SóProvas


ID
1720315
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia o trecho a seguir.

“Se considerarmos que a finalidade do vídeo educativo é de tornar a informação compreensível através de um outro meio de difusão que não o texto escrito, uma das interrogações recai sobre sua capacidade para divulgar informações específicas a um público-alvo (...). Será que essas informações constituem um veículo de acesso ao conhecimento ou, ao contrário, elas não conseguem atrair o interesse do espectador?”.

(PEIXOTO, Clarice E. “Videoteca da mulher. Mas afinal, vídeos para quem?” em MONTEIRO, Simone e VARGAS, Eliane. “Educação, comunicação e tecnologia educacional: interfaces com o campo da saúde”. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006, p. 115)

A partir da indagação da autora, analise as afirmativas a seguir.

I. A especificidade das informações e do público-alvo garante as reações deste último, que sempre é previsível no que se refere às informações sobre saúde.

II. Independentemente do público-alvo, a preocupação com a estética no tratamento dos temas sobre a saúde é importante para o compartilhamento de conhecimentos através dos meios audiovisuais.

III. Por ser um poderoso instrumento de familiarização, o audiovisual educativo não deve utilizar a narrativa ficcional para a sensibilização do público-alvo em relação os temas sobre saúde.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B 

     

    I. A especificidade das informações e do público-alvo garante as reações deste último, que sempre é previsível no que se refere às informações sobre saúde.

    (Não é Sempre previsível) 

    II. Independentemente do público-alvo, a preocupação com a estética no tratamento dos temas sobre a saúde é importante para o compartilhamento de conhecimentos através dos meios audiovisuais.( Independentemente ,ou seja, tanto faz o público alvo a preocupação com a estética é importante - Esta correta) 

    III. Por ser um poderoso instrumento de familiarização, o audiovisual educativo não deve utilizar a narrativa ficcional para a sensibilização do público-alvo em relação os temas sobre saúde.( Claro que pode usar narrativa ficcional,  tudo depende da produção em tornar a mensagem e o código descodificaveis)