É uma virose transmitida por um tipo de mosquito (Aedes
aegypti) que pica apenas durante o dia, ao contrário do mosquito
comum (Culex), que pica à noite
Discordo da B, e expressão “que pica à noite " é necessária, pois a oposição de "que pica apenas durante o dia " poderia ser " que pica o dia todo".
Apesar do gabarito E, acredito que há duas corretas nessa questão, B e E.
B - o termo "que pica à noite " é explicativo, ou seja, se faz necessário para tornar o texto coerente, comparando o mosquito Aedes aegypti e o comum (Culex ), portanto não é desnecessário.
a) virose- qualquer doença causada por vírus. correta b) é importante saber que o (Aedes aegypti) pica apenas durante o dia, mas a expressão "que pica à noite" se refere ao (culex) que não é o transmissor da dengue. correta c) Aedes aegypti é uma designação científica do mosquito causador da dengue. correta d) "É uma virose transmitida por um tipo de mosquito (Aedes aegypti) que pica apenas durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que pica à noite." correta, pois a designação do que é virose está no trecho citado. e) tem a finalidade de alertar e não tranquilizar, pois com essa informação as pessoas podem se proteger. incorreta
estou na dúvida. em princípio ia marcar a B...pq não entendi como desnecessária...pois achei que o autor quis fazer uma comparação entre dois mosquistos dizendo que um picava de dia e o outro de noite...sendo assim achei a expressão necessária para o que ele queria dizer.
Apesar que agora pensando por um outro lado...quando o autor diz ao contrário do mosquito CULEX já se faz necessário para entender que este não pica somente durante o dia.
agora o que tb não está claro para mim é a letra D
O trecho “transmitida (...) durante o dia " especifica o termo
“virose ".
como isso pode estar especificando VIROSE?
Ana Oliveira, perceba que "transmitida por um tipo de mosquito " é uma oração subordinada adjetiva restritiva (pois não há vírgula) reduzida de particípio. Logo, esse trecho especifica (restringe) o termo virose.
gente é somente que está no texto, É uma virose transmitida por um tipo de mosquito (Aedes aegypti) que pica apenas durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que pica à noite . ( é uma explicação ) e não com a finalidade para acalmar o leitor!!!bons estudos!!
O que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesmo.
Clarice Lispector
Para mim, a letra "D" está errada, pois o termo "que pica apenas durante o dia" refere-se ao mosquito, e não à virose. Não entendi esse gabarito..
Convenhamos, a afirmativa "e" é a "mais incorreta" a respeito do texto, até porque porque o Aedes Aegypti é o transmissor, e não o causador da dengue...
Afff, que banca maluca, confesso que é difícil entendê-la. Ou sou eu o problema?
Gabarito E.
Embora a E seja absurda, há mais duas alternativas incorretas:
b) A expressão "que pica à noite" é, sim necessária, pois o mosquito poderia pica o dia todo, conforme já mencionado pelos colegas abaixo.
d) O trecho "transmitida" se refere sim à virose, PORÉM o trecho "durante o dia" se refere à picada do mosquito.
Com base nisso,
"palmas" pra FGV
Como a maioria aqui, marquei a letra D e errei. Mas analisando a questão com calma (coisa q não teremos na hora da prova...rs) percebi que a alternativa INCORRETA é mesmo a letra E (conforme gabarito oficial), visto que, o segmento “pica apenas durante o dia " NÃO tem a finalidade de tranquilizar o leitor. A finalidade do segmento é especificar o mosquito , conforme observa-se no texto "...tipo de mosquito (Aedes aegypti) que pica apenas durante o dia..."
A) CORRETA!
“Virose " é um termo genêrico, que desigina um genero, do qual há varias especies.
B) CORRETA!
A expressão “que pica à noite " é desnecessária.
Veja que em "transmitida por um tipo de mosquito que pica apenas durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que pica à noite " o trecho "ao contrário do mosquito comum" já trás em si toda a informação.
Um pica somente durante o DIA
O outro é o oposto, ou seja, durante o DIA + a NOITE
Pica o dia todo é IGUAL a DIA + NOITE!
C) CORRETA!
A expressão “Aedes aegypti " é uma designação científica do mosquito causador da dengue.
D) CORRETA!
O trecho “transmitida (...) durante o dia " é uma ORAÇÃO RESTRITIVA REDUZIDA DE PARTICÍPIO
Em forma desenvolvida: "É uma virose QUE É transmitida por um tipo de mosquito"
E) ERRADA!
Acredito que a finalidade seja diferênciar o Aedes aegypti do Mosquito Comum
FGV botando o candidato pra fazer juizo de valor na letra B kkkkkk vai vendo!
"(...) que pica apenas durante o dia, AO CONTRÁRIO do mosquito...".
Contrário signifca algo oposto, então o contrário é que o mosquito só pica durante à noite. Logo, a expressão "que pica à noite" é desnecessária pois é possível entender implicitamente.
Eu maquei a letra B por eliminação, mas quase marcava a E porque no fundo percebi que a finalidade do segmento "pica apenas durante o dia" é informar o leitor... se ele se sente tranquilizado, assim como eu me senti quando li isso, é apenas uma interpretação dele.
A FGV foi bem maliciosa ao colocar essa alternativa... percebo que a banca é bem rigorosa e requer um grau de concentração elevado nas provas.
Para mim letras B, D e E estariam erradas. Porém a letra E é a mais errada de todas.
Gabarito: e
--
Comentando a letra b.
Dentro das orações subordinadas temos as adjetivas. Estas são divididas em explicativas e restritivas.
..., que pica à noite -> aqui é uma oração explicativa. Basta ver a vírgula antes do "que". Uma das características dessa oração é a possibilidade de retirá-la do período, sem prejuízo gramatical .
... que pica apenas durante o dia -> já aqui é uma oração restritiva. Basta ver que não há vírgula antes do "que". Uma das características é a impossibilidade de retirá-la do período, pois alteraria substancialmente o sentido.