SóProvas


ID
1728721
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca das fases de putrefação, no estudo da Tanatologia, quando há a presença da mancha verde de Brouardel a partir das primeiras 24h após a morte, pode-se afirmar que se está diante da fase:

Alternativas
Comentários
  • A primeira questão dessa bateria de exercício diz uma resposta e essa questão diz outra resposta com a mesma questão!!!

    Vou colar o que Davi Sobral relatou:

    A mancha verde de Brouardel deriva-se da reação do gás sulfídrico exalado pelo cadáver em contato coma hemoglobina. O local mais comum de aparecimento da mancha é no abdômen (fossa ilíaca direita). A presença dessa mancha caracteriza início da fase cromática ou de coloração e se dá a partir das 24 horas.

    A fase Efisematosa ou Gasosa ocorre a partir de 48h a 72h após o óbito (a partir de 3 dias) e ocorre a CIRCULAÇÃO Postuma de Brouardel

    Reportar abuso
  • Está errado isso ai, tem que trocar o gabarito


  • A FUNCAB alterou esta questão colocando a resposta certa como sendo a LETRA C (CROMÁTICA OU DE COLORAÇÃO). O Guilherme Guimarães esta correto, nos conceitos de CIRCULAÇÃO POSTUMA DE BROUARDEL e MANCHA VERDE. Segue o link da alteração pela banca: https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/prova/arquivo_gabarito/44942/funcab-2015-pc-ac-perito-criminal-gabarito.pdf


  • Alternativa correta letra C (cromática ou de coloração)

    É a fase em que há alteração de coloração do cadáver, passando a ficar com a tonalidade esverdeada escuro. Uma das características da fase é o aparecimento da MANCHA VERDE DE BROUARDEL. 

  • Em minha opinião a questão está com o gabarito errado, pois aprendi da seguinte forma:

    Fenômenos Destruidores
    A - Autólise
    B - Putrefação
    C - Maceração Séptica e Asséptica

    Sendo que na Fase de Putrefação ela se Divide em 4 fases:
    1 -  Cromática ou Coloração - Após 24h e o local mais comum de aparecimento da mancha verde é no abdômen.
    2  - Enfisematosa ou Gaseificação - Aumento do volume de gases fazendo com que o cadáver "boia/flutua" +36h +72h
    3 - Redutora ou Coliquação
    4 - Fase de Esqueletização

    Aprendi assim, mas não foi o que a banca cobrou, continuar a estudar e pesquisar.

  • Eles misturaram a mancha verde(que aparece depois de 24horas  e é a fase coloração) com a circulação postuma de brouardel(fase gasosa)

  • também tenho material afirmando que é fase cromática, até a Neusa Bittar em seu livro afirma que é a 1ª fase coloração

  • Fase da coloração: começa com a mancha verde abdominal, que se forma
    primeiro na fossa ilíaca direita por causa da proximidade do ceco com a pele. O gás sulfídrico
    produzido pelas bactérias difundi-se pelos tecidos e se combina com a hemoglobina,
    formando a sulfoemoglobina ou sulfometemoglobina, que tem cor verde. Há quem afirme
    que a cor verde depende de prévia transformação da hemoglobina em biliverdina, que seria
    modificada pela ação do gás sulfídrico. Aparece cerca de 18 a 24 horas após a morte, nos
    meses de verão, e 36 a 48 horas, no inverno.
    Enquanto se difunde a mancha verde, vai ocorrendo intensa hemólise, que modifica
    a cor de vários tecidos. Nesse mesmo período, já há produção de gás suficiente para
    distender o abdômen e espremer os grandes vasos e o coração, empurrando o sangue
    para os vasos superficiais, que se tornam mais visíveis e de cor pardo-esverdeada
    escura, desenhando uma rede. É a circulação póstuma de Brouardel.

