-
É a lesão de queimadura, produzida pelo cano da arma ainda quente, ao ponto de imprimir na pele da vítima a marca circular do cano e, em alguns casos, marcas de outras características de que a arma dispõe, como por exemplo da massa de mira, guia da mola real, parte frontal da armação nas pistolas, visto que o esfumaçamento,dependendo do tipo e das características do propelente usado, pode não ser bem notado pelo Perito.
-
Sinal de Werkgaertner: Somente em tiros encostados, porém pode surgir em qualquer lugar do corpo. Basicamente é o desenho da boca do cano da arma sobre a superfície (por fuligem) quando o tiro é encostado.
-
O sinal de werkgaertner é aquela marca do cano quente da arma na pele da pessoa que sofreu tiro encostado. Ainda, o descolamento da pele, entrada evertida e irregular são sinais da Camara de Mina de Hoffman, que também ocorre nos tiros encostados.
-
Comentário: Energias de Ordem de Mecânica --> Noções de balística forense
Os tiros encostados ainda permitem deixar impresso na pele o chamado sinal de Werkgaertner, representado pelo desenho da boca e da massa de mira do cano, produzido por sua ação contundente ou pelo seu aquecimento.
Gaba: Letra C.
-
Gabarito: C
Os TIROS ENCOSTADOS(quando não há plano ósseo logo abaixo) permitem deixar impresso na pele o chamado sinal de Werkgaertner, representado pelo desenho da boca e da massa de mira do cano, produzido por sua ação contundente ou pelo seu aquecimento.
Fonte: Genival Veloso de França. 2015
-
NÃO SERIAM BORDAS INVERTIDAS (PARA DENTRO DA PELE)
-
Sinais presentes nos disparos com arma de fogo encostada:
> Câmara de mina de Hoffman
> Sinais de Benassi
> Sinais de Werkgaertner
Fonte: Medicina Legal, Celso Luiz.
-
Gab. C
SINAL DE SCHUSSKANOL - representado pelo esfumaçamento das paredes do conduto produzido pelos projétil entres as lâminas interna e externa de um osso chato, a exemplo dos ossos do crânio
Zona de Tatuagem: Ocorre por tiro próximo ao corpo - É formada por grânulos de pólvora incombusta que grudam na pele ao redor do orifício. Tal zona de tatuagem é fixa, ou seja, não é possível de ser removida (“tatuagem verdadeira”) - não é tiro encostado.
Zona de esfumaçamento: Tiro ainda mais próximo do corpo (quando comparada à zona de tatuagem), sendo que tal zona será formada pela fumaça (de pólvora) expelida pela arma de fogo quando do disparo. Tal zona de esfumaçamento é removível (“tatuagem falsa”) - não é tiro encostado.
Chamuscamento: Será formado pelos grânulos de pólvora + fumaça expelida pela arma.
Atenção: Tais marcas supradescritas podem não surgir mesmo em casos de tiros próximos, não são obrigatoriamente constatadas no corpo, isso porque pode haver um anteparo antes dele. Ou seja, a ausência da zona de tatuagem ou esfumaçamento não permite concluir que o tiro foi dado a longa distância, isso em razão da possibilidade de ter havido anteparos.
Sinal de Benassi: Zona de tatuagem ou zona de esfumaçamento presente em Tiros encostados sobre superfícies ósseas - os sinais ficarão marcados ao redor do próprio osso (orifício de entrada).
Câmara de mina de Hoffmann: Em tiros encostados sobre a superfície óssea. O gás expelido pelo tiro bate no osso e volta, formando uma cavidade sobre a pele. As bordas do orifício de entrada serão evertidas (assim com as do orifício de saída), sendo que, para distingui-los basta verificar a presença do sinal de benassi, que indicará o orifício de entrada. A câmara de mina de Hoffmann é produzida pelos gases, não pelo PAF.
Sinal de Werkgaertner: Somente em tiros encostados, porém pode surgir em qualquer lugar do corpo. Basicamente é o desenho da boca do cano da arma sobre a superfície (por fuligem) quando o tiro é encostado.
Buraco de Fechadura: Em tiros oblíquos no crânio pode apresentar uma forma de “fechadura”.
Sinal de (funil) Bonnet: É visualizado na superfície óssea do crânio - ajuda a determinar o orifício de saída no crânio (fragmentos ósseos).
-
Sinal de Puppe-Werkgaertner Werkgaertner- ocorre nos tiros encostados/apoiados- desenho da boca e da massa da mira do cano.
RESPOSTA DO PROFESSOR: LETRA C
-
PALAVRAS-CHAVE DA QUESTÃO - Nos disparos de projéteis de arma de fogo em que resulta em orifício de entrada com a forma irregular, denteada ou com entalhes, pela ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos, bem como bordas evertidas e presença do Sinal de Werkgartner. A definição refere-se a uma espécie de tiro:
Somente no tiro encostado tem bordas evertidas (Aliás, na entrada e na saída)
Somente no tiro encostado tem o Sinal de Werkgartner
GAB: C
-
LETRA C – CORRETA - Nesse sentido, Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 293):
“Os tiros encostados ainda permitem deixar impresso na pele o chamado sinal de Werkgaertner (Figura 4.29), representado pelo desenho da boca e da massa de mira do cano, produzido por sua ação contundente ou pelo seu aquecimento.” (Grifamos)
O professor Roberto Blanco do CERS aduz que o sinal de puppe-werkgartner, que é o tiro com a boca de fogo da arma encostada na pele, sem osso por baixo. Deixa o decalque da boca de fogo na pele, não faz a boca de mina de Hoffman pq não tem osso.