SóProvas



Questões de Tendências Pedagógicas


ID
63457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.

Na concepção liberal, a participação objetiva reformar a estrutura da democracia representativa e satisfazer as necessidades dos indivíduos considerados iguais.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa parte, alguém sabe me explicar? : Na concepção liberal, a participação objetiva reformar a estrutura da democracia representativa

  • Não entendi essa pergunta alguém sabe a resposta?

  • se e liberar , pq fala da etrutura da democracia?? nao entendi ;;; kd o comentario do professor qc

  • Achei confuso pois fala de Reformular a democracia. Mas, as tendencias liberais tem o objetivo de focar no individuo, na meritocracia, e não no contexto social e melhoria da sociedade.

  • Essa questão é nada com nada + nada.

  • Pessoal, a questão está certa, a primeira tendência ( tradicional), vinda pelos jesuítas, a escola era para os burgueses para o sistema capitalista, quando surge a escola nova nos estados unidos por John Dewey e trazida para o Brasil por Anísio Teixeira em 1930, a visão da escola nova era uma visão democrática, gratuita e laica, obrigatória, ofertada pelo Estado e igual para ambos os sexos. Então surgiu em 1932 o manifesto dos pioneiros, que tinha como título: a reconstrução nacional no Brasil, que era de reformar e satisfazer as necessidades de todos.

    Item CORRETO

  • Questão sem sentido, esse conteudo ja tem uma logica fragil e assim....

  • Questão confusa! Não entendi a parte da democracia.

  • questão vaga dimais

  • Liberalismo: Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade perante a lei. ... Os liberais opuseram-se ao conservadorismo tradicional e procuraram substituir o absolutismo no governo pela democracia representativa e pelo Estado de direito.

    Lembrando que tal concepção defende a meritocracia que é um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo. Ou seja, não se leva em consideração a desigualdade de oportunidades.

  • Quando fala em liberal, nos remete à tendência tradicional. Estrutura representativa - Para todos. Reformar - mudar Quando mudo algo que é para todos, transformo em algo para um. A tendência tradicional é individualista. Logo, o liberalismo quer mudar a Democracia, que é para todos, em algo individual, cada um por si.

ID
65269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens
subseqüentes.

As escolas que utilizam o método montessoriano são consideradas uma manifestação da concepção liberal tradicional.

Alternativas
Comentários
  • Maria Montessori - Tendência Liberal Renovadora ProgressivaIndividualidade, atividade e liberdade do aluno são as bases da teoria, com ênfase para o conceito de indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objeto do ensino. Montessori defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações. O objetivo da escola é a formação integral do jovem, uma "educação para a vida". Nas escolas montessorianas, o espaço interno era (e é) cuidadosamente preparado para permitir aos alunos movimentos livres, facilitando o desenvolvimento da independência e da iniciativa pessoal. Maria Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que as crianças exploram e decodificam o mundo ao seu redor.O método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Baseia-se na observação de que meninos e meninas aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta.
  • Tendência liberal tradicional - "Papel da escola- A atuação da escola consiste na preparação inte­lectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O com­promisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade. O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. Assim, os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Caso não consigam, devem procurar o ensino mais profissionalizantePapel da escola- A atuação da escola consiste na preparação inte­lectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O com­promisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade. O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. Assim, os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Caso não consigam, devem procurar o ensino mais profissionalizante".(Luckesi)
    Tendência liberal renovada progressivista
    Papel da escola- A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. Todo ser dispõe dentro de si mesmo de mecanismos de adaptação progressiva ao meio e de uma conseqüente integração dessas formas de adaptação no comportamento. Tal integração se dá por meio de experiências que devem satisfazer, ao mesmo tempo, os interesses do aluno e as exigências sociais. À escola cabe suprir as ex­periências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de cons­trução e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente.(Luckesi)
    Método de ensino- A ideia de "aprender fazendo" está sempre pre­sente. Valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas. Embora os métodos variem, as escolas ativas ou novas (Dewey, Montessori, Decroly, Cousinet e outros) partem sempre de atividades adequadas à na­tureza do aluno e às etapas do seu desenvolvimento. Na maioria delas, acentua-se a importância do trabalho em grupo não apenas como técnica, mas como condição básica do desenvolvimento mental. 
    Método Montessoriano - Cada aluno assume sua obrigação, responde pelos próprios atos no processo pedagógico.

  • Maria Monterossri é da tendência Liberal Renovada Progressivista!!! assim como Piaget.

    FOCO#

  • As escolas que utilizam o método montessoriano são consideradas uma manifestação da concepção Liberal Renovada Progressivista


    Tendência Liberal Renovada Progressivista:Percebe-se na Tendência Liberal Renovada Progressivista o enfoque no aluno, a possibilidade natural no seu aprendizado, mas também no seu momento de ensinar, de testar, de tentar, de experimentar, de aprender fazendo inferências, modificando o meio, transformando-o. Essas ofertas ao aluno surgem como necessidade que ele apresentava quando ainda sem voz. Com toda certeza não se impõe o aprendizado, constrói-se ele. E essa construção deverá ser feita por todos, professores, alunos e comunidade escolar, através da prática alicerçada na teoria.


    Os principais autores/pensadores desta concepção pedagógica são: Dewey, Declory, Anísio Teixeira, Claparède, Piaget, Montessori, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo.


    Fonte: http://www.infoescola.com/pedagogia/tendencia-liberal-renovada-progressivista/


    Gabarito: Errado.


    Bons estudos!!!^^

  • ESCOLA NOVA

  • Eu entraria com recurso nessa questão devido ao seguinte:

    As escolas que utilizam o método montessoriano são consideradas uma manifestação da concepção liberal tradicional.

    Considerei correta pelo fato de ser sim uma manifestação da escola liberal TRADICIONAL que foi se modificando ao longo dos anos. Ao meu ver, a escola tradicional foi sofrendo mudanças, modificações que considero serem um tipo de manifestação sim, pois a questão não fala se essa modificação foi positiva ou negativa.

  • O Método Montessoriano é considerado da tendência Escola Novista ou tendência Liberal Renovada Progressivista ( ou Progressiva) .

    Piaget, Anisio Teixeira, Kill Patrick, Jhon Dewey também são escola Novistas.


ID
65272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens
subseqüentes.

A escola de Summerhill é uma das concretizações dos pressupostos da concepção liberal renovada não-diretiva.

Alternativas
Comentários
  • Uma escola democrática caracteriza-se por dois princípios básicos:a possibilidade de os alunos escolherem se querem ou não assistir as aulas; ea dinâmica de assembléias, onde todos participam, para decidir as normas da escola.Summerhill destaca-se por defender que as crianças aprendem melhor se livres dos instrumentos de coerção e repressão utilizados pela grande maioria das escolas. Nela todas as aulas são opcionais, os alunos podem escolher as que desejam freqüentar e as que não desejam. Neill fundou a escola acreditando que "uma criança deve viver a sua própria vida - não uma vida que seus pais acreditem que ela deva viver, não uma vida decidida por um educador que supõe saber o que é melhor para o aluno." fonte:wikipédia
  • Summerhill - Tendência Liberal Renovadora Não-diretivaAlexander Sutherland Neill (1883-1973) – fundador da Summerhill School, na Inglaterra – viveu boa parte de seus 90 anos. Sua escola tornou-se ícone das pedagogias alternativas ao concretizar um sistema educativo em que o importante é a criança ter liberdade para escolher e decidir o que aprender e, com base nisso, desenvolver-se no próprio ritmo.
  • Nessa concepção, não existe uma metodologia definida, e sim um empenho do professor em desenvolver meios próprios que facilitem a aprendizagem do educando, utilizando técnicas de sensibilização que favoreçam o diálogo. Professor (facilitador/especialista em relações humans). Essa pedagogia apresenta-se mais democrática que a tradicional, acredita-se  que a relaçao entre pessoas pode ser mais justa e sem divisão de classes sociais. A aprendizagem baseia-se na busca da auto-realização e capacidade de transformar suas próprias percepções. Desta forma a avaliação escolar torna-se desnecessária. Os conteúdos são dispensáveis, priorização do desenvolvimento das relações e da comunicação, visa faciliatar meios para que os alunos construam seu próprio conhecimento.

    A escola de Summerhill - mais democrática.
  • Gabarito: Certo.


    Tendência liberal renovada não-diretiva: Acentua-se nesta tendência o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Entre nós, o inspirador da pedagogia não-diretiva é C. Rogers, na verdade mais um psicólogo clínico que um educador. Suas ideias influenciam um número expressivo de educadores e professores, principalmente orientadores educacionais e psicólogos escolares que se dedicam ao aconselhamento. Menos recentemente, podem-se citar também tendências inspiradas na escola de Summerhill do educador inglês A. Neill.


    Bons estudos!^^


ID
65275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens
subseqüentes.

A Lei n.º 5.692/1971, que organizou a educação brasileira durante um longo período, é uma manifestação da tendência liberal tecnicista nas políticas educacionais

Alternativas
Comentários
  • Essa fundou praticamente o tecnicismo no Brasil..
  • No dia 11 de agosto de 1971 foi promulgada a Lei nº 5.692, que regulamentava o ensino de primeiro e segundo graus. Entre outras determinações, ampliou a obrigatoriedade escolar de quatro para oito anos, aglutinando o antigo primário com o ginasial, suprimindo o exame de admissão e criando a escola única profissionalizante.Em 20/12/1996 foi revogada pela Lei 9394/96.
  • Tendência liberal tecnicista: (...) os marcos de implantação do modelo tecnicista são as leis 5.540/68 e 5.692/71, que reorganizam o ensino superior e ensino de 1° e 2° graus. (Libâneo)


    Gabarito: Certo.


    Bons estudos!^^

  • Militares: para que tsunami se os temos?


ID
65278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens
subseqüentes.

As experiências de alfabetização de jovens e adultos inspiradas nas idéias do educador Paulo Freire são exemplo da concepção liberal renovada progressista.

Alternativas
Comentários
  • Esqueci que o meu ídolo fundou a pedagogia libertária...
  • Paulo Freire - Tendência Progressita LibertadoraConhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação.
  • Nem era preciso ter conhecimento aprofundado dos autores e sua ideias. Para resolver essa questão não podemos esquecer que há tendencias liberais e tendencias progressistas, e cada uma tem suas divisões, veja:
    Liberais são:                                                                            Progressistas são
      Tradicionais                                                                                Libertadora                  
       PROGRESSIVA OU PROGRESSIVISTA                               libertária
       Renovadora não diretiva                                                         Crítica social dos conteúdos ou Histórico crítica   
      Tecnicista

    Não podemos confundir a Tendencia PROGRESSISTA com as divisões das Liberais PROGRESSIVISTA OU PROGRESSIVA
  • PEGADINHA DA CESPE...

    A QUESTÃO misturou as duas tendências, como visto: “As experiências de alfabetização de jovens e adultos inspiradas nas idéias do educador Paulo Freire (até aqui certo) são exemplo da concepção liberal renovada progressista.

    ACRÍTICA- Tendência Liberal Renovadora Progressiva: A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social.
    Teóricos:Montessori, Decroly, Dewey, Piaget, Lauro de oliveira, Lima.
     
    CRÍTICA- Tendência Progressista Libertadora: Visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.
    Teórico:Paulo Freire.
     
    Portanto errada. 

    Fonte: 
    http://estagiocewk.pbworks.com/f/Quadro+s%C3%ADntese+das+tend%C3%AAncias+pedag%C3%B3gicas1.pdf
  • Paulo Freire - Pedagogia Progressista Libertadora.

  • otimo Agda este quadro da tendencias pedagógicas.obrigado

  • Tendência Progressista Libertadora! Foco#

  • Tendência progressista libertadora: -A pedagogia libertadora tem como inspirador e divulgador Paulo Freire, que tem aplicado suas ideias pessoalmente em diversos países, primeiro no Chile, depois na África. Entre nós, tem exercido uma influência expressiva nos movimentos populares e sindicatos e, praticamente, se confunde com a maior parte das experiências do que se denomina "educação popular".


    Lembrando:


    Utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas, a saber:


    A - Pedagogia liberal

    1-  Tradicional

    2-  Renovada progressivista

    3-  Renovada não-diretiva

    4-  Tecnicista


    B - Pedagogia progressista

    1-  Libertadora

    2-  Libertária

    3-  Crítico-social dos conteúdos


    Gabarito: Errado.


    Bons estudos!!!^^

  • ERRADA

    As experiências de alfabetização de jovens e adultos inspiradas nas idéias do educador Paulo Freire são exemplo da concepção liberal renovada progressivista.

  • são exemplo da concepcão PROGRESSISTA LIBERTADORA. 

  • A questão misturou tudo .Concepção liberal fica de um lado ( onde as tendências não tem como intuito mudar a sociedade, são não-críticas) e a Progressista fica do outro lado (onde as tendências são críticas, querem transformar a sociedade)

  • Paulo freire é o único educador da corrente Progressista Libertadora.

    Ele não está nas tendências Liberais.


ID
65281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens
subseqüentes.

Os trabalhos realizados por Freinet são significativos na concretização do papel da escola na concepção progressista libertária.

Alternativas
Comentários
  • Célestin Freinet - Tendência Progressista LibertáriaNa teoria do educador francês, o trabalho e a cooperação vêm em primeiro plano. Seu objetivo declarado é criar uma "escola do povo".Freinet criou uma pedagogia do trabalho. Para ele, a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce.A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: Cooperação (para construir o conhecimento comunitariamente) Comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo)Documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos)Afetividade (como vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento).
  • Tendência progressista libertária: A pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário. A ideia básica é introduzir modificações institucionais, a partir dos níveis subalternos que, em seguida, vão "contaminando" todo o sistema. A pedagogia libertária abrange quase todas as tendências anti-autoritárias em educação, entre elas, a anarquista, a psicanalista, a dos sociólogos, e também a dos professores progressistas. Particularmente significativo é o trabalho de C. Freinet, que tem sido muito estudado entre nós, existindo inclusive algumas escolas aplicando seu método. (Libâneo)


    Gabarito: Certo.


    Bons estudos!!!^^

  • Os dois grandes teóricos da pedagogia libertária: Freinet e Miguel Arroyo

  • Tendência progressista libertária

    O papel da escola e transformar a liberdade num sentido libertário e de auto-gestão, as matérias são colocadas,mas não são exigidas.

    Vivência grupal na forma de auto-gestão,o professor e orientador e os alunos livres, a aprendizagem e informal, via grupo(conversas) .

  • QUESTÃO CORRETA:

    Nessa tendência Libertária, a escola vai atuar diretamente na transformação da personalidade dos alunos, de forma que eles se libertem das estruturas do sistema. E com o tempo esses alunos se envolverão nas instituições políticas da sociedade, isso é uma forma de resistência à burocracia e ao Estado, que tem controle sobre tudo e que tira a autonomia das pessoas. Um ensino e uma aprendizagem autogestionária, QUE FAVORECE A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ALUNO!

    PRINCIPAIS REPRESENTANTES: CELÉSTIN FREINET E MIGUEL ARROYO.


ID
65284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens
subseqüentes.

Manacorda é um dos autores que retratam em suas obras os pressupostos da concepção progressista libertadora.

Alternativas
Comentários
  • MONACORDA - Tendência Progressista Crítico-Social dos conteúdos ou Sócio Histórica.Papel da escola: difusão dos conteúdosConteúdos: culturais e universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade socialMétodos: parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizadoProfessor e Aluno: aluno como participador e o professor como mediador entre o saber e o alunoAprendizagem: baseada na estrutura cognitiva já estruturadas nos alunos
  • Corrigindo o nome... Mario Alighiero MANACORDA
  • Escola progressista libertadora: PAULO FREIRE.


  • Manacorda é um dos autores que retratam em suas obras os pressupostos da Concepção Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.


    Tendência progressista Crítico-Social dos Conteúdos: A difusão de conteúdos é a tarefa primordial. Não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais. Podemos citar a experiência pioneira, mas mais remota, do educador e escritor russo, Makarenko. Entre os autores atuais citamos B. Charlot, Suchodolski, Manacorda e, de maneira especial, G. Snyders, além dos autores brasileiros que vêm desenvolvendo investigações relevantes, destacando-se Dermeval Saviani. (Libâneo)


    Gabarito: Errado.


    Bons estudos!!!^^

  • Manacorda é representante da  tendência crítica - social dos conteúdos!!!


    FOCOFORÇAFÉ@#

  • LIBERTADORA - PAULO FREIRE

    CRITICO SOCIAL DOS CONTEUDOS - MANACORDA

  • questao complicada ! 