    MEDICINA LEGAL PARA CONCURSOS
    PROFESSOR/DELEGADO ANDRÉ UCHÔA
     

  • Apesar de não concordar com a banca, ela em primeiro momento colocou a "C" como correta e depois dos recursos mudou o gabarito para "A", com a seguinte justificativa (JUSTIFICATIVA DA BANCA):

    A Circulação Póstuma de Brouardel ocorre quando todo o corpo está em decomposição, impregnado de uma mancha verde e em forma arborescente período gasoso da putrefação). Sendo assim, o gabarito merece ser alterado para a alternativa que traz a Fase Enfiseimatosa ou de Gaseificação.

  • A banca quis claramente confundir o candidato, misturando a mancha verde abdominal com a circulação póstuma de Brouardel. O grande problema é que a mancha verde abdominal aparece aproximadamente entre 24 e 36 horas enquanto que a circulação póstuma de Brouardel entre 36 a 72 horas, o que torna a questão ainda mais complicada de se responder.

  • “Os gases internos da putrefação migram para a periferia provocando o aparecimento na superfície corporal de flictenas contendo líquido leucocitário hemoglobínico com menor teor de albuminas em relação às do sinal de Chambert, e de enfisema putrefativo que crepita à palpação e confere ao cadáver a postura de boxeador e aspecto gigantesco, especialmente na face, no tronco, no pênis e bolsas escrotais. A compressão cardiovascular emigra sangue para a periferia originando na pele curioso desenho denominado circulação póstuma de Brouardel.”

    Trecho de: Delton Croce Júnior. “Manual de Medicina Legal.” iBooks. https://itunes.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewBook?id=2DE48A180F3B3F7F1F0981BED7C5CD26

  • A Circulação Póstuma de Brouardel ---> fase gasosa (2ª fase da putrefação)

  • Optei pela alternativa "c" em razão do tempo e por se tratar de mancha verde abdominal:

     

    período de coloração – caracterizado principalmente pela mancha verde abdominal, localizada na fossa ilíaca direita, evoluindo para outras áreas do corpo. Essa mancha resulta da ação de germes aeróbicos, anaeróbicos e facultativos, inicialmente no intestino (exceção recém-nascidos e fetos), urgindo de vinte a vinte e quatro horas após a morte

     

    A circulação póstuma de Brouardel é aparente muito depois de 24 horas. A questão é bem estranha, por misturar os dois conceitos.

  • Também respondi a letra C por mencionar a presença de mancha verde. 

    A questão misturou os dois conceitos da duas primeiras fases da Putrefação sendo:

    1ª fase - cromática ou de coloração: no verão começa de 18 a 24 horas após o óbito; no inverno pode demorar 36 a 48 horas para começar. Esta fase pode durar até 7 dias. A característica dessa fase é o surgimento de uma mancha verde no quadrante inferior do abdômen que com o tempo espalha-se pelo corpo todo. Em crianças e afogados esta macha inicia-se pelo tórax.

    2ª fase - gasosa: começa 24 horas após o óbito, atinge o seu máximo em 3 ou 4 dias e pode durar de 7 a 30 dias. Nessa fase o tecido subcutâneo é coberto por bolhas de fases sulfurados (enfisema), denominados flictenas putrefativos, aumentando de volume. Ocorre agigantamento, inchaço das genitálias, aumento da língua que se projeta para fora, destacamento da pele, perda dos fâneros (pelos, unhas e cabelos). A pela da mão fica semelhante a uma luva. O coração amolecido, os pulmões com cor parda escura e o cérebro se reduz a uma massa cinzenta e pegajosa, que escoa pela cabidade craniana quando aberta. Outro fenômeno que occore é a "Circulação póstuma de BROUARDEL" que ocorre quando o sangue é forçado para a periferia do corpo, produzindo desenhos pelos vasos sanguíneos que ficam preenchidos com sufahemoglobina e hematina.

  • A FUNCAB dormiu nas aulas de Medicina Legal...

  • Existe entendimento contrário  à questão formulada, acerca da 1° fase da putrefação:

    Neusa Bittar em sua obra ,MEDICINA LEGAL E NOÇOES DE CRIMINALÍSTICA,  aduz que a primeira fase seria a CROMÁTICA,(MANCHA VERDE ABDOMINAL) enquanto a segunda fase seria a ENFISEMA OU GAZOSA.

