- ID
- 1729939
- Banca
- FGV
- Órgão
- FIOCRUZ
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Técnicas em Laboratório
O laboratório de bacteriologia desempenha um importante papel no diagnóstico e no controle das doenças infecciosas. Os métodos diagnósticos em bacteriologia são variados, incluindo desde os microscópicos até a microbiologia molecular, passando por métodos fenotípicos e sorológicos. Sobre os métodos de diagnóstico em bacteriologia, analise as afirmativas abaixo.
I. Dentre os métodos de microscopia após coloração com reagentes específicos, destaca-se o método de coloração de Gram, utilizado para a maioria das bactérias, e o método de coloração de Ziehl-Neelsen, utilizado especialmente no diagnóstico das infecções por Mycobacterium spp., Nocardia spp., Rhodococcus spp. e Mycoplasma spp..
II. Nos laboratórios de microbiologia, a cultura de microrganismos continua sendo o principal método diagnóstico. No entanto, muitos microrganismos não crescem nos meios de cultura in vitro e, dessa forma, os métodos sorológicos se tornaram uma boa alternativa diagnóstica. Um importante exemplo de diagnóstico sorológico para infecções bacterianas é a técnica de imunofluorescência utilizada para diagnóstico de infecções por Chlamydia trachomatis, conhecida como FTA-Abs.
III. Com os avanços da biologia molecular, muitas técnicas genotípicas são hoje utilizadas como ferramentas diagnósticas em bacteriologia. Enquanto a técnica de reação em cadeia da polimerase é amplamente empregada para detecção de microrganismos não cultiváveis, as técnicas de eletroforese em gel de campo pulsado e a análise do polimorfismo do comprimento do fragmento de restrição são mais utilizadas para a tipagem de cepas bacterianas.
Assinale: