Gabarito: B!
Que questão gostosa, que separa os meros sortudos dos sortudos preparados kkkkk.
Vamos lá estripar esse belezuca!
O ágar MacConkey contém lactose e é um meio diferencial para seleção e isolamento de membros da família Enterobacteriacea e bacilos Gram negativos entéricos relacionados. Bactérias fermentadoras desse carboidrato formam colônias negras (fermentadoras coram em rosa, não fermentadoras mostram-se transparente).
A agar Hektoen entérico contém sais biliares que funcionam como inibidores de bactérias Gram positivas, o tornando uma excelente opção para o isolamento de patógenos entéricos em amostras de fezes.
O meio de Thayer-Martin modificado contém uma mistura de agentes antimicrobianos que tem por finalidade inibir o crescimento de bactérias Gram positivas e cocos Gram negativos. Esse meio é amplamente empregado no isolamento primário de patógenos causadores de infecções do sistema nervoso central. O meio é destinados para o isolamento de Neisseria gonorrhoeae e Neisseria meningitidis, que embora sejam microrganismos gram-negativos, são cocos, o que contraria a afirmativa da alternativa.
O ágar xilose-lisina-desoxicolato (XLD) foi elaborado para isolamento primário de Escherichia coli e Yersinia (Shigella) enterocolitica em amostras de fezes. (Após aprimoramento, o meio também passou a ser usado para o isolamento de Salmonella, sendo portanto, hoje, utilizado no isolamento de Shigella e Salmonella).
O ágar sangue cistina-telurito contém telurito de potássio como agente inibidor e é utilizado para isolamento primário de Neisseria gonorrhoeae (Bacilo diftérico).
Bons estudos, turma!