SóProvas



Questões de Tecnologia das Construções


ID
42646
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

É na fase de desenvolvimento do produto que são determinadas as características do mesmo, compondo o documento de especificação do produto. Na especificação de uma construção consta o item "vidro tipo martelado". Esse material apresenta como característica ser

Alternativas
Comentários
  • O vidro Martelado é mais um clássico UBV, muito aplicado em esquadrias. Sua textura traz a forma de pequenas bolinhas garantindo uma excelente privacidade. Também apresenta uma translucidez disforme remetendo os projetos de decoração para um estilo vintage. Se não entendeu ainda, o vidro pe aquele muito utilizado nos anos 80, parece bolhas de sabão.
  •  Vidro martelado

    Estes vidros são translúcidos, deixando passar a luz com difusão variável.
    A visão pode ser parcial e, por vezes, totalmente esbatida. Podem ser coloridos. Vulgarmente, aplica-se em janelas, portas, varandas, etc.
    Aquando do fabrico, o movimento de um rolo sujeita esse tipo de vidro a um processo de impressão numa das faces ou mesmo nas duas.
    De acordo com o desenho impresso adquire um nome diferenciado.
    Como qualquer vidro, pode ser colorido pela adição de óxidos metálicos estáveis.

    retirado de http://espr.ccems.pt/vidro/aparecimento.htm

  • Vejo que a intenção da pergunta não era que soubéssemos o que é "vidro martelado", e sim provocar no profissional a atenção que a utilização de qualquer tipo de VIDRO apresentaria uma característica translúcida. Pois para todas as alternativas, ele será translúcido pela natureza do material.


ID
42754
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em um projeto é necessário especificar um material isolante cuja resistência térmica seja constituída por uma camada o menos espessa possível. Como meio de comparação entre os materiais foi utilizada a espessura equivalente de uma parede de tijolos comuns. Entre os materiais abaixo, segundo Costa (2004), aquele que apresenta a menor espessura para um mesmo isolamento, é a(o)

Alternativas
Comentários
  • A Tabela 2 mostra uma relação entre as espessuras de diferentes materiais que apresentam a mesma resistência térmica:

    Relação de materiais com resistência térmica de 0,22 m² ºC/W // Material Espessura (cm) 

    Lã de vidro 1,0 

    Concreto celular 3,8 

    Madeira 5,1 

    Tijolo 20,0 

    Concreto normal 39,0 


ID
60394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca do controle ambiental acústico nas edificações, julgue os
próximos itens.

Na especificação de materiais acústicos, devem ser considerados os seguintes aspectos: as características estéticas do material (aparência); a resistência ao fogo; a resistência a roedores, insetos, vermes etc.; a resistência mecânica; a facilidade de montagem e de acesso; o bom desempenho diante da luz; o isolamento térmico, absorção versus transmissão; o peso e a espessura.

Alternativas
Comentários
  • Certo

ID
60436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os parâmetros ergométricos aplicados na edificação têm por
objetivo definir critérios que contribuam para melhor
aproveitamento do espaço físico e, desse modo, para melhorar o
conforto humano e a segurança. Acerca desse assunto, julgue os
itens a seguir.

Segundo a NBR 9077, o diâmetro de corrimãos de secção circular, deve variar entre 38 mm e 65 mm e esses corrimãos devem estar afastados 40 mm, no mínimo, das paredes ou guarda-corpos aos quais forem fixados.

Alternativas
Comentários
  • 4.8.2.3 Os corrimãos devem ser projetados de forma apoderem ser agarrados fácil e confortavelmente, permitindoum contínuo deslocamento da mão ao longo detoda a sua extensão, sem encontrar quaisquer obstruções,arestas ou soluções de continuidade. No caso de secçãocircular, seu diâmetro varia entre 38 mm e 65 mm (verFigura 16).4.8.2.4 Os corrimãos devem estar afastados 40 mm, nomínimo, das paredes ou guardas às quais forem fixados.
  • NBR 9077

    4.8.2.3 Os corrimãos devem ser projetados de forma a poderem ser agarrados fácil e confortavelmente, permitindo um contínuo deslocamento da mão ao longo de toda a sua extensão, sem encontrar quaisquer obstruções, arestas ou soluções de continuidade. No caso de secção circular, seu diâmetro varia entre 38 mm e 65 mm.
    4.8.2.4 Os corrimãos devem estar afastados 40 mm, no mínimo, das paredes ou guardas às quais forem fixados.

     

    NBR 9050

    4.6.5 Empunhadura
    Objetos como corrimãos e barras de apoio, entre outros, devem estar afastados no mínimo 40 mm da parede ou outro obstáculo. Quando o objeto for embutido em nichos, deve-se prever também uma distância livre mínima de 150 mm. Corrimãos e barras de apoio, entre outros, devem ter seção circular com diâmetro entre 30 mm e 45 mm, ou seção elíptica, desde que a dimensão maior seja de 45 mm e a menor de 30 mm. São admitidos outros formatos de seção, desde que sua parte superior atenda às condições desta subseção. Garantir um arco da seção do corrimão de 270°.

     

    GAB C

  • 9077 - 38 a 65 mm

    9050(2015) 30 a 45mm


ID
60442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os parâmetros ergométricos aplicados na edificação têm por
objetivo definir critérios que contribuam para melhor
aproveitamento do espaço físico e, desse modo, para melhorar o
conforto humano e a segurança. Acerca desse assunto, julgue os
itens a seguir.

Em guarda-corpos constituídos por perfis tipo gradil horizontal, a distância entre perfis (vão luz) não deve ser superior a 110 mm.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Errado. A distancia entre os perfis nao deve ser superior a 15cm.
  •  Ver NBR 9077 - Figura 17 (perfis horizontais com espaçamento 15cm)

     

  • O gabarito desta questão está incorreto. Pois, segundo a NBR 14718 - Guarda-corpos para edificação:

    4.3.3 Guarda-corpos tipo “gradil”
    4.3.3.1 No caso de guarda-corpos constituídos por perfis (do tipo gradil), a distância entre perfis (vão luz) não deve ser

    superior a 110 mm - Tanto Horizontal como Vertical, ambos serão esse mesmo valor!

     

  • Adriano Bueno e Pedro Neiva, vocês têm que "ler" mais um pouco, a referencia feita pela NBR 9077 diz respeito a padrão de corrimão. Já a Renata esta correta, Guarda-corpo é totalmente diferente de Corrimão. Logo a questão das distâncias(vão luz) não deve ser superior a 110mm esta Correto.


ID
60505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A atividade profissional do arquiteto exige, além dos
conhecimentos específicos da formação acadêmica,
conhecimentos de técnicas construtivas e de toda a gama de
projetos complementares. Com relação a esses projetos, julgue os
itens subseqüentes.

Na instalação convencional de sistemas de aquecimento solar, alguns parâmetros relacionados a localização e disposição dos equipamentos devem ser rigorosamente observados, de forma a se garantir a eficiência no seu funcionamento. Para os coletores solares receberem maior incidência dos raios solares durante o ano, em regiões do hemisfério sul, a inclinação ideal das placas - que devem estar direcionados sempre para o oeste -, em relação à horizontal, é o ângulo resultante da soma da latitude do lugar mais 5.º a 10.º.

Alternativas
Comentários
  • As placas devem estar direcionadas, no hemisfério sul, sempre para o Norte.
  • Resposta: errada

    Para os coletores fixos, é fato comprovado experimentalmente que dá melhor incidência dos raios solares durante todo o ano é, em relação à horizontal, um ângulo resultante da soma da latitude do lugar mais 5 ou 10°. O coletor deve ser voltado para o Norte (para os habitantes do hemisfério Sul)” 

    CREDER, Hélio. Instalações hidráulicas e sanitárias.


ID
62752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ainda com relação à NR 8, que define procedimentos observados
nas obras, julgue os itens subseqüentes.

O cimbramento permite a fixação dos montantes das esquadrias.

Alternativas
Comentários
  • NR 18Cimbramento - escoramento e fixação das fôrmas para concreto armado.
  • O que é Cimbramento?

    É um estrutura de suporte provisória composta por um conjunto de elementos que apoiam as formas horizontais (vigas e lajes), suportando as cargas atuantes (peso próprio do concreto, movimentação de operários e equipamentos, etc.) e transmitindo-as ao piso ou ao pavimento inferior. Para tanto deve ser dimensionado, entre outras coisas, em função da magnitude de carga a ser transferida, do pé-direito e da resistência do material utilizado.

    Estes elementos normalmente dividem-se em:

    Suporte: escoras, torres, etc.,

    Trama: vigotas principais (conhecidas também como longarinas) e vigotas secundárias (conhecidas também como barrotes).

    Acessórios: peças que unem, posicionam e ajustam as anteriores.

    Forma

    Podemos dizer que a fôrma é um molde provisório que serve para dar ao concreto fresco a geometria e textura desejada.

    Reescoramento

    Após a concretagem, inicia-se o processo de endurecimento do concreto, onde as peças atingem a condição de serem autoportantes até atingirem a resistência para a qual foram projetadas. A fim de liberar a maioria das peças de cimbramento para o próximo uso, geralmente se posiciona novas escoras e depois desmonta-se as demais peças para uso na próxima laje.

    A Oeste possui dois tipos de viga para o cimbramento:

    V03: composta por dois perfis metálicos enrijecidos com alma de madeira (que permitem a união da estrutura com o compensado das lajes). Possui grande capacidade de carga, podendo ser utilizada tanto como viga primária quanto secundária (barrote).

    V05: composta por um perfil de alumínio que possui também alma de madeira. Além de ser leve e prático, possui uma grande capacidade de carga, sendo utilizado como viga principal. Mais informações em www.oesteformas.com.br/produtos

  • O cimbramento é uma espécie de escoramento, sendo mais complexo, mais detalhado.

    Não se usa simplesmente as tradicionais escoras. Existem até projetos de cimbramento.

     

    Bons Estudos! =)


ID
62755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ainda com relação à NR 8, que define procedimentos observados
nas obras, julgue os itens subseqüentes.

Contraventamento permite a ligação entre os elementos principais de uma estrutura para aumentar a rigidez do conjunto.

Alternativas

ID
62758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ainda com relação à NR 8, que define procedimentos observados
nas obras, julgue os itens subseqüentes.

Estaiamento é um sistema de vedação que impede a entrada ou a saída de líquido.

