SóProvas


ID
1723711
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A guerra ou as guerras holandesas assistiram ao emprego crescente dos recursos locais, e decrescente dos da metró­ pole, tendência que se acentuou durante a restauração.

(Evaldo Cabral de Mello, Olinda restaurada. Disponível em: . Adaptado)




Contribuiu(íram) para tal tendência

Alternativas
Comentários
  • Em 1640, Portugal rompe com a União Ibérica e se separa da Espanha. Neste momento, os recursos portugueses serão, majoritariamente, utilizados na guerra contra espanhóis nas fronteiras do Reino. O conflito brasileiro contra os holandeses não ganha o apoio das tropas portuguesas, mas diversos latifundiários, insatisfeitos com a cobrança de empréstimos pelos holandeses, passam a aderir ao conflito. As holandeses só irão sair definitivamente após a Batalha de Guararapes.

    A resposta correta é a letra A.

  • GUERRAS DO AÇÚCAR:


    1640 - Fim da União Ibérica - Episódio conhecido como RESTAURAÇÃO que deu Início da Dinastia de Bragança - D. João IV no Poder.

    Reconquistada a Independência de seu país, os portugueses negociaram um acordo de PAZ de 10 anos com os HOLANDESES, que ainda ocupavam a Capitania de Pernambuco. Entretanto, esse acordou encerrou-se antes do esperado.


    INSURREIÇÃO PERNAMBUCANA:

    Depois da saída de NASSAU do Brasil, a administração holandesa intensificou a busca por lucros. Os Ocidentais passaram a pressionar os senhores de ENGENHO para que aumentassem a produção de açúcar e pagassem mais impostos.

    Em 1645, inicia-se a luta pela expulsão dos holandeses - INSURREIÇÃO PERNAMBUCANA:

    * Senhores de Engenho, Grupos Indígenas e africanos, uniram-se momentaneamente. --- Várias batalhas foram travadas, como as baralhas de GUARARAPES, com vitória dos luso-brasileiros.


    Depois de sucessivas derrotas, os holandeses renderam-se - 1654.


    Devido ao acordo de PAZ feito por Portugal, este teve que pagar uma pesada multa para os holandeses.

  • Gab A

    Entre 1580 e 1640, durante a chamada União Ibérica, a cora espanhola dominou o Estado português. É durante este momento, por desavenças entre Espanha e Holanda que esta invade e domina, parcialmente, o nordeste brasileiro. Ao longo do período da permanência holandesa na região de Pernambuco (1630-1654), não foram poucos os conflitos entre os lusobrasileiros e os invasores, sendo que os colonos pouco ou nada puderam contar com o auxílio metropolitano nessas lutas travadas contra os holandeses, tal que espanhóis e portugueses estavam muito ocupados disputando o trono de Portugal, culminando no processo conhecido como Restauração portuguesa (1640).