  • Crítico social dos conteúdos: Manacorda , Snyders, Saviane, Makarenko ,Charlot, Suchodoski.


    Libertadora: Paulo Freire


    Fonte: Livro

  • LIBERTADORA = DE PAULO FREIRE

  • Manacorda é um historiador Italiano que escreveu uma obra sobre a vida do militante italiano marxista Antônio Gramsci.

    Manacorda é classificado como da tendência Progressista Crítico-Social dos conteúdos e não da libertadora.


ID
312376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens
a seguir, relativos ao papel da escola.

A educação influenciada pela concepção liberal renovadora progressiva deve enfatizar o desenvolvimento de atitudes, razão por que se privilegiam os aspectos psicológicos em detrimento das questões pedagógicas ou sociais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA 
    Segundo essa perspectiva teórica de Libâneo, a tendência liberal renovada (ou pragmatista) acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.
     
    A escola continua, dessa forma, a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social, por isso ela deve imitar a vida. Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressivista, defende-se a idéia de “aprender fazendo”, portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta os interesses do aluno.
     
    Como pressupostos de aprendizagem, aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma auto-aprendizagem, sendo o ambiente apenas um meio estimulador. Só é retido aquilo que se incorpora à atividade do aluno, através da descoberta pessoal; o que é incorporado passa a compor a estrutura cognitiva para ser empregado em novas situações. É a tomada de consciência, segundo Piaget.
  • Errada.

    A formação  de atitudes é papel da escola na Tendência Renovada não Diretiva ( Escola Nova )

  • A questão se relaciona a tendência renovada NÃO-DIRETIVA.


     Acentua-se nessa tendência o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais.


    Democratização da escola pública.: pedagogia crítica social dos conteúdos. Libâneo


    focoforçafé#@

  • Renovada Não-Diretiva, e não Renovada Progressiva.

  • Errada, pois não é a tendência Renovada Progressiva, mas sim a Tendência Liberal Não Diretiva (de Carl Rogers).


ID
312379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens
a seguir, relativos ao papel da escola.

De acordo com a concepção liberal renovadora não diretiva, cabe à escola proporcionar experiências que possibilitem ao aluno educar-se por meio da interação entre as estruturas cognitivas e o ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Na concepção renovada não-diretiva os conteúdos são dispensáveis, prioriza-se o desenvolvimento das relações e da comunicação, visando facilitar meios para que os alunos construam seu próprio conhecimento.
  • ERRADA!! 

    REFERE-SE À Tendência  Liberal renovada  Progressivista:


    Cabe à escola suprir  as experiências que permitem ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução entre estruturas cognitivas do indivíduo  estruturas do ambiente. 


    FONTE:  Democratização da escola pública. Libâneo.



  • Trata-se da Liberal Renovada Progressista.


ID
312382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens
a seguir, relativos ao papel da escola.

De acordo com a concepção liberal tecnicista, a pesquisa científica, a tecnologia educacional e a análise experimental do comportamento são os instrumentos básicos para que se garanta a formação de indivíduos competentes.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

     A Tendência liberal TECNICISTA é modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas.

  • Tendência liberal tecnicista são as TIC,s modeladoras do comportamento humano para uma finalidade específica, como a preparação da mão de obra. Forte implantação no regime militar de 1964.


ID
312385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens
a seguir, relativos ao papel da escola.

Levar à transformação da realidade, por meio do questionamento das relações dos indivíduos entre si e com a natureza é função da escola, segundo a concepção progressista libertadora.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C  - Questão praticamente repetida da Cespe Q21126 

     Também conhecida como Pedagogia de Paulo Freire, a tendência libertadora nasce em oposição aos métodos da época que não eram capazes ou não se preocupavam prioritariamente em formar cidadãos. Relacionando à citação de Libâneo, vê-se que, para Paulo Freire, cidadão é o indivíduo capaz de, na relação com a realidade, atuar num sentido de transformação social. Nas palavras de Luis Mercado:

    A educação para ser libertadora precisa objetivar uma ação e reflexão consciente e criadora das classes oprimidas sobre seu próprio processo de libertação [...]

    A educação libertadora questiona concretamente a realidade das relações do homem com o mundo e com os outros homens, buscando uma transformação.2

    Paulo Freire trabalhava com a conscientização dos indivíduos através da alfabetização, mas não despreza o conhecimento prévio. 


  • QUESTÃO CERTA!!


    TENDÊNCIA  PROGRESSISTA  LIBERTADORA:



    SUA MARCA É A ATUAÇÃO NÃO FORMAL DO ENSINO. QUESTIONA CONCRETAMENTE A REALIDADE DAS RELAÇÕES DO HOMEM COM A NATUREZA - EDUCAÇÃO CRÍTICA.


    FONTE: CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA CONCURSO. FABIANA LAGAR.


ID
312388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens
a seguir, relativos ao papel da escola.

De acordo com a concepção histórico-crítica, a valorização da escola como instrumento de apropriação do saber contribui para a eliminação da seletividade social, favorecendo, portanto, a construção da democracia.

Alternativas
Comentários
  • Correta.

    Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social.


ID
312391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens
a seguir, relativos ao papel da escola.

Segundo a concepção liberal tradicional, o compromisso da escola é com a transmissão da cultura e dos valores da sociedade, excluindo-se do ensino a compreensão crítica das questões sociais, próprias de outras esferas da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Correta.

    Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.

  • Segundo Libâneo:


    A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com cultura, os problemas sociais pertencem a sociedade.


    FOCOFORÇAFÉ#@

  • Segundo a concepção liberal tradicional, o compromisso da escola é com a transmissão da cultura e dos valores da sociedade, excluindo-se do ensino a compreensão crítica das questões sociais, próprias de outras esferas da sociedade.

    Para esse sistema : A concepção liberal tradicional realmente exclui a compreensão crítica das questões sociais. As novas metodologias pedagógicas atuam de forma mais integrada e transdisciplinar.

    "Fundamentada nas ideias iluministas, a Pedagogia Liberal Tradicional foi à base da educação escolar por mais de quatro séculos, mantendo sua influência até hoje. Essa tendência surge por volta do século XVI, como uma alternativa à escola medieval, de base religiosa"


ID
409171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das modalidades de educação e ensino na atualidade,
julgue os itens que se seguem.

As escolas técnicas e profissionais oferecem, exclusivamente, cursos regulares de capacitação, de acordo com o nível de escolaridade dos alunos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 42. As escolas técnicas e profissionais, além dos seus cursos regulares, oferecerão 
    cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de 
    aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade.
  • GAB ERRADO

    ART. 42 As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade. (Redação dada pela Lei nº 11.741, de 2008)

  • LDB 9394/96:



    Art. 42.  As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade. (Redação dada pela Lei nº 11.741, de 2008)


    Gabarito: Errado.


    Bons estudos!!!^^


ID
423370
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Duas tendências pedagógicas consideram que o professor desempenha papel insubstituível nas relações professor– alunos. Na primeira, o professor exerce toda a sua autoridade para impedir qualquer comunicação entre os alunos. Na segunda, o professor é o mediador das trocas que se estabelecem na interação entre o sujeito e o meio, havendo comunicação entre todos.

Segundo Luckesi, essas duas tendências são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA E 

    letra A não é possivel, pois a lIberal renovada não diretiva(Escola Nova) sua enfase é com aspectos psicologicos e nao pedagógicos ou sociais,  o individuo deve adequar-se ao meio social. Não há interação.
    A primeira tendencia é caracterizada pela Tradicional, pois a figura é centralizado no professor, o aluno é receptor passivo dos conhecimentos. 
    Não é possivel também a primeira tendencia fazer parte da Tendencia Progressista, pois essa, vsa criar sujeitos  capazes de transformação.
     a SEGUNDA Tendencia, já descartamos ser Liberal, pois há interação. Em em nenhuma tendencia liberal há interação, pois e caracterizada por uma pedagogia acrítica, que nao visa transformação.
    A respeito das tendencias progressistas , a pedagogia de Paulo Freire e (Libertadora) oprofessor coordena as atividades. A libertária , o saber é sistematizado. 
    Resta-nos então A historico-crítica onde o socnteudo confronta a realidade social, enfatiza conhecimento historico, prepara o aluno para o mundo adulto, com participação ativa na democratização da sociedade. è mediador entre os conteudos.



  • A critico-social de conteúdos destaca a escola como sendo um mecanismo de preparação do aluno para o mundo adulto. Os métodos desenvolvidos se dão através da experiência do aluno. Eles são divididos em:

    • Métodos ativos: existe a participação integral do aluno, sendo sua ação didática fundamentada nessa atividade continua.
    • Métodos ativos individualizados: atende as necessidades individuais de acordo com a possibilidade e realidade do educando, procurando ajustar o ensino, adaptando-o a capacidade do aluno. Entre os que adotam esse método está  que busca proporcionar a criança atividades capazes de desenvolver o auto-domínio nas crianças. E o Plano Dalton que atende as diferenças individuais respeitando a liberdade de cada um, possibilitando a livre escolha e a autodeterminação do aluno. Não há uma aula formal e nem reprovações, assim como não tem horários específicos. Todavia, apenas os alunos acima de nove anos escolarizados que são atendidos.
    • Métodos ativos socializados: Permite a socialização do educando através de uma ação didática e de interesses e associação de ideias. Inicialmente o aluno deve conhecer os acontecimentos do seu cotidiano para, posteriormente, através dele serem atingidas as metas desejadas. Esse método propõe a ideia de um ensino globalizado, baseado nos interesses dos educandos.
    • Métodos ativos mistos: São simultaneamente socializados e globalizados, já que atende as diferenças individuais, socializando o educando. Engloba assuntos relacionados entre si e ajuda na aquisição de novos conhecimentos, atitudes e habilidades essências para a integração do meio físico e social.

    Referências bibliográficas:

    FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

    LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública - A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 2002 - 18º ed.


ID
543091
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere as afirmações abaixo.

I. Ênfase no domínio do professor.

II. Os alunos devem ser capazes de aprender e aceitar as explicações e as orientações.

III. Os métodos são baseados em exposição verbal da matéria.

IV. A preocupação básica da instituição educacional é a de adaptar os educandos à tarefa da aprendizagem.

As características apresentadas estão relacionadas à concepção de educação

Alternativas
Comentários
  • Concepção Inatista ou Racionalista: defende que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética, em que as variáveis biológicas e à situação imediata é que explicam a conduta do sujeito.

    Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1446-6.pdf

    Concepção Humanista: recorremos à expressão 'formação humanista' para designar um processo educativo no qual o ensino não se limita à transmissão de informações e ao desenvolvimento de capacidades, mas funda-se no compromisso com o cultivo de princípios éticos e com a formação de um sujeito. 

    Fonte: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/155/artigo234734-1.asp

    Concepção  Progressista:  a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.

    Fonte: http://coral.ufsm.br/lec/01_00/DelcioL&C3.htm

    Concepção construtivista: Com inatismo e empirismo apontando para lados opostos ("O saber está no indivíduo" versus "O saber está na realidade exterior"), o século 20 nasceu com uma tentativa de caminho do meio para explicar o aprendizado: a perspectiva construtivista. De acordo com essa linha, o sujeito tem potencialidades e características próprias, mas, se o meio não favorece esse desenvolvimento (fornecendo objetos, abrindo espaços e organizando ações), elas não se concretizam.

    Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/inatismo-empirismo-construtivismo-tres-ideias-aprendizagem-608085.shtml?page=2



ID
553321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os
itens que se seguem.

Entende-se por autogestão a metodologia que propõe liberdade para que os estudantes aprendam os conteúdos a partir de interesses individuais ou coletivos; essa metodologia tem na pedagogia crítico-social dos conteúdos a sua principal manifestação.

Alternativas
Comentários
  • Entende-se por autogestão a metodologia que propõe liberdade para que os estudantes aprendam os conteúdos a partir de interesses individuais ou coletivos; essa metodologia tem na pedagogia crítico-social dos conteúdos a sua principal manifestação. Pedagogia Progressista Libertária
  • parabéns, ótima!
  • auto gestão lembre-se de pedagogia libertáriaa

  • Errada

    .

    Entende-se por autogestão a Pedagogia Progressista Libertária.

  • A pedagogia progressista tem-se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire, a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico-social dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.

    A tendência da pedagogia critico social de conteúdos propõe uma síntese superadora das pedagogia tradicional e renovada, valorizando a ação pedagógica enquanto inserida na prática social concreta. Entende a escola como mediação entre o individual e o social, exercendo aí a articulação entre a transmissão dos conteúdos e a assimilação ativa por parte de um aluno concreto (inserido num contexto de relações sociais); dessa articulação resulta o saber criticamente re-elaborado.

  • A Autogestão Pedagógica é aplicada nas Tendências Progressistas Libertadora e Libertária.

  • ERRADA!

    Pedagogia Progressista Libertária.

    Freinet e Arroyo


ID
553333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os
itens que se seguem.

A metodologia que se baseia nas ideias de Maria Montessori é fundamentada na solução de problemas e no aprender fazendo.

Alternativas
Comentários
  • Maria Montessori foi uma representante ativa da Pedagogia Renovada Progressivista (Escola Nova), que apoia-se no aprender fazendo, valoriza a experiencia, a descoberta, estudo do meio natural e o método de solução de problemas.
  • Pedagogia Renovada Progressivista (Escola Nova) Fundado pelo o manifesto dos pioneiros em 1932.

    Montessori

    Declory

    Dewey

    Peaget


ID
555205
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pedagogia crítico-social dos conteúdos introduz uma mudança de paradigma curricular quando propõe

Alternativas
Comentários
  • Somente uma observação: a pedagogia crítico-social do conteúdos é de Libâneo, e Histórico-Crítica do Saviani, apesar de muitas vezes se trabalharem as duas como sinônimos são diferentes. Vide livro: História das Ideias Pedagógicas no -Brasil, de Saviani, ele explica a diferença e atribui a crítico-social a Libâneo.

  • letra B

    valorizar os conteúdos de ensino e sua relevância para a efetiva apropriação do saber.


ID
555256
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sendo parte da sociedade, a Escola é um local de possibilidades de interferência social a partir do trabalho pedagógico desenvolvido.
Os conteúdos a serem vivenciados no currículo, para a produção de uma aprendizagem significativa, constituem uma tendência denominada

Alternativas
Comentários
  • Tendência Pedagógica Progressista Libertadora: aborda os temas geradores que são vivenciados pela problemática de vida dos alunos.

  • Mas que casca de banana!

  • Critico reflexivas è a opção adequada,


ID
588973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A história da educação no Brasil foi marcada por duas grandes correntes pedagógicas: a liberal e a progressista. Assinale a opção correspondente às tendências identificadas com a corrente pedagógica liberal.

Alternativas
Comentários
  • TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS 
    Segundo LIBÂNEO (1990), a pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual. Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a idéia de igualdade de   oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.

    TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL 
    Segundo esse quadro teórico, a tendência liberal tradicional se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral. De acordo com essa escola tradicional, o aluno é educado para atingir sua plena realização através de seu próprio esforço. Sendo assim, as diferenças de classe social não são consideradas e toda a prática escolar não tem nenhuma relação com o cotidiano do aluno.

    TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA 
    Segundo essa perspectiva teórica de Libâneo, a tendência liberal renovada (ou pragmatista) acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.
     A escola continua, dessa forma, a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social, por isso ela deve imitar a vida. Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressivista, defende-se a idéia de “aprender fazendo”, portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta os interesses do aluno.

    TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA 
    Acentua-se, nessa tendência, o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo o esforço deve visar a uma mudança dentro do indivíduo, ou seja, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.
     
    TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA 
    A escola liberal tecnicistaatua no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental. Seu interesse principal é, portanto, produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, não se preocupando com as mudanças sociais.

ID
589000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação às tendências pedagógicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Errei essa questão porque não é bem assim, a palavra mais correta seria supressão do autortarismo (que seria a autoridade com sentido negativo)  pois a pedagogia libertária, cujos princípios são anarquistas, não condena a autoridade, sabe respeitá-la e usufruí-la quando autêntica, a oposição é contra o autoritarismo.
    Achei que era uma pegadinha mas consideram correta, e, de fato, não está errada, talvez incompleta. Ficaremos atentos.

    Um texto para ajudar:


    . Alguns princípios gerais da pedagogia libertária. 