Alternativas
Comentários
  • O estaiamento é uma solução comum para vias que precisam atravessar grandes vãos com o uso mínimo de pilares
  • NR 18Estaiamento - utilização de tirantes sob determinado ângulo, para fixar os montantes da torre.
  • Utilização de tirantes sob determinado ângulo, para fixar os montantes da torre. Técnica construtiva que utiliza cabos de sustentação que partem de um mastro ao tabuleiro de uma ponte.


ID
62761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ainda com relação à NR 8, que define procedimentos observados
nas obras, julgue os itens subseqüentes.

Estuque é uma massa à base de cal, gesso, areia, cimento e água, usada no revestimento de paredes e de forros.

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe que cimento é esse que a questão coloca como fazendo parte da composição do estuque?! obrigada!
  • Estuque 
    Massa à base de cal, gesso, areia, cimento e água, usada no revestimento de paredes e de forros. Toda a argamassa de revestimento, geralmente acrescida de gesso ou pó de mármore. Também usada para fazer forros e ornatos.

    http://www.reformafacil.com.br/dicionario-da-construcao
  • Gab. Certo

    Estuque é uma argamassa resultante da adição de gesso, água e cal, usada como um aditivo retardador de uma secagem demasiadamente rápida. O uso do estuque como revestimento decorativo ou material de modelação é milenar na civilização mediterrânea


ID
62776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os princípios compositivos do Movimento Moderno, o
aparecimento de novos materiais e a simplificação dos processos
construtivos tornaram realidade, no início do século XX, o sonho
dos arquitetos em conseguir, pelo plano horizontal perfeito, o
remate dos edifícios.

S. D. Raposo. In: Coberturas planas de edifícios.
Construlink Press, n.º 12, 2003 (com adaptações).

Muito se tem discutido acerca da validade do processo
mencionado no texto, tendo em vista os desafios técnicos a serem
enfrentados, sobretudo nas regiões com chuvas abundantes e forte
incidência de radiação solar. Empresas especializadas em
impermeabilização garantem, entretanto, que a escolha correta
dos materiais e uma execução adequada possibilitam o uso
extensivo das coberturas planas e dos terraços-jardim, tão
decantados pela vanguarda modernista. À luz das informações
apresentadas e no que se refere à impermeabilização de
coberturas planas, julgue os itens a seguir.

Para evitar interferências indesejáveis no projeto arquitetônico, a empresa especializada em impermeabilização deve ser contratada quando a obra já estiver praticamente concluída.

Alternativas
Comentários
  • A IMPERMEABILIZAÇÃO DA OBRA É FEITA NOS PRIMIEROS PROCEDIMENTOS. 


ID
62779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os princípios compositivos do Movimento Moderno, o
aparecimento de novos materiais e a simplificação dos processos
construtivos tornaram realidade, no início do século XX, o sonho
dos arquitetos em conseguir, pelo plano horizontal perfeito, o
remate dos edifícios.

S. D. Raposo. In: Coberturas planas de edifícios.
Construlink Press, n.º 12, 2003 (com adaptações).

Muito se tem discutido acerca da validade do processo
mencionado no texto, tendo em vista os desafios técnicos a serem
enfrentados, sobretudo nas regiões com chuvas abundantes e forte
incidência de radiação solar. Empresas especializadas em
impermeabilização garantem, entretanto, que a escolha correta
dos materiais e uma execução adequada possibilitam o uso
extensivo das coberturas planas e dos terraços-jardim, tão
decantados pela vanguarda modernista. À luz das informações
apresentadas e no que se refere à impermeabilização de
coberturas planas, julgue os itens a seguir.

Antes da camada de regularização, a superfície da laje deve ser limpa e umedecida com água em abundância.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo. A base a ser revestida deverá passar por um processo de limpeza para remoção de pó, sujeira, gordura, bolor e outras substâncias que possam vir a prejudicar a aderência. Sempre que forem utilizadas soluções ácidas ou alcalinas na lavagem da base, a mesma deve ser previamente saturada com água para que não absorva tais soluções, que são extremamente prejudiciais para materiais à base de cimento. . Após a lavagem da base com esses produtos, a mesma deve ser enxaguada com água pura em abundância.

ID
62785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os princípios compositivos do Movimento Moderno, o
aparecimento de novos materiais e a simplificação dos processos
construtivos tornaram realidade, no início do século XX, o sonho
dos arquitetos em conseguir, pelo plano horizontal perfeito, o
remate dos edifícios.

S. D. Raposo. In: Coberturas planas de edifícios.
Construlink Press, n.º 12, 2003 (com adaptações).

Muito se tem discutido acerca da validade do processo
mencionado no texto, tendo em vista os desafios técnicos a serem
enfrentados, sobretudo nas regiões com chuvas abundantes e forte
incidência de radiação solar. Empresas especializadas em
impermeabilização garantem, entretanto, que a escolha correta
dos materiais e uma execução adequada possibilitam o uso
extensivo das coberturas planas e dos terraços-jardim, tão
decantados pela vanguarda modernista. À luz das informações
apresentadas e no que se refere à impermeabilização de
coberturas planas, julgue os itens a seguir.