    No nosso clima a putrefação  inicia-se AO REDOR DE  24 HORAS DA MORTE.

     

  • Bora acordar aí QC, depois que respondi e vi que tinha errado essa questão quase chuto tudo aqui do meu material (tipo aquele "meme" que tem kkk)

  • período cromático ou de coloração - inicia-se, em geral pela mancha verde abdominal, localizada, de preferência, na fossa ilíaca direita. Dai, vai - se difundido por todo o abdome, pelo tórax, cabeça e pelos membros. A tonalidade azul  - esverdeada vai escurencendo até atingir o verde - enegrecido, dando ao cadáver um tom bastante escuro. o aparecimento dessa mancha em  nosso meio, surge entre 20 e 24 horas depois da morte.

     

    MEDICINA LEGAL -  Décima edição - Genival Veloso de França - página 452, capítulo 17.

  • Fiquei na dúvida deveido o enfiseiiiiiiiimatosa...

  • Gente, não to entendendo é nada. 

    Mancha verde abdominal e circuração póstula de Brouardel não são coisas diferentes? Sendo que a mancha verde é da fase de coloração e a circulação póstuma de brouardel é a da fase gasosa?

    Mancha verde de Brouardel não existe, né? 

    Que questão ridícula. 

  • comentário abaixo explica que houve mudança de gabarito para letra C.

    ainda bem porque já estava surtando!

    afinal:  mancha verde abdominal, localizada NA FOSSA ILÍACA DIREITA.  Decorre de uma reação do gás sulfídricocom a hemoglobina =  Fase Cromática.

    CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL .esboça na derme o desenho vascular.

  • Galera, notifiquem o erro ao QC. Gabarito errado prejudica o nosso estudo?

     

  • Segundo a doutrina, na putrefação podemos considerar quatro período transformativos, são eles:

     

    - Período de coloração (cromática) - tonalidade verde-enegrecida dos tegumentos, originada pela combinação do hidrogênio sulfurado nascente com a hemoglobina, formando a sulfometemoglobina, surge, em nosso meio, entre 18 e 24 horas após a morte, durante, em média, 7 dias;

    [...]

     

    Prof. Alexandre Herculano - Medicina Legal - Estratégia Concursos.

     

    O gabarito era p ser letra C

     

  • A FUNCAB alterou esta questão colocando a resposta certa como sendo a LETRA C (CROMÁTICA OU DE COLORAÇÃO). O Guilherme Guimarães esta correto, nos conceitos de CIRCULAÇÃO POSTUMA DE BROUARDEL e MANCHA VERDE. Segue o link da alteração pela banca: https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/prova/arquivo_gabarito/44942/funcab-2015-pc-ac-perito-criminal-gabarito.pdf

  • Respondi certo e quando veio a reposta do site estava errado.. hahahaha
    Mas no final acertei... 1ª FASE - Cromática ou de Coloração

  • No tocante aos estágios da putrefação temos:

    1º) COLORAÇÃO- ocorre entre as primeiras 24 horas. Inicia-se com a MANCHA VERDE ABDOMINAL na região do ceco (parte do intestino groso), na fossa ilíaca direita.

    2º) GASOSA ou ENFISEMATOSA. Há a ação dos gases no interior do corpo e como muitas vezes os gases não conseguem sair, há a formação de um conteúdo podre. Nesse estágio que encontramos a CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL, em que gases putrefeitos se espalham no interior dos vasos sanguíneos (tendo aparência de “teia de aranha"). Com a ação da gravidade, os vasos inferiores ficaram cheios de sangue, e os superiores serão esvaziados. No entanto, com a circulação póstuma de Brouardel, em decorrência do período gasoso, os vasos poderão voltar a ficar cheios. Ao encontrar um cadáver nesse estado, estima-se que seu tempo de morte seja de 1 semana. Destaca-se que nos cadáveres FEMININOS, valendo-se do mesmo raciocínio, há o PARTO PÓSTUMO DE BROUARDEL, em que o útero e o feto são expulsos pela vagina.

