erros em negrito:
a) compreender que a exploração capitalista é um mal necessário, minimizado pela distribuição da riqueza.
b) apreender que os problemas sociais são decorrentes do descaso governamental e da falta de políticas públicas redistributivas.
c) considerar que não há exploração do trabalho pelo capital, uma vez que o trabalhador recebe salário e benefícios pelos serviços prestados.
d)apreender que, a partir das lutas sociais, a classe trabalhadora conseguiu acesso à riqueza socialmente produzida, sobretudo, com a ampliação do papel do Estado através das políticas sociais.
e) considerar a exploração do trabalho pelo capital, e as lutas sociais protagonizadas pelos trabalhadores organizados. gabarito
"Bendizei ao Senhor, todas as suas obras..."
[...] entender a ‘questão social’ é de um lado, considerar a exploração do trabalho pelo capital e de outro, as lutas sociais protagonizadas pelos trabalhadores organizados em face desta premissa central à produção e reprodução do capitalismo. Conjugadas, essas premissas derivam em expressões diversificadas da ‘questão social’ em face das quais cabe sempre um processo de investigação a fim caracterizá-la enquanto ‘unidade na diversidade’; ou seja, devemos nos esforçar, como categoria, para apontar as características e ‘formas de ser’ de cada expressão da ‘questão social’ enquanto fenômeno singular e, ao mesmo tempo, universal, cujo fundamento comum é dado pela centralidade do trabalho na constituição da vida social (SANTOS, 2012, p.133)
O PROJETO SOCIAL COMO RESPOSTA À QUESTÃO SOCIAL
Aline Medeiro Damasio1 –