A camada de regularização, feita com argamassa de cimento e areia, deverá ter um caimento mínimo de 5% em direção ao ralo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Errado. De acordo com a NBR 9575 - Elaboração de Projetos de Impermeabilização, a inclinação do substrato de áreas horizontais externas deve ser de, no mínimo, 1% em direção aos coletores de água. Já para calhas e áreas internas, é permitido um mínimo de 0,5%. Caimentos inadequados provocam infiltrações em locais não impermeabilizados (como soleiras) e patologias no piso de acabamento, como empoçamentos, eflorescências (carbonatação) e o destacamento do revestimento. Caimentos invertidos e a ausência de caimentos, por sua vez, podem acarretar umidade ascendente em paredes e soleiras de áreas frias.. O diagrama de escoamento de água (caimentos) é definido pela camada de argamassa de regularização, que prepara a superfície para o recebimento do sistema de impermeabilização. A determinação de sua espessura deve seguir as recomendações da NBR 9574.

ID
62788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os princípios compositivos do Movimento Moderno, o
aparecimento de novos materiais e a simplificação dos processos
construtivos tornaram realidade, no início do século XX, o sonho
dos arquitetos em conseguir, pelo plano horizontal perfeito, o
remate dos edifícios.

S. D. Raposo. In: Coberturas planas de edifícios.
Construlink Press, n.º 12, 2003 (com adaptações).

Muito se tem discutido acerca da validade do processo
mencionado no texto, tendo em vista os desafios técnicos a serem
enfrentados, sobretudo nas regiões com chuvas abundantes e forte
incidência de radiação solar. Empresas especializadas em
impermeabilização garantem, entretanto, que a escolha correta
dos materiais e uma execução adequada possibilitam o uso
extensivo das coberturas planas e dos terraços-jardim, tão
decantados pela vanguarda modernista. À luz das informações
apresentadas e no que se refere à impermeabilização de
coberturas planas, julgue os itens a seguir.

A imprimação asfáltica deve ser aplicada, com rolo de lã de carneiro ou trincha, embaixo da camada de regularização.

Alternativas
Comentários
  • . Resposta: Errado. Imprimacao: Aplicar sobre o substrato uma demão do produto de imprimação com rolo de lã de carneiro, trincha ou brocha de forma homogênea aguardando sua total secagem. (ou seja, encima da camada de impermeabilizacao)
  • O PRIMER (IMPRIMAÇÃO) É COLOCADO APÓS CAMADA DE REGULARIZAÇÃO, ANTES DA MANTA ASFÁLTICA.


ID
62791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os princípios compositivos do Movimento Moderno, o
aparecimento de novos materiais e a simplificação dos processos
construtivos tornaram realidade, no início do século XX, o sonho
dos arquitetos em conseguir, pelo plano horizontal perfeito, o
remate dos edifícios.

S. D. Raposo. In: Coberturas planas de edifícios.
Construlink Press, n.º 12, 2003 (com adaptações).

Muito se tem discutido acerca da validade do processo
mencionado no texto, tendo em vista os desafios técnicos a serem
enfrentados, sobretudo nas regiões com chuvas abundantes e forte
incidência de radiação solar. Empresas especializadas em
impermeabilização garantem, entretanto, que a escolha correta
dos materiais e uma execução adequada possibilitam o uso
extensivo das coberturas planas e dos terraços-jardim, tão
decantados pela vanguarda modernista. À luz das informações
apresentadas e no que se refere à impermeabilização de
coberturas planas, julgue os itens a seguir.

Para os locais suscetíveis a fissuras provenientes da oscilação térmica, recomenda-se a impermeabilização com mantas asfáltica ou elastomérica.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Para o caso de fissuras ativas, é recomendado o uso de impermeabilização flexível (membranas e mantas).

  • Os sistemas de impermeabilização podem ser: rígidos ou flexíveis.

    O sistema rígido é aplicável em estruturas com poucas variações térmicas e exposição solar. Ex.: subsolos, piscinas, fundações, reservatórios, etc.

    O sistema flexível, como o nome já diz, são aplicáveis em estruturas que há variação (oscilação) térmica, exposição solar, etc. Ex.: lajes e terraços.

    Neste último caso, a impermeabilização pode ser feita por manta (material pré-moldado) ou membrana (moldado in loco), diferentemente do sistema rígido, que permite apenas membranas moldadas no local.

    Logo, questão correta.

  • Sim, recomenda-se o uso de impermeabilizações flexíveis.

    FLEXÍVEL: Mantas e Membranas (EXCETO: EPOXÍDICA)

    RÍGIDA: Cimentos, argamassas e membrana epoxidica.


ID
62794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os princípios compositivos do Movimento Moderno, o
aparecimento de novos materiais e a simplificação dos processos
construtivos tornaram realidade, no início do século XX, o sonho
dos arquitetos em conseguir, pelo plano horizontal perfeito, o
remate dos edifícios.

S. D. Raposo. In: Coberturas planas de edifícios.
Construlink Press, n.º 12, 2003 (com adaptações).

Muito se tem discutido acerca da validade do processo
mencionado no texto, tendo em vista os desafios técnicos a serem
enfrentados, sobretudo nas regiões com chuvas abundantes e forte
incidência de radiação solar. Empresas especializadas em
impermeabilização garantem, entretanto, que a escolha correta
dos materiais e uma execução adequada possibilitam o uso
extensivo das coberturas planas e dos terraços-jardim, tão
decantados pela vanguarda modernista. À luz das informações
apresentadas e no que se refere à impermeabilização de
coberturas planas, julgue os itens a seguir.

