SóProvas


ID
1730533
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O sistema de proteção dos edifícios contra a incidência de raios não impede a ocorrência das descargas elétricas, mas reduz significativamente os riscos decorrentes das descargas. As principais anomalia deste sistema podem estar relacionadas a problemas relacionados à questão de uso, operação e manutenção, a serem observados nas rotinas e vistorias periódicas. Inclui-se neste caso:

Alternativas
Comentários
  • 4.7.3 Principais anomalias

    As principais anomalias que se tem observado no sistema de proteção atmosférica de edifícios, podem ser listadas como as descritas abaixo:

    Anomalias construtivas

    o Falhas na execução das instalações, devido a alterações não obedecendo as normas vigentes, mão de obra não qualificada. Falta de fiscalização.

    o Instalação de descidas agrupadas, (devido a estética) lembrando que pode-se usar barras chatas no lugar de cabos, espaçadas corretamente.

    o Defeitos dos materiais; cabos e conectores não compatíveis.

    o Falta de interligação das estruturas metálicas das antenas, escadas e outras com o sistema de pára raios.

    ♦ Anomalias devido a fatores externos e da natureza

    o Queda da haste Franklim e de antenas devido a ventanias.

    o Comprometimento do sistema com corrosões e rompimentos do condutor ou cantos da cobertura devido a incidência de raio, e ferrugens devido a chuvas ou ar externo agressivo.

    o Modificações no telhado com comprometimento do sistema, rompimentos, desvios.

    ♦ Anomalias devido a falta de manutenção e controle

    o Condutores com suas fixações soltas, e corrosões nas mesmas e nas conexões.

    o Descidas rompidas entre as conexões com o anel captor.

    o Rompimentos de cabos devido a serviços externos como exemplo: limpeza de caixa de água, manutenção em antenas, apoio para balancins, etc.

    o Conexões das caixas de inspeção apresentando corrosão.

    https://documents.tips/documents/a-saude-dos-edificios-check-up-predial.html

    GAB A

    Apesar da referência, acho que a questão foi um pouco infeliz no enunciado, uma vez que isso é não é um problema de manutenção, é um problema no próprio desenho do sistema, uma vistoria poderia ver, mas isso já seria de conhecimento de quem instalou.

  • A letra A não se refere a uma anomalia relativa a uso, operação e manutenção.... refere-se a anamolia na etapa de execução do serviço (endôgena)

  • imagino que caberia recurso, já que a questão é bem clara ao pedir uma anomalia relacionada "à questão de uso, operação e manutenção" e a letra A refere-se à etapa de execução