SóProvas


ID
1724902
Banca
VUNESP
Órgão
CRO-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta segunda-feira (20 de julho) por unanimidade uma resolução que ratifica o acordo nuclear assinado pelo Irã e as grandes potências e que abrirá caminho para o levantamento das sanções internacionais que asfixiam a economia iraniana. O texto estipula que, na condição de que o Irã respeite estritamente o acordo, “serão derrogadas as sete resoluções adotadas pela ONU desde 2006" para punir Teerã por seu programa nuclear.

                                                          (G1, 20.07.15. Disponível em:<http://goo.gl/AfwLD7>  Adaptado)

A partir do acordo, o programa nuclear iraniano

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A

    "O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta segunda-feira (20) por unanimidade uma resolução que ratifica o acordo nuclear assinado pelo Irã e as grandes potências e que abrirá caminho para o levantamento das sanções internacionais que asfixiam a economia iraniana.O texto estipula que, na condição de que o Irã respeite estritamente o acordo, "serão derrogadas as sete resoluções adotadas pela ONU desde 2006" para punir Teerã por seu programa nuclear. O presidente americano, Barack Obama, considerou que a resolução adotada pela ONU era uma "mensagem clara a muitos países", reconhecendo que a diplomacia "é de longe o melhor caminho para garantir que o Irã não se dote da bomba atômica".O acordo histórico com Teerã foi concluído na terça-feira passada em Viena pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (EUA, China, Rússia, França e o Reino Unido), além da Alemanha.
    Fonte G1, 20.07.15.

  • O Conselho solicita à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que "efetue as verificações e controles necessários dos compromissos nucleares firmados pelo Irã", como a limitação do número de suas centrífugas ou de seu estoque de material físsil, e exige que o Irã "coopere plenamente" com a AIEA. "G1, Gobo, 20/07/2015"

    Enriquecimento de urânio

    O acordo, firmado após meses de negociações, intensificadas nos últimos dias em Lausanne, prevê que o Irã continue enriquecendo urânio, um dos combustíveis para uma bomba nuclear, apenas na usina de Natanz, na região central do país. O Irã terá de reduzir suas centrífugas do atual número de 19 mil para 6.104, sendo que 5.060 poderão continuar enriquecendo urânio, e não poderá construir novas instalações de enriquecimento por 15 anos."Carta Capital, 02/04/2015"


  • ACORDO NUCLEAR


    Objetivos

    - impedir que o Irã tenha bomba nuclear

    - garantir que o programa nuclear tenha fins pacíficos


    Compromissos assumidos pelo Irã

    - reduzir a capacidade nuclear

    - permitir que a Agência Internacional de Energia Atômica inspecione suas instalações

    - fazer pesquisa e desenvolvimento com urânio para centrífugas avançadas, de forma a não acumular urânio enriquecido


    Compromissos assumidos pelas potências

    - liberar ativos iranianos congelados

    - reduzir sanções econômicas a partir de 2016

    - cancelar, após 3 décadas, restrições contra a aviação do país, o Banco Central iraniano, o Exército e estatais

    - tirar o Irã da lista de países sancionados pela ONU


    Fontehttp://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/07/entenda-importancia-do-acordo-nuclear-com-o-ira.html


    Gab. A