SóProvas


ID
1716808
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

De acordo com as Normas do sistema de auditoria, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta. 

( ) Parecer adverso é aquele em que o auditor deixa de emitir opinião sobre as demonstrações contábeis, por não ter obtido comprovação suficiente para fundamentá-la.

( ) O parecer do dirigente do Órgão de Controle Interno é peça compulsória nos processos de tomada e prestação de contas a serem remetidos ao TCU.

( ) Relatório é o documento pelo qual os resultados dos trabalhos realizados são comunicados às autoridades competentes. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


    I) FALSA: Trata-se de Abstenção de Opinião e não Parecer Adverso.

    II) VERDADEIRA: IN 01/2001:  O parecer do dirigente do órgão de controle interno é peça compulsória a ser inserida nos processos

    de tomada e prestação de contas, que serão remetidos ao Tribunal de Contas da União. O parecer constitui-se na peça documental que externaliza a avaliação conclusiva do Sistema de Controle Interno sobre a gestão examinada, para que os autos sejam submetidos à autoridade ministerial que se pronunciará na forma prevista no artigo 52, da Lei n.º 8.443/92. O parecer consignará qualquer irregularidade ou ilegalidade constatada, indicando as medidas adotadas para corrigir as falhas identificadas, bem como avaliará a eficiência e a eficácia da gestão, inclusive quanto à economia na utilização dos recursos públicos.


    III) VERDADEIRA: IN 01/2001:  Os Relatórios constituem-se na forma pela qual os resultados dos trabalhos realizados são levados ao conhecimento das autoridades competentes, com as seguintes finalidades:

    a) à direção, fornecendo dados para tomada de decisões sobre a política de área supervisionada;

    b) às gerências executivas, com vistas ao atendimento das recomendações sobre as operações de sua responsabilidade;

    c) aos responsáveis pela execução das tarefas, para correção de erros detectados;

    d) ao Tribunal de Contas da União, como resultado dos exames efetuados; e

    e) a outras autoridades interessadas, dependendo do tipo ou forma de auditoria/fiscalização realizada.