Nas áreas abertas transitáveis por veículos, recomenda-se a impermeabilização rígida por ser mais resistente às cargas

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Errado. Imperm. Rigida: É aquela em que o componente, concreto ou argamassa, torna-se impermeável pela inclusão de aditivos químicos, aliado à correta granulometria dos agregados, baixa relação água/cimento, e consequente redução da porosidade do elemento, cuidados durante o lançamento, entre outros. Este tipo de impermeabilização é especialmente indicado para elementos não sujeitos a trincas ou fissuras, podendo-se citar como exemplos: • Carga estrutural estabilizada: poço de elevador, reservatório inferior de água; • Áreas não expostas ao sol: banheiro, cozinha, área de serviço; • Condições de temperatura constante: subsolos, pequenos terraços, varandas.
  • Existem dois tipos de impermeabilização: a rígida e a flexível

    A rígida é aplicável a estruturas com pequenas variações térmicas, pouca exposição solar, e poucas vibrações.

    A flexível, como no nome já sugere, é aplicável a estruturas em que há grande variação térmica, exposição solar, maior/variável carga dinâmica e recalques.

    Logo, a impermeabilização mais resistente a cargas é a flexível. Questão errada.


ID
62797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O policarbonato tem, cada vez mais, substituído o vidro no
fechamento de coberturas e esquadrias. Julgue os próximos itens,
considerando a utilização de lâminas de vidro e chapas de
policarbonato de mesma espessura em projetos de arquitetura.

O policarbonato oferece uma resistência ao impacto superior ao vidro, proporcionando maior proteção contra atos de vandalismo e impacto de quedas ocasionais de objetos ou pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Resistência ao impacto do policarbonato: 250 vezes maior que o vidro e 30 vezes maior que o acrílico;


ID
62800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O policarbonato tem, cada vez mais, substituído o vidro no
fechamento de coberturas e esquadrias. Julgue os próximos itens,
considerando a utilização de lâminas de vidro e chapas de
policarbonato de mesma espessura em projetos de arquitetura.

As chapas de policarbonato são mais leves que o vidro, o que facilita o transporte, o manuseio na obra, o trabalho de montagem e diminui o peso da estrutura de apoio.

Alternativas

ID
62803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O policarbonato tem, cada vez mais, substituído o vidro no
fechamento de coberturas e esquadrias. Julgue os próximos itens,
considerando a utilização de lâminas de vidro e chapas de
policarbonato de mesma espessura em projetos de arquitetura.

O policarbonato propicia maior liberdade de desenho nas edificações já que pode ser curvado a frio

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    “Mais leve que o vidro, pode ser curvado a frio e tem proteção contra raios ultravioleta”.

     

    Fonte: http://acasadopolicarbonato.com.br/m/o-policarbonato/


ID
62806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O policarbonato tem, cada vez mais, substituído o vidro no
fechamento de coberturas e esquadrias. Julgue os próximos itens,
considerando a utilização de lâminas de vidro e chapas de
policarbonato de mesma espessura em projetos de arquitetura.

Com o tempo, a mudança na coloração do policarbonato faz com que o material perca transparência.

Alternativas

ID
62809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O policarbonato tem, cada vez mais, substituído o vidro no
fechamento de coberturas e esquadrias. Julgue os próximos itens,
considerando a utilização de lâminas de vidro e chapas de
policarbonato de mesma espessura em projetos de arquitetura.

Nos projetos de esquadrias com policarbonato, dispensam-se as fixações telescópicas, tendo em vista que esse material tem um coeficiente de expansão térmica mais baixo que o do vidro.

Alternativas
Comentários
  • 2. Tais chapas estão sujeitas a grandes variações dimensionais devido a expansões e contrações térmicas, quando comparadas a outros materiais utilizados na construção de estruturas transparentes. Seu coeficiente de expansão térmica é cerca de oito vezes maior que o do vidro e três vezes maior que o do alumínio.

    As fixações telescópicas são longitudinais e servem para acomodar a movimentação.

    Fonte: Pini ()


ID
62812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O policarbonato tem, cada vez mais, substituído o vidro no
fechamento de coberturas e esquadrias. Julgue os próximos itens,
considerando a utilização de lâminas de vidro e chapas de
policarbonato de mesma espessura em projetos de arquitetura.

Tanto o policarbonato como o vidro em cores mais escuras absorvem menos calor que esses respectivos materiais incolores.

Alternativas
Comentários
  • Quanto mais escura a superficie, mais ela absorve o calor. Quanto mais clara, mais ela reflete!

ID
62815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O policarbonato tem, cada vez mais, substituído o vidro no
fechamento de coberturas e esquadrias. Julgue os próximos itens,
considerando a utilização de lâminas de vidro e chapas de
policarbonato de mesma espessura em projetos de arquitetura.

A substituição do vidro por policarbonato plano (cristal) é justificada termicamente tendo em vista que o policarbonato é transparente à radiação de onda longa e, por isso, impede o efeito chaminé.

Alternativas
Comentários
  • Efeito chaminé é o movimento do que ocorre por diferença de temperatura. Acredito que policarbonato não tenha nenhuma ação sobre isso.


ID
69514
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A coordenação modular e o emprego de componentes construtivos são comumente relacionados em projetos em que se tem preocupação de racionalização da construção. Considere as dimensões estimadas das seguintes peças pré-fabricadas de um projeto modulado:

? pilares externos: 30 × 60 cm.

? pilares internos: 30 × 30 cm (até um pavimento), 30 × 45 cm (até dois pavimentos) e 30 × 60 cm (até três pavimentos).

