SóProvas



Questões de Tipos de Controle: Prévio, Concomitante e Posterior


ID
48004
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Sobre a auditoria de natureza operacional, é correto afi rmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra d)

    A auditoria de Natureza Operacional consiste na avaliação sistemática dos programas, projetos, atividades e sistemas governamentais, assim como dos órgãos e entidades jurisdicionadas ao TCU. Segundo o Manual de Auditoria de Natureza Operacional, esta modalidade de controle abrange duas modalidades: a auditoria de desempenho operacional e a avaliação de programas.

    A Auditoria de desempenho operacional tem o objetivo de examinar a ação governamental quanto aos aspectos da economicidade, eficiência e eficácia da gestão.

    A avaliação de programas busca examinar a efetividade dos programas e projetos governamentais, apurando em que medida as ações implementadas lograram produzir os efeitos pretendidos pela Administração.
  • Letra D.  A natureza da auditoria se divide em duas. A de regularidade e a Operacional.

     

    REGULARIDADE: são compostas pelas auditorias de CONFORMIDADE e CONTÁBIL.

                                   -Examinam a Legalidade e legitimitade. 

                                   -Tem como objetivo emitir certificados, parecer prévio, auditar o SCI e verificar a probidade

     

    OPERACIONAL: são divididas em dois tipos, a auditoria de DESEMPENHO OPERACIONAL e a AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS

                                  - São sobre os programas, projetos e ações do governo.

                                   - Visam avaliar o desempenho da gestão.

                                    - São 4 E's  a Economicidade, eficiência, eficácia e efetividade. 


ID
172570
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O tipo de auditoria governamental que consiste no exame dos registros e documentos, e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto é auditoria

Alternativas
Comentários
  • O enunciado fica claro ao usar os termos "exame dos REGISTROS e documentos (...) pertinentes ao CONTROLE DO PATRIMÔNIO de uma entidade". Trata-se da auditoria contábil.

  • Segundo a IN SFC nº 1/2001, Auditoria Contábil: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas.
  • Relembrando, os tipos de auditoria são 6:

    1 -Auditoria Contábil = exame dos registros e documentos ,e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio ;

    2 -Auditoria de Gestão

    3 -Auditoria de Sistemas

    4- Auditoria Especial

    5-Auditoria de Programas

    6- Auditoria Operacional

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna,

    Palvras-chave dos tipos de Auditoria 

    • Auditoria de Avaliação da Gestão: CERTIFICAR A REGULARIDADE DAS CONTAS, VERIFICAR A EXECUÇÃO DE CONTRATOS,...,A PROBIDADE NA APLICAÇÃO DE DINHEIROS PÚBLICOS.  

    • Auditoria de Acompanhamento da Gestão: ATUAR EM TEMPO REAL SOBRE OS ATOS DE GESTÃO. 

    • Auditoria Contábil: OPINAR SE OS REGISTROS CONTÁBEIS ESTÃO EM CONFORMIDADE COM A ESTRUTURA DE RELATÓRIO APLICÁVEL. 

    • Auditoria operacional: EMITIR UMA OPINIÃO SOBRE A GESTÃO QUANTO AOS ASPECTOS DA EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E ECONOMICIDADE. 

    • Auditoria especial: EXAME DE FATOS OU SITUAÇÕES CONSIDERADAS RELEVANTES DE NATUREZA INCOMUM OU EXTRAORDINÁRIA. 

ID
600049
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O procedimento que envolve as medidas tomadas pela administração para aumentar a probabilidade de que os objetivos fixados sejam atingidos e que todas as partes da organização estejam trabalhando juntas na direção desses objetivos é o

Alternativas
Comentários
  • Após a realização do orçamento é necessário o seu controle para a obtenção do objetivo e para a certificação de que todos estejam trabalhando na direção desse objetivo.
    resposta correta "A"

  • Péssima elaboração.....poderia ser letra "C". O enunciado foi genérico demais!
  • Concordo plenamente ja que a alternativa (C) estaria correta também.
  • GABARITO A

    Costuma haver confusão entre os termos planejamento e controle, e ocasionalmente eles são usados como se quisessem dizer a mesma coisa. Na verdade, planejamento e controle são dois conceitos bastante diferentes. O planejamento envolve a fixação de objetivos e a elaboração de vários orçamentos para alcançar esses objetivos. O controle envolve as medidas tomadas pela administração para aumentar a probabilidade de que os objetivos fixados a etapa de planejamento sejam atingidos, e que todas as partes da organização estejam trabalhando juntas na direção desses objetivos. Para ser eficaz, um bom sistema orçamentário deve permitir a existência de planejamento e de controle. Bom planejamento sem controle efetivo é perda de tempo.
  • O enunciado enfatizou uma questão puramente administrativa, e ainda resalta " todas as partes da organização". Deveria ser letra "C".
  • Pessoal, quando se fala em planejamento estratégico e planejamento orçamentário, a contabilidade gerencial fala em objetivos de longo prazo e objetivos de curto prazo, em medidas não financeiras e medidas financeiras.

    O planejamento estratégico é responsável por guiar a empresa pelos próximos 5, 10, 20 anos, fixando objetivos a serem cumpridos (medidas não financeiras). O planejamento orçamentário lida com o curto prazo, e ele é responsável por traduzir os objetivos estratégicos de longo prazo em medidas financeiras (de curto prazo).

    Todavia, nessa questão o examinador fala expressamente em outra parte do processo de gestão, o controle ("para aumentar a probabilidade de que os objetivos fixados sejam atingidos"). Os objetivos já foram fixados (não estamos mais na fase do planejamento), e agora cabe à administração proceder a ações e ajustes que permitam que o realizado esteja o mais próximo possível do orçado. 

    Bons estudos!
  • ESSA QUESTÃO NÃO SERIA DE ADMINISTRAÇÃO?? ESTÁ CERTO ELA AQUI EM CONTABILIDADE??
  • Esse é aquele tipo de questão que só quem não sabe o assunto acertaria.

  • Sei que irei escrever muito, mas espero ajudar.