    O anti-autoritarismo.
    A característica central do paradigma anarquista da educação segue em consonância com seus planejamentos sociopolíticos globais de rejeição a autoridade.   ESSE TRECHO JUSTIFICA A ASSERTIVA

     O autoritarismo também se encontra normalmente nas instituições e ações educativas, com a idéia de que os educandos os reproduzam e o 
    perpetuem em suas vidas,  o sistema capitalista impede, dessa forma, a emancipação dos oprimidos. Educar, pois, na recusa da autoridade, evitando a submissão e desenvolvendo uma aprendizagem da autonomia e da liberdade se faz fundamental na 
    construção da futura sociedade libertária. 

    Convém esclarecer aqui que o anarquismo normalmente se opõe a autoridade do tipo “negativa”, ou seja, aquela que emana das relações arbitrárias de poder e aquela que se faz obedecer para conseguir submissão.

    Existe outro tipo de autoridade, digamos de 
    tipo moral, que se baseia no reconhecimento da sabedoria de determinadas pessoas, que despertam admiração (não submissão) e que se entende como um tipo de autoridade “positiva” que se aceita porque ajudam ao crescimento autônomo do educando. 
  • A pedagogia da Escola Nova se formulou a partir dos fins do século XIX, desenvolve-se no contexto da burguesia contra-revolucionária.

    A pedagogia crítico-social dos conteúdos embora se aceite que os conteúdos são realidades exteriores ao aluno, que devem ser assimilados e não simplesmente reinventados, eles não são fechados e refretários às realidades sociais dos indivíduos. Não basta que os conteúdos sejam apenas ensinados, é preciso que se liguem, de forma indissociável, à sua significação humana e social. Essa maneira de conceber os conteúdos do saber não estabelece oposição entre cultura erudita e cultura popular, ou espontânea, mas uma relação de continuidade em que se passa da experiência imediata e desorganizada ao conhecimento sistematizado.

    A pedagogia libertadora tem como finalidade o aprimoramento do ensino e a valorização da construção dos saberes coletivos, objetivado pela possibilidade de interação e compartilhar informações

    Gabarito: C

  • autogestão=> LIBERTÁRIA

  • O Item A está muito errado.

    Mas acho que as letras B e D também estão corretas.

    Essa Questão poderia ser anulada.

  • O Item A está muito errado.

    Mas acho que as letras B e D também estão corretas.

    Essa Questão poderia ser anulada.


ID
595783
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sob a perspectiva pedagógica, e´ importante considerar que, por conta da idade, ha que se ter certos cuidados nos estudos de história com as crianças. Dentre os procedimentos relacionados, pode-se destacar como correto:

Alternativas
Comentários
  • d)

    trabalhar conhecimentos históricos de outras épocas que podem ser comparados com os costumes das crianças, promovendo reflexão sobre a sociedade.


ID
635386
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luckesi analisa diversas tendências pedagógicas e as características da prática escolar a elas correspondentes. Nesse contexto, considere as observações abaixo, todas relativas a uma determinada tendência pedagógica.

- Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas, objetivas e rápidas.

- Os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, etc, estabelecidos e ordenados por especialistas numa sequência lógica e psicológica.

- A tarefa inicial do professor é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais.

- O professor é apenas um elo entre a verdade científica e o aluno, devendo empregar o sistema instrucional previsto.

- Foi efetivamente introduzida no Brasil no final da década de 1960, com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar então vigente.

Essas características permitem identificar que o autor se refere à:

Alternativas
Comentários
  • tendência Liberal tecnicista
  • Pedagogia Liberal

    1-                 Tendência liberal tradicional

    De acordo com esta tendência, a atuação da escola deve consistir na preparação intelectual, cultural e moral dos alunos para que eles assumam sua posição na sociedade. Se baseia na relação hierárquica do professor em relação aos alunos.

    2-                 Tendência liberal renovada progressivista

    Nesta linha pedagógica, a finalidade da escola é retratar a vida do aluno e adequá-lo ao meio social, tendo como base a idéia de “aprender fazendo”. Ao contrário da tendência anterior, o professor não possui lugar privilegiado, e auxilia o desenvolvimento livre e espontâneo da criança.

    3-                 Tendência liberal renovadora não-diretiva

    Esta prática baseia-se mais nos aspectos psicológicos do que nos pedagógicos ou sociais. Esta forma de ensino leva em conta a busca dos estudantes ao conhecimento, com a mediação do professor.

    4-                 Tendência liberal tecnicista

    Esta tendência de ensino busca modelar o comportamento do aluno através de técnicas específicas, com o objetivo de produzir indivíduos para o mercado de trabalho, através de informações precisas, informativas e rápidas, através principalmente da pesquisa cientifica e tecnologia educacional.

    Pedagogia Progressista

    1-              Tendência progressista libertadora

    Caracteriza-se pela atuação não-formal. Busca contribuir para desvelar a realidade social de opressão, questionando as relações homem-natureza e homem-homem. Ao invés de conteúdos tradicionais, trabalha com “temas-geradores”, extraídos da realidade dos educandos. A relação entre aluno e professor horizontal, os dois se posicionando como sujeitos do ato de conhecimento.

    2-         Tendência progressista libertária

    Focada na margem de liberdade do sistema, visa gerar nos alunos princípios educativos libertários  e autogestionários. O conhecimento advém das experiências vividas pelo grupo, principalmente as de participação crítica. Não há relação de poder entre aluno e professor, e este se coloca como orientador e catalisador do grupo para uma reflexão comum.

    3-         Tendência progressista “crítico social dos conteúdos”

    Nesta tendência, os conteúdos são indissociáveis das relações sociais, com a participação da escola e dos alunos na democratização da sociedade.  O saber deve ser adquirido sendo vinculado às realidades sociais. Apesar dos contrastes entre aluno e professor, deve haver um envolvimento entre as duas partes.

  • só de aparecer os militares no meio da frase, já da uma grande dica que é a tendência Liberal tecnicista.

  • liberal tecnicista


ID
637078
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O estudo das diferentes pedagogias constata a existência de um conjunto de influências teórico-metodológicas, permeando a construção das propostas curriculares, ao longo da história da escola. Analise o quadro apresentado com as diferentes concepções pedagógicas, identificando a alternativa correta em ambas:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Pedagogia Liberal - No enfoque educacional da Tendência Tecnicista, o planejamento era formal e previamente elaborado, introduzindo no ensino uma pedagogia comportamental, visando a aquisição de habilidades, atitudes e técnicas específicas.

    Pedagogia Progressista - A Tendência Crítico-Social dos Conteúdos da Pedagogia Progressista assume os Projetos de Trabalho como forma de organizar o currículo, valorizando a escola como mediadora entre o aluno e o conhecimento.

  • Gabarito está D

    Mas o correto é C

  • Fiquei em dúvida, a letra c fala da tecnicista. A tecnicista não entra dentro da progressista?

  • Pedagogia Liberal - No enfoque educacional da Tendência Tecnicista, o planejamento era formal e previamente elaborado, introduzindo no ensino uma pedagogia comportamental, visando a aquisição de habilidades, atitudes e técnicas específicas.

    Pedagogia Progressista - A Tendência Crítico-Social dos Conteúdos da Pedagogia Progressista assume os Projetos de Trabalho como forma de organizar o currículo, valorizando a escola como mediadora entre o aluno e o conhecimento.

  • A) Pedagogia Liberal - Fomentava a transformação da sociedade através da análise crítica da realidade.

    Pedagogia Progressista - A escola é tida como instrumento de preparação dos indivíduos para a sociedade.

    Erro da questão, é falar que o aluno vai transformar a sociedade, essa visão é da progressista, a visão liberal o aluno se adapta a sociedade.

    B) Pedagogia Liberal - Os conteúdos da Escola Libertária dessa tendência apresentavam-se à disposição dos alunos, sem exigi-los, porém o conhecimento adquirido era resultante das experiências grupais desenvolvidas através da autogestão.

    Pedagogia Progressista - A Tendência Libertadora ou o método de Paulo Freire abordou os temas geradores como forma de planejamento, partindo do levantamento da realidade local, ou seja, de onde a escola está inserida.

    Erro da questão é falar que a tendência Libertária é liberal, a tendência Libertária é progressista.

    C) GABARITO

    D)

    Pedagogia Liberal - Nas escolas da Pedagogia Liberal contemplavam-se a globalização, o interesse e a participação dos alunos, onde os conteúdos escolares estão organizados entorno de um centro de interesses.

    Pedagogia Progressista - Através das unidades didáticas, as práticas pedagógicas dos professores estavam voltadas para a construção da moralidade, para o cuidado, a higiene e para o treinamento de habilidades.

    Erro da questão é falar em higiene em treinamento ( visão higienista antiga do século xix, hábitos saudáveis). A visão progressista tem o foco social, o aluno transforma o meio em que vive.

    E) Pedagogia Liberal - Na escola conhecida como Escola Nova da Pedagogia Liberal, a relação entre professor e aluno é baseada na resolução de problemas.

    Pedagogia Progressista - Na Tendência Renovada Não-Diretiva dessa pedagogia, a escola era responsável pela formação de atitudes no indivíduo, onde a educação estava centrada no aluno.

    O erro da questão é falar que a pedagogia liberal faz parte da pedagogia liberal e sim da progressista.

    Pedagogia liberal= Tradicional, renavada progressivista ou progressiva , renovada não diretiva e Tecnicista.

    Pedagogia progressista= Libertadora, libertária e crítico social dos conteúdos.


ID
637612
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As concepções de organização e gestão escolar possibilitam fazer uma análise da estrutura e da dinâmica organizativa de uma escola. Acerca destas concepções, analise as afirmativas:

I. A concepção técnico-científica prevalece uma visão mais burocrática e tecnicista da escola, com definição de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar.

II. A concepção autogestionária baseia-se da hierarquia de cargos e funções, nas regras e procedimentos administrativos, visando a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.

III. A concepção interpretativa considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação entre as pessoas.

IV. A concepção democrático-participativa baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Para mim a IV também está correta...
    alguém mais concorda ou então poderia me explicar porque discorda?
  • Pensei que a única correta era o item IV!!
  • Pois bem, julgo que a alternativa IV está correta também, só se tiver uma pegadinha no que se refere "(...) acentuação da participação direta"
  • Também errei esta questão e achei mais de uma certa.
    Dê uma olhadinha no link abaixo. Achei bem interessante.

    Letra C
    www.sieduca.com.br/2006/admin/upload/31.doc
  • Eu acredito que o erro  está na ausência da direção centralizada.
    pois mesmo sendo democrática e participativa há necessidade da direção.


  • Também errei a questão, mas a C é mesmo a correta. Pois a concepção autogestionária se caracteriza pela ausência de direção centralizada e pela acentuação da participação direta e por igual de todos os membros de instituição. 
  • III e  IV estão corretos, segundo Libâneo.
  • A questão está certa, o conceito que está definindo a gestão democratico-participativa, na verdade é da autogestionária, segundo Libâneo. Sendo assim, apenas a alternativa C está correta.
  • Nesta concepção sociocrítica de gestão, o autor separa em três tipos, ou seja, a autogestionária, a interpretativa e a democrático-participativa. O que caracteriza cada uma destas concepções de gestão para Libâneo (op.cit) é:

    A concepção autogestionária baseia-se na responsabilidade coletiva, na ausência de direção centralizada e na acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição. Tende a recusar o exercício de autoridade e as formas mais sistematizadas de organização e gestão. Na organização escolar em contraposição aos elementos instituídos (normas, regulamentos, procedimentos já definidos), valoriza especialmente os elementos instituintes (capacidade do grupo de criar, instituir, suas próprias normas e procedimentos). (LIBÂNEO, 2005, p.325).

    A concepção interpretativa considera como elemento prioritário na analise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação das pessoas. Opondo-se fortemente a concepção científico-racional, por sua rigidez normativa e por considerar as organizações como realidades objetivas, o enfoque interpretativo vê as práticas organizativas como uma construção social com base nas experiências subjetivas e nas interações sociais. No extremo, essa concepção também recusa a possibilidade de conhecimento mais preciso dos modos de funcionamento de determinada organização e, (...) (LIBÂNEO, 2005, p.325).

    A concepção democrático-participativa baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe. Acentua-se a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos. Defende uma forma coletiva de tomada de decisões. Entretanto, uma vez tomadas as decisões coletivamente, advoga que cada membro da equipe assuma sua parte no trabalho, admitindo a coordenação e a avaliação sistemática da operacionalização das deliberações. (LIBÂNEO, 2005, p.325).


    A concepção democrático-participativa, que é a concepção de gestão a qual Libâneo (2005) defende, acentua a necessidade de se dar ênfase as relações humanas e a participação de todos os envolvidos no processo escolar, para que se obtenha êxito nos objetivos específicos da escola. Valoriza o planejamento, a organização, a direção e a avaliação, visto que de nada adianta tomar decisões coletivas, se não se tem formas concretas de se por em pratica as decisões tomadas coletivamente. 
    Deste modo, temos que tanto Sander (1995) quanto Libâneo, defendem uma gestão democrática, com ênfase na participação de todos os envolvidos, de modo que todos se responsabilizem por colocar em pratica as decisões, de modo a obter os melhores resultados, que beneficiará a todos. 
  • I. A concepção técnico-científica prevalece uma visão mais burocrática e tecnicista da escola, com definição de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar. CENTRALIZAÇÃO NO DIRETOR

    II. A concepção autogestionária baseia-se da hierarquia de cargos e funções, nas regras e procedimentos administrativos, visando a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares. 
    DESCENTRALIZAÇÃO, DECISÕES COLETIVAS, RESPONSABILIDADE COLETIVA.

    III - CORRETA

    IV. A concepção democrático-participativa baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição. 
    DECISÕES COLETIVAS, RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL; 
    PRESENÇA DE DIREÇÃO (CENTRALIZAÇÃO) COM PARTICIPAÇÃO DE TODOS.

  • Consulplan... to fugindo dessa banca 


ID
637615
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na história da educação brasileira, muitas foram as transformações pelas quais passaram as escolas e a prática didática. Considerando a Pedagogia Progressista, as três Tendências Pedagógicas que se manifestam são:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Luchesi:

    Tendência Liberais: (são acríticas)

    Tradicional
    Renovada Progressiva ou progressivista (não confundir com progressista)
    Renovada não diretiva
    Tecnicista

    Tendências Progresistas: (são críticas)

    Libertadora
    Libertária 
    Crítico Social dos Conteúdos
  • De acordo com a classificação adotada por Libâneo e Luckesi, as tendências pedagógicas são:

    PEDAGOGIA LIBERAL (característica consevadora)

    Teorias:
    1)Tradicional 
    2)Renovada Progressista
    3)Renovada não Diretiva
    4) Tecnicista

    PEDAGOGIA PROGRESSISTA (característica transformadora)
    Teorias:
    1)Libertadora
    2)Libertária
    3)Crítico-social dos Conteúdos

  • Libertadora: o papel da educação é conscientizar para transformar a realidade e os conteúdos são extraídos da pratica social e cotidiana dos alunos. Os conteúdos pré-selecionados são vistos como uma invasão cultural. A metodologia é caracterizada pela problematização da experiência social em grupos de discussão. A relação do professor com o aluno é tida como horizontal em que ambos passam a fazer parte do ato de educar.

    Libertaria: a escola propicia praticas democráticas, pois acredita que a consciência política resulta em conquistas sociais. Os conteúdos dão ênfase nas lutas sociais, cuja metodologia está relacionada com a vivência grupal. O professor torna-se um orientador do grupo sem impor suas ideias e convicções.

    Crítico-social dos conteúdos: a escola tem a tarefa de garantir a apropriação critica do conhecimento cientifico e universal, tornando-se uma arma de luta importante. A classe trabalhadora deve apropriar-se do saber. Adota o método dialético, esse que é visto como o responsável pelo confronto entre as experiências pessoais e o conteúdo transmitido na escola. O educando participa com suas experiências e o professor com sua visão da realidade.


ID
648607
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Numa perspectiva progressista, é coerente afirmar que a didática tem como compromissos:

Alternativas
Comentários
  • a) A democratização da escola e a construção do saber.

     

     


ID
648625
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Indique o método que parte do princípio de que o aluno é um tábula rasa que precisa ser preenchida com experiências sucessivas.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    Foi John Locke um dos principais pensadores desta corrente no período citado. É dele a máxima da tábula rasa, segundo a qual: "nada existe na mente que não tenha antes passado pelos sentidos". A mente então é uma massa inerte na qual as idéias vão sendo gravadas a partir das percepções. Este entendimento nega o próprio conceito de inatismo formulado por Descartes, para ele, haveria na mente uma disposição cognitiva inata, nunca os sentidos sozinhos poderiam dar conta da construção de conceitos complexos.


