SóProvas


ID
1728718
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No estudo da balística forense, trata-se de ferida de entrada de projétil de arma de fogo quando, diante de tiro com cano encostado, há superfície óssea no local do disparo. Tal sinal diz respeito à :

Alternativas
Comentários
  •  

    Câmara de mina de HoffmannÉ o nome dado à lesão provocada pelo disparo com o cano da arma encostado na pele da vítima. O orifício de entrada, diferente dos outros, terá as bordas evertidas (para fora), em razão da expansão dos gases do disparo.

    Na doutrina encontramos:
    Tiro com o cano apoiado ou encostado: (...) não encontrando espaço para a expansão necessária, é frequente que esses gases desloquem os tecidos moles dos planos ósseos subjacentes e provoquem uma verdadeira ruptura explosiva dos tecidos moles locais. Com a expansão dos gases e ruptura da pele local forma-se uma cratera, de bordas evertidas, inteiramente irregulares, a que HOFFMANN denominou de orifício em forma de boca de mina.
    (...) a boca de mina de HOFFMANN aparece quando um disparo de projétil de arma de fogo é efetuado com a boca de fogo apoiada ao corpo, desde que haja um plano resistente por baixo.

    Santos, R. B. Medicina Legal. p. 152-153. Rio de Janeiro, 2000.Liga Acadêmica de Medicina Legal - UPFhttp://medicinalegalupf.blogspot.com.br/2014/03/camara-de-mina-de-hoffmann_31.html?m=1
  • Alternativa correta letra E

     

    Boca de Mina de Hoffmann: Trata-se de ferida de entrada de projétil de arma de fogo quando diante de tiro com cano encostado quando há superfície óssea no local do disparo. Muito comum em execuções e suicídio. 

  • Comentário: Energias de Ordem Mecânica --> Noções de balística forense --> Ferimento de entrada

    Ferimentos de entrada nos tiros encostados: Estes ferimentos, com plano ósseo logo abaixo, têm forma irregular, denteada ou com entalhes, devido à ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos. Isso ocorre porque os gases da explosão penetram no ferimento e refluem ao encontrar a resistência do plano ósseo. É muito comum nos tiros encostados na fronte e chama-se câmara de mina de Hoffmann. A expressão melhor seria golpe de mina.

    Gaba: Letra E.

  • Gabarito: E

     

    Ferimentos de entrada nos tiros encostados, com plano ósseo logo abaixo, têm forma irregular, denteada ou com entalhes, devido à ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos. Isso ocorre porque os gases da explosão penetram no ferimento e refluem ao encontrar a resistência do plano ósseo. É muito comum nos tiros encostados na fronte e chama-se câmara de mina de Hoffmann. A expressão melhor seria golpe de mina. Na redondeza do ferimento, nota-se crepitação gasosa da tela subcutânea proveniente da infiltração dos gases. Em geral, não há zona de tatuagem nem de esfumaçamento, pois todos os elementos da carga penetram pelo orifício da bala e, por isso, suas vertentes mostram-se enegrecidas e desgarradas, com aspecto de cratera de mina. 

    Fonte: Genival Veloso de França. 2015

  • Caso queiram, assistam o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=l2iM2dlPOmM, pois ele escalre muito.

  • Boca de fechadura ... rar ara ri muito com isso Funcab ta engraçadona....

  • Sinais presentes nos disparos com arma de fogo encostada:

    > Câmara de mina de Hoffman 

    > Sinais de Benassi

    > Sinais de Werkgaertner

    Fonte: Medicina Legal, Celso Luiz.

     

    Região COM osso: Câmara de Mina/ Boca de mina de Hoffman.

    Região SEM osso: Sinal de Werkgarther.

  • Boca de fechadura: Ocorre nos ossos da calvária, quando o projétil tem incidência tangencial, porém com um mínimo de inclinação suficiente para penetrar na cavidade craniana, se assemelhando a um buraco de fechadura.

  • BOCA DE MINA OU CÂMARA DE MINA DE HOFFMAN em tiros encostados/apoiados; localiza-se entre a pele e o osso e decorre da expansão dos fases oriundos da queima da pólvora, gerando ruptura do tecido, sendo normalmente, de forma estrelada.

    RESPOSTA DO PROFESSOR: LETRA E

  • rosa de tiro de cevidalli: conjunto de feridas originadas de cartucho de projeteis multiplos(balins)

  • Nesse sentido, Genival Veloso de França  (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 293):

     

    Ferimentos de entrada nos tiros encostados. Estes ferimentos (Figura 4.27), com plano ósseo logo abaixo, têm forma irregular, denteada ou com entalhes, devido à ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos. Isso ocorre porque os gases da explosão penetram no ferimento e refluem ao encontrar a resistência do plano ósseo. É muito comum nos tiros encostados na fronte e chama-se câmara de mina de Hoffmann. A expressão melhor seria golpe de mina.” (Grifamos)

     

    FOTOS FORTES:

     

    http://www.malthus.com.br/mg_imagem_zoom.asp?id=1396#set

     

    FONTE: http://www.malthus.com.br

  • GABARITO E


    Câmara de mina de Hoffmann: Em tiros encostados sobre a superfície óssea. O gás expelido pelo tiro bate no osso e volta, formando uma cavidade sobre a pele. As bordas do orifício de entrada serão evertidas (assim com as do orifício de saída), sendo que, para distingui-los basta verificar a presença do sinal de benassi, que indicará o orifício de entrada. A câmara de mina de Hoffmann é produzida pelos gases, não pelo PAF.


    bons estudos

  • SINAL DE HOFMANN/BOCA DE MINA: provocada pelos gases em explosão entre a pele e o osso, causa ruptura do tecido epitelial com bordas evertidas e costuma possuir forma estrelada e enegrada (pólvora na pele). Na saída é ROMANESE.

    SINAL DE BENASSI-CUELI: nos tiros no crânio/escápulas pode ser encontrado um halo fuliginoso (pólvora no osso). Difere da zona de tatuagem, uma vez que não são decorrentes de pólvora incombusta deixados sobre a pele, sendo a característica mais evidente do Sinal de Benassi, o halo fuliginoso deixado sobre o periósteo, ou seja, membrana que recobre os planos ósseos.

  • O que seria do QC sem os comentários dos colegas?

    A professora perdeu a oportunidade de explicar os demais conceitos.

  • ROSA DE TIRO DE CEVIDALLI encontrado em disparos de projéteis múltiplos (geralmente chamados de balins, como os utilizados na munição de espingardas calibre 12). 0 diâmetro guarda relação com a distância do tiro. É caracterizada pela disposição em grupo, mais ou menos circular, das lesões produzidas pela entrada dos balins, separadamente, na pele ou no alvo.

    A rosa de tiro de Cevidalli é o conjunto de feridas produzidas pela entrada de projéteis múltiplos disparados por arma de alma lisa. 

    GABARITO: CORRETO

  • BURACO DE FECHADURA- ocorre nos ossos da calvária (parte superior do crânio) quando o projétil tem incidência tangencial - tem esse nome, pois o próprio nome já diz: é como se fosse uma fechadura, pois como apresenta incidência tangencial, ao se aproximar de um dos buracos do projétil, poder-se-ia ver o outro lado (saída do projétil). Literalmente, é como se fosse um buraco de fechadura.