SóProvas


ID
1723726
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Se o homem moderno não consegue viver sem dinheiro, o homem medieval mal conhecia seu significado, afirma Jacques Le Goff (um dos maiores medievalistas vivos). O historiador francês demonstra como, numa sociedade dominada pelo cristianismo, a Igreja doutrinou a atitude que um cristão deveria ter perante o dinheiro, tendo em vista as obras de teólogos e as várias passagens bíblicas que o condenam. Para ele, a moeda começa a se desenvolver na Europa medieval apenas nos séculos XII e XIII.

(Carolina Ferro, A Idade Média e o dinheiro. Disponível em: . Adaptado)




O que explica esse desenvolvimento é

Alternativas
Comentários
  • Durante a Baixa Idade Média (séculos IX ao XV), a Europa passou por profundas mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais, com as quais se iniciou o processo de desintegração do sistema feudal. Há o renascimento comercial, que tornou as feiras de troca de mercadorias em algo permanente. Essa mudança só foi possível, devido aos avanços tecnológicos adquiridos pela troca de conhecimentos no Oriente, desenvolvendo a produção agrícola e possibilitando a venda do excedente nas feiras de mercadorias. Algumas dessas feiras acabaram dando origem a burgos (cidades) que ofereciam trabalho assalariado e possibilidades de enriquecimento aos que os procuravam. Cristaliza-se, assim, o renascimento urbano. Os negócios aumentaram e o dinheiro passou a ter importância, o uso de moedas tornou-se essencial, substituindo o escambo ou a troca de mercadorias.

    A resposta correta é a letra C.

  • GABARITO C

     

  • Gabarito (C) para os não assinantes.

    O dinheiro, enquanto forma de se obter produtos, superou uma consciência e moral teológicas e se transformou em moeda de troca somente a partir dos séculos XII e XIII, no período que conhecemos como o Renascimento Urbano. O Renascimento Urbano está diretamente associado ao Renascimento Comercial, uma vez que o crescimento dos burgos ganhou corpo quando o comércio passou a se expandir. Assim sendo, o sistema feudal, o qual era baseado nas trocas de mercadorias, foi substituído pelas relações comerciais (venda dos produtos excedentes), fortalecidos no desenvolvimento das cidades e do sistema econômico (o surgimento das moedas). 

    Fonte: Estratégia Concursos.

    Foco e Perseverança!! Bons Estudos!!

  • O precursor da transição entre Idade Média e Moderna foi o Renascimento Urbano, pois ,com a instauração dos burgos e as trocas comercias , o ambiente já estava propicio para o Mercantilismo

  • Século XI-XV na baixa idade média , época de desestruturação de ordens econômicas, políticas , culturais e sociais na Europa. Nesse contexto surge o renascimento comercial e urbano com o surgimento da classe burguesa e consequentemente o desenvolvimento do capitalismo comercial. Além disso , expressa o fim do feudalismo.

    APMBB

  • O Renascimento Urbano está diretamente associado ao Renascimento Comercial, uma vez que o crescimento dos burgos ganhou corpo quando o comércio passou a se expandir. Assim sendo, o sistema feudal, o qual era baseado nas trocas de mercadorias, foi substituído pelas relações comerciais (venda dos produtos excedentes), fortalecidos no desenvolvimento das cidades e do sistema econômico (o surgimento das moedas). 

    LETRA C

  • Alternativa correta: c

    O comércio e o uso da moeda quase que desapareceu durante a Idade Média; sua volta só voltou a ocorrer a partir do final das Cruzadas que trouxe consigo o renascimento comercial e urbano que introduziu de forma gradativa uma economia monetária na Europa Ocidental.