    O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO pode ser conceituado como um processo administrativo que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vista em obter um nível de otimização na relação da empresa com o ambiente. Portanto, o nível estratégico de influência considera a estrutura organizacional de toda a empresa e a melhor interação desta com o ambiente, onde estão os fatores não controláveis”.(OLIVEIRA, 2007, pag. 87)

    PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO é a projeção dos resultados e das atividades previstas de maneira estratégica,sendo factível para a empresa pôr possibilitar a comparação dos lucros ou prejuízos acarretados em determinado período, podendo assim, verificar se os objetivos e metas estão condizentes com a realidade do mercado e visualizar amplamente a relação empresa, ambiente e processo de gestão, para que haja concordância nos objetivos e metas transpostos no plano orçamentário.

    CONTROLE ORÇAMENTÁRIO  procedimento que envolve as medidas tomadas pela administração para aumentar a probabilidade de que os objetivos fixados sejam atingidos e que todas as partes da organização estejam trabalhando juntas na direção desses objetivos.

    Conclusão:

    1) O administrador desenvolve um planejamento estratégico de longo prazo para toda a organização, que irá ser subdividido em toda a organização em: planejamento tático e operacional

    2) A área de Contabilidade estabelece o Planejamento orçamentário que projetará os resultados das atividades previstas no planejamento estratégico no campo contábil.

    3) Controle orçamentário é a comparação entre os valores planejados e os valores realizados.

    A gestão orçamentária de qualquer empresa ocorre em 3 etapas:

    1 – Planejamento Orçamentário: conjunto de ações que serão realizadas no futuro orientadas para uma meta de lucros.
    2 – Execução Orçamentária: conjunto de ações planejadas de acordo com os valores orçados.
    3 – Controle Orçamentário: é a comparação entre os valores planejados e os valores realizados.

    (http://www.simpe.com.br/controle-orcamentario-e-importante-para-o-sucesso-fiscal-das-empresas)

  • Questão horrorosa....nada a ver véi!para contabilidade?eu hein...


ID
865006
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A finalidade da administração pública é assegurar a sua atuação de acordo com os princípios impostos pelo orde- namento jurídico, levando em conta a legalidade, moralidade, finalidade pública, entre outros.

O controle exercido sobre os órgãos do Poder Executivo, cuja natureza pode ser política ou financeira, é denominado controle

Alternativas
Comentários
  • O Controle exercido sobre os órgão do poder executivo, cuja natureza pode ser política ou financeira, é denominado controle legislativo.

  • Quando se tratar de CONTROLE sobre o Poder Executivo, basta lembrar do Poder Legislativo que realiza tal controle com o auxílio do Tribunal de Contas da União, dos Estados ou - quando houver - dos Municípios.

  • ► CONTROLE ADIMINISTRATIVO 

     

                   • É o controle que o próprio Poder Executivo realiza sobre suas atividades, por ser a forma mais comum de controle, é simplesmente denominado controle administrativo.

     

                   • É um controle de legalidade e de mérito, deriva do poder-dever de autotutela que a Administração tem sobre seus próprios atos e agentes. O controle administrativo, de uma forma geral, se dá mediante as atividades de fiscalização e os recursos administrativos.

     

     

     

    ► CONTROLE LEGISLATIVO

     

                  •  O controle legislativo, ou parlamentar, é o exercido pelos órgãos legislativos ou por comissões parlamentares sobre determinados atos do Poder Executivo.

     

                  • Como indica sua definição, o controle legislativo é um controle externo. Configura-se, sobretudo, como um controle político, razão pela qual podem ser controlados aspectos relativos à legalidade e à convivência pública dos atos do Poder Executivo que estejam sendo controlados.

     

                  • A previsão da possibilidade de controle dos atos do Poder Executivo e do Poder Legislativo encontra-se no art. 49, X, da CF/88, segundo o qual compete ao Congresso Nacional “fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta”.

               

      • Embora a literalidade deste dispositivo pudesse gerar a impressão de que o controle parlamentar fosse ilimitado, não podemos esquecer a natureza política desse controle, uma vez que não há poder de hierarquia ou de tutela do Legislativo sobre o Executivo e, sobretudo, repise-se, há que sempre ser respeitada a independência e a harmonia entre os Poderes, o que não seria possível se relações de subordinação entre eles houvesse.

     

    Fonte: http://www.etecnico.com.br/paginas/mef23726.htm

  • Nem vem, CESGRANRIO, que eu não caio nessa não! kkkkkkk

     

    O controle exercido sobre os órgãos do Poder Executivo, cuja natureza pode ser política ou financeira, é denominado controle:

     

    Claramente é o CONTROLE EXTERNO LEGISLATIVO.

     

    Resposta: C.


ID
1019704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em relação à atividade de auditoria no setor público, julgue os itens a seguir.

A auditoria no setor público divide-se em diversos tipos, entre os quais está a auditoria de avaliação da gestão, realizada ao longo dos processos de gestão, visando atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais de uma unidade ou entidade.

Alternativas
Comentários
  • É a auditoria de acompanhamento da gestão que é realizada ao longo dos processos de gestão, visando atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais de uma unidade ou entidade.


    ERRADO
    até mais! ;)
  • Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados.


ID
1576207
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Uma das formas de controle da execução orçamentária é o exame da legalidade dos atos de que resultem a arrecadação da receita ou a realização da despesa, o nascimento ou a extinção de direitos e obrigações. A verificação da legalidade dos atos de execução orçamentária será

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320

    Art. 75. O controle da execução orçamentária compreenderá:

    I - a legalidade dos atos de que resultem a arrecadação da receita ou a realização da despesa, o nascimento ou a extinção de direitos e obrigações;


    Art. 77. A verificação da legalidade dos atos de execução orçamentária será prévia, concomitante e subseqüente.



ID
1630348
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Sobre as normas de auditoria utilizadas no âmbito do Poder Executivo Federal, previstas na IN SFC/MF no 01/2001, analise as afirmativas a seguir.

I - São tipos de auditoria aplicáveis ao setor público: a direta, a indireta e a simplificada.

II - São formas de auditoria aplicáveis ao setor governamental: a contábil, a operacional e a especial.

III - As normas relativas à opinião do auditor estabelecem, como tipos de parecer, o regular, regular com ressalva e o irregular.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s:

Alternativas
Comentários
  • I - São tipos de auditoria aplicáveis ao setor público: a direta e a indireta.

