SóProvas


ID
1723735
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A epopeia, a tragédia, assim como a poesia ditirâmbica e a maior parte da aulética e da citarística, todas são, em geral, imitações. Diferem, porém, umas das outras, por três aspectos: ou porque imitam por meios diversos, ou porque imitam objetos diversos ou porque imitam por modos diversos e não da mesma maneira. Pois tal como há os que imitam muitas coisas, exprimindo-se com cores e figuras (por arte ou por costume), assim acontece nas sobreditas artes: na verdade, todas elas imitam com o ritmo, a linguagem e a harmonia, usando estes elementos separada ou conjuntamente. Por exemplo, só de harmonia e ritmo usam a aulética e a citarística e quaisquer outras artes congêneres, como a siríngica; com o ritmo e sem harmonia, imita a arte dos dançarinos, porque também estes, por ritmos gesticulados, imitam caracteres, afetos e ações."

(Aristóteles, Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1984)


A partir do texto, pode-se concluir que, segundo Aristóteles,

Alternativas
Comentários
  • No trecho, Aristóteles afirma expressamente que “a epopeia, a tragédia, assim como a poesia ditirâmbica e a maior parte da aulética e da citarística, todas são, em geral, imitações." Ou seja, ela se utilizam do mimetismo seja na linguagem, no ritmo ou na harmonia.


    A resposta correta é a letra A. 


  • a "arte mimética" consiste na revelação do que é real em forma de arte.

  • Alternativa "A" está correta. Você pode não entender todos os termos, mas percebe que Aristóteles está falando das mais variadas manifestações de arte da sua época e ele afirma "todas são, em geral, imitações". (Ditirambos eram as metrificações da poesia; aulética e citarística se referiam à teoria dominada por quem tocava aulo e cítara (instrumentos musicais).

    Alternativa "B" está incorreta. O autor deixa claro na segunda frase do texto, que essas artes diferem entre si.

    Alternativa "C" está incorreta. Se a arte imita a natureza, ela não a altera; quem altera a natureza é a arte mecânica - agricultura e medicina.

    Alternativa "D" está incorreta. A tragédia mencionada logo no início do texto não tem nada de cômica.

    Alternativa "E" está incorreta. O autor não menciona o limite da arte e nem diz que existe uma adequação na imitação da realidade.

    Gabarito: A

  • “A epopeia, a tragédia, assim como a poesia ditirâmbica e a maior parte da aulética e da citarística, todas são, em geral, imitações.

  • Alternativa correta: a

    Aristóteles caracteriza o elemento comum entre todas as artes poéticas – o que hoje chamaríamos belas artes, tais como o teatro, a música, a pintura etc. – seu constante propósito de imitar a realidade. Embora as artes diferenciem-se entre si, o mimetismo é fator comum a todas. Assim, todas as artes poéticas são artes miméticas.

    Termo de origem grega que significa imitar. A mimese é a imitação ou representação de algo.