SóProvas


ID
172570
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O tipo de auditoria governamental que consiste no exame dos registros e documentos, e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto é auditoria

Alternativas
Comentários
  • O enunciado fica claro ao usar os termos "exame dos REGISTROS e documentos (...) pertinentes ao CONTROLE DO PATRIMÔNIO de uma entidade". Trata-se da auditoria contábil.

  • Segundo a IN SFC nº 1/2001, Auditoria Contábil: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas.
  • Relembrando, os tipos de auditoria são 6:

    1 -Auditoria Contábil = exame dos registros e documentos ,e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio ;

    2 -Auditoria de Gestão

    3 -Auditoria de Sistemas

    4- Auditoria Especial

    5-Auditoria de Programas

    6- Auditoria Operacional

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna,

    Palvras-chave dos tipos de Auditoria 

    • Auditoria de Avaliação da Gestão: CERTIFICAR A REGULARIDADE DAS CONTAS, VERIFICAR A EXECUÇÃO DE CONTRATOS,...,A PROBIDADE NA APLICAÇÃO DE DINHEIROS PÚBLICOS.  

    • Auditoria de Acompanhamento da Gestão: ATUAR EM TEMPO REAL SOBRE OS ATOS DE GESTÃO. 

    • Auditoria Contábil: OPINAR SE OS REGISTROS CONTÁBEIS ESTÃO EM CONFORMIDADE COM A ESTRUTURA DE RELATÓRIO APLICÁVEL. 

    • Auditoria operacional: EMITIR UMA OPINIÃO SOBRE A GESTÃO QUANTO AOS ASPECTOS DA EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E ECONOMICIDADE. 

    • Auditoria especial: EXAME DE FATOS OU SITUAÇÕES CONSIDERADAS RELEVANTES DE NATUREZA INCOMUM OU EXTRAORDINÁRIA.