SóProvas


ID
172177
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Um Processo de Gerenciamento, no contexto da ITIL, é responsável pela disponibilização no tempo certo, no volume adequado e no custo apropriado dos recursos de infraestrutura de TI necessários ao atendimento das demandas do negócio em termos de serviços de TI, garantindo que os recursos sejam utilizados da forma mais eficiente possível.
Para atingir seus objetivos, é imprescindível a identificação dos serviços de TI que serão requeridos pelas áreas de negócio da organização, a definição de qual infraestrutura de TI e o nível de contingência serão necessários, além de calcular o custo esta infraestrutura.
Essas características definem o seguinte Processo de Gerenciamento:

Alternativas
Comentários
  • O objetivo principal do gerenciamento de capacidade é entender os requisitos de capacidade do negócio e controlar a entrega desta capacidade no presente e no futuro. É responsável por entender as vantagens potenciais que as novas tecnologias podem trazer para a organização.

  • Mudança - garantir que mudanças sejam registradas, avaliadas, autorizadas, priorizadas, planejadas, testadas, implementadas, documentadas e revisadas de maneira controlada

    Incidente - restaurar a operaçao normal do serviço o mais rápido possível

    Capacidade - garantir que exista capacidade em todas as áreas de TI a custos justificáveis para atender as necessidades do negócio atuais e futuras

    Configuração - definir e controlar componentes de serviço e infra-estrutura.

    Disponibilidade - garantir que o nível de disponibilidade entregue seja igual ou maior as metas acordadas, atuais e futuras.

  • O Processo de Gerenciamento de Capacidade apresenta 3 sub-processos:
    1. Gerenciamento da Capacidade de Negócio: assegura que os requisitos futuros de negócio sejam planejados e implantados.
    2. Gerenciamento da Capacidade de Serviço: assegura que o desempenho de todos os serviços de TI estejam alinhados com os definidos nas SLAs.
    3. Gerenciamento da Capacidade de Componente: gerenciamento dos componentes individuais de infraestrutura.
  • Garantir a capacidade em todas as áreas de TI onde haja o custos para atender negócios e a infraestrutura da Entidade.