ID
648631
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

- A pedagogia sociocultural é aquela que estabelece a relação objetivo-conteúdo-método, estabelecendo

Alternativas
Comentários
  • tem como finalidade superar a consciência alienada


ID
648643
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Qualifique o paradigma que concebe a avaliação como oportunidade de ação-reflexão, formando seres críticos e participativos.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    “A avaliação é a reflexão transformada em ação, não podendo ser estática nem ter caráter sensitivo e classificatório”. Jussara Hoffmann


ID
671566
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Manifesto dos Pioneiros da Educação teve grande importância para o desenvolvimento da educação no país. Assinado por Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, dentre outros, o pensamento pedagógico brasileiro passa a ter influências

Alternativas
Comentários
  • A escola integral e única proposta pelo manifesto era definida em oposição à escola existente, chamada de tradicional. Assim conceituava o manifesto a escola ou educação nova: 
    letra c
  • A questão nos exige conhecimentos sobre as influências ao pensamento pedagógico brasileiro trazidas pelo Manifesto dos pioneiros da educação nova.

    Dentre as alternativas, a única que responde corretamente à questão é a que informa que as influências ao pensamento pedagógico brasileiro partiram “das teorias da Escola Nova”. Afinal, o referido manifesto possui sua sustentação no movimento escolanovista.

    As demais alternativas pertencem a outros momentos do pensamento pedagógico.

    GABARITO: alternativa “C”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    A questão nos exige conhecimentos sobre as influências ao pensamento pedagógico brasileiro trazidas pelo Manifesto dos pioneiros da educação nova.

    Dentre as alternativas, a única que responde corretamente à questão é a que informa que as influências ao pensamento pedagógico brasileiro partiram “das teorias da Escola Nova”. Afinal, o referido manifesto possui sua sustentação no movimento escolanovista.

    As demais alternativas pertencem a outros momentos do pensamento pedagógico.

    GABARITO: alternativa “C”


ID
683053
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O trabalho docente que relaciona a prática vivida pelos alunos com os conteúdos propostos pelo professor, momento em que se dá a ruptura em relação à experiência pouco elaborada, deve ser classificado, segundo as tendências pedagógicas, como tendência

Alternativas
Comentários
  • A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos compreende que não basta ter como conteúdo escolar as questões sociais atuais, mas é necessário que se possa ter o domínio de conhecimentos, habilidades e capacidades para que os alunos possam interpretar suas experiências de vida e defender seus interesses de classe.
  • Item A incorreto, pois fala-se em conteúdos logo não pode ser Libertadora, já que trabalha-se com temas geradores e não conteúdos propriamente ditos explicitamente.


ID
707473
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere a seguinte definição:

São os conteúdos culturais universais que se constituíram em domínios de conhecimentos relativamente autônomos, incorporados pela humanidade, mas permanentemente reavaliados face às realidades sociais

Esta definição traduz valores e conhecimentos diretamente relacionados à seguinte tendência pedagógica.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

    As propostas desta tendência foram desenvolvidas, no Brasil, por Dermeval Saviani, o qual se baseia em vários autores, como: Marx, Grasmci, Kosik, Snyders, entre outros. Junto a Saviani, temos vários outros educadores que elaboram a favor desta corrente, dos quais destacamos José C. Libâneo, Carlos R. J. Cury e Guiomar N. de Mello.

    Como as outras tendências progressistas, a Crítico-social dos conteúdos também está preocupada com a função transformadora da educação em relação à sociedade, sem, com isso, negligenciar o processo de construção do conhecimento fundamentado nos conteúdos acumulados pela humanidade.

    Segundo Aranha (1996), a Pedagogia Crítico-social dos conteúdos, ou, como também é conhecida, a Pedagogia Histórica-crítica, busca: “Construir uma teoria pedagógica a partir da compreensão de nossa realidade histórica e social, a fim de tornar possível o papel mediador da educação no processo de transformação social. Não que a educação possa por si só produzir a democratização da sociedade, mas a mudança se faz de forma mediatizada, ou seja, por meio da transformação das consciências”. (ARANHA, 1996, p. 216).

    Pode-se perceber, na fundamentação desta tendência, uma preocupação com a transformação social, contudo, para tal, parte-se da compreensão da realidade, a partir da análise do mundo do trabalho, das vivências sociais, buscando entendê-lo não como algo natural, mas sim construído culturalmente - torna-se importante no processo de transformação social a mediação cultural.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
    http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/32706/pedagogia-critico-social-dos-conteudos#ixzz2qmEjgM2K

  • Perfeito......


  • São mais de 700 distros


ID
774505
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As grandes correntes pedagógicas estabelecem passos básicos para suas metodologias de ensino. Sobre o assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) A Pedagogia Libertadora define como passos básicos de sua metodologia deensino: vivência, temas geradores, problematização, conscientização e ação política.

( ) A Pedagogia Tradicional propõe cinco momentos em sua proposta metodológica: preparação, apresentação, associação, generalização e aplicação.


( ) A Pedagogia Histórico-Crítica estabelece como etapas fundamentais de sua proposta metodológica: atividades, problema, coleta de dados, hipótese e experimentação.

( ) A Pedagogia da Escola Nova baseia sua ação metodológica em cinco momentos distintos: prática social, problematização, instrumentalização, catarse e prática social.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.



Alternativas
Comentários
  • Letra A - V V F F

    Falsa: "A Pedagogia Histórico-Crítica estabelece como etapas fundamentais de sua proposta metodológica: atividades, problema, coleta de dados, hipótese e experimentação." - A atividade não pode vir antes do problema.

    Falsa: "A Pedagogia da Escola Nova baseia sua ação metodológica em cinco momentos distintos: prática social, problematização, instrumentalização, catarse e prática social." - Não sei ao certo como responder essa questão, mas marquei como falsa a partir da catarse, pois a ideia que essa palavra dá é de "liberação de traumas", algo que não consegui relacionar com a Escola Nova.

  • A questão trocou as duas últimas

    Métodologia da crítico-social dos conteúdo: 

    -Prática social inicial

    -Análise crítica

    -Teoria e prática

    -Experiência e saber 

    -Prática social final

     

     

  • Metodologia da Pedagogia Histórico-Crítica:

    da prática social à prática social

    As cinco etapas da metodologia da Pedagogia Histórico-Crítica, denominadas por Dermeval Saviani como: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final.

    FONTE:


ID
774520
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A década de 70 do século XX foi marcada por concepções educacionais nas quais se afirmava que a escola e a educação reproduzem a sociedade de classe e reforçam o modo de produção capitalista, as chamadas Teorias Crítico- Reprodutivistas. Assinale a alternativa em que todos os nomes são representantes dessas teorias.

Alternativas
Comentários

  • Na verdade, a questão cobra os autores que fizeram a análise reprodutivista da educação. 
    Luckesi, no seu livro "Filosofia da educação", na página 42, afirma que as teorias crítico-reprodutivistas não representam uma pedagogia, ou seja, elas não representam um modo de agir para a educação. Tais teorias pretendem demonstrar como a educação atua dentro da sociedade e não como ela deve atuar. Sendo assim, os principais autores que discorreram sobre  os aspectos reprodutivistas da educação estão expressos na nota de rodapé do livro de Luckesi, na mesma página 42, a saber: Bourdieu, Passeron, Althusser, Baudelot e Establet (todos criticam o aspecto reprodutivista da educação).

    OBS: Durkheim, entre outros, defende que a educação seja uma instância reprodutora dos estados físicos, intelectuais e morais da sociedade, mas essa condição não se aplica ao contexto da questão.

  • De acordo com Saviani teorias crítico reprodutivistas não apresentam proposta pedagógica sendo dividas em:

    Violência Simbólica de Bordieu, a escola nega a bagagem cultural do aluno impondo os conteúdos da classe dominante de maneira violenta.

    Aparelhos ideológicos de Althusser sendo repressivo ou seja polícia ou ideológicos escolas e igreja, criados pela classe dominante para manter e reproduzir ideologias.

    Escola dualista de Establet e Baudelot, ou seja existem duas escolas diferentes sendo uma para o trabalho manual, e outra para o intelectual.

    Segundo Luckesi a concepção reprodutora de educação ou crítica, tem a função de apenas criticar sem fazer nada para que haja transformação social reproduzindo ideologias e diferenças sociais.

  • A questão pede que identifiquemos os principais representantes da pedagogia crítica. Vejamos. O pensamento pedagógico crítico demonstrou, sobretudo, o quanto a educação reproduz a sociedade, por isso, os autores desse pensamento eram frequentemente chamados de crítico-reprodutivistas. Os principais representantes desse pensamento pedagógico são: Althusser, Bourdieu, Passeron, Baudelot e Establet.

    GABARITO: alternativa “B”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    A questão pede que identifiquemos os principais representantes da pedagogia crítica. Vejamos. O pensamento pedagógico crítico demonstrou, sobretudo, o quanto a educação reproduz a sociedade, por isso, os autores desse pensamento eram frequentemente chamados de crítico-reprodutivistas. Os principais representantes desse pensamento pedagógico são: Althusser, Bourdieu, Passeron, Baudelot e Establet.

    GABARITO: alternativa “B”


ID
774532
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione as diferentes concepções teóricas a seus representantes, numerando a segunda coluna de acordo com a primeira:

( 1 ) Materialismo histórico
( 2 ) Existencialismo
( 3 ) Pedagogia Tradicional
( 4 ) Pedagogia da Escola Nova
( 5 ) Racionalismo
( 6 ) Fenomenologia

( ) Herbart
( ) Descartes
( ) Karl Marx
( ) Jean Paul Sartre
( ) Edmund Husserl
( ) John Dewey


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta na segunda coluna, de cima para baixo.


Alternativas
Comentários
  • Achei super difícil, porém fazendo por eliminação a gente consegue. Resposta correta letra: D 3-5-1-2-6-4

  • Herbat - pedagogia tradicional;

    Descartes - racionalismo;

    Karl Marx - materialismo histórico;

    John Dewey - pedagogia renovada (progressivista);

    Com esses autores já é possível ver que o gabarito é o D.

    #vousernomeado


ID
776749
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os pressupostos e teorias pedagógicas que estão presentes nas atividades de ensino e aprendizagem sempre dizem respeito à compreensão dos papéis do professor e do aluno, da metodologia, da função social da escola e dos conteúdos trabalhados.
Em relação à pedagogia crítico-social dos conteúdos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

  • Alguém poderia explicar porque a resposta correta é a B, eu achei que fosse a C.

  • Alguém sabe qual o erro do item C?

  • "As duas tendências liberais renovadas têm em comum a defesa da formação do indivíduo com ser livre, ativo e social."

    fonte: Fundamentos sócio-filosóficos da educação.


ID
791866
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pedagoga Cláudia respalda a sua prática na Pedagogia da Autonomia coordena o planejamento escolar lembrando a necessidade de elevar os índices de aprendizagem do/as alunos/as e a importância das ferramentas básicas para que eles/elas circulem na sociedade letrada. Reconhece a importância dos saberes e dos conhecimentos de experiência que chegam a escola. Nesse sentido o saber ingênuo deve ser:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    A pedagoga Cláudia respalda a sua prática na Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire)

    A relação conteúdo-forma, se pensada em termos do compromisso com as

    aprendizagens dos/as estudantes, considera diferenças culturais, sociais e pessoais, sem

    reafirmá-las como causa de desigualdade ou exclusão. As formulações de uma escola e

    universidade progressistas materializam-se, então, por meio de uma prática pedagógica

    assentada na atividade dos sujeitos da aprendizagem.

    Para superar a feição transmissora dos conteúdos, cabe a nós, educadores/as,

    assumirmos uma prática rigorosa e crítica. Rigorosa na prática de conhecer e crítica no

    respeito ao “(...) saber ingênuo a ser superado pelo saber produzido através do exercício

    da curiosidade epistemológica” (FREIRE, 1996, p. 63-71), contributo para a formação

    dos estudantes.


ID
791875
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao desenvolver práticas progressistas a pedagoga Mariana reconhece que o seu papel é trabalhar em função dos processos evolutivos dos alunos e assim testemunha o direito de comparar, de escolher, de decidir dos jovens e adultos com quem convive. Ao entender a rebeldia enquanto denúncia a pedagoga precisa:

Alternativas

ID
791929
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A organização do espaço reflete a concepção educativa adotada pelos educadores e pela escola. Numa sala de aula, a simples disposição das carteiras favorece uma pedagogia autônoma que tem como base:

Alternativas

ID
801988
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Sobre este método se dice que la pedagogía, la lingüística y la psicología aperceptiva, jugaron en él un papel singular y que el mismo dio origen a múltiples variante"

Se puede inferir a partir de las afirmaciones del texto arriba que el método es:

Alternativas

ID
805309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nas décadas de vinte e de trinta do século passado, foram férteis as
discussões sobre educação e pedagogia, culminando no
estabelecimento de duas vertentes: a dos liberais e a dos
conservadores. Com relação a essas duas correntes do pensamento
pedagógico, julgue os itens a seguir.



O movimento do escolanovismo foi fortemente influenciado pela filosofia pragmatista, amplamente divulgada entre educadores brasileiros.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO: CORRETA

    O Pragmatismo enquanto doutrina filosófica, pelo seu caráter de práxis e por estimular a prática e a ação foi uma filosofia norteadora dos movimentos pela mudança na educação. Enquanto filosofia americana, o filósofo que se destaca na produção de uma filosofia da educação centrada na ideia de democracia e transformação é John Dewey. Desde cedo ele aplicava a ação e a atividade em sua filosofia da educação. Sendo sempre envolvido na vida social, ele articula as ações educacionais com os princípios filosóficos do pragmatismo e vê a educação como laboratório onde deve ocorrer a democracia. Essas ideias são fortemente influenciadoras do otimismo pedagógico dos anos trinta no Brasil. Dewey conseguiu influenciar o movimento dos Educadores da Educação Nova contra o ensino tradicional individualista e partia dos princípios de igualdade, ação e de qualidade, tendo em vista que com esses objetivos alcançados o Brasil ficaria no nível educacional de países desenvolvidos.


ID
805315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nas décadas de vinte e de trinta do século passado, foram férteis as
discussões sobre educação e pedagogia, culminando no
estabelecimento de duas vertentes: a dos liberais e a dos
conservadores. Com relação a essas duas correntes do pensamento
pedagógico, julgue os itens a seguir.



Os conservadores eram representados pelos católicos defensores da pedagogia tradicional.

Alternativas

ID
805417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Partindo das concepções de avaliação institucional, de desempenho
e de aprendizagem nas diferentes abordagens teóricas, julgue os
seguintes itens.

Em uma perspectiva emancipatória da avaliação, os processos avaliativos devem propiciar a coerência conceitual, epistemológica e prática, além da mediação entre a teoria pedagógica e a prática de ensino na sala de aula.

Alternativas

ID
805885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A história da educação no Brasil foi marcada por duas grandes correntes pedagógicas: a liberal e a progressista. Assinale a opção correspondente às tendências identificadas com a corrente pedagógica liberal.

Alternativas
Comentários
  • Tendências Pedagógicas Brasileiras
  • TENDÊNCIA LIBERAL:

    - TRADICIONAL;

    - RENOVADA PROGRESSIVISTA;

    - RENOVADA NÃO DIRETIVA;

    - TECNICISTA.


    TENDÊNCIA PROGRESSITA:

    - LIBERTADORA;

    - LIBERTÁRIA;

    - CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS.

  • Tradicional: tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão. Sua metodologia é baseada na memorização, o que contribui para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva.

    Renovada:  a educação escolar assume o propósito de levar o aluno a aprender e construir conhecimento, considerando as fases do seu desenvolvimento. Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno. Sua proposta metodológica tem como característica os experimentos e as pesquisas. O professor deixa de ser um mero expositor e assume o papel de elaborar situações desafiadoras da aprendizagem. A aprendizagem é construída através de planejamentos e testes. O professor passa a respeitar e a atender as necessidades individuais dos alunos.

    Renovada não-diretiva: há uma maior preocupação com o desenvolvimento da personalidade do aluno, com o autoconhecimento e com a realização pessoal. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo de encontro aos interesses e motivação do aluno. São incluídas atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal, acentuando-se a importância dos trabalhos em grupos.Aprender torna-se um ato interno e intransferível. A relação professor-aluno passa a ser marcada pela afetividade.

    Tecnicista: enfatiza a profissionalização e modela o individuo para integrá-lo ao modelo social vigente, tecnicista. Os conteúdos que ganham destaque são os objetivos e neutros. O professor administra os procedimentos didáticos, enquanto o aluno recebe as informações. O educador tem uma relação profissional e interpessoal com o aluno.


