SóProvas


ID
1729339
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione as correntes pedagógicas às respectivas características.

1. Pedagogia Libertadora

2. Pedagogia Crítico-social dos conteúdos

( ) Coloca como eixo central a relação entre educação e política e, inicialmente, aparece fora da escola.

( ) Muito utilizada por grupos de trabalhadores que precisam aprofundar os conhecimentos sobre as relações sociais.

( ) A escola aparece como espaço onde a ação dos professores e dos alunos pode contribuir para a transformação social.

( ) O conhecimento leva o aluno ao compromisso político.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Pedagogia Libertadora: Vinculada às propostas de educação de Paulo Freire. Esta tendência progressista de educação foi construída a partir dos trabalhos com educação popular, na maioria das vezes não amarrada ao ensino escolar. Contudo, muitas das propostas sugeridas por esta tendência tornaram-se referências para o processo de reflexão e crítica das práticas pedagógicas desenvolvidas pela educação formal. Por sua vez, é fundamental explicitar que a pedagogia libertadora entende que a educação tem um papel primordial de transformação da sociedade, iniciando já nas relações sociais estabelecidas em seu campo.

     

    Pedagogia Crítico-social dos conteúdos: a Crítico-social dos conteúdos também está preocupada com a função transformadora da educação em relação à sociedade, sem, com isso, negligenciar o processo de construção do conhecimento fundamentado nos conteúdos acumulados pela humanidade.
    Segundo Aranha (1996), a Pedagogia Crítico-social dos conteúdos, ou, como também é conhecida, a Pedagogia Histórica-crítica, busca: “Construir uma teoria pedagógica a partir da compreensão de nossa realidade histórica e social, a fim de tornar possível o papel mediador da educação no processo de transformação social. Não que a educação possa por si só produzir a democratização da sociedade, mas a mudança se faz de forma mediatizada, ou seja, por meio da transformação das consciências”. (ARANHA, 1996, p. 216).

  • saber sistematizado= crítico-social dos conteúdos

    #Partiuposse!