    II - São formas de auditoria aplicáveis ao setor governamental: de avaliação de gestão, de acompanhamento de gestão, a contábil, a operacional e a especial.

    III - As normas relativas à opinião do auditor estabelecem, como tipos de parecer, o regular, regular com ressalva e o irregular.


    obs.: quanto aos tipos de auditoria, fica assim:

    (i) direta: centralizada, descentralizada e integrada;

    (ii) indireta: compartilhada e terceirizada.

  • Hannah, Sinto informar, mas houve equívoco da sua parte.


    Formas de Auditoria: Indireta, Indireta e Simplificada

    TIpos de Auditoria: Avaliação de Gestão, Acompanhamento de Gestão, Contábil, Operacional e Especial


    A banca inverteu "Tipo" para "Forma"


ID
2679172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com base nas normas de controle interno do Poder Executivo federal, julgue o item seguinte.


Classifica-se como indireta e simplificada a auditoria executada em órgãos públicos pelas denominadas empresas de auditoria externa, contratadas quando o deslocamento de servidores em exercício no órgão central é considerado inviável.

Alternativas
Comentários
  • FORMAS DE EXECUÇÃO DE AUDITORIA

    1)  DIRETA: atividades de auditoria executadas diretamente por servidores em exercício nos órgãos e nas unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (SCI), sendo subdividida a forma de execução direta em:

        a) centralizada: executada exclusivamente por servidores em exercício no Órgão central ou setoriais do SCI.

        b) descentralizada: executada exclusivamente por servidores em exercício nas regionais ou setoriais do SCI

        c) Integrada: executada conjuntamente por servidores em exercício no Órgão central, setoriais e unidades regionais e/ou setoriais do SCI

     

    2)  INDIRETA: atividades de auditoria executadas com a participação de servidores não lotados nos órgãos e unidades do SCI. Pode ser:

         a) compartilhada: coordenada pelo SCI, com o auxílio de órgãos e entidades públicas ou privadas.

         b) terceirizada: executada por instituições privadas, denominadas empresas de auditoria externa.

     

    3) SIMPLIFICADA: atividades de auditoria executadas por servidores em exercício nos Órgãos Central, setoriais, unidades regionais ou setoriais do SCI sobre informações obtidas por meio de exame de processo e por meio eletrônico, específicos das unidades ou entidades federais, cujo custo-benefício não justifica o deslocamento de uma equipe para o órgão. Pressupõe a utilização de indicadores de desempenho.

  • Indireta e terceirizada

  • observem que não existe essa classificação (indireta e simplificada). A execução indireta divide-se em compartilhada e terceirizada. No caso em questão, temos a indireta terceirizada, já que não há a coordenação do SCI.

    Gabarito: ERRADO.

  • observem que não existe essa classificação (indireta e simplificada). A execução indireta divide-se em

    compartilhada e terceirizada. No caso em questão, temos a indireta terceirizada, já que não há a coordenação do SCI.


ID
2970067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Na relação entre objetivos e componentes de controle de determinada entidade,

Alternativas
Comentários
  • Questões da CGE-CE recentes e sem comentários. Cadê a galera que tá metendo ficha em auditoria governamental?

    Gab. A

  • b) níveis de subordinação são estabelecidos diferentemente em cada empresa, o mercado não é capaz de padronizar um modelo único para diferentes entidades

    c) fraude é sempre responsabilidade da ADMINISTRAÇÃO, se auditoria tiver como achado algo que evidencie uma fraude, nada mais é do que um ACHADO, porém a RESPONSABILIDADE será sempre da Administração! (sempre mandam uma dessa )

    d) o RISCOS nunca serão ELIMINADOS, os controles internos são criados para MITIGAR ao MÁXIMO os riscos dos processos

    e) não há essa vedação em GERAL.

  • Questão aborda aspectos gerais da relação entre objetivos e componentes da estrutura de Controle Interno. Segundo a Estrutura do Coso I, existe uma relação direta entre os objetivos, que são o que a entidade busca alcançar, os componentes, que representam o que é necessário para atingir os objetivos, e a estrutura organizacional da entidade (as unidades operacionais e entidades legais, entre outras). Nesse contexto, a Estrutura estabelece 17 princípios, que representam os conceitos fundamentais associados a cada componente.

     

    Analisando cada alternativa:

     

    Letra a) a estrutura de governança deve ser independente de seus executivos.  CORRETA. Esse é um princípio associado ao Ambiente de Controle. Veja:

    Ambiente de controle

     

    1. A organização demonstra ter comprometimento com a integridade e os valores éticos.

     

    2.A estrutura de governança demonstra independência em relação aos seus executivos e supervisiona o desenvolvimento e o desempenho do controle interno.

     

    3. A administração estabelece, com a suspensão da estrutura de governança, as estruturas, os níveis de subordinação e as autoridades e responsabilidades adequadas na busca dos objetivos.

     

    Letra b) os níveis de subordinação devem obedecer aos padrões de mercado. ERRADA. Quem estabelece os níveis de subordinação é a administração da entidade (e não o mercado).

     

    Letra c) a identificação do potencial de fraude é responsabilidade da auditoria. ERRADA. Regra geral em auditoria: a responsabilidade principal pela identificação, prevenção e detecção de fraudes e erros é do corpo diretivo da entidade (administração e responsáveis pela governança).

     

    Letra d) o objetivo do controle interno é eliminar os riscos à realização dos objetivos. ERRADA. O correto seria dizer “reduzir a um nível aceitável” (ao invés de “eliminar”), uma vez que o controle interno não é capaz de evitar julgamentos errôneos ou más decisões, ou ainda eventos externos que impeçam a organização de atingir suas metas operacionais. Em outras palavras, até mesmo um sistema eficaz de controle interno pode apresentar falhas.

     

    Letra e) os assuntos que afetam o controle interno são vedados ao público externo. ERRADA. Não existe tal vedação. A administração obtém ou gera e utiliza informações importantes e de qualidade, originadas tanto de fontes internas quanto externas, a fim de apoiar o funcionamento de outros componentes do controle interno.

