cujas extremidades encontram-se a diferentes temperaturas. No caso do trabalhador ou atleta, essas trocas são geralmente pequenas, ocorrendo por contato do corpo com ferramentas e superfícies.

    -> convecção: é a troca térmica que ocorre entre um corpo e um fluido, ocorrendo movimentação do último por diferença de densidade provocada pelo aumento da temperatura. No caso do trabalhador ou atleta, essa troca ocorre com o ar à sua volta.

    -> radiação: é a troca térmica entre dois corpos através da natureza eletromagnética que caracteriza a onda de calor, geralmente emitidas nas faixas faixa infravermelha com comprimento de onda que varia entre 1 mm à 700 nm.

    Com relação as trocas úmidas, se estabelece da seguinte forma:

    -> condensação: é proveniente da mudança do estado gasoso de vapor de água contido no ar para o estado líquido.

    -> evaporação: é a proveniente da mudança do estado líquido da água para o estado gasoso (vapor).

    É importante destacar, que as trocas por radiação entre o trabalhador e seu entorno, quando há fontes radiantes severas, são as mais importantes no balanço térmico e podem corresponder a 60% (sessenta por cento) ou mais das trocas (ESTON, S.M., 2005).

    Pelo mecanismo de trocas térmicas, o organismo humano ganha ou perde calor para o meio ambiente de acordo com a equação do equilíbrio térmico:

                                                 M ± C ± R - E = S

    Onde:

    M = Calor produzido pelo metabolismo, sendo um calor sempre ganho (+).

    C = Calor ganho ou perdido por condução/convecção.

    R = Calor ganho ou perdido por radiação (+/-).

    E = Calor sempre perdido por evaporação (-).

    S = Calor acumulado no organismo (sobrecarga térmica).

    O equilíbrio térmico acontece sempre que S = 0, quando S > 0, acontece acúmulo de calor (sobrecarga térmica) e quando S < 0, acontece a perda de calor (hipotermia). Quando o indivíduo fica exposto ao calor, o mesmo é transferido através de condução, convecção e radiação, sendo associado ao metabolismo (calor interno gerado pela energia gasta) e perdendo-o através de evaporação.

    https://olivercossmet.com.br/artigo/sobrecarga-termica-calor/2