ID
805909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação às tendências pedagógicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Na alternativa "a" temos conceito de Pedagogia Libertadora, que enfatiza que o conteúdo da prática educativa deve ser a reflexão coletiva, dialogada e consciente sobre a cultura cotidiana do povo, tendo como objetivo político a emancipação organizada das camadas populares;

    a b está correta,

    Na "C" temos o conceito de pedagogia crítico social que tem por finalidade contribuir para a formação da cidadania, garantindo a todos os educandos condições de criticidade e, para tanto, considera que em determinadas condições sócio-históricas, os conteúdos escolares são os que decorrem das ciências, podendo e devendo ser transmitidos pelo professor e assimilados pelos alunos de forma crítica.

    A pedagogia da Escola Nova, nascida e sistematizada no contexto da Revolução Francesa, de perspectiva política, destina-se à equalização social, por meio da formação de indivíduos em condições iguais, de forma que possam lutar por seus direitos na sociedade, na minha concepção o erro da alternativa D, está na afirmação dos indivíduos lutar pelo seu direitos, pois nessa perpectiva eles eram prepardaos para gozar de direitos, mas não tinha essa visão de emancipação e confronto com a realidade.
  • Alternativa B

    O papel da escola na pedagogia libertária é a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. As matérias são colocadas, mas não exigidas. Vivência grupal na forma de autogestão.

  • Acho que a D esta errada porque são as caracteríticas da Tendência Progressista.

  • Acredito que o erro da "D" está no trecho: "(...) Escola Nova, nascida e sistematizada no contexto da Revolução Francesa(...)". Ela surgiu na primeira metade do século XX e a Revolução Francesa se passou no século XIX.

  • A resposta correta é a letra B, eu acabei errando essa, fiquei em dúvida quando se tratou de crianças e jovens.


ID
818410
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Brasil, o movimento da Escola Nova só começou na década de 1920, com diversas reformas esparsas do ensino público. Suas ideias expressaram-se de maneira clara em 1932, no Manifesto dos Pioneiros da educação nova, cujos principais signatários foram Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira e Lourenço Filho. (ARANHA, 2006, p. 228).

A Escola Nova trouxe conceitos e práticas inovadoras com relação à escola tradicional. Uma de suas principais características é

Alternativas
Comentários
  • Características gerais da Escola Nova

    lRelação aluno/professor– o aluno é o centro do processo (pedocentrismo). Como a escolha dos conteúdos gira em torno dos interesses infantis, o professor se esforça por despertar a atenção e a curiosidade da criança, tornando-se apenas um facilitador da aprendizagem.

    lConteúdo– o processo do conhecimento é mais importante do que o produto, o conteúdo que é objeto de aprendizagem precisa ser compreendido, não decorado.

    lMetodologia– A Escola não está voltada apenas para o intelecto. O corpo também é valorizado, por meio das atividades de educação física e do desenvolvimento da motricidade; Programas e horários tornam-se maleáveis, a fim de atender os ritmos individuais; privilegiar a pedagogia da ação significa equipar a Escola com laboratórios, oficinas, hortas, etc.

    lAvaliação– é compreendida como um processo válido para o próprio aluno, não para o professor, por isso, não visa apenas os aspectos intelectuais, mas também as atitudes e aquisição de habilidades.

    lDisciplina– é necessário preparar para a autonomia, ou seja, estimular a responsabilidade e a capacidade de crítica e estabelecer a disciplina voluntária. (discussão e consenso)

    Fonte: http://www.historiaemperspectiva.com/2011/10/teorias-em-educacao-escola-nova.html

  • A) reconhecer que todo aluno tem a capacidade de aprender e neste sentido o educador é o responsável final pelo processo de aprendizagem dos alunos.

    Errada! O educador age como um mediador do processo de aprendizagem, seu objetivo é facilitar o processo. Desse modo, é incorreto afirmar que o educador é o responsável final pelo processo de aprendizagem.

    B) considerar que o aluno traz poucos conhecimentos para a escola e neste sentido o educador deve planejar sua aula de maneira detalhada.

    Errada! A ideia correta seria a de que o aluno já traz consigo conhecimentos que devem ser levados em conta no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, o educador deve planejar a sua aula considerando o aluno como o centro do processo educativo, devendo atuar como um facilitador do processo.

    C) possibilitar que o aluno entre em contato com diversas técnicas de produção de conhecimento, para que possam ser desenvolvidas habilidades procedimentais.

    Errada! Embora aluno de fato entre em contato com diversas técnicas de produção do conhecimento, ele deve desenvolver processos mentais, como: observação, proposição e comprovação de hipóteses e espírito crítico; e não focar meramente em desenvolver habilidades procedimentais.

    D) considerar o aluno como centro do processo educativo, sendo o educador o facilitador das aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos.

    Certa! A Escola Nova inovou com relação às práticas adotadas pela escola tradicional, sendo uma de suas principais características a de tratar o aluno como centro do processo educativo, considerando o educador como o facilitador das aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos.

    E) proporcionar conhecimento profissionalizante a todos os alunos para integrar a instituição educativa à sociedade.

    Errada! A ideia é centrar o processo educacional no aluno com vistas ao seu desenvolvimento e não focar no conhecimento profissionalizante para integrar a instituição educativa à sociedade.

    GABARITO: alternativa “D”

  • É um movimento de renovação da educação, tendo como ideia o de fundamentar o ato pedagógico na ação, na atividade da criança. - Essa relação dialógica se disseminou em muitas partes do mundo, pois valorizava a autoformação e a atividade espontânea da criança. - A teoria da Escola Nova buscava uma educação que fosse instigadora da mudança social e, ao mesmo tempo, se transformasse porque a sociedade estava em mudança.


ID
821782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a tendência pedagógica liberal tradicional, os conteúdos de ensino devem corresponder a conhecimentos socialmente acumulados e a valores socialmente estabelecidos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo.

    Os conteúdos são conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como VERDADES ABSOLUTAS.

  • ceerto


ID
821785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Consoante a tendência pedagógica marxista, para que ocorra a formação integral do ser humano, os conteúdos educacionais devem propiciar a educação mental, física e tecnológica.

Alternativas
Comentários
  • Não sei se este gabarito foi alterado, mas essa questão era passível de recurso! Uma vez que : "Marx entendia que a educação deveria ser ao mesmo tempo intelectual, física e técnica. Essa concepção, chamada de "onilateral" (múltipla), difere da visão de educação "integral" porque esta tem uma conotação moral e afetiva que, para Marx, não deveria ser trabalhada pela escola, mas por "outros adultos"."

    Assim, a formação para ele deveria ser Onilateral e não Integral, como diz a questão!

     

    http://www.pedagogiaparaconcurseiros.com.br/

  • https://www.youtube.com/watch?v=inEALKzFqgk

  • Uma educação comprometida com a formação integral do ser humano deve adotar procedimentos facilitadores que permitam a construção de identidades crítico reflexivas portadoras de autonomia intelectual, política, social e cultural fortemente alicerçadas nos princípios de igualdade, de justiça e de solidariedade humana.

     

    Isso pressupõe que todas as crianças, jovens, adultos, homens e mulheres ao buscarem a escola encontrem um contexto que os permita construir competências e habilidades, qualificando-os para o trabalho, mas, sobretudo, preparando-os para a vida.

     

    GESTÃO DE PESSOAS NA EDUCAÇÃO

     

    Silveira Junior, Olney Bruno da[1]

    Ribeiro, Rozeli Lucas Maia[2]

     

    [1] Prof. Ms. Adm. Mestre em Administração das Organizações (USP-FEARP). Especialista em Administração de Recursos Humanos (UNIFRAN). Bacharel em Administração Geral (UNIFRAN) Técnico Contábil; Atividade Acadêmica, Profissional e Voluntária: Professor Universitário nos Cursos de Graduação e  Pós-Graduação.

    [2] Acadêmica do curso Gestão Pública, nível pós graduação, Instituto Federal e tecnológico de Muzambinho. Email: .

  • marxista vem de karl marx comunismo puro!

  • Essa questão não tem haver com o pensamento Marx.

  • Oxi!!!


ID
826531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A aprendizagem, de acordo com a concepção pedagógica liberal renovadora não diretiva,

Alternativas
Comentários
  • Acentua-se, nessa tendência, o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo o esforço deve visar a uma mudança dentro do indivíduo, ou seja, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.

     

    Aprender é modificar suas próprias percepções. Apenas se aprende o que estiver significativamente relacionado com essas percepções.


  • Confira o quadro síntese das tendências pedagógicas nesta página: ( http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0327.html)
  • A) consiste em modificar as percepções da realidade.
  • Renovada não diretiva

    Papel da escola: preocupa-se mais com problemas psicológicos do que pedagógicos ou sociais.

    Conteudos de ensino: ênfase no desenvolvimento de relações humanas. A transmissão de conteúdos tornar-se secundária.

    Metodologia de ensino: o método exige um estilo próprio do professor para facilitar a aprendizagem do aluno.

    Relação professor-aluno: educação centrada no aluno, visando à formação da personalidade por meio da vivência de experiências.

    Prática escolar/autores: o inspirador da Pedagogia não diretiva é Carl Roger. Influenciou vários educadores principalmente orientadores educacionais. Escola de Summerhill do educador inglês A. Neil.

    Pressuposto de aprendizagem: a motivação resulta do desejo  de autorrealização. Privilegia-se a autoavaliação.



  • Na Tendência Liberal Renovada não diretiva o aprender se dá de forma a modificar suas próprias percepções da realidade.

    GaB: A

  • A tendência liberal renovada (0u renovadora) não-diretiva:

    A) consiste em modificar as percepções da realidade.

    Certa! Seguindo a tendência liberal renovada não-diretiva, a escola deverá concentrar esforços em estabelecer um clima favorável à mudança no indivíduo para que ocorra uma adequação pessoal às exigências do ambiente, ou seja, uma mudança de percepção da realidade.

    B) baseia-se na motivação e na estimulação de problemas.

    Errada! Essa característica se amolda à pedagogia renovada progressivista e não à não-diretiva.

    C) baseia-se no desempenho do aluno.

    Errada! Uma tendência que valoriza o desempenho do aluno é a tecnicista. A pedagogia não-diretiva não possui esse foco.

    D) prioriza a resolução de situações-problema a partir de temas geradores.

    Errada! Essa é uma característica da pedagogia progressista libertadora.

    E) ocorre a partir da interação social, da construção de conhecimento em grupo.

    Errada! Essa característica pode ser atribuída, por exemplo, à pedagogia libertária, mas não para a não-diretiva.

    GABARITO: alternativa “A”


ID
826534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Confrontar a experiência do aluno com o saber sistematizado constitui método de ensino-aprendizagem próprio da concepção pedagógica

Alternativas
Comentários
  • a) consiste em modificar as percepções da realidade
    Tendência Liberal Renovada Não Diretiva (Escola Nova):Papel da escola: Formação de atitudes.
    Conteúdos: Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos.Métodos: método baseado na facilitação da aprendizagem. Professor x Aluno: Educação centralizada no aluno; o professor deve garantir um clima de relacionamento pessoal e autêntico, baseado no respeito.Aprendizagem: Aprender é modificar as percepções da realidade. Manifestações: Carl Rogers, "Sumerhill", escola de A. Neill.

    b)baseia-se na motivação e na estimulação de problemas. Correta
    Tendência Liberal Renovada Progressivista. Papel da escola: A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social.Conteúdos: Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problema.Métodos:Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas.Professor x Aluno:O professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança. Aprendizagem: É baseada na motivação e na estimulação de problemas. O aluno aprende fazendo.Manifestações:Montessori, Decroly, Dewey, Piaget, Cousinet, Lauro de Oliveira Lima.

    c) baseia-se no desempenho do aluno.
    Tendência Liberal Tecnicista Papel da escola:É modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas.Conteúdos:São informações ordenadas numa sequência lógica e psicológica. Métodos: Procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informaçõesProfessor x Aluno:Relação objetiva em que o professor transmite informações e o aluno deve fixá-las. Aprendizagem: Aprendizagem baseada no desempenho.Manifestações:Skinner, Gagné, Bloon, Mager. Leis 5.540/68 e 5.692/71.
    CONTINUA..
  • CONTINUAÇÃO...
    d) prioriza a resolução de situações-problema a partir de temas geradores.
    Tendência Progressivista Libertadora: Papel da escola:Não atua em escolas, porém visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.Conteúdos: Temas geradores retirados da problematização do cotidiano dos educandos. Métodos:Grupos de discussãoProfessor x Aluno:A relação é de igual para igual, horizontalmente Aprendizagem: Valorização da experiência vivida como base da relação educativa. Codificação-decodificação. Resolução da situação problema.Manifestações: Paulo Freire

    e) ocorre a partir da interação social, da construção de conhecimento em grupo.
    Tendência Progressivista Libertária: Papel da escolaTransformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário.Conteúdos:As matérias são colocadas, mas não exigidas.Métodos:Vivência grupal na forma de autogestão.Professor x Aluno:É não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres.Aprendizagem: Também prima pela valorização da vivência cotidiana. Aprendizagem informal via grupo.Manifestações:Lobrot, C. Freinet, Miguel Gonzales, Vasquez, Oury, Maurício Tragtenberg, Ferrer y Guardia.

    Fonte:
    http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0327.html
  • B) Progressista Histórico-Crítica.

ID
826537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção correta acerca da concepção progressista libertária.

Alternativas
Comentários
  • a) Critca Social dos Conteudos.
    b)Libertaria
    c)  Nao diretiva
    d) Renovada Progressivista
    e) Tradicional
  • A alternativa """B""" é a certa.
  • CONCEPÇÃO PROGRESSISTA LIBERTÁRIA

    Papel da escola:Transformadora da personalidade dos alunos no sentido autogestionário. Participação grupal, autogestão, resistência à burocracia.

    Conteúdo de ensino: As matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas. São conteúdos que resultam da necessidade e interesse do grupo.

    Metodologia de ensino: vivência grupal, por sua própria iniciativa, sem qualquer formar de poder. Autonomia.

    Relação professor- aluno: é uma relação de não diretividade, o professor pode se colocar a serviço do aluno, sem impor suas ideais. Alunos são livres para, inclusive, não responder ao professor.

    Prática escolar/autores: projetos autogestionário. Abrange as tendências antiautoritárias. C. Freinet, Ainda Vasquez, Miguel Gonzalez Arroyo.

    Pressupostos de aprendizagem: negação das formas de repressão, crescimento pessoal e grupal, motivação e satisfação de aspirações e necessidades.


ID
826558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Consoante a concepção tradicional de gestão educacional,

Alternativas
Comentários
  • A) o acompanhamento do trabalho dos profissionais da educação realiza-se por meio de mecanismos gerenciais de controle.
  • B)O Conselho Escolar tem por finalidade efetivar a gestão escolar, na forma de colegiado, promovendo a articulação entre os segmentos da comunidade escolar e os setores da escola, constituindo-se no órgão máximo de direção. O Conselho Escolar é um órgão colegiado de natureza deliberativa, consultiva e fiscal, não tendo caráter político-partidário, religioso, racial e nem fins lucrativos, não sendo remunerados seu Dirigente ou Conselheiros.

    C) As decisões são descentralizadas

    D) não nesse caso zela pelo interesse estatal, se fosse escolhido pela comunidade aí sim zelaria pelo interesse dessa.

    E) Estruturam verticalmente há hierarquia


ID
842578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, com base nas teorias e nos modelos de
comunicação e interação grupal utilizados no processo de
planejamento.

De acordo com o modelo tradicional, o comportamento dos indivíduos pode ser medido, padronizado e classificado com vistas à eficiência das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Segundo o modelo tradicional, a comunicação é tida como uma atividade cujo comportamento pode ser medido , padronizado e classificado. Há uma relação entre processo comunicacional e eficiência organizacional.

    Fonte: http://www.eca.usp.br/associa/alaic/boletin11/cleusa.htm 

  • pensava que seria tecnicista?
  • Essas características são da liberal tecnicista.


ID
850774
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

. Segundo Cipriano Luckesi, hoje no Brasil, em nossas escolas, convivem diversas tendências pedagógicas. De alguma forma elas refletem as nossas escolhas, ou seja, as escolas que queremos. Na concepção de Luckesi, a escola que queremos é:

Alternativas
Comentários
  • gabarito A. A educação não pode ser neutra, ela tem que tomar uma posição: do lado opressor (social burguesa) ou do lado oprimido (trabalhador). O interesse na aprendizagem e desenvolvimento dos educandos é um princípio político, pois não exclui o indivíduo

    .

