SóProvas


ID
172777
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em uma biblioteca especializada em direito, após construir um perfil de interesses informacionais de seus usuários, o bibliotecário decide implantar um serviço individualizado, para alimentar periodicamente cada usuário com informações específicas. Para isso, deve implantar um serviço de

Alternativas
Comentários
  • Clipping é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias em jornaisrevistas,sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona. Pode-se também desenvolver o trabalho de clipagem em redes sociais, blogs, webjornais, rádio e televisão. Para isso, há inúmeras ferramentas que colaboram para a agilidade do trabalho.
    A Current Contents é uma base de dados de referência bibliográfica, produzida pelo ISI (Institute for Scientific Information) cobrindo aproximadamente 8.000 publicações periódicas, 2.000 livros em todas as áreas disciplinares, desde 1998. edições do current contents Ciências da Vida Medicina Clínica Ciências Sociais e Comportamentais Agricultura, Biologia e Ciências do Ambiente Engenharia, Informática e Tecnologia Física, Química e Ciências da Terra Artes e Humanidades ISI Current Contents

  • GABARITO: C

     

    Complementando o comentário da JOVANA KARLA:

     

    c) De acordo com  Bax et al. (2004, p. 4) o serviço de DSI tem por objetivo “prover cada usuário, inscrito com uma lista periódica e personalizada, dos novos trabalhos que deram entrada na base de dados e que podem se constituir em subsídios para trabalhos em andamento ou interesses”.

    d) Bases de dados são recursos informacionais que oferecem muitas formas de se pesquisar, com diversos pontos de acesso, permitindo a busca por palavras-chave, pelo(s) nome(s) do(s) autor(es), utilizando-se de lógica booleana, selecionando o período de cobertura, e muitos outros recursos que possibilitam buscas muito específicas, mais eficientes que os índices impressos utilizados anteriormente. Normalmente, disponibilizam apenas as referências, também podem trazer os textos completos dos documentos (CAMPELLO; CENDÓN; KREMER, 2000).

    e)  “A comutação bibliográfica é a sistemática operacional mediante a qual, por procedimentos reprográficos de qualquer índole (cópias tipo xerox, microfilmes, microfichas, etc.), os usuários de uma biblioteca, centro de documentação ou banco de dados têm acesso ao acervo de outra instituição similar participante de uma mesma rede. Este processo interbibliotecário e regido por normas específicas de prestação de serviços, de forma regular e responsável” (MIRANDA, 1977: 134).