SóProvas


ID
1730563
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As mudanças ocorridas durante a segunda metade do século XIX implicaram, no Brasil, em profundas transformações nos modos de habitar e de construir, estimuladas pela possibilidade de importação de materiais de construção e elementos arquitetônicos até de edifícios inteiros produzidos, em partes, pela indústria europeia.

A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Azulejos nos interiores;
II. Tijolos cerâmicos nas alvenarias;
III. Vergalhões de ferro nas vigas de concreto;
IV. Vidros coloridos ou decorados nas esquadrias;
V. Telhas cerâmicas tipo francesas nas coberturas;

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • "A historiografia do concreto está centrada em grandes personagens, obras de vulto e cronologias de eventos marcantes, principalmente os relacionados à regulação do exercício profissional e à normalização de procedimentos técnicos. De modo geral, é pouco ou nada crítica em relação aos aspectos sócio-culturais envolvidos na difusão do concreto. Ele é tido por resultado natural de uma longa evolução: o adobe do período colonial teria sido substituído pela alvenaria de tijolos do século XIX, para se chegar finalmente ao concreto, signo de modernização, progresso e desenvolvimento. Imbricada na história da profissão, a história do concreto é marcada por um espírito de pioneirismo e por busca de legitimação social com base em originalidade e perícia técnica.

    Os textos consultados informam que os anos 1930 são decisivos na instalação da cultura do concreto. A reforma Francisco Campos, de 1931, inclui o concreto armado no escopo de matérias do currículo de arquitetura e engenharia. Nas escolas, às cadeiras de Estabilidade e Resistência associam-se laboratórios de testes e análises dos materiais utilizados na composição do concreto armado. Entra em cena a pesquisa tecnológica. Surgem as primeiras normas, os primeiros manuais de resistência dos materiais editados no Brasil e cresce o número de revistas especializadas de engenharia."


    http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/05_biblioteca/acervo/santos_cultura/santos_cultura.htm