  • Professor interessado na aprendizagem do aluno


ID
850927
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Brasil, nos anos 70 do século XX, em nível da política educacional oficial, a orientação escolanovista cede lugar à tendência tecnicista. Todavia, a aplicação da metodologia tecnicista não configura uma postura tecnicista do professor, o exercício profissional continua mais para uma postura eclética em torno de princípios pedagógicos:

Alternativas
Comentários
  • tradicional e renovada


ID
919786
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Concepção que prioriza os processos de mudança e tem como visão de homem um ser produtor de si mesmo, um ser em transformação, um ser da práxis, que só pode ter lugar na história e a sua mediação é realidade material. Esta é a definição para pedagogia:

Alternativas

ID
923947
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por:

Alternativas
Comentários
  • A pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeias sociais, de acordo com as aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a idéia de igualdade de oportunidades,não leva em conta a desigualdade de condições.


ID
926065
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a tendência pedagógica liberal tecnicista, é falso afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A tendência Liberal Tecnicista surge no século XX, com o objetivo de implementar o modelo empresarial na escola, ou seja, aplicar na escola o modelo de racionalização típico do sistema de produção capitalista. Com forte influência das teorias positivistas e da psicologia americana behaviorista, o tecnicismo busca ensinar o aluno por meio do treinamento


  • Muito usada na ditadura militar e não no governo populista.

  • D ou E então.


ID
926080
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir da constatação do trabalho como práxis humana que possibilita criar e recriar, não apenas no plano econômico, mas no âmbito da arte e da cultura, da linguagem e dos símbolos, do mundo humano como resposta às suas múltiplas e históricas necessidades “[...] é que o trabalho se constitui em direito e dever e engendra um princípio formativo ou educativo (FRIGOTTO, 2012). Assim sendo, podemos afirmar que:

I. O trabalho como princípio educativo é uma técnica didática ou metodológica no processo de aprendizagem, sem relação com o princípio ético-político;

II. A pedagogia das competências constitui-se em um aparato ideológico que sustenta a concepção do trabalho enquanto princípio educativo;

III. Da compreensão do trabalho como princípio educativo deriva a ideia de que é fundamental socializar, desde a infância, o princípio de que a tarefa de prover a subsistência, e outras esferas da vida pelo trabalho, é comum a todos os seres humanos, evitando-se, desta forma, criar indivíduos ou grupos que exploram e vivem do trabalho de outros;

IV. O trabalho como princípio educativo surge do fato de que todos os seres humanos são seres da natureza e, portanto, têm a necessidade de alimentar-se, proteger-se das intempéries e criar seus meios de vida.

São afirmações corretas:

Alternativas
Comentários
  • Princípios são leis ou fundamentos gerais de uma determinada racionalidade, dos quais derivam leis ou questões mais específicas. No caso do trabalho como princípio educativo, a afirmação remete à relação entre o trabalho e a educação, no qual se afirma o caráter formativo do trabalho e da educação como ação humanizadora por meio do desenvolvimento de todas as potencialidades do ser humano. Seu campo específico de discussão teórica é o materialismo histórico em que se parte do trabalho como produtor dos meios de vida, tanto nos aspectos materiais como culturais, ou seja, de conhecimento, de criação material e simbólica, e de formas de sociabilidade (Marx, 1979). 

    Fonte: http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/trapriedu.html


ID
978613
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Ilma Passos Alencastro Veiga, é uma técnica de ensino em que os alunos executam em sala de aula, ou fora dela, mediante um roteiro de estudo, um trabalho indicado pelo professor, que os orienta e acompanha. Entre outros aspectos, essa técnica busca desenvolver o pensamento reflexivo e a análise crítica em substituição à memorização. O texto trata da técnica de ensino denominada:

Alternativas
Comentários
  • 1.   estudo do meio – atividade organizada em que o alunado é levado a conhecer lugares da sociedade que antes eram apenas conteúdos relatados pelos professores ou lidos nos textos (balZan ,1969);

    2.  estudo dirigido – em que o aluno recebe orientações e estímulos do professor, mas tem todo o trabalho para adquirir os conhecimentos e procedimentos para, posteriormente,continuar estudando individualmente (CaStro,1969);

    3. método de projetos – em que professores e alunos planejam uma atividade e organizam várias ações para atingir um objetivo que se refere a algum problema, coletando dados,especificando condições e materiais para resolver o problema (PILETTI,1985);

    4. fichas didáticas – um procedimento que permite aos alunos trabalharem de acordo com suas condições e ritmos, pois há uma ficha com as noções, outra com os exercícios e uma terceira com a correção ou respostas dos exercícios em que cada criança recebe seu conjunto de acordo com as condições que apresenta naquele momento (Piletti,1985).

    Fonte: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/579/4/Caderno_de_Formacao_D15.pdf

  • Aula expositiva dialogada - É uma exposição do conteúdo, com a participação ativa dos estudantes, cujo conhecimento prévio deve ser considerado e pode ser tomado como ponto de partida. O professor leva os estudantes a questionarem, interpretarem e discutirem o objeto de estudo, a partir do reconhecimento e do confronto com a realidade.(ANASTASIOU;ALVES, 2004, p. 79)

    Estudo de texto - É a exploração de idéias de um autor a partir do estudo crítico de um texto e/ou a busca

    de informações e exploração de idéias dos autores estudados. (ANASTASIOU; ALVES,2004, p. 80)

    Estudo dirigido - Permite ao aluno situar-se criticamente, extrapolar o texto para a realidade vivida, compreender e interpretar os problemas propostos, sanar dificuldades de entendimento e propor alternativas de solução; Exercita no aluno a habilidade de escrever o que foi lido e interpretá-lo; Prática dinâmica, criativa e crítica da leitura. (MARION; MARION, 2006, p. 42); (PETRUCCI; BATISTON, 2006, p. 279-280)

    Seminário - É um espaço em que as idéias devem germinar ou ser semeadas. Portanto, espaço, onde um grupo discuta ou debata temas ou problemas que são colocados em discussão.(ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 90).

    Estudo do meio - É um estudo direto do contexto natural e social no qual o estudante se insere, visando a uma determinada problemática de forma interdisciplinar. Cria condições para o contato com a realidade, propicia a aquisição de conhecimentos de forma direta, por meio da experiência vivida. (ANASTASIOU; ALVES, 2004, p. 97).

    Fonte: http://www.periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/viewFile/1426/2338

  • Gabarito: C


ID
978643
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ghiraldelli afirma que os professores brasileiros chegaram ao século XXI guiando suas práticas por cinco tendências pedagógico-didáticas que seguem a inspiração de filosofia educacional de seus autores. De acordo com uma delas, os passos segundo os quais acontece o processo ensino aprendizagem, se resumem, sequencialmente, em: vivência, temas geradores, problematização, conscientização e ação política. Assinale o autor cujas ideias melhor caracterizam essa sequência.

Alternativas
Comentários
  • a) Herbat: Preparação, Apresentação, Associação e assimilação de conceitos por comparação, Generalização, Aplicação

    b) Dewey: Atividade e pesquisa, Eleição de problemas, Coleta de dados, Hipótese ou Heurística, Experimentação ou Julgamento

    c) Freire: Vivência, Temas geradores, Problematização, Conscientização, Ação política

    d) Ghiraldelli:

    e) Saviani: Prática social, Problematização, Instrumentalização, Catarse, Pprática social

    Fonte: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/noticias/artigo233813-1.asp

  • Temas geradores é sem dúvida de Paulo Freire!

  • Paulo Freire


ID
1003669
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. No processo escolanovista os conteúdos são tidos como dinâmicos e transitórios e devem partir das necessidades individuais.
II. O processo tecnicista tem como objetivo transmitir as informações do mundo e da cultura.
III. No processo escolanovista, a metodologia baseia- se nos métodos ativos, valorizando as capacidades individuais do educando.
IV. No processo tradicional, a avaliação supervaloriza o acerto, e pressupõe a incidência de erro igual a zero.

Alternativas
Comentários
  • O processo tecnicista tem como objetivo transmitir conhecimento e comportamentos éticos, práticas sociais e habilidades básicas para manutenção e controle social e cultural.

    No processo tradicional, o erro é sinônimo de fracasso.

  • Letra: C
    No processo escolanovista os conteúdos são tidos como dinâmicos e transitórios e devem partir das necessidades individuais, a metodologia baseia- se nos métodos ativos, valorizando as capacidades individuais do educando.


ID
1003672
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Alguns números romanos poderão ser utilizados mais de uma vez.

I. Processo construtivista.
II. Processo sociolibertador.
III. Processo multicultural.

( ) A avaliação tem o caráter de constatar o grau de aprendizagem teórica dos conteúdos escolares, trabalhados segundo os princípios do processo sociolibertador, verificando até que ponto esses conteúdos tornaram-se instrumentos úteis para a mudança individual e social.
( ) Todo novo conteúdo deve estar articulado aos conhecimentos prévios e, ao mesmo tempo, estar adequado às características de desenvolvimento pertinente à faixa etária e à seriação, para que possa ser experienciado a partir do interesse dos alunos e às exigências sociais, buscando novos conhecimentos.
( ) Tem como objetivo conhecer as diversidades culturais do povo brasileiro.
( ) A metodologia será construída à medida que o tema passe a integrar os currículos escolares.
( ) O conteúdo desse processo se constituiu de todos aqueles elementos que conduzem o sujeito à autonomia, à libertação, através da pedagogia da esperança. São eles: conscientização às mudanças, processo de libertação, diálogo e níveis de consciência.
( ) O objetivo da ação pedagógica consiste não só no desenvolvimento de hábitos, habilidades e domínio de técnicas que facilitem a aprendizagem do conteúdo, mas a construção individual de um conhecimento que oportuniza a compreensão da realidade e representa um instrumento de solução para as situações da vida cotidiana.

Alternativas
Comentários
  • (II. Processo sociolibertador) A avaliação tem o caráter de constatar o grau de aprendizagem teórica dos conteúdos escolares, trabalhados segundo os princípios do processo sociolibertador, verificando até que ponto esses conteúdos tornaram-se instrumentos úteis para a mudança individual e social.

    (I. Processo construtivista) Todo novo conteúdo deve estar articulado aos conhecimentos prévios e, ao mesmo tempo, estar adequado às características de desenvolvimento pertinente à faixa etária e à seriação, para que possa ser experienciado a partir do interesse dos alunos e às exigências sociais, buscando novos conhecimentos.

    (III. Processo multicultural) Tem como objetivo conhecer as diversidades culturais do povo brasileiro.

    (III. Processo multicultural) A metodologia será construída à medida que o tema passe a integrar os currículos escolares.

    (II. Processo sociolibertador) O conteúdo desse processo se constituiu de todos aqueles elementos que conduzem o sujeito à autonomia, à libertação, através da pedagogia da esperança. São eles: conscientização às mudanças, processo de libertação, diálogo e níveis de consciência.

    (I. Processo construtivista) O objetivo da ação pedagógica consiste não só no desenvolvimento de hábitos, habilidades e domínio de técnicas que facilitem a aprendizagem do conteúdo, mas a construção individual de um conhecimento que oportuniza a compreensão da realidade e representa um instrumento de solução para as situações da vida cotidiana.


ID
1066969
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na teoria ambientalista, atribui-se, exclusivamente, ao ambiente a construção das características humanas, privilegiando a experiência como fonte de conhecimento. Esta teoria preocupa-se em explicar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B, questões semelhantes:


    Q355653 •  Prova(s): IBFC - 2013 - SEPLAG-MG - Pedagogia

    Leia, atentamente, o texto a seguir. “Desprezar a análise de outros aspectos da conduta humana tais como: o raciocínio, o desejo, a imaginação, os sentimentos e a fantasia; defende a necessidade de medir, comparar, testar, experimentar e controlar o comportamento e desenvolvimento do educando e sua aprendizagem, objetivando com isso, controlar o comportamento do educando”. O texto trata da:

    •  a) Relação homem/mundo.
    •  b) Afetividade e cognição
    •  c) Interatividade
    •  d) Teoria ambientalista do desenvolvimento



ID
1102765
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cada tendência pedagógica possui procedimentos de ensino adequados às suas propostas. A pedagogia tecnicista tem sua proposta metodológica centrada na:

Alternativas
Comentários
  • "

    Pedagogia tecnicista[1]

    partir do pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advogou a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional. De modo semelhante ao que ocorreu no trabalho fabril, pretendeu-se a objetivação do trabalho pedagógico. Buscou-se, então, com base em justificativas teóricas derivadas da corrente filosófico-psicológica do behaviorismo, planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem pôr em risco sua eficiência. Se na pedagogia tradicional a iniciativa cabia ao professor e se na pedagogia nova a iniciativa deslocou-se para o aluno, na pedagogia tecnicista o elemento principal passou a ser a organização racional dos meios, ocupando o professor e o aluno posição secundária. A organização do processo converteu-se na garantia da eficiência, compensando e corrigindo as deficiências do professor e maximizando os efeitos de sua intervenção."

    http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_pedagogia_tecnicista.htm


ID
1171756
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere as seguintes características:

• ocupa-se dos processos educativos, métodos e maneiras de ensinar, com um significado amplo e globalizante;
• é um campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa;
• é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo.
• ocupa-se da prática educativa que se realiza na sociedade como um dos integrantes básicos da configuração da atividade humana.

Tais características referem-se à

Alternativas

ID
1171780
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao iniciar o primeiro conselho de classe de sua escola, a coordenadora pedagógica destaca o seguinte aspecto:

- A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve organizar-se de forma a retratar, o quanto possível, a vida. À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, e numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente.

Um dos professores pede a palavra, discorda da coordenadora e afirma:

- A escola tem o papel de preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

De acordo com o pensamento educacional, as tendências pedagógicas expressas pelo argumento da coordenadora pedagógica e pelo do professor são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • tendência liberal renovada progressista e tendência progressista crítico-social dos conteúdos

  • Não deveria ser tendência liberal renovada progressivista para o primeiro argumento?


ID
1185934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.


A educação permanente é orientada somente para trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • Almeida (1997) conceitua a educação permanente como uma atividade institucionalizada possuindo como principais objetivos: promoção de mudança institucional, fortalecimento das ações da equipe e transformações de práticas técnicas e sociais; tendo como pressuposto para realização uma pedagogia centrada na resolutividade de problemas e sendo realizada dentro do ambiente de trabalho, promovendo com isso a apropriação do saber científico e constituindo-se em responsabilidade da instituição a qual o profissional presta seus serviços.

    RESPOSTA: ERRADA

  • GABARITO: ERRADO

    "Em 1980, por inspiração Freireana, aparece o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto coletiva. Esta abordagem contribui para a ampliação do conceito de Educação Permanente, orientada para enriquecer a essência humana e suas subjetividades, em qualquer etapa da existência de todos os seres humanos e não somente de trabalhadores."

    Fonte: http://www1.saude.rs.gov.br/dados/1311947098405educa%E7%E3o%20continuada%20e%20permanente.pdf


ID
1185937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.


A escolha da terminologia educação permanente é dada como justificativa para integrar as múltiplas abordagens pretendidas na educação em saúde.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. ESCOLA PERMANENTE ,PAULO FREIRE


ID
1185943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.


A organização do trabalho, a interação com as redes de gestão de serviços de saúde e do controle social no setor estão excluídas do conceito de educação permanente.

Alternativas
Comentários
  • A "educação permanente" seria o mesmo que a "educação integral"?

  • https://www.saude.gov.br/trabalho-educacao-e-qualificacao/gestao-da-educacao/qualificacao-profissional/40695-politica-nacional-de-educacao-permanente-pneps

  • Almeida (1997) conceitua a educação permanente como uma atividade institucionalizada possuindo como principais objetivos: promoção de mudança institucional, fortalecimento das ações da equipe e transformações de práticas técnicas e sociais; tendo como pressuposto para realização uma pedagogia centrada na resolutividade de problemas e sendo realizada dentro do ambiente de trabalho, promovendo com isso a apropriação do saber científico e constituindo-se em responsabilidade da instituição de saúde a qual o profissional presta seus serviços.

    Site: portal da educação

  • GABARITO: ERRADO

    "Esta abordagem contribui para a ampliação do conceito de Educação Permanente, orientada para enriquecer a essência humana e suas subjetividades, em qualquer etapa da existência de todos os seres humanos e não somente de trabalhadores. Esta parece ser a ótica atual do Ministério da Saúde, pois a escolha da terminologia Educação Permanente é dada como justificativa para integrar as múltiplas abordagens pretendidas. Neste sentido abrigaria, além da educação em serviço, a compreensão no âmbito da formação técnica, de graduação e de pós-graduação; da organização do trabalho; da interação com as redes de gestão e de serviços de saúde; e do controle social no setor."