  • cespe, como sempre, cobrando a relação entre objetivos e componentes de controle

    No COSO- controle interno - Estrutura Integrada , uma das parte mais importantes é o famoso "cubo" onde mostra 3 relações ( por isso chama cubo, por ilustrar uma relação tridimensional ) as relações são entre objetivos e componentes

    a relação direta colocada entre:

    objetivo: que a entidade busca alcançar

    componente: que representam oque é necessário para atingir os objetivos ( podemos pensar em etapas tambem)

    estrutura organizacional da entidade: que são as unidades operacionais

    e eles são desmembrados da seguinte forma

    objetivo: tem três categorias ( operacional , divulgação, conformidade )

    componentes: são 5 (ambiente de controle, avaliação de riscos, atividade de controle , informação e comunicação, atividades de monitoramento )

    estrutura organizacional: representado por 4 frentes ( função, unidade operacional, divisão, nível de entidade )

    posto isso, temos que há uma vinculação dos componentes ( os componentes no COSO tem um papel fundamental, importante saber de forma aprofundada ) com os princípios e é aqui que está a resposta da questão.

    A estrutura estabelece 17 princípios que representam os conceitos fundamentais associados a cada componente, esses princípios são originados diretamente dos componentes, todos os princípios aplicam-se aos objetivos operacionais, divulgação e conformidade ( por isso que os componentes exercem um papel de destaque ao processo de gestão de risco e do controle interno )

    Ambiente de controle

    1. A organização demonstra ter comprometimento com a integridade e os valores éticos.

    2. A estrutura de governança demonstra independência em relação aos seus executivos e supervisiona o desenvolvimento e o desempenho do controle interno. ( resposta da questão )

    3. A administração estabelece, com a supensão da estrutura de governança, as estruturas, os níveis de subordinação e as autoridades e responsabilidades adequadas na busca dos objetivos.

    4. A organização demonstra comprometimento para atrair, desenvolver e reter talentos competentes, em linha com seus objetivos.

    5. A organização faz com que as pessoas assumam responsabilidade por suas funções de controle interno na busca pelos objetivos

  • a) CORRETO, "A estrutura de governança demonstra independência em relação aos seus executivos e supervisiona o desenvolvimento e o desempenho do controle interno." (COSO I)

    b)ERRADO, A administração deve estabelecer a estrutura organizacional, os níveis de responsabilização de acordo com as necessidades da organização. Além disso, o COSO não faz menção a estrutura do setor privado. "administração estabelece, com a suspensão da estrutura de governança, as estruturas, os níveis de subordinação e as autoridades e responsabilidades adequadas na busca dos objetivos." COSO I)

    c)ERRADO, a responsabilidade é dos controles internos estabelecidos pela administração. "A organização considera o potencial para fraude na avaliação dos riscos à realização dos objetivos." (COSO I). Ademais, a auditoria independente tem a finalidade de elaborar um parecer sobre a conformidade das demonstrações; a auditor interna, por sua vez, avalia a eficiência e a eficácia dos controle. A correção e a idenficação de fraudes é responsabilidade, principalmente, da administração.

    d)errado, o controle interno PODE eliminar o risco. Contudo, o objetivo principal é dirimir o risco.

    e)ERRADO, "A organização comunica-se com os públicos externos sobre assuntos que afetam o controle interno" (COSO I)

  • A questão exige do candidato conhecimento acerca da estrutura integrada do Controle Interno definida pelo COSO I [1]
    Inicialmente, vamos retomar o conceito de controle interno no âmbito do COSO I:
    "Controle interno é um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade" [1]
    O referido framework estabeleceu, para a estrutura de controle interno, três categorias de objetivos, as quais possibilitam às organizações se concentrarem em diferentes aspectos do controle interno: Operacional; Divulgação; Conformidade.
    Além disso, esquematizou-se o controle interno em cinco componentes integrados: Ambiente de Controle; Avaliação de Riscos, Atividades de Controle; Informação e Comunicação e. Atividades de monitoramento.

    Conforme imagem ilustrada abaixo, o COSO I representa a relação entre os objetivos das entidades com os componentes do controle interno e a estrutura organizacional da entidade em forma de um cubo.



    Fonte: tradução do sumário executivo do COSO I [1]

    O COSO definiu 17 princípios, os quais representam os conceitos fundamentais associados a cada componente. Nesse esteio, uma entidade poderá ter poderá ter um controle interno eficaz ao aplicar todos os princípios.
     
    Dito isso, vamos para análise das alternativas.

    A) CORRETA. Dentro dos princípios do componente Ambiente de Controle, estabeleceu-se: "a estrutura de governança demonstra independência em relação aos seus executivos e supervisiona o desenvolvimento e o desempenho do controle interno"

    B) INCORRETA. De acordo com o COSO, a administração estabelece, com a supervisão da estrutura de governança, as estruturas, os níveis de subordinação e as autoridades e responsabilidades adequados na busca dos objetivos. Ou seja, os níveis de subordinação são estabelecidos com base nos objetivos da entidade e não por meio de "padrões de mercado"
     
    C) INCORRETA.  A responsabilidade primária de prevenção e detecção de fraudes é dos dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração, por meio da implantação de controles adequados. Nesse sentido, o COSO I fornece uma estrutura integrada de Controle Interno com um maior enfoque em medidas antifraude (NBC TA 240 e COSO I)

    D) INCORRETA. Por mais efetivo que seja o controle interno, se existem riscos inerentes aos processos executados pela organização, não é possível eliminá-los, mas sim reduzi-los a um nível aceitável pela entidade.

    E) INCORRETA. 
    Pelo contrário, de acordo com o COSO I, é um dos princípios do componente Informação e Comunicação, a comunicação pela organização com os públicos externos sobre assuntos que afetam o funcionamento do controle interno.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.

    REFERÊNCIAS: [1] Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO). Controle Interno - Estrutura Integrada - Sumário Executivo. 2013. Tradução de 2018 feita pela PwC Brasil.
  • Na relação entre objetivos e componentes de controle de determinada entidade,

    A ) a estrutura de governança deve ser independente de seus executivos.


ID
2970070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Assinale a opção correta, relativa ao ambiente de controle de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Alguém? Alguma coisa?