    3º) COLIQUATIVA- quando ocorre a dissolução pútrida do cadáver. Sua duração varia de meses a anos, podendo ocorrer em todo o cadáver ou apenas em parte dele. Inicia-se com 3 (três) semanas da morte.

    4º) ESQUELETIZAÇÃO- fase em que há a perda dos tecidos moles, em que há o aparecimento dos músculos, vísceras e ossos. Seu período pode durar de meses a anos.

    - Um outro conceito que temos é a MACERAÇÃO que consiste em um processo de transformação em que há a destruição dos tecidos moles do cadáver, através da ação prolongada de líquidos. Pode ocorrer em: I) indivíduos: a) séptica; b) asséptica; II) fetos

    GABARITO PROFESSOR: LETRA A.
  • Quando há a presença da mancha verde de Brouardel a partir das primeiras 24h após a morte, pode-se afirmar que se está diante da fase: CROMÁTICA ou de coloração!

  • PESSOAL!

    IDÊNTICA QUESTÃO A ESSA Q567405 O GABARITO FOI DADO PELO QC COMO CROMÁTICA, DONT WORRY!! 

  • Bizú das fases da putrefação:

    C - G - C- E

    Cromática

    Gasosa

    Coliquativa

    Esqueletização

  • Em outra questão idêntica a esta e da mesma banca a resposta correta é gaseificação. Agora não sei o que esta correto!

  • Alguém pode citar o autor que nomeia com eponimos de BROUARDEL uma mancha de putrefação? Nunca vi isso.

  • SEGUNDO FRANÇA, VANRELL, CROCE E HYGINO AFIRMAM QUE A MANCHA VERDE ABDOMINAL OCORRE NA FASE DE COLORAÇÃO OU CROMÁTICA

    OBS: NENHUM DESSES AUTORES CITAM O NOME " MANCHA VERDE DE BROUARDEL

    AS CITAÇÕES CONTIDAS NAS OBRAS REFEREM-SE A: CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL QUE SEGUNDO FRANÇA, CROCE E VANRELL OCORRE NA FASE GASOSA OU ENFISEMATOSA

    E PRA HYGINO OCORRE NA FASE DE COLORAÇÃO

    NA MINHA OPINIÃO A QUESTÃO NÃO TEM GABARITO DEVIDO A NOMENCLATURA REDIGIDA

  • A banca adotou a bibliografia do Hygino e para ele a circulação póstuma de Brouardel aparece na fase da coloração.

    Fonte; Hygino, segunda edição, pág: 176.

  • A circulação póstuma de Brouardel, para França, é um sinal que indica a fase gasosa da putrefação. Para Hygino, trata-se da fase de coloração.

  • O problema disso tudo é que é necessário saber qual doutrinador a banca escolheu, vejam só:

    >> Ano: 2015 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Usaram a doutrina de Hygino Hércules para compor a questão, e segundo ele, a circulação póstuma de Brouardel é parte da fase de coloração da putrefação, e não da fase de enfisema.

    JÁ PARA:

    SEGUNDO FRANÇA, CROCE E VANRELL:

    CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL QUE OCORRE NA FASE GASOSA OU ENFISEMATOSA

    E PRA HYGINO OCORRE NA FASE DE COLORAÇÃO

      FASE CROTICA (fase inicia a partir de 18-24 horas após a morte. cadáver muda de cor/manchas); 

    2ª FASE GASOSA OU ENFISEMATOSA (início 2-3 dias(48h a 72h), auge 6d-10d)

    LOGO, se a questão afirma que :

    -SUrgiu a partir das primeiras 24h após a morte>>então fase Cromática(lembrando que a fase cromática vai até 48h, não é até 24h, ela inicia a partir das 18h-24h após a morte) Já a gasosa começa a partir de 48h após a morte)

    COMPLICADO...

  • a banca se contradiz

  • mancha verde de Brouardel é a mesma coisa de circulação postuma de Brouardel...questão passível de recurso com base em divergÊncias doutrinárias.