SóProvas


ID
1725583
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A deriva genética é um mecanismo evolutivo que difere da seleção por causar nas populações:

Alternativas
Comentários
  • Ela também faz gerar perda de variabilidade genética. Mas, acredito que a modificação aleatória dos genes em relação à seleção natural. 

  • Deriva genética é a mudança ao acaso das frequências alélicas. Ela pode ser definida também como desta oscilação genética aleatória. Ao longo do tempo, essa oscilação pode eliminar alelos (frequência = 0) ou fixá-los (frequência = 1) nas populações. Fonte: www.ufac.br/portal/ccbn/genetica/deriva.html

  • Fluxo gênico é uma migração de genes entre populações. O efeito destas transferências de genes entre populações depende da diferença nas freqüências do gene nas duas populações e da proporção de indivíduos migrantes. 

    Deriva genéticaderiva gênicaderiva alélicaderivação genética ou ainda oscilação genética é um mecanismo microevolutivoque modifica aleatoriamente as frequências alélicas ao longo do tempo. A deriva genética é um processo estocástico, não é possível prever a direção da mudança na frequência de um alelo causada pela deriva. Esse mecanismo resulta em perda de variação genética e na fixação de alelos em diferentes loci. Os alelos fixados pela deriva podem ser neutros, deletérios ou vantajosos. Nesses dois últimos casos, a trajetória da frequência alélica ao longo do tempo será determinada pela interação entre a deriva e a seleção natural. O efeito da deriva é maior quanto menor o tamanho da população, podendo aparecer em diferentes momentos da história evolutiva da população. Fonte: Wikipédia

    variabilidade genética mede a tendência dos diferentes alelos de um mesmo gene que variaram entre si em uma dada população. Não deve ser connfundida com diversidade genética, a qual é a quantidade total de variações genéticas observada tanto entre as populações de uma espécie como entre os indivíduos de uma população.

  • GABARITO B

    Na deriva genética a mudança das frequências alélicas ocorre ao acaso, de forma aleatória. Na seleção também ocorre uma alteração nas frequências alélicas, só que ela não é aleatória, é uma mudança adaptativa em resposta a uma pressão evolutiva.

     

    As outras alternativas apresetam mecanismos evolutivos que ocorrem tanto na deriva quando na seleção.

     

     

    Bons estudos!

     

     

  • A pergunta se refere à mecanismos evolutivos. Logo o item B é a melhor opção. A deriva genetica, em populações pequenas, pode acarretar sim na perda de variabilidade.