? lajes alveolares: 15 cm (para vãos até 7,20 m) e 20 cm (para vãos até 10,80 m).

? vigas de apoio das lajes alveolares (parte pré-fabricada): 30 × 60 cm (vãos até 10,80 m, com continuidade nas duas extremidades), 30 × 70 cm (vãos até 10,80 m, com continuidade em uma só extremidade) e 30 × 80 cm (vãos até 10,80 m, sem continuidade).

Com estas informações, constata-se que a modulação dos ambientes, medidos a partir dos eixos da estrutura, em centímetros, é de

Alternativas
Comentários
  • Estrutura analitica de um projeto (EAP) ou em ingles Work Breakdown estructure (WBS) : 'e a decomposicao do trabalho em partes manejaveis. Seu objetivo e identificar os elementos terminais ( produtos, servicos , resultados a obter), servindo como base para a maior parte do planejamento de projeto, 'e um elemento de gestao e usado para facilitar o relacionamento com os clientes.
  • vão de 10,80m / 0,90m = 12 vigas

  • Maior vão:10,20m. Menor vão: 7,20m. Tiramos o maior divisor comum (MDC) e chegamos na resposta: 90cm. O problema é que o enunciado fala em "vãos de até 7,80" ou "vãos de até 10,20m", o que tornaria a resolução impossível, porque pode ter quaisquer vãos menores que esses valores.

ID
69520
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Dos diversos sistemas estruturais, os que podem vencer grandes vãos e sofrer compressões simples, gerando esforços horizontais (empuxos) nos apoios são

Alternativas
Comentários
  • Letra D: Arcos.


    Pórticos >> estruturas formadas por barras que compõem um quadro plano com ações neste mesmo plano. Sua rigidez e estabilidade se concentram nos nós, os tipos de vínculos dos nós de um pórtico alteram seu comportamento e transmissão de esforços para os apoios. Tipos de apoios: pórticos bi-apoiados, engastado livre, tri-articulado, quadro bi-apoiado com articulações e tirantes (ou escora).


    Treliças >> são peças compostas por barras de pequenas seções, rotuladas umas as outras formando um sistema reticulado. As peças são solicitadas apenas à tração ou compressão desde que os carregamentos sejam aplicados nos nós.


    Sistemas Planos >> sistema formado por lâminas, com função de suporte de carga e fechamento simultaneamente. Suportam em geral cargas uniformemente distribuídas e não aceitam facilmente aberturas. Ex: lajes, paredes, placas, abóbadas e cúpulas.


    Arcos >> sistemas estruturais que vencem grandes vãos e sofrem compressões simples, gerando esforços horizontais (empuxos) nos apoios que serão tanto maiores quanto menores forem as flechas do arco.


    Escoras e Estais >> são estruturas que trabalham somente sob esforços axiais de compressão (escoras) ou tração (estais ou tirantes). O equilíbrio dos esforços toma a forma da geometria da estrutura por triangulações. Ex. Pontes estaiadas.


    fonte: http://pt.slideshare.net/mackenzista2/ao-projeto-estrutural


ID
69568
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Entre os sistemas e materiais possíveis nas impermeabilizações, inclui-se

I. manta butílica.

II. elastômero em asfalto EPDM.

III. membrana de asfalto frio com véu de neoprene.

IV. membrana acrílica moldada no local com Hypalon.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Manta Polimérica Elastomérica Butílica (CORRETA)

    II. Manta Polimérica Elastomérica EPDM

    III. Membrana Elastomérica Neoprene

    IV. Membrana Elastomérica Neoprene Hypalon

    (https://docente.ifrn.edu.br/valtencirgomes/disciplinas/construcao-civil-ii-1/Aula%2016%20-%20Impermeabilizacao.pdf)

     

    Bons Estudos! =)


ID
69571
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O piso fabricado com cimento e areia, isento de cal, prensado, perfeitamente plano, com arestas vivas, cores firmes e uniformes, desempenado e isento de umidade, com acabamento liso em áreas cobertas e com relevo para áreas descobertas, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • LADRILHO HIDRAULICO=composto de cimento e areia, isento de umidadeFULGET= tb conhecido como granito lavado, 'e um composto denominado ligante onde predomina cimento+ aditivos(cal e materiais inertes)+granulados (pedras, marmores, granitos, calcarios, quartzos)GRANILITE= composto de cimento branco ou cinza + granilhas+aditivo plastificante com juntas de dilatacao. Apos sua aplicacao e lixado com agua e aplicado resina acrilia ou cera.CERAMICA PARA REVESTIMENTO= e uma mistura de argila+materiais-primas inorganicas queimadas a altas temperaturas

ID
76084
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os sistemas de impermeabilização classificam-se, basicamente, em

I. membranas flexíveis moldadas in loco.

II. membranas rígidas moldadas in loco.

III. mantas rígidas moldadas in loco.

IV. mantas flexíveis pré-fabricadas.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • SISTEMAS DE IMPERMEABILIZACAO:. Membrana Flexivel Moldada in Loco - emulsoes asfalticas + estrutura. Manta flexivel pre-fabricadas - mantas asfalticas, polimericas, elastomericas. Membrana Rigida moldada in loco - cristalizacao, argamassa rigida aditivada.Impermeabilizacao Rigida: sao aplicadas diretamente sobre a base, sem camadas complementares, tem baixa capacidade de conformacao. Ex: concreto, argamassas, cimentos polimeros e cristalizacaoImpermeabilizacao Flexivel: Suportam deformacoes de amplitute variavel, dependendo de seu reforco 'a tracao. ( ha varias camadas) . Ex: mantas asfalticas, borracha butilica, mantas polietileno.
  • Resposta: Letra C