    Eu acertei pelo raciocínio mesmo, kkkk. Sem muita base de fundamentação.

  • Componentes dos controles internos: Consideram-se como componentes dos controles internos: a) o ambiente de controle - conjunto de normas, processos e estruturas que fornecem a base para a condução do controle interno da organização; b) avaliação de riscos - processo dinâmico e iterativo que visa a identificar, a analisar e a avaliar os riscos relevantes que possam comprometer a integridade da Unidade Auditada e o alcance das metas e dos objetivos institucionais; c) atividades de controle - conjunto de ações estabelecidas por meio de políticas e de procedimentos, que auxiliam a Unidade Auditada a mitigar os riscos que possam comprometer o alcance dos objetivos e a salvaguarda de seus ativos; d) informação e comunicação - processo de obtenção e validação da consistência de informações sobre as atividades de controle interno e de compartilhamento que permite a compreensão da Unidade Auditada sobre as responsabilidades e a importância dos controles internos; e e) atividades de monitoramento - conjunto de ações destinadas a acompanhar e a avaliar a eficácia dos controles internos.

    Ambiente de controle O ambiente de controle é um conjunto de normas, processos e estruturas que fornece a base para a condução do controle interno por toda a organização. A estrutura de governança e a alta administração estabelecem uma diretriz sobre a importância do controle interno, inclusive das normas de conduta esperadas. A administração reforça as expectativas nos vários níveis da organização. O ambiente de controle abrange a integridade e os valores éticos da organização; os parâmetros que permitem à estrutura de governança cumprir com suas responsabilidades de supervisionar a governança; a estrutura organizacional e a delegação de autoridade e responsabilidade; o processo de atrair, desenvolver e reter talentos competentes; e o rigor em torno de medidas, incentivos e recompensas por performance. O ambiente de controle resultante tem impacto pervasivo sobre todo o sistema de controle interno. 

    Erro? Chama no privado.

  • Só para resumir:

    Segundo o Coso, controle interno é um processo. Este processo é constituído de 5 elementos, que estão inter-relacionados entre si, e presentes em todo o controle interno. Os 5 elementos são:

    - Ambiente de Controle

    - Avaliação e Gerenciamento dos Riscos

    - Atividade de Controle

    - Informação e Comunicação

    - Monitoramento

  • - Ambiente de Controle

    - Avaliação e Gerenciamento dos Riscos

    - Atividade de Controle

    - Informação e Comunicação

    - Monitoramento

  • Ambiente de controle

    1. A organização demonstra ter comprometimento com a

    integridade e os valores éticos.

    2. A estrutura de governança demonstra independência

    em relação aos seus executivos e supervisiona o

    desenvolvimento e o desempenho do controle interno.

    3. A administração estabelece, com a supensão da estrutura

    de governança, as estruturas, os níveis de subordinação

    e as autoridades e responsabilidades adequadas na busca

    dos objetivos.

    4. A organização demonstra comprometimento para atrair,

    desenvolver e reter talentos competentes, em linha com

    seus objetivos.

    5. A organização faz com que as pessoas assumam

    responsabilidade por suas funções de controle interno na

    busca pelos objetivos.

  • Componentes do gerenciamento de riscos corporativos

    -ambiente interno

    -fixação dos objetivos

    -identificação de eventos

    -avaliação de riscos

    -resposta a risco

    -atividade de controle

    -informações e comunicações

    -monitoramento

    esses componentes, integram o chamado "cubo" COSO, onde expõem o relacionamento entre objetivos e componentes relacionando os 8 componentes com as 4 categorias de objetivos ( estratégicos, operacionais, de comunicação e conformidade.

    Sobre o ambiente interno

    no ambiente interno, conforme o COSO: " A administração estabelece uma filosofia quanto ao tratamento de riscos e estabelece um limite de apetite a risco. O ambiente interno determina os conceitos básicos sobre a forma como os riscos e os controles serão vistos e abordados pelos empregados da organização. O coração de toda organização fundamenta-se em seu corpo de empregados, isto é, nos atributos individuais, inclusive a integridade, os valores éticos e a competência – e, também, no ambiente em que atuam."

    No momento que a alta direção define os limites de apetite a risco está estabelecendo os parâmetros que a supervisão de governança irá realizar, sendo definido então no ambiente de controle

    importante,

    o exposto acima, está previsto no COSO estrutura integrada de gestão de risco corporativo, se for abordar COSO controle interno, a diferença está que os componentes ( elementos) são apenas 5:

    -Ambiente de Controle

    -Avaliação e Gerenciamento dos Riscos

    -Atividade de Controle

    -Informação e Comunicação

    -Monitoramento

    apesar da questão trazer ambiente de controle, a ótica pelo COSO- estrutura integrada, acho mais ampla e clara.

    Ficou mais confuso? me avisa, minha postagem foi no intuito de auxiliar

  • COSO-II (ERM) = " A-F-I-A-R" - "A-I-M".

    Bons estudos.

  • GABARITO ( D)

    Os parâmetros de supervisão da governança são definidos no ambiente de controle

  • A) ERRADA. O ambiente de controle deve ser delimitado em uma subdivisão da organização.

    Não existe tal delimitação. O ambiente de controle tem impacto pervasivo sobre todo o sistema de controle interno.

    Letra B) ERRADA. O sistema de controle deve estabelecer suas próprias normas de funcionamento.

    A estrutura de governança e a alta administração estabelecem uma diretriz sobre a importância do controle interno, inclusive das normas de conduta esperadas. A administração reforça as expectativas nos vários níveis da organização. Dessa forma, quem estabelece as normas sobre o sistema de controle é a estrutura de governança e a alta administração.

    Letra C) ERRADA. Os valores éticos da organização são fatores exteriores ao controle interno.

    O ambiente de controle abrange, dentre outros, a integridade e os valores éticos da organização. Os valores éticos são fatores intrínsecos à organização, sendo fatores interiores (e não exteriores) ao controle interno.

    Letra D) CORRETA. Os parâmetros de supervisão da governança são definidos no ambiente de controle.

