-
kkkkk, essa questão foi mto louca! Meu Deus!
-
Esse gabarito não me parece coerente...
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1906/pdf_14
-
Questão esquizofrênica!! a cara da FCC... aff! rsrrsr
Pelo menos acertei!
Estudo de usuários: Sense making de Brenda Dervin
Promove uma abordagem qualitativa, buscando entender os usuários com as suas necessidades cognitivas, afetivas, psicológicas e fisiologicas.
-
Sabemos que o modelo sense-making de Brenda Dervin diz respeito à abordagem alternativa de estudos de usuários, na medida em que considera o processo de busca e uso da informação como um processo subjetivo, que é situacional, ou seja, está relacionado com fatores cognitivos, afetivos, psicológicos e fisiológicos. Brenda Dervin publicou sua teoria em 1983, e, dessa forma, podemos eliminar as alternativas a), b), d). Não se trata também de um modelo utilizado nos primeiros estudos de usuários, pois sabemos que os primeiros estudos de usuários seguiam a abordagem tradicional, a qual não utiliza teorias cognitivistas – como a de Brenda Dervin – para a investigação. Dessa forma, a alternativa correta é a c): são estudos de usuários da abordagem alternativa.
Gabarito: C
-
Essa aluna sou eu! KKK
Abordagem cognitiva – Sense Making (Brenda Dervin): o indivíduo é um ser em movimento, em passagem por diversas experiências e construções de significado, mas que em determinada situação é obrigado a uma parada pela ausência de informação, ‘o vazio cognitivo’. É uma abordagem qualitativa que procura entender os usuários (alternativa) com necessidades cognitivas, afetivas, psicológicas e fisiológicas.