SóProvas


ID
1726357
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) institui um novo paradigma para as ações do poder público no Brasil no que se refere às atividades de promoção humana e desenvolvimento social como garantia de condições de sobrevivência, em sua plenitude, a todos os brasileiros em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

A partir do referido texto constitucional, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta B correta. ok
    Posso concluir que a LOAS corrobora com a assertiva no seu inciso II do Art 19?
    Art 19 - Compete ao órgão da administração pública federal responsável pela coordenação da política nacional de assistência social:
    II - Propor ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) a Política Nacional de Assistência Social, suas normas gerais, bem como os critérios de prioridade e de elegibilidade, além de padrões de qualidade na prestação de benefícios, serviços, programas e projetos.

  • A PNAS é um documento normatizador das ações na LOAS.

  • Já fala no ínicio da lei, ela veio pra normatizar os artigos 203 e 204 da CF.

     

  • Art. 19. Compete ao órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social:


     II - propor ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) a Política Nacional de Assistência Social, suas normas gerais, bem como os critérios de prioridade e de elegibilidade, além de padrões de qualidade na prestação de benefícios, serviços, programas e projetos;


    Lei 8.742/93

  • A a LOAS, elaborada por organizações não-governamentais, foi aprovada de início pelo Conselho Nacional de Assistência Social.

    B a Política Nacional de Assistência Social é um documento normatizador das ações de assistência social concebidas na LOAS.

    C o Conselho Nacional de Assistência Social conta com membros dos governos e da sociedade civil na proporção de 2 para 1.

    D um dos entraves da LOAS é o fato de que as populações rurais foram desconsideradas na universalização dos direitos sociais.

    E uma rede de proteção já opera no país para incluir, por exemplo, moradores de rua, imigrantes e idosos no âmbito da LOAS.