    Está em conformidade com a Estrutura do Coso I. Veja: O ambiente de controle abrange a integridade e os valores éticos da organização; os parâmetros que permitem à estrutura de governança cumprir com suas responsabilidades de supervisionar a governança; a estrutura organizacional e a delegação de autoridade e responsabilidade [...]. [Grifos não constantes no original]

    Letra E) ERRADA. Os níveis operacionais devem desconhecer as expectativas do ambiente de controle.

    Segundo o COSO I, a administração reforça as expectativas (do controle) nos vários níveis da organização. Dessa maneira, o correto seria dizer que os níveis operacionais devem “conhecer” (ao invés de “desconhecer”) as expectativas do ambiente de controle.

    Fonte: Material Estratégia Concursos | Professor Tonyvan

    Bons estudos

  • COSO I : Ambiente de Controle, Avaliação e Gerenciamentos dos Riscos, Atividade de Controle, Informação e Comunicação e Monitoramento.

  •  A questão exige do candidato conhecimento acerca da estrutura integrada do Controle Interno definida pelo COSO I, especificamente sobre o componente Ambiente de Controle [1]

    O referido framework estabeleceu, para a estrutura de controle interno, três categorias de objetivos, as quais possibilitam às organizações se concentrarem em diferentes aspectos do controle interno: Operacional; Divulgação; Conformidade.

    Além disso, esquematizou-se o controle interno em cinco componentes integrados: Ambiente de Controle; Avaliação de Riscos, Atividades de Controle; Informação e Comunicação e; Atividades de monitoramento.

    Vamos então para análise das alternativas, com base no COSO I:

    A) INCORRETA.   O componente Ambiente de Controle refere-se ao conjunto de normas, processos e estruturas que fornece a base para a condução do controle interno por TODA A ORGANIZAÇÃO.

    B) INCORRETA. É papel da estrutura de governança e da alta administração estabelecer uma
    diretriz sobre a importância do controle interno, inclusive das normas de condutas esperadas;

    C) INCORRETA. 
    O componente Ambiente de Controle  abrange a integridade e os valores éticos da organização, logo, não são fatores exteriores, mas inerentes à organização.

    D) CORRETA.
    O Ambiente de Controle abrange os parâmetros que permitem à estrutura de governança cumprir com suas responsabilidades de supervisionar a governança.

    E) INCORRETA. A administração reforça as expectativas do ambiente de controle nos VÁRIOS NÍVEIS da organização. Logo, incluídos os níveis operacionais.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.

    Adicionalmente, conforme imagem abaixo, esclarece-se que o COSO I representa a relação entre os objetivos das entidades com os componentes do controle interno e a estrutura organizacional da entidade em forma de um cubo.


    Fonte: tradução do sumário executivo do COSO I [1]

    O COSO definiu 17 princípios, os quais representam os conceitos fundamentais associados a cada componente. Nesse esteio, uma entidade poderá ter poderá ter um controle interno eficaz ao aplicar todos os princípios.

    REFERÊNCIAS: [1] Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO). Controle Interno - Estrutura Integrada - Sumário Executivo. 2013. Tradução de 2018 feita pela PwC Brasil.
  • Assinale a opção correta, relativa ao ambiente de controle de uma organização.

    D) Os parâmetros de supervisão da governança são definidos no ambiente de controle.

  • Letra A) ERRADA. Não existe tal delimitação. O ambiente de controle tem impacto pervasivo sobre todo o sistema de controle interno.

    Letra B) ERRADA. A estrutura de governança e a alta administração estabelecem uma diretriz sobre a importância do controle interno, inclusive das normas de conduta esperadas. A administração reforça as expectativas nos vários níveis da organização. Dessa forma, quem estabelece as normas sobre o sistema de controle é a estrutura de governança e a alta administração.

    Letra C) ERRADA. O ambiente de controle abrange, dentre outros, a integridade e os valores éticos da organização. Os valores éticos são fatores intrínsecos à organização, sendo fatores interiores (e não exteriores) ao controle interno.

    Letra D) CORRETA. Está em conformidade com a Estrutura do Coso I. Veja:

    O ambiente de controle abrange a integridade e os valores éticos da organização; os parâmetros que permitem à estrutura de governança cumprir com suas responsabilidades de supervisionar a governança; a estrutura organizacional e a delegação de autoridade e responsabilidade [...].

    Letra E) ERRADA. Segundo o COSO I, a administração reforça as expectativas (do controle) nos vários níveis da organização. Dessa maneira, o correto seria dizer que os níveis operacionais devem “conhecer” (ao invés de “desconhecer”) as expectativas do ambiente de controle. 

    Fonte: Material estratégia


ID
2970076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Assinale a opção correta, acerca de atividades de controle.

Alternativas
Comentários
  • Quanto ao ERRO do item B:

    A Constituição atribuiu a função de poder-dever de controle dos recursos públicos a determinados órgãos, prescrevendo a fiscalização como o instrumento para efetivá-lo:

    Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União [...] será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder (grifo nosso). 

  • Alguém ajuda no erro da letra A?

  • Leandro, na letra "A", as políticas da entidade tem influência direta sobre as atividades de controle. O item afirma que é indireta, por isso na incorreção.

    b) F, as atividades de controle se aplicam a toda a organização;

    c) F, segregação de funções é princípio da atividade de controle;

    d) gabarito

    e) F, as atividades de controle abrangem diversas atividades, não se resumindo a estas.

    Bons estudos

  • A letra D, qual é o gabarito, parece uma alternativa "sem sentido".. "Se destinam ao nível de governança" O que eles querem dizer com isso? Se fosse numa prova CERTO OU ERRADO eu deixaria de marcar.

    Está fácill ser examinador no CESPE.