    Os sistemas impermeabilizantes são divididos em 2 tipos:
    - Sistemas rígidos
    - Sistemas flexíveis

    e estes são apresentados de 2 formas: moldados "in loco" e pré-fabricados.
    Hoje no mercado temos, basicamente, esses 03 tipos abaixo:

    . Membrana Flexivel Moldada in Loco:  emulsoes asfalticas + estrutura .
    . Membrana Rigida Moldada in loco: cristalizacao, argamassa rigida aditivada. 
    . Manta flexivel pre-fabricadas:
           - mantas asfálticas,
           - mantas poliméricas,
           - mantas elastoméricas .

    As Impermeabilizações Rígidas são aplicadas diretamente sobre a base, sem camadas complementares, tem baixa capacidade de conformação.
    Ex: concreto, argamassas, cimentos polimeros e cristalização.

    As Impermeabilizações Flexíveis suportam deformações de amplitute variável, dependendo de seu reforço à tração. Nela há várias camadas.
    Ex: mantas asfalticas, borracha butilica, mantas polietileno.

    Retirado: NBR 9574, NBR 9575
    http://200.199.118.135/orse/esp/ES00130.pdf
  • As mantas sempre virão das fábricas (ou das lojas).

  • MEMBRANA = in loco

    MANTA = pré- fabricada

  • Pra quem está em dúvida da II, um exemplo é a membrana epoxídica.


ID
78256
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O brise-soleil (quebra-sol), idealizado por Le Corbusier no projeto de urbanização de Argel (1930-1934), teve a sua aplicação prática e definição final feita pelos arquitetos brasileiros, que, com estudos do movimento do sol nas várias estações e nas diversas latitudes, estabeleceram regras conforme a orientação das fachadas. A respeito do brise-soleil, quando utilizados no território brasileiro, analise:

I. é desnecessário na face norte.

II. é útil principalmente no verão, quando o sol está relativamente baixo no horizonte, penetrando profundamente nas dependências.

III. no verão, a lógica impõe o uso de brises horizontais na face norte e verticais na face oeste.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • VERTICAL - LESTE E OESTEHORIZONTAL - NORTE
  • comentário:

    I. é desnecessário na face norte. ERRADO. É fundamental na face norte.

    II. é útil principalmente no verão, quando o sol está relativamente baixo no horizonte, penetrando profundamente nas dependências. ERRADO. O SOL NÃO ESTA BAIXO NO HORIZONTE, Quanto mais perto do verão, o sol esta mais perto do 90 graus.

    III. no verão, a lógica impõe o uso de brises horizontais na face norte e verticais na face oeste. Certo


  • Tipo de questão mal formulada e "sem pé nem cabeça". Vamos lá, considerando apenas a afirmativa III:

    O uso do brise diverge-se no territorio brasileiro, pois tem dimensões continentais e cartas solares diferentes para cada clima. Não se pode generalizar.

    Exemplo: na região norte o brise é extremamente necessário na fachada norte, onde tem maior incidencia solar  (solsticio de verão - 22 jun). Já região sul o brise é desnecessário na fachada norte pois o sol incidirá nesta fachada mais no inverno (solsticio de inverno - 22 jun) quando há necessidade de receber o calor como Massa Térmica para Aquecimento (40% dos dias do ano em Brasilia).


ID
78289
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Por modulação deve-se compreender o estabelecimento de medidas, ou associadamente, de padrões de componentes, ou ainda de padrões de espaços, que

I. podem se repetir ou admitir variantes, conforme regras básicas;

II. sejam múltiplos de módulos espaciais arbitrados ou arbitrários ou de um grupo coeso de escalas;

III. são integrados a uma estrutura global, a uma malha modular ou outra convenção, que permita a coordenação de todas as informações do projeto.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • A MODULAÇÃO consiste em um sistema que adota uma medida referencia ( módulos), sendo mais usada em grandes obras, proporcionando um sistema construtivo rápido e racionalizado. Os espaços devem ser múltiplos de um modulo espacial arbitrado ( mas nao arbitrário) ou de um grupo coeso de módulos espaciais básicos.. Podem se repetir ou admitir variantes. Integrados a uma estrutura global ou malha modular que permita coordenação de TODAS as informações do projeto.

ID
129583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos elementos de proteção solar, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A- As proteções solares verticais, brises verticais, são elementos cuja dimensão preponderante está em um eixo longitudinal vertical, podendo constituir-se por placas de topo ou inclinadas à fachada. *Como nas proteções horizontais, o número de elementos, suas dimensões lineares e formas não determinam seu desempenho. O arquiteto, mesmo tendo definido certo ângulo de sombra horizontal necessário, terá sempre vasta gama de opções geométricas para adequar suas intenções construtivas e plásticas. O estudo dos brises verticais faz-se a partir dos desenhos em planta pois é nessa representação que se obtém a verdadeira grandeza do ângulo de sombra horizontalJa as proteções solares horizontais, brises horizontais, são elementos cuja dimensão preponderante está em um eixo longitudinal horizontal, podendo constituir-se, inclusive, por placas inclinadas. Letra B - As dimensões lineares e mesmo eventuais inclinações das placas que os constituem nada têm a ver com sua geometria de proteção.Letra C- O número de peças e seus desenhos não determinam o desempenho da proteção. Letra D - O estudo dos brises horizontais faz-se a partir da vista em corte pois é nessa representação que aparece, em verdadeira grandeza, o ângulo de sombra vertical que os mesmos proporcionam.Assim, caberá à intenção e às circunstâncias de cada projeto arquitetônico a opção pelo desenho mais conveniente.
  • Resposta: Letra A

    Letra A - As proteções solares verticais, brises verticais, constituir-se por placas de topo ou inclinadas à fachada.

