SóProvas


ID
171943
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Entende-se por princípio da proveniência

Alternativas
Comentários
  • Princípio da Proveniência --- Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

    Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf

  • Um dos princípios ligados à Arquivística é o Princípio da Proveniência.

    O que diz à respeito esse Princípio?
    É um princípio básico da Arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família, não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado do Princípio do Respeito aos Fundos.

    Ou podemos colocar ainda: "Princípio segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa".

    Cai em muita questão isso aqui. Fiquem de olho.
    É considerado, na literatura internacional como a base teórico-metodológica do fazer Arquivístico. É o princípio fundamental da Arquivísta.
    Que nem caiu nesta questão em 2009

    CESPE - TRE/GO - Técnico jud/adm 2009 - É correto afirmar que o princípio teórico-metodolóico fundamental da teoria Arquivíta é o respeito à proveniência.
    Certa!

    Espero que tenha ajudado vocês!
    Valeuuu
  • Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor.

    Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos.

    Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

     

    ALTERNATIVA: A

     

     

     

  •  a) a recomendação de manter a individualidade dos arquivos quanto às instituições ou pessoas que lhes deram origem, sem misturá-los a outros.

    COMENTÁRIO: A proveniência é o princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou familia não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

    Os arquivos originários de uma instituição ou pessoa devem manter sua individualidade, sem jamais se misturarem aos de origem diversa.

  • A) princípio da proveniência: Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.
     

    B) jurisdição arquivística: Competência de arquivos sobre a produção, tramitação, entrada de documentos, avaliação, eliminação, preservação e/ou acesso, definida por leis ou regulamentos.

     

    C) imprescritibilidade: Princípio pelo qual é assegurado ao Estado o direito sobre os arquivos públicos, sem limitação de tempo, por serem estes considerados bens públicos inalienáveis.

     

    D) proteção legal dos arquivos: Medidas legais e regulamentares visando resguardar arquivos de perdas, danos, extravios, exportações, eliminações indiscriminadas e cessões ilícitas.

     

    E) qualidade arquivística: Propriedades físico-químicas dos suportes que permitem a conservação indefinida dos documentos, observadas as condições adequadas de acondicionamento, armazenamento e climatização.

     

    fonte: Dicionário brasileiro de terminologia arquivística

  • Todas as alternativas fazem referência a conceitos importantes já tratados em nossas aulas teóricas. Vamos ver todas.

    a) Pontos que podem ser facilmente ligados ao princípio da proveniência: a questão fala em não misturar os documentos de origens diferentes e manutenção da individualidade das instituições. Esse já é o nosso gabarito.

    b) Essa é uma competência das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos, mais conhecidas como Casos e nada tem a ver com o Princípio da Proveniência pedido na questão.

    c) Esse item está fazendo referência ao Princípio da Imprescritibilidade que diz é assegurado ao Estado o direito sobre os arquivos públicos sem limitação de tempo por serem estes considerados bens públicos inalienáveis.

    d) A Lei nº 12.527/2011 fala em infrações penais e administrativas.

    e) O que determina que os documentos devem ser guardados permanentemente é a tabela de temporalidade de documentos elaborada pela CPAD da instituição e aprovada pela autoridade arquivística competente na devida esfera de competência.

    Observe que essa questão trata de vários conceitos diferentes. Coloquei aqui para que você possa aprender com os itens, mas principalmente para mostrar que se você analisar com calma as alternativas, você irá perceber que elas nada tinham a ver com o princípio da proveniência, com exceção do gabarito. É uma questão de análise profunda e mesmo que você não saiba a que se referem todos os conceitos é possível acertar.

    Resposta: A