O trabalho planejado é contido dentro dos componentes de nível mais baixo da EAP, que são chamados de pacotes de trabalho. Um pacote de trabalho pode ser usado para agrupar as atividades onde o trabalho é agendado, tem seu custo estimado, monitorado e controlado. No contexto da EAP, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o resultado da atividade e não a atividade propriamente dita.
Errei e não concordo com o ITEM I.
Explico: É difícil a interpretação desse trecho "É a representação do trabalho por meio de atividades...".
Alguma luz, aguardando comentários...
Hard Question!
Fonte: PMBOK 5
Concordo com vc, Nobre Nobre.
A EAP, de fato, trata das "entregas" ou "pacotes de trabalho" e não de "atividades".
Ficaria melhor se na alternativa tivesse " É a representação do trabalho por meio de entregas..."
.
Encontrei uma fonte abaixo que sustenta isso aí... eu entraria com recurso se fosse hoje.
.
"O Guia PMBOK® diz que a EAP (Estrutura Analítica do Projeto, ou WBS - Working Breakdown Structure) termina em "pacotes de trabalho. Um pacote de trabalho pode ser agendado, ter seu custo estimado, monitorado e controlado". Mais ainda: "No contexto da EAP, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o resultado do esforço e não o próprio esforço." (p. 116).
Ou seja, o nível mais baixo da EAP são as entregas, as mesmas listadas na declaração de escopo, nenhuma a mais, nenhuma a menos. Para evitar confusão, eu prefiro usar o termo "entregas" (deliverables), e não mais "pacotes de trabalho" (workpackages), já que é de escopo que estamos falando.
E aí o leitor pergunta: "Mas e as atividades do cronograma (também chamadas de tarefas em algumas ferramentas)? Não fazem parte da EAP? No MS-Project® a EAP pode ser exibida para o cronograma inteiro...".
Aqui há uma questão semântica, i.e., de definição de vocabulário do Guia PMBOK®, e outra de ordem prática. A questão semântica é: EAP, pelo Guia PMBOK®, é saída de um processo da área de conhecimento escopo, anterior à definição de atividades, portanto, a EAP não contém atividades. A questão de ordem prática é: não seria útil, na identificação das atividades seguir decompondo a EAP abaixo do nível das entregas? Sim, é útil de fato, e você não está proibido de fazê-lo, mas, novamente, é de escopo que estamos falando ao montar a EAP, não de atividades ou tempo. Além disso, por fazer parte da linha de base de escopo, a EAP é usada como veículo de comunicação com o Patrocinador e outras partes interessadas que normalmente não estão interessados em acompanhar um nível de detalhe maior do que o de entregas."
Fonte: https://escritoriodeprojetos.com.br/ate-onde-descer-na-eap-wbs