  • Gabarito letra "D"

  • Componentes dos controles internos: Consideram-se como componentes dos controles internos: a) o ambiente de controle - conjunto de normas, processos e estruturas que fornecem a base para a condução do controle interno da organização; b) avaliação de riscos - processo dinâmico e iterativo que visa a identificar, a analisar e a avaliar os riscos relevantes que possam comprometer a integridade da Unidade Auditada e o alcance das metas e dos objetivos institucionais; c) atividades de controle - conjunto de ações estabelecidas por meio de políticas (letra "A errada por isso) e de procedimentos, que auxiliam a Unidade Auditada (Unidade toda, erro da B) a mitigar os riscos que possam comprometer o alcance dos objetivos e a salvaguarda de seus ativos (erro da E por modificar a função das atividades de controle, q é de prevenir e mitigar riscos, e não de detectar fraudes e erros); d) informação e comunicação - processo de obtenção e validação da consistência de informações sobre as atividades de controle interno e de compartilhamento que permite a compreensão da Unidade Auditada sobre as responsabilidades e a importância dos controles internos; e e) atividades de monitoramento - conjunto de ações destinadas a acompanhar e a avaliar a eficácia dos controles internos.

    Atividade de auditoria interna governamental: Atividade independente e objetiva de avaliação (assurance) e consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações das organizações públicas. A atividade de auditoria interna governamental está situada na terceira linha de defesa da gestão pública e tem como objetivo auxiliar uma organização a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança (letra D correta), de gerenciamento de riscos e de controles.

    Fonte: IN 3/2017, da CGU, págs 32 e 33.

    Qualquer erro, só informar no privado que corrijo. 

    "Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina, pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas". Augusto Cury

  • Essa questão me deixou na dúvida entre letra D e letra E. Errei kkkk.

    Depois que vi o gabarito entendi o porquê, espero que esse comentário ajude a todos que ficaram na dúvida.

    A) As políticas da entidade têm influência indireta sobre as atividades de controle. (ERRADO PORQUE O CONTROLE INTERNO ADVÊM JUSTAMENTE DA CULTURA ORGANIZACIONAL, DO PERFIL DA EMPRESA)

    B) As atividades de controle se restringem ao sistema de controle interno. (ERRADO PELO SIMPLES FATO DE EXISTIR AUDITORIA EXTERNA (independente), OU SEJA, EXISTE O CONTROLE INTERNO, PARA INTERESSES PRÓPRIOS DA EMPRESA, ENTE OU ÓRGÃO, E O CONTROLE EXTERNO PARA INTERESSES DE TERCEIROS, ACIONISTAS, O GOVERNO, A SOCIEDADE, ETC.)

    C) É vedada a segregação de funções das atividades de controle. (ERRADO POR CAUSA DO PRINCÍPIO DA OPOSIÇÃO DE INTERESSE. SEGREGAR (dividir) AS FUNÇÕES INCENTIVA A FISCALIZAÇÃO, O MONITORAMENTO CONSTANTE, EXEMPLO, TER UM FUNCIONÁRIO QUE SEJA RESPONSÁVEL PELO RECEBIMENTO E PAGAMENTO, NO CAIXA, SOMENTE, PORQUE SE ELE TAMBÉM FIZER O CONTROLE DE FATURAMENTO, SERÁ MESMO QUE ELE IRÁ SE CORRIGIR OU SE "DENUNCIAR"? NÃO NÉ, NESSE CASO, HÁ A NECESSIDADE DE OUTRO INDIVÍDUO QUE SE RESPONSABILIZE, E POR AI VAI)

    D) As atividades de controle se destinam ao nível de governança. (CERTO PELO FATO DE QUE AS INFORMAÇÕES DE AUDITORIA INTERNA SÃO DE INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO. ELA IRÁ SUBSIDIAR O PROCESSO DE DECISÃO, CORREÇÃO, ETC.)

    E) A detecção de fraudes e risco resume as atividades de controle. (ERRADO PORQUE EXITE UMA INFINIDADE DE FATORES QUE A AUDITORIA DETECTA, ATÉM MESMO ATESTAR A EFICIÊNCIA, EFICÁCIA, ERROS, ILEGALIDADES, ETC.) lembrando que o auditor só interno pode sugerir correções, o externo só emite parecer do relatado.

    Espero que ajude. Sucesso a todos.

  • Colaborando, responde-se esta questão olhando a figura (cubo) do COSO-II.

    Bons estudos.

  • Letra D incompleta, porém correta. Segundo o conceito de Auditoria Interna do IIA, a atividade de controle se destina à melhoria dos processos de governança, de controle e gerenciamento de riscos.

  • As atividades de controle são as políticas e os procedimentos que contribuem para assegurar que as respostas aos riscos sejam executadas. Essas atividades ocorrem em todo a organização, em todos os níveis e em todas as funções, pois compreendem uma série de atividades - tão diversas, como aprovação, autorização, verificação, reconciliação e revisão do desempenho operacional, da segurança dos bens e da segregação de responsabilidades.

    Fonte: COSO - ESTRUTURA INTEGRADA.

    Nunca que eu iria marcar a letra D. :(

  • A. As políticas da entidade têm influência direta sobre as atividades de controle.

    B. As atividades de controle não se restringem ao sistema de controle interno.

    C. segregação de funções é um procedimento adotado pelas atividades de controle.

    D. Atividades de controle são ações estabelecidas por meio de políticas e procedimentos que ajudam a garantir o cumprimento das diretrizes determinadas pela administração para mitigar os riscos à realização dos objetivos(COSO I)

    E. As atividades de controle têm como objetivos prevenir e mitigar riscos, e não de detectar fraudes e erros.

    Fonte: Gabriela Stabile

  • Pensando logicamente: A letra "D" não restringiu apenas ao nível da governança mas afirmou que as atividades de controle se destinam a governança: As atividades de controle se destinam ao nível de governança.

    Ou seja, as atividades de controle podem se destinar a gestão e outras atividades também.

    Incompleto para o cespe não é errado (normalmente).

  • A questão cobra conhecimento sobre os conceitos e princípios dos componentes definidos pelo COSO I – Controle Interno – Estrutura Integrada, mais especificamente sobre as atividades de controle.

    O COSO I estabeleceu três categorias de objetivos (Operacional, Divulgação e Conformidade), que direcionam o foco do controle interno, e cinco componentes integrados (Ambiente de Controle, Avaliação de Riscos, Atividades de Controle, Informação e Comunicação e Atividades de monitoramento) que compõem o controle interno a fim de reduzir o risco de não se atingir o objetivo a um nível aceitável. Objetivos e componentes agregados à estrutura organizacional formam o cubo do COSO, ilustrado na imagem abaixo [1]. 



