SóProvas


ID
1725421
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                     PARA AS TEENS, DIU

            Novas diretrizes da Academia Americana de Pediatria apontam o dispositivo intrauterino

                         como um dos melhores métodos contraceptivos para as adolescentes

    Gravidez indesejada é ruim em qualquer idade. Mas na adolescência os impactos são ainda maiores e mais duradouros. Quer um exemplo? Quando descobrem que estão grávidas, muitas jovens interrompem os estudos - o que afetará as oportunidades econômicas e sociais tanto delas como de seus filhos. Sem falar que uma adolescente de 15 anos corre cinco vezes mais risco de morrer no parto do que uma mulher cinco anos mais velha.

    A contracepção deveria, portanto, receber uma atenção extra nessa faixa etária - mas não é o que ocorre. Enquanto 60% das mulheres com mais de 30 anos usam algum método contraceptivo, entre as jovens de 15 a 24 anos esse índice cai para 22%, segundo dados do Fundo de População das Nações Unidas. Mesmo quando há acesso, as questões típicas da idade interferem no uso. Tomar pílula todo dia requer disciplina. Exigir camisinha a cada relação sexual demanda autoconfiança - tanto dela quanto dele. Qual a melhor forma de se prevenir?

     Segundo um relatório divulgado no fim do ano passado pela Academia Americana de Pediatria (AAP), a resposta é: DIU e implante hormonal. Ambos são métodos contraceptivos de longo prazo (sua ação dura de três a dez anos) e reversíveis (basta retirá-los para que a fertilidade volte ao normal).

    (...)

                                     (Revista GALILEU, Editora Globo. Maio/2015 - Nº 286 - Por Amarilis Lage - Seção

                                                                                                          Dossiê Métodos contraceptivos, p. 35) 

Sobre as palavras destacadas no trecho: A contracepção deveria, portanto, receber uma atenção extra nessa faixa etária - mas não é o que ocorre. SÓ NÃO é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alguém consegue explicar???????????????????????????????

  • Augusto, quando eu digo: VOCÊ DEVE FAZER ISSO, é uma obrigação, já em VOCÊ PODE FAZER ISSO, eu não te obrigo a nada, você faz se quiser. Logo, "deveria" não equivale a "poderia" .

  • Estava com a letra A marcada quando li a D. Essa D tirou meu foco! 

    Mas...


    extraordinário

    adjetivo

    1.

    que foge do usual ou do previsto; que não é ordinário; fora do comum.


  • DO BROCARDO:

    PODER NÃO É DEVER

  • Estava com a alternativa "A" marcada, mas me deixei levar pela letra "D"

  • acredito eu que deveria está no indicativo. já poderia está no subjuntivo. comecei os estudos do assunto agora, me corrijam, por favor, se for esquívoco meu.
  • "poderia" expressa uma possibilidade "deveria" expressa dever