-
Saponificação – Processo conservador que se caracteriza pela transformação do cadáver em substancia untuosa, mole e quebradiça, dando uma aparência de cera ou sabão. Este processo surge a partir de gorduras do cadáver em contato com elementos minerais do solo.
-
SAPONIFICAÇÃO:
É um fenômeno raro, que produz material esbranquiçado, mole e um pouco friável, de aspecto céreo, que aparece nas partes moles gordurosas de um cadáver quando certas condições ambientais estão presentes, chamado de adpocera.
Para que se forme, há necessidade de que se inicie a putrefação, pois as enzimas bacterianas têm que começar a hidrólise das gorduras neutras (triglicerídios) para que os ácidos graxos sejam liberados.
Sob a temperatura ambiente abaixo de 21°C, esse fenômeno não ocorre ou é muito retardado, pois a putrefação demora mais a se instalar. Locais de difícil acesso ao ar atmosférico, com baixa oxigenação e calor úmido, como ocorre em terrenos ardilosos, são necessários a sua formação.
Embora não percebida, a adipocera já começa a se formar após a 1ª semana, mas só a vemos quando o teor dos ácidos graxos atingem 70%, ao cabo de 3 meses.
Como é formada a partir das gorduras do corpo, é muito mais freqüentes em indivíduos gordos. Pode ocorrer com pessoas grandes e bem nutridas, mesmo em túmulos sem grande umidade local, pois a quantidade de água do próprio corpo prepara o ambiente. Pode ser encontrada em recém-nascidos, mas nunca em prematuros.
Por ser um produto de difícil degradação no processo da putrefação, a formação da adipocera funciona como fenômeno conservador do cadáver. A produção de ácidos modifica o pH e inibe a ação das bactérias de putrefação.
As feições e as formas do corpo podem ser preservadas por meses e anos a fio. Ai reside o valor médico-legal. Além de permitir o reconhecimento do individuo a todo este tempo, mantendo a forma, favorece o exame das lesões porventura existentes. No entanto, é mais comum que se note a adipocera apenas em alguns segmentos do corpo.
Fonte: Professor Hygino de Carvalho Hércules
-
ALTERNATIVA CORRETA LETRA C
A) Calcificação
B) Plastinação
C) SAPONIFICAÇÃO OU ADIPOCERA
D) Corificação
E) Mumificação
-
SAPONIFICAÇÃO: "É um processo transformativo de conservação que aparece sempre após um estágio regularmente avançado de putrefação, em que o cadáver adquire consistência untosa, mole, como o sabão ou a cera (adipocera), às vezes quebradiça, e tonalidade amarelo-escura, exalando odor de queijo rançoso (...) habitualmente se manifesta em cadáveres inumados coletivamente em valas comuns de grande dimensões, como nas primeiras exumações ocorridas no Cemitério dos Inocentes de Paris (...) Influenciam o surgimento desse fenômeno: fatores individuais e, especialmente, os fatores mesológicos representados pelo solo argiloso e úmido, que permite a embebição e dificulta, sobremaneira, a aeração. O cadáver que sofreu o fenômeno da adipocera apresenta, segundo Thouret, o aspecto de "queijo branco ordinário" e rançoso." (CROCE, Delton; CROCE JR, Delton. Manual de medicina legal. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 475)
LETRA "C"
O fenômeno da saponificação ou adipocera consiste no (a):
(...)
c) transformação em virtude da gordura do cadáver em contato com metais do ambiente, formando uma cera, espécie de sabão, impedindo a proliferação de bactérias e fazendo cessar o processo de putrefação.
-
Amigos,
Gostaria de compartilhar a conquista de ter sido aprovado entre os 15 de 93 vagas para a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco - Perícia Científica. Encontrei aqui valioso conteúdo para a preparação, além do intercâmbio com os demais concurseiros que por alguns meses se tornaram meus companheiros mais próximos. Sucesso a todos e que venham outras conquistas.
Sorte!
Ricardo Silva/ Recife-PE
-
Apenas como informação: Corificação: É muito raro. Encontrado em cadáveres inumados em urnas metálicas (principalmente zinco) fechadas hermeticamente. Pele de cor e aspecto de couro curtido recentemente.
-
a) Calcificação: pode surgir no feto morto e retido no útero materno, abaixo do quinto mês de gestação, no qual há deposição de cálcio. Esse feto calcificado é chamado Litopédio.
-
GABARITO: C
Saponificação, outro fenômeno conservativo, ocorre a transformação da gordura corporal em sabão, dando aos restos mortais um aspecto acinzentado e de manteiga e um odor de queijo rançoso (“adipocera”). Ocorre com cadáveres de obesos e grávidas e é facilitado por inumações em solos argilosos, quentes, úmidos e mal ventilados.
Alfacon
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia forense.
A) ERRADO. Essa é a descrição do fenômeno da calcificação, em que os fetos calcificados são chamados de litopédios.
B) ERRADO. Essa é a descrição da técnica de plastinação, método de conservação de espécimes biológicos.
C) CERTO. A saponificação é um fenômeno transformativo conservador, que se caracteriza pela transformação do cadáver em substância de consistência untuosa, mole e quebradiça, de tonalidade amarelo-escura, dando uma aparência de cera ou sabor. Surge depois de um estado mais ou menos avançado de putrefação quando certas enzimas bacterianas hidrolisam as gorduras neutras, dando origem aos ácidos graxos, os quais em contato com elementos minerais da argila se transformam em ésteres.
D) ERRADO. Essa é a descrição do fenômeno transformativo conservativo da corificação, em que o corpo é preservado da decomposição.
E) ERRADO. Trata-se do fenômeno da mumificação, em que são necessárias condições ambientais que garantam a desidratação rápida, de modo a impedir a ação microbiana responsável pela putrefação.
Gabarito do professor: Alternativa C.