SóProvas


ID
1729891
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Os laboratórios de microbiologia podem ser divididos em quatro categorias de acordo com os níveis de biossegurança. A classificação em cada um desses quatro diferentes níveis consiste da combinação de práticas e técnicas de laboratório, equipamentos de segurança e instalação do laboratório. Cada combinação é adequada especificamente para as operações realizadas, vias de transmissões documentadas ou suspeitas de agentes infecciosos e funcionamento ou atividade do laboratório. Sobre as principais características dos quatros níveis de biossegurança, analise as afirmativas abaixo.

I. Nos laboratório de nível 1 de biossegurança, as práticas, os equipamentos de segurança e o projeto das instalações são apropriados para o treinamento educacional secundário ou para treinamento de técnicos e de professores de técnicas laboratoriais. Em laboratório de nível 1, trabalha-se com cepas de microrganismos viáveis e conhecidos por não causarem doença em homens adultos e sadios, como o Bacillus subtilis.

II. Nos laboratórios de nível 2 de biossegurança, as práticas, os equipamentos, a planta e a construção das instalações são aplicáveis aos laboratórios clínicos, de diagnóstico, laboratórios escola e outros laboratórios que trabalham com agentes biológicos que provocam infecções no homem e animais, cujo potencial de propagação na comunidade e disseminação no ambiente é limitado. Exemplos de microrganismos que podem ser manipulados em laboratório de nível 2 de biossegurança incluem Enterococcus spp., Brucella spp. e Escherichia coli O157:H7.

III. Nos laboratórios de nível 3 de biossegurança, as práticas, o equipamento de segurança, o planejamento e a construção das dependências são aplicáveis para laboratórios clínicos, de diagnóstico, laboratório escola, de pesquisa ou de produções. Enquanto os laboratórios de nível 4 de biossegurança são aplicáveis para trabalhos que envolva agentes exóticos que representam alto risco. Clostridium botulinum e Mycobacterium tuberculosis são exemplos de microrganismos manipulados em laboratórios de nível 3, enquanto que Bacillus anthracis é um exemplo de microrganismo manipulado em laboratório de nível 4 de biossegurança.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é a letra A.

    A afirmativa II está errada pois, no Nível de Biossegurança 2 manipila-se microrganismo que podem causar doenças no homem, mas que não representa um sério risco a quem os manipula, à comunidade e ao meio ambiente. O vírus da hepatite B, o HIV, a salmonela e o Toxoplasma spp. são exemplos de microrganismos designidados para este nível de contençõ.

    Na afirmativa III o que a torna errada é afirmar que o Clostridium botulinum é exemplo de microrganismo manipulado em laboratórios de nível 3. Este microrganismo é uma bactéria que  causa intoxicação alimentar, resultante da ingestão de uma toxina pré-formada em alimentos contaminados com este microrganismo. 

  • Luciana, boa tarde! onde posso encontrar material de estudar sobre biossegurança ? obrigado