    Fonte: [1] 

    Para a organização desenvolver um controle interno eficaz, o COSO I definiu 17 princípios que representam os conceitos fundamentais associados a cada um dos componentes [1]. A partir deles e dos conceitos dos componentes, analisemos os itens da questão.

    A) ERRADA. Conforme princípio 12, “a organização estabelece atividades de controle por meio de políticas, que estabelecem o que é esperado e os procedimentos que colocam em prática essas políticas" [1]. Dessa forma, as políticas têm influência direta sobre as atividades de controle.

    B) ERRADA. Conforme pontuado pelo COSO [1], as auditorias independentes, ou controle externo, também podem fazer uso das atividades de controle para examinar a eficácia do controle interno.

    C) ERRADA. Conforme conceituado pelo COSO, “a segregação de funções é geralmente inserida na seleção e no desenvolvimento das atividades de controle" [1]. Dessa forma, ela sempre é observada nas atividades de controle e podem ser estabelecidas atividades de controle alternativas que reduzam o risco a um nível aceitável nos casos que seja inviável a segregação de funções.

    D) CERTA. Conforme conceituado pelo COSO, as atividades de controle são “ações estabelecidas por meio de políticas e procedimentos que ajudam a garantir o cumprimento das diretrizes determinadas pela administração" e são “desempenhadas em todos os níveis da entidade" [1].  Nesse sentido, elas são executadas por todos os níveis, porém elas são estabelecidas para a governança obter uma asseguração razoável de que os riscos de não atingir os objetivos organizacionais estão reduzidos a um nível aceitável, servindo como mecanismo de gestão do cumprimento dos objetivos e diretrizes organizacionais. Com isso, elas se destinam ao nível de governança (finalidade). Caso se destinassem ao nível operacional ou tático, o foco da atividade de controle seria apenas para assegurar o adequado funcionamento de uma função específica da organização (olhar apenas para uma “caixinha" da estrutura organizacional) e não haveria asseguração de que os riscos de não atingir os objetivos de negócio da organização estariam reduzidos.

    E) ERRADA. As atividades de controle referem-se a todas as atividades que reduzem o risco de não se atingir os objetivos a um nível aceitável.



    Gabarito da professora: LETRA D.



    Referência:
    [1] Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO). Controle Interno - Estrutura Integrada - Sumário Executivo. 2013. Traduzido por PwC Brasil.


  • Assinale a opção correta, acerca de atividades de controle.

    D) As atividades de controle se destinam ao nível de governança.

  • Achei essa questão muito coisada!

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna / COSO I

    Questão aborda aspectos relacionados às atividades de controle (um dos componentes do Controle Interno). Analisando cada alternativa: 

    Letra A) As políticas da entidade têm influência indireta sobre as atividades de controle. ERRADA

    • O correto seria influência “DIRETA” ao invés de “INDIRETA”, afinal atividades de controle são ações estabelecidas por meio de políticas e procedimentos da organização. 

    Letra B) As atividades de controle se restringem ao sistema de controle internoERRADA

    • As atividades de controle são desempenhadas em todos os níveis da entidade, em vários estágios dentro dos processos corporativos e no ambiente tecnológico. 

    Letra C)  É vedada a segregação de funções das atividades de controle. ERRADA.  

    • A segregação de funções é geralmente inserida  na seleção e no desenvolvimento das atividades de controle. Nos casos em que a segregação de funções seja impraticável, a administração deverá selecionar e desenvolver atividades alternativas de controle. 

    Letra D) As atividades de controle se destinam ao nível de governançaCORRETA.

    • Estrutura (ou nível) de governança, de acordo com o COSO I, abrange o órgão deliberativo, como conselho de administração, conselho consultivo, sócios, proprietários ou conselho supervisor. Podemos entender então que assertiva está de acordo com o que prevê o COSO I. Veja: 
    • Atividades de controle são ações estabelecidas  por meio de políticas e procedimentos que ajudam a garantir o cumprimento das diretrizes determinadas pela administração para mitigar os riscos à realização dos objetivos. 

    Letra E) A detecção de fraudes e risco resume as atividades de controle. ERRADA

    • Atividades de controle possuem escopo amplo, não se limitando à detecção de fraudes e risco. Elas podem ter natureza preventiva ou de detecção e abranger uma série de atividades manuais e automáticas, como autorizações e aprovações, verificações, reconciliações e revisões de desempenho do negócio.
  • O controle interno é parte integrante do gerenciamento de risco corporativo, enquanto o gerenciamento de risco corporativo é parte do processo geral de governança.


ID
5650603
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Timóteo - MG
Ano
2022
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O controle que objetiva dar segurança àquele que pratica o ato ou que por ele se responsabiliza, e que se utiliza da contabilidade para assegurar a conformidade dos atos, é identificado corretamente por controle

Alternativas
Comentários
  • A questão trata sobre o momento de realização do controle.

    Sobre esse assunto, podemos dizer que os controles atuam em tempos e formas diferentes, mas voltados para resultados comuns, visando assegurar a conformidade da atividade a determinadas regras ou normas. Os controles são divididos no tempo em:

    • controle prévio – é o que antecede a conclusão ou operatividade do ato. Tem como objetivo final dar segurança àquele que pratica o ato ou por ele se responsabiliza. A técnica utilizada nesse caso é a contabilidade;

    • controle concomitante – é aquele que acompanha a realização do ato, para verificar a regularidade de sua formação. É o controle feito no decorrer das ações praticadas. Tem como objetivo final garantir a execução da ação. A técnica utilizada nesse caso é a fiscalização;

    • controle subsequente (posterior) – é o que se efetiva após a conclusão do ato praticado, visando corrigir eventuais defeitos, declarar a sua nulidade ou dar-lhe eficácia. Tem como objetivo final avaliar a eficiência e a eficácia das ações administrativas, certificar a veracidade dos números e comprovar o cumprimento das normas. A técnica utilizada nesse caso é a auditoria.

    Dito isso, temos que o controle mencionado no enunciado da questão trata-se do controle prévio.

    Gabarito: A

    Bons estudos, pessoal!

    “Experiência é o nome que cada um dá a seus erros.” – Oscar Wilde