SóProvas


ID
1723708
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A fórmula utilizada por letrados europeus da primeira metade do século XVIII não era nova. A dualidade do Iluminismo está na própria raiz do Renascimento moderno, entre os séculos XV e XVI, sobretudo em sua crítica à Europa da Idade Média.

(Rodrigo Elias, Os filósofos do século XVIII. Disponível em: . Adaptado)




Em relação às aproximações entre o Renascimento e o Iluminismo, é correto destacar:

Alternativas
Comentários
  • Em seus escritos, os pensadores iluministas insistiam que somente a partir do uso da razão científica os homens atingiriam o progresso, em todos os sentidos. A razão permitiria instaurar no mundo uma nova ordem, caracterizada pela felicidade ao alcance de todos. Universalidade, individualidade e autonomia eram o lema desse projeto civilizatório proposto pelos filósofos. Essas ideias também estavam presentes durante o Renascimento, que contrapunha luz e trevas, sendo que este último se referia à ignorância predominante no período da Idade Média.

    A resposta correta é a letra D.

  • GABARITO D

     

  • A razão científica seria o cientificismo entrando em ação.
     
    Cientificismo: é a tendência intelectual ou concepção filosófica de matriz positivista que afirma a superioridade da ciência sobre todas as outras formas de compreensão humana da realidade (religião, filosofia, metafísica etc.), por ser a única capaz de apresentar benefícios práticos e alcançar autêntico rigor cognitivo. Assim, preconiza o uso do método científico, tal como é aplicado às ciências naturais, em todas as áreas do saber (filosofia, ciências humanas, artes etc.)

    Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cientificismo

  • renascimento---iluminismo= razão

    APMBB

  • O Renascimento marcou o início da Idade Moderna, características fundamentais: Humanismo - valorização do homem, observação e experimentação que criaram os alicerces da ciência moderna. Antropocentrismo - o homem passa a ser o grande indagador dos fenômenos que ocorrem consigo e na natureza.

  • Gab D

    O movimento intelectual iluminista tinha como um dos seus princípios a crença na razão que seria a própria luz do ser humano cujo a função passava a ser a de explicar os fenômenos da natureza mediante ao uso do racionalismo que já estava presente no renascimento do século XV e XVI que condenava a estrutura de pensar da escolástica daí a oposição luz (modernidade) e trevas (medievalidade)