SóProvas


ID
1730089
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Reação adversa a medicamento (RAM) é qualquer resposta a um fármaco que seja prejudicial, não intencional e que ocorra nas doses normalmente utilizadas em seres humanos para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doenças, ou para a modificação de uma função fisiológica. Apesar de existirem diversas classificações para as RAMs, segundo alguns autores, a classificação proposta por Rawlins e Thompson, é considerada a mais adequada e tem sido a mais empregada. Segundo esta classificação, as reações adversas produzidas por medicamentos poderiam subdividir-se em dois grandes grupos. Baseado nestas afirmações é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • R. A . M

    A-------São reações comuns, previsíveis e de baixa mortalidade, efeito farmacológico aumentado.

    B---- Bizarras, inesperadas, incomuns, independentes de dose. Idiossincrasia, Hipersensibilidade, Intolerância.

    C---- Dependentes de dose e tempo

    D----Reações tardias.

    E---- Síndrome de retirada.

    F ---- Reações que produzem falhas terapêuticas.

  • Corrigindo as alternativas:

    A) as reações do tipo A têm alta incidência e alta morbidade e baixa mortalidade; e as reações do tipo B têm baixa incidência e baixa morbidade e alta mortalidade.

    B) as reações do tipo B são farmacologicamente imprevisíveis e não dependem da dose; e as reações do tipo A são farmacologicamente previsíveis e geralmente dependem da dose.

    C) as reações do tipo A apresentam efeito farmacológico aumentado, mas que é considerado, qualitativamente como normal; e as reações do tipo B apresentam efeito qualitativamente bizarro quanto aos efeitos farmacológicos.

    D) As reações do tipo B são produzidas por mecanismos de hipersensibilidade, idiossincrasia e intolerância; as reações do tipo A são produzidas por mecanismos de superdosagem relativa e interações medicamentosas.

    E) As reações do tipo A podem estar associadas a alterações na formulação farmacêutica não detectadas no controle de qualidade; o mesmo não se aplica às reações do tipo B.

    Resposta: Letra C

  • Tipo A (augmented). Relacionadas à dose. Ocorrem em todos os indivíduos

    Tipo B (bizarre). Ocorrem em alguns indivíduos. Exemplos: idiossincrasia, alergia

    Tipo C (continuous). Ocorrem após uso prolongado. Ex: discinesia tardia

    Tipo D (delayed). Manifestam-se tardiamente. Exemplos: carcinogênese, teratogênese

    Tipo E (ending of use). Manifestam-se quando o medicamento é suspenso