    Fonte: http://www1.saude.rs.gov.br/dados/1311947098405educa%E7%E3o%20continuada%20e%20permanente.pdf


ID
1185946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.


A educação permanente é considerada como algo mais abrangente da educação, como formação integral e contínua do ser humano com um referencial teórico-metodológico problematizador.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    #RUMOAPOSSE

  • A Educação Permanente pode ser entendida como um sistema aberto que utiliza toda a potencialidade da escola e da sociedade para produzir os valores, conhecimentos e técnicas que servem de base à práxis humana em toda a sua extensão.

  • GABARITO: CERTO

    "O Ministério da Saúde considera que no processo de Educação Permanente em Saúde o aprender e ensinar devem se incorporar ao cotidiano das organizações e ao trabalho, tendo como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, sendo estruturados a partir da problematização do processo de trabalho, onde a atualização técnico-científica é um dos aspectos da transformação das práticas, porém, não é seu foco central. Desta forma, a Educação Permanente é considerada como algo mais abrangente da educação enquanto formação integral e contínua do ser humano com um referencial teórico-metodológico problematizador".

    Fonte:http://www1.saude.rs.gov.br/dados/1311947098405educa%E7%E3o%20continuada%20e%20permanente.pdf


ID
1185949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.


A educação permanente é entendida como uma atualização cotidiana das práticas, seguindo os novos aportes teóricos, metodológicos, científicos e tecnológicos disponíveis, contribuindo para a construção de relações e processos que emerjam do interior das equipes, desconsiderando as práticas organizacionais, interinstitucionais e(ou) intersetoriais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    #RUMOAPOSSE

  • GABARITO: ERRADO

    A Educação Permanente é entendida como uma atualização cotidiana das práticas, seguindo os novos aportes teóricos, metodológicos, científicos e tecnológicos disponíveis, contribuindo para a construção de relações e processos que  emergem do interior das equipes, com seus agentes e práticas organizacionais, e incluem as práticas interinstitucionais e/ou intersetoriais.

    Fonte: http://www1.saude.rs.gov.br/dados/1311947098405educa%E7%E3o%20continuada%20e%20permanente.pdf


ID
1185985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às tendências pedagógicas.

A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, valorizando a cultura individual.

Alternativas
Comentários
  • a tendência liberal considera a educação um processo para a manutenção do status quo

    #PartiuPosse!

  • Estranho o item dizer “preparar os indivíduos para o desempenho social” e valorizar o individualismo, não tem sentido, será que o gabarito é CERTO mesmo? me pareceu errado.

  • A pedagogia liberal indica que a escola tem o papel de formar as pessoas para desempenhar papéis sociais, com base nas aptidões individuais, as quais devem ser desenvolvidas por meio dos processos de ensino-aprendizagem.

    Enfatiza o ensino escolar e a transmissão de conteúdos específicos pela escola como forma de liberdade e transformação dos sujeitos.

  • Questão correta. Na PEDAGOGIA LIBERAL o papel da escola é preparar os indivíduos intelectual e moralmente. Os CONTEÚDOS são considerados verdades absolutas, a APRENDIZAGEM é mecânica (o aluno apenas reproduz o conhecimento), O papel da ESCOLA transmissão dos conhecimentos.

    NÃO POSSIBILITA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DO INDIVÍDUO E PRIVILEGIA AS CAMADAS MAIS FAVORECIDAS. Ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres. (status quo)

  • GABARITO: CERTO

    A pedagogia liberal defende a ideia de que a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com suas aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual. 


ID
1185988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às tendências pedagógicas.

A pedagogia libertadora preconiza o caráter essencialmente político da educação.

Alternativas
Comentários
  • O método de Paulo Freire, referência da Pedagogia Libertadora, tem por princípio a certeza de que a educação é um ato político, de construção do conhecimento e de criação de outra sociedade - mais ética, mais justa, mais humana, mais solidária.

  • PRECONIZAR= recomenda, avisa com insistência, aconselha....


ID
1185991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às tendências pedagógicas.

A valorização da escola como difusora do saber, como polo de apropriação da sociedade democrática, é característica da tendência crítico-social dos conteúdos.

Alternativas
Comentários
  • A abordagem sócio-cultural ou libertária elimina pela raiz as relações autoritárias, onde não há escolas nem professor, mas círculos de cultura e um coordenador cuja tarefa essencial é o diálogo.

  • Valorização da escola como espaço social responsável pela apropriação do saber universal.

    Socialização do saber elaborado às camadas populares, entendendo a apropriação crítica e histórica do conhecimento enquanto instrumento de compreensão da realidade social e atuação crítica e democrática para a transformação desta realidade.

    Fonte:

    Caderno Pedagógico

    Professor: Carlinhos Costa e William Dornela

    Brasília, 2017


ID
1185994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às tendências pedagógicas.

Dermeval Saviani, Manacorda e Snyders são representantes da pedagogia liberal.

Alternativas
Comentários
  • Demerval Saviani fala a respeito das teorias críticas, teorias crítico-reprodutivistas e teoria crítica. E Manacorda é representante da pedagogia progressista, tendência crítico social dos conteúdos. 

  • Tendência progressista critico social dos conteúdos .

  • O três autores são representantes da Critico-Social dos Conteúdos, nada de Liberal é o contrário.

  • O três autores são representantes da Critico-Social dos Conteúdos, nada de Liberal é o contrário.


ID
1185997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A maioria das escolas de formação dos profissionais de saúde segue a tendência tradicional, na qual o professor é o detentor do saber, tendo como resultado uma relação vertical entre professor aluno. O mesmo é observado na prática diária desses profissionais, quando ambas deveriam ter uma relação horizontal. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.


No decorrer do curso, o ensino que leva o aluno a ter experiências em várias posições, passando por um processo reflexivo, abandonando velhos conceitos, que proporciona ao aluno construir o seu conhecimento a partir da observação, da análise e do desenvolvimento, foge à tendência tradicional.

Alternativas
Comentários
  • Certo. A Educação Tradicional forma um aluno acrítico e passivo, com um perfil de ouvir, sem espaço de reflexão e diálogo. Proporcionar um ensino que tira o professor do papel de autoridade detentora de dogmas (verdades absolutas e inquestionáveis), colocando no centro o aluno e suas aprendizagens, abre espaço para uma educação progressista. Assim, o aluno desenvolve sua criticidade e se forma em sua integralidade, como cidadão crítico, capaz de transformar a sua realidade e o mundo em que vive.

ID
1186000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A maioria das escolas de formação dos profissionais de saúde segue a tendência tradicional, na qual o professor é o detentor do saber, tendo como resultado uma relação vertical entre professor aluno. O mesmo é observado na prática diária desses profissionais, quando ambas deveriam ter uma relação horizontal. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.


Ao professor cabe planejar, estruturar e controlar os meios pelos quais se deseja atingir os objetivos propostos. Essa é uma característica da educação tradicional.

Alternativas
Comentários
  • Pq está errado? alguém pode comentar?

  • Também não entendi onde aparece o erro

  • Enunciado refere-se a tendência liberal tecnicista.

  • gostaria de saber onde está o erro?

  • meios=tecnicismo

    #Partiuposse!

  • Abordagens pedagógicas

    TRADICIONAL

    "´...a atividade de ensinar está centrada no professor que a expõe e interpreta, conduzindo o aluno ao contato com as grandes realizações da humanidade e da cultura em geral"

    COMPORTAMENTALISTA

    "Ao professor cabe planejar, estruturar e controlar os meios pelos quais se deseja atingir os objetivos propostos. Os reforços, podem ser, por exemplo: notas, elogios, distinções e prestígio"

    Ressalta-se que o tecnicismo se fundamenta na psicologia comportamental

    COGNITIVISTA

    "A relação professor-aluno deve ser horizontal, ou seja reciprocidade intelectual, cooperação moral e racional. Cabe ao professor evitar rotina, fixação de respostas e hábitos."

    Professor é um orientador.

    HUMANISTA

    "o papel do professor como facilitador da aprendizagem é a de suscitar essa motivação, descobrir que desafios são reais para o jovem e proporcionar-lhe a oportunidade de enfrentá-los."

    CRÍTICO-SOCIAL

    "A abordagem sócio-cultural ou libertária elimina pela raiz as relações autoritárias, onde não há escolas nem professor, mas círculos de cultura e um coordenador cuja tarefa essencial é o diálogo."

    FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341998000100004

  • A questão está na errada porque afirma que na escola tradicional o professor planeja meios para atingir os objetivos que ele pretende alcançar, e na Educação Tradicional isso na verdade não existia, pois os conteúdos já viam prontos e o professor não precisava se preocupar se o aluno aprendeu ou não.


ID
1186003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A maioria das escolas de formação dos profissionais de saúde segue a tendência tradicional, na qual o professor é o detentor do saber, tendo como resultado uma relação vertical entre professor aluno. O mesmo é observado na prática diária desses profissionais, quando ambas deveriam ter uma relação horizontal. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.


Ter um interesse não possessivo e a aceitação de um outro indivíduo, uma pessoa separada, cujo valor próprio é um direito seu na relação professor/aluno, é uma das características da educação humanista.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A abordagem humanista (MIZUKAMI, 1985) corresponde à pedagogia liberal renovada não diretiva.

    E tem as seguintes características:

    1. Enfoque de caráter interacionista no sujeito­ ­objeto. O ensino é centrado no aluno.

    2. Enfatiza as relações interpessoais, objetivando o crescimento do indivíduo.

    3. O professor é o facilitador da aprendizagem.

    Fonte:

    Tavares, Rosilene Horta. Didática geral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.


ID
1186006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A maioria das escolas de formação dos profissionais de saúde segue a tendência tradicional, na qual o professor é o detentor do saber, tendo como resultado uma relação vertical entre professor aluno. O mesmo é observado na prática diária desses profissionais, quando ambas deveriam ter uma relação horizontal. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.


A abordagem libertária elimina as relações autoritárias, nas quais não há escolas nem professor, mas círculos de cultura e um coordenador cuja tarefa essencial é o diálogo.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.



    TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA


    É defensora da autogestão, é antiautoritária e valoriza a experiência do aluno e o processo de aprendizagem grupal. Os conteúdos são colocados, mas não exigidos. O trabalho pedagógico organiza-se por meio de vivência grupal na forma de autogestão. A relação com os alunos é não diretiva e o professor é orientador de alunos livres.


    Representantes: Celestin Freinet, Arroyo.


    Fonte: Livro

  • "nas quais não há escolas

     

    Fiquei em dúvida quanto a essa afirmação. Alguém pode explicar melhor?

  • Círculo de Cultura é uma ideia que substitui a de turma de alunos ou a de .

    Visa promover o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita e se realiza no interior do debate sobre questões centrais do quotidiano como trabalho, cidadania, alimentação, saúde, organização das pessoas, liberdade, felicidade, valores éticos, política, oprimido, economia, direitos sociais, religiosidade, cultura, entre outros.

    Teve grande aplicabilidade e ênfase, a partir de práticas de de adultos, no exercício de iniciado na .

    Círculo, porque todos inseridos nesse processo educativo formam a figura geométrica do círculo, acompanhado por uma equipe de trabalho que ajuda a discussão de um tema da cultura, da sociedade.

    Na figura do círculo, todos se olham e se vêem. Neste círculo, não há um professor mas um das discussões que, como um companheiro alfabetizado, participa de uma atividade comum em que todos se ensinam e aprendem. O animador coordena um grupo que ele mesmo não dirige. Em todo momento, promove um trabalho, orienta uma equipe cuja maior qualidade pedagógica é o permanente incentivo a momentos de diálogo.

    O seu conteúdo aborda conhecimentos sistematizados e questões referentes à prática social para o exercício da

    Fonte: Wikipédia

  • dialogo??? n seria libertadoar??

  • Um coordenador? coordenador significa que há alguém com autoridade coordenando. O correto seria orientador. Esse gabarito é completamente questionável. Não tenham medo de entrar com recursos, esse tipo de coisa não pode acontecer. Quanto mais recursos, maiores as chances de um absurdo desses ser anulado.

  • Questão muito estranha.

  • Questão mau elaborada....caberia recurso


ID
1186057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens, a respeito da avaliação escolar.

A pedagogia tecnicista, diferentemente da concepção de aprendizagem da psicologia comportamental, tem como principal foco de preocupação as mudanças comportamentais que são cientificamente observadas, portanto, avaliadas e quantificadas.

Alternativas
Comentários
  • "A Pedagogia Tecnicista busca sua concepção de aprendizagem na psicologia comportamental. Esta sempre buscou adquirir o “status” de ciência, libertando-se da introspecção e fundamentando-se na lógica científica dominante que lhe garantisse a objetividade das ciências da natureza. Seu principal foco de preocupação são as mudanças comportamentais que possam ser cientificamente observadas, portanto, quantificadas. (p. 53)" (CHUEIRI, 2008, p.55)

    Fonte: Concepções sobre a Avaliação Escolar - MARY STELA FERREIRA CHUEIRI 

     

  • Não concordo com o gabarito, pois Skinner (Tecnicista) usava o reforço positivo e negativo ao observar a reação de seus ratinhos no laboratório. Portanto ele avaliava e quantificava.

  • Creio que o erro seja a palavra diferentemente.

  • A pedagogia tecnicista, diferentemente da concepção de aprendizagem da psicologia comportamental, tem como principal foco de preocupação as mudanças comportamentais que são cientificamente observadas, portanto, avaliadas e quantificadas.

    O ERRO ESTÁ EM FALAR QUE A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA PEDAGOGIA TECNICISTA DIFERE DA PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL.


ID
1196179
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, Saviani (1985, 1997, 2005, 2006, 2007) e Libâneo (1983,1990,1994, 2006) propõem uma reflexão sobre tendências pedagógicas. De acordo com a bibliografia referente à temática, julgue os itens a seguir:

I. A tendência tradicional foi a primeira a ser instituída no Brasil. Nesta, o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos considerados como verdades absolutas. Há repetição de exercícios com exigência de memorização.

II. A Tendência Renovadora Não-Diretiva é caracterizada por centralizar-se no aluno, de modo a valorizar as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta e o estudo do meio, tendo no professor a figura de um facilitador. Já na tendência Renovadora Progressiva, que tem em Anísio Teixeira o grande pioneiro, por meio da Escola Nova no Brasil, o método é centrado no aluno e a escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica.

III. A tendência Tecnicista (ou behaviorista) tem em Skinner o expoente principal. Neste método de ensino, o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados através de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é um especialista na aplicação de manuais, sendo sua prática controlada. Tal tendência articula-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho

IV. No que tange às Tendências Progressistas, tem-se que partem de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação e são condizentes com as ideias implantadas pelo capitalismo. O desenvolvimento e popularização da análise marxista da sociedade possibilitou o desenvolvimento da tendência progressista, que se ramifica em três correntes: libertadora, libertária, histórico-crítica.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Letra (C) correta.
    A tendência renovadora  não diretiva tem como defensor Anísio Teixeira, não a Renovadora progressiva como diz o texto II

    A tendência progressiva NÃO condizem com as ideias implantadas pelo capitalismo.
  • Gabarito: Letra C
    I. Na tendência tradicional o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos.
    III. A tendência Tecnicista articula-se diretamente com o sistema produtivo, ou seja, o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, e o professor é a figura que deposita os conhecimentos.

  • item II:

    os conceitos estão trocados e Anísio Teixeira é sim referência na tendência renovada progressivista. 

  • A II está bem bagunçada misturou tradicional com a as progressistas e a IV diz que a progressista é CONDIZENTE( A FAVOR DO CAPITALISMO) E NÃO É.

  • Renovadora não diretiva (Escola Nova) – Anísio Teixeira foi o grande pioneiro da Escola Nova no Brasil.

  • Conforme Libâneo e Saviani , existem 2 grandes linhas de pensamento pedagógico:Tendencias liberais e tendencias progressistas .

    TRADICIONAL:Nesta tendência o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos

    RENOVADORA PROGRESSIVA: Caracteriza-se por centralizar no aluno, considerado como ser ativo e curioso. Dispõe da ideia que ele “só irá aprender fazendo”, valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. Aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma autoaprendizagem.O professor é um facilitador.

         Renovadora não diretiva (Escola Nova) – Anísio Teixeira foi o grande pioneiro da Escola Nova no Brasil.É um método centrado no aluno. A escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica. E para aprender tem que estar significativamente ligado com suas percepções, modificando-as.

         Tecnicista – Skinner foi o expoente principal dessa corrente psicológica, também conhecida como behaviorista.o ALUNO é visto como depositário passivo.

    libertadora:Conhecida também como a pedagogia de Paulo Freire .Essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.

    Libertária: Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático.

    Crítico social ou histórico-crítica:, acentua a prioridade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais, é necessário enfatizar o conhecimento histórico.

    https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/tendencias-pedagogicas-brasileiras.htm

  • A (I) ESTÁ CORRETA.

    A ( II) ELES TROCARAM AS BOLAS.

    A(III) ESTÁ CORRETA.

    E A (IV) ESTÁ INCORRETA.


ID
1197847
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma teoria se define pelos conceitos que utiliza para conceber a “realidade”. Associe as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas às suas respectivas palavras-chave.

TEORIAS

1. Tradicionais
2. Críticas
3. Pós-críticas

PALAVRAS-CHAVE

( ) multiculturalismo.
( ) ensino e aprendizagem.
( ) identidade, alteridade, subjetividade.
( ) representação, cultura, saber-poder.
( ) capitalismo, currículo oculto, resistência.
( ) metodologia, objetivos, planejamento.
( ) ideologia, reprodução cultural e social.
( ) gênero, raça, etnia, sexualidade.
( ) emancipação e libertação.

A sequência correta encontrada é

Alternativas

ID
1212109
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na abordagem crítica da educação, as relações pedagógicas são analisadas por enfoques sociológicos, políticos e pedagógicos. Dentre os temas fundamentais desses enfoques distinguem-se:

I. A ideologia vinculada ao ensino do conhecimento verdadeiro;
II.A cultura como um conjunto de valores e conhecimentos a serem transmitidos;
III. O poder manifestado através de linhas divisórias, que separam os diferentes grupos sociais;
IV. O currículo considerado como um artefato social e cultural.

Podemos afirmar que:

Alternativas

ID
1212136
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Saviani contextualiza a “pedagogia liberal” no desenvolvimento da sociedade capitalista e a diferencia da “pedagogia histórico- crítica”. Na “pedagogia liberal”:

I. A função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais;
II.O ato educativo envolve a análise crítica da realidade social e orienta-se pelas finalidades sociopolíticas da educação;
III. O ensino atribui relevância à igualdade de oportunidades e desconsidera a desigualdade de condições;
IV. O processo educativo minimiza a diferença de classes e enfatiza a diferença cultural;

Estão corretas as alternativas:

Alternativas
Comentários
  • LETRA: E

    I. A função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais;

    III. O ensino atribui relevância à igualdade de oportunidades e desconsidera a desigualdade de condições; 

    IV. O processo educativo minimiza a diferença de classes e enfatiza a diferença cultural; 


ID
1212139
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Saviani, as teorias de educação classificam-se em: “não-críticas”, “crítico-reprodutivistas” e “críticas”. Identifique, nos enunciados, abaixo, os que correspondem às teorias críticas:

I. Encaram a educação como autônoma e buscam compreendê- la por ela mesma;.
II.Remetem a educação a seus condicionantes objetivos, isto é, à estrutura socioeconômica, que determina a forma de manifestação do fenômeno educativo;
III. Compreendem a educação e a escola como mecanismos de reprodução da cultura dominante;
IV. Compreendem a escola como espaço de lutas e de contradições, mas, também, como espaço de superação de conflitos.

Estão corretas as alternativas:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D. II.Remetem a educação a seus condicionantes objetivos, isto é, à estrutura socioeconômica, que determina a forma de manifestação do fenômeno educativo;

    IV. Compreendem a escola como espaço de lutas e de contradições, mas, também, como espaço de superação de conflitos.




ID
1212142
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A relação professor/a-aluno/a evidencia-se, conforme a teoria pedagógica utilizada no processo educativo. Associe relação pedagógica à teoria correspondente.

I. O/a professor/a domina o conhecimento a ser transmitido e sobrepõe-se ao/à aluno/a – pedagogia tradicional;
II.O/a aluno/a é o centro da aprendizagem e sobrepõe-se ao/à professor/a– pedagogia tecnicista;
III. Os recursos didáticos sobrepõem-se a professsor/a e aluno/a – escolanovismo;
IV. Professor/a e aluno/a mantêm diálogo permanente – pedagogia freireana .

Identifique proposições incorretas:

Alternativas
Comentários
  • II errada. Na pedagogia Tecnicista o aluno não se sobrepõe ao professor, pois o professor é um instrutor e o foco não está no aluno mas sim, no material didático.

    III errada. Pedagogia Tecnicista 

  •  "just in time" é do modelo introduzido pelo toyotismo.

  • e a I não é perfeitamente a definição de tradicional ?

  • Está totalmente errada essa resposta do gabarito de vocês.

  • A LETRA "C" ESTÁ CORRETA? COMO ASSIM????


ID
1218814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à didática e à sua prática histórico-social, julgue o item a seguir.

O enfoque tecnicista da didática busca estratégia objetiva, racional e neutra do processo de ensino-aprendizagem, em contraposição ao enfoque humanista.

Alternativas
Comentários
  • "Entre os anos 1960 e 1980 a didática assumiu o enfoque teórico numa dimensão denominada tecnicista, e deixou o enfoque humanista centrado no processo interpessoal, para uma dimensão técnica do processo ensino-aprendizagem.

    A era industrial fez-se presente na escola, e a didática era vista como uma estratégia objetiva, racional e neutra do processo. O referencial principal do ensino era a fábrica, e sobre ela se construiram as práticas educativas e as conceitualizações referentes à educação." 
    http://criticaehistoria.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html
  • As videos aulas estão muito fracas....se ligam

  • Gabarito: CERTO

  • Enfoque tecnicista neutro???

  • Neutra e racional?? No tecnicismo ?? Não entendi

  • pq a resposta está certa?

    pq o ensino tecnicista está relacionado a alimentar a mão de obra

    nao esta relacionado nem com o aluno, nem com o professor, mas sim com a fábrica.

    Neutro, no sentido de alimentar somente a mao de obra.


ID
1218883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue o item subsecutivo.

Na tendência progressista libertária, que privilegia a vivência grupal sob a forma de autogestão, a aprendizagem ocorre de maneira informal, por meio do grupo.

Alternativas
Comentários
  • Principais representantes da Tendência Progressista Libertária:

    C. Freinet Miguel e Gonzales Arroyo
  • A escola exerce uma transformação na personalidade dos alunos no sentido libertário e autogestionário.

    Conteúdo de Ensino: As matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas; Resultam de necessidade e interesses manifestos pelo grupo.

    Métodos de ensino: Trabalha-se de forma grupal (autogestão). Os alunos têm liberdade de trabalhar ou não, ficando o interesse pedagógico na dependência de suas necessidades ou das do grupo; eliminam-se os livros-textos.

    Professor X aluno: Não diretiva, sem obrigações e ameaças. O professor é um orientador e catalizador (dinamizador), ele se mistura ao grupo para uma reflexão comum, não devendo impor suas concepções e ideias, não podendo transformar o aluno em um “objeto”.

    Aprendizagem: A motivação está no interesse de crescer dentro da vivência grupal; Aprendizagem informal via grupo e a negação de toda a forma de expressão. Somente o experimentado é usado em situações novas.

    Prática escolar: Abrangem quase todas as tendências não autoritárias em educação, entre elas, a anarquista, a psicanalista, a dos sociólogos e a dos professores progressistas. A negação de toda forma de repressão visa favorecer o desenvolvimento de pessoas mais livres.

    Representantes: C. Freinet, Miguel Gonzalez Arroyo

    Fonte: José Carlos Libâneo – Democratização da Escola pública – 19ª edição.

  • Na tendência Progressista Libertária, os alunos são ivres para escolherem o que querem ou não aprender. A relação professor-aluno acontece de forma horizontal e os estudantes aprendem informalmente com a troca de conhecimento com os demais colegas.

  • Na tendência progressista libertária a aprendizagem ocorre de maneira informal porque os alunos que escolhem o que vão estudar

  • Questão Correta.

     

  • Tendências Progressistas - Partem de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação e é uma tendência que não condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo. ... Enfoca a livre expressão, o contexto cultural, a educação estética.

  • A palavra chave autogestão corresponde a tendência progressista libertária, na qual os conteúdos eram ensinados mas não eram cobrados.


ID
1218886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue o item subsecutivo.

Paulo Freire é representante da tendência progressista histórico-crítica, cujo método parte de uma relação direta da experiência do educando confrontada com o saber sistematizado.

Alternativas
Comentários
  • Paulo Freire representante da Tendência Progressista Libertadora. 

  • Os representantes da tendência histórico crítica são: Libâneo, Saviane, Makarenko, Manacorda, Snyders, Vigotski, David Ausubel.

  • A famosa e lendária expressão: Educação Bancária!

  • Nada a ver a aplicação da teoria 'Educação Bancária" nessa teoria.
  • Crítico.

  • GABARITO: ERRADO

    PEDAGOGIA LIBERTADORA => PAULO FREIRE

    PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA => DERMEVAL SAVIANI


ID
1218889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue o item subsecutivo.

A tendência liberal renovadora não diretiva, cuja principal representante é Maria Montessori, possui método que se baseia na facilitação da aprendizagem.

Alternativas
Comentários

  • Montessori é uma das representantes da Tendência Liberal Renovada Progressivista.

  • Para relembrar:


    LIBERAL RENOVADA NÃO DIRETIVA: A escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica. Para aprender tem que estar significativamente ligado com suas percepções, modificando-as. O resultado de uma boa educação deve ser comparado ao resultado de uma boa terapia. Desenvolve a valorização do eu. Carl Rogers foi inspirador dessa tendência dando ênfase no desenvolvimento das relações humanas.

    Montessori é representante da Tendência Liberal Renovadora Progressivista.


    Gabarito: ERRADO.


    Bons Estudos!!! ^^


  • Tendência liberal não-diretiva é Carl Rogers!!!

  • Segundo Luckesi, Montessori pertence a tendência liberal renovada progressivista.

    Segundo Saviani, ela pertence a Concepção Humanista Moderna.

    Segundo Gadotti, ela pertence ao pensamento Pedagógico da Escola Nova.

    Segundo Mizukami, ela pertece a abordagem Cognitivista. 

  • Maria Montessori foi piomeira e fundadora da corrente montessoriana.
    A sua metodologia consiste na aplicação de materiais didáticos que despertam o interesse espontâneo, sem cansaço ou desinteresse.
    Tem essência automotivadora e individualizada, desenvolvimento da autodisciplina e autoconfiança para gerar a autonomia necessária ao aprendizado em outros níveis. Voltada para educação infantil. 

    Manifestante também da Tendência Liberal Renovadora Progressiva.

  • A tendência liberal renovadora não diretiva, cuja principal representante é Maria Montessori, possui método que se baseia na facilitação da aprendizagem.

  • GABARITO: ERRADO

    Tendência liberal renovadora não diretiva = Carl Rogers.


ID
1218892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue o item subsecutivo

Na tendência liberal tecnicista, os conteúdos são informações ordenadas em uma sequência lógica e psicológica.

Alternativas
Comentários
  • Nessa tendência, o mais importante eram os conteúdos (instrução e manuais).

    Professor era um instrutor, transmitia o conteúdo dos manuais.

    Aluno deveria aprender como fazer, seguindo estritamente os manuais de ensino.

  • Tendência Tecnicista: enfatiza a profissionalização e modela o individuo para integrá-lo ao modelo social vigente, tecnicista. Os conteúdos que ganham destaque são os objetivos e neutros. O professor administra os procedimentos didáticos, enquanto o aluno recebe as informações. O educador tem uma relação profissional e interpessoal com o aluno.

  • Liberal tecnicista modelar o comportamento atraves de tecnicas especificas, mecanico, sequenica logica e psicologica 

    prof ministra aluno fixa

    baseada no desempenho 

    no Brasil foi forte no governo militar

  • (CERTO)

    Tendência Liberal Tecnicista

    -Papel da escola: Modeladora do comportamento humano. (controladora);

    -Conteúdos: Informações ordenadas numa sequência lógica e psicológica; (reforço positivo e negativo)

    -Métodos: Procedimentos e tecnicas para a transmissão e recepção de informações;

    -Professor X aluno: O professor transmite informações e o aluno vai fixá-las. 

    -Aprendizagem: Baseada no desempenho;

    - Representantes: Skinner, Blomm


ID
1218895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

.No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue o item subsecutivo.

O método da tendência liberal renovadora progressiva, cujo representante é Freinet, é estabelecido a partir de experiências, pesquisas e métodos de soluções de problemas.

Alternativas
Comentários
  • Freinet é um dos representantes da Tendência Progressista Libertária.


  • Freinet: Procurou desenvolver novos métodos de se relacionar com os alunos. Afirmou que não existia uma educação ideal e sim uma educação de classes. Criou um estudo sobre escola popular, moderna e democrática. Desenvolveu atividades pedagógicas que são utilizadas e valorizadas até hoje como por exemplo os cantinhos pedagógicos, aula passeio e o jornal de classe. É um dos representantes da Tendência Progressista Libertária.


    Fonte: Profa. Fabiana Firmino e Profa. Fernanda (Estratégia Concursos)


    Gabarito: ERRADO.


    Bons Estudos!!! ^^


  •  Miguel Arroyo também foi um dos representantes , fonte professor Octávio Calile ,Estudio Aulas. 

  • Os representantes desta técnica tendência liberal renovadora progressiva Diretiva são:

    Piaget;Emilia Ferrero;Dewey;Montessori;Anísio Teixeira.
  • Os representantes desta técnica tendência liberal renovadora progressiva Diretiva são:Piaget;Emilia Ferrero;Dewey;Montessori;Anísio Teixeira.

  • Freinet é da Libertária

  • Freinet e Miguel Arroyo= libertária

    #PartiuPosse!

  • O item esta errado pois Freinet é representante da tendência libertária ( e não progressiva)

  • FREINET

    LIBERTÁRIA

    FREINETÁRIA

    rs


ID
1218898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue o item subsecutivo.

Na tendência progressista libertadora, os conteúdos são temas geradores e a relação entre aluno e professor é de igualdade.

Alternativas
Comentários
  • Também conhecida como a Pedagogia de Paulo Freire.

  • Os conteúdos ensinados são chamados de Temas Geradores e  são extraídos do dia a dia dos educandos e seus problemas diários   Resposta CERTA

  • Busca transformar a sociedade, utiliza temas geradores, baseado no interesse do aluno e contexto social

  • CORRETA

    Tendencia Progressista Libertadora  - PAULO FREIRE

    Os conteúdos ensinados são chamados de Temas Geradores e  são extraídos do dia a dia dos educandos e seus problemas diários  


ID
1246597
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao examinar o acesso à educação em vários períodos históricos, as teorias críticas atentam para o fato de que a escola

Alternativas

ID
1247692
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando coloca ênfase na escola única, pública, laica, universal e obrigatória, proposta por projetos de modernização, a educação tende para a seguinte corrente:

Alternativas

ID
1247698
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma Pedagogia Queer fica definida por falar a todos e não só àqueles que se reconhecem na posição de sujeitos. Trata- se, pois, de uma pedagogia que tem o seguinte objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Uma pedagogia e um currículo queer estariam voltados para o processo de produção das diferenças e trabalhariam, centralmente, com a instabilidade e a precariedade de todas as identidades

  • Teoria Queer, voltada para as teorias pós-críticas, segundo Tadeu Tomaz Da Silva em sua obra, documento de identidade, surge na década de 1980. Queer, traduzido como: estranho, extraordinário, raro, não se restringe ao masculino e feminino. A teoria Queer permite pensar a ambiguidade, a multiplicidade e a fluidez das identidades sexuais e de gênero mas, além disso, também sugere novas formas de pensar a cultura, o poder e a educação. (Guaciara Lopes Louro).


ID
1249417
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pedagogia crítico-social dos conteúdos pressupõe uma prática metodológica que:

Alternativas
Comentários
  • “O conteúdo programático da educação não é uma doação ou uma imposição, um conjunto de informações que o educador deposita no educando, mas é a devolução organizada e sistematizada daquilo que o educando deseja conhecer e entregou de forma não estruturada: conteúdo que volta ao educando já enriquecido, porque passou pelo educador e pela mediação do mundo. O conteúdo que vai ser acrescido ao educando que, por sua vez, ainda o transformará e o enriquecerá”. (CUNHA)

     

    Fonte: http://www.ufrgs.br/psicoeduc/wiki/index.php?title=Conte%C3%BAdos:_Tend%C3%AAncias_pedag%C3%B3gicas_e_sua_cr%C3%ADtica&redirect=no