    Letra B - O arquiteto, mesmo tendo definido certo ângulo de sombra horizontal necessário, terá sempre vasta gama de opções geométricas para adequar suas intenções construtivas e plásticas.  Ou seja, ele identificando a área que deverá ser sombreada, os tamanhos, quantidades e formatos podem VARIAR, desde que em todas as soluções o conjunto atenda as necessidades. Assim, caberá à intenção e às circunstâncias de cada projeto arquitetônico a opção pelo desenho mais conveniente.

    Letra C - Tanto nas proteções horizontais quanto nas verticais, o número de elementos, suas dimensões lineares e formas não determinam seu desempenho. E sim o ângulo de sombra.

    Letra D - O estudo dos brises verticais faz-se a partir dos desenhos em planta pois é nessa representação que se obtém a verdadeira grandeza do ângulo de sombra horizontal
    O estudo dos brises horizontais faz-se a partir dos desenhos em corte, pois é nessa representação que aparece, em verdadeira grandeza, o ângulo de sombra vertical que os mesmos proporcionam. 
  • E os ângulos gama em fachada


ID
129634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os pisos de alta resistência caracterizam-se pela elevada resistência à abrasão: tipo industrial - composto somente de quartzo de 7 mm a 10 mm de espessura; tipo pesado - composto de quartzo e carborundum de 10 mm a 15 mm de espessura; tipo superpesado - composto de quartzo, carborundum e agregados metálicos de 12 mm a 20 mm de espessura.

Para se evitarem trincas indesejáveis, nos pisos e contrapisos, recomendam-se as juntas com perfil plástico tipo I no acabamento.

Considerando as características de cada tipo de piso de alta resistência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Comentário antigo, porém muito sensato! Bem nítido o caráter de contribuir sem poluir com comentários esdrúxulos.


ID
129637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considere as descrições dos quatro materiais de revestimento a seguir.

- Pintura acrílica - à base de tinta de alta resistência e grande desempenho sobre diversos tipos de superfícies, como emboço, massa corrida ou acrílica, gesso, concreto, cimento amianto etc.
- Pintura epóxi - à base de tintas epoxídicas compostas por dois componentes sintéticos. Deve ser usada em período curto após a mistura, e tem bom poder de aderência e boa resistência à corrosão e aos gases, porém é relativamente caro e bastante difícil de aplicar.
- Revestimento com laminado melamínico (fórmica) - como a sua superfície é lisa e não retém sujeira, não há proliferação de fungos e bactérias e a conservação é simples.
- Cerâmica - uma superfície revestida com placas cerâmicas é formada basicamente por 6 camadas de materiais diferentes: base, chapisco, emboço, argamassa colante, rejunte, revestimento cerâmico. O rejuntamento pode ser iniciado no mínimo 3 dias após concluído o assentamento das peças. As juntas estruturais devem ser demarcadas conforme o projeto.

Acerca de revestimentos e com base nas informações apresentadas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • tinta tem menor custo que a cerâmica

    aplicação de tintas é mais rápida que a aplicação de cerâmicas

    cerâmica é mais resistente que as tintas

  • Dentre as alternativas acima, a correta é:

    Das camadas mencionadas no texto para o assentamento da cerâmica, a base, o chapisco e o emboço são comuns à pintura acrílica. Específicos para os pisos cerâmicos são a argamassa colante, o rejunte e a cerâmica propriamente dita.

    LETRA C

  • Sobre a letra B

    Pode rejuntar cerâmica no mesmo dia?

    Não. Por isso, recomendamos que se aguarde pelo menos 72 horas após o assentamento para que se faça o rejunte, tempo suficiente para a umidade absorvida evaporar. ...

    O erro está em afirmar que trata-se de junta estrutural, já que trata-se de uma junta de assentamento


ID
168925
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um tipo de caixilho termo-acústico que controla também a luminosidade é composto por perfis metálicos e dois vidros espaçados, formando uma câmara de ar onde se inserem elementos controladores de luz. Assim sendo, é correto afirmar que os perfis metálicos e os elementos controladores de luz devem ser, preferencialmente, de

Alternativas

ID
168943
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A melhor solução para a iluminação de um galpão industrial é:

Alternativas
Comentários
  • Por que não a C? 

  • Tenho a mesma dúvida.

    Pq a Letra E? E não a Letra C?

    Imaginei q nessa opção, a luminosidade natural entraria de forma direta pelas aberturas, posicionadas no lado vertical do shed.

    Onde estou errada?

    Grata a quem puder dar um help. =)

  • SHEDS

    O shed é muito utilizado em fábricas, especialmente quando não é possível obter luz lateral, ou está deficiente pela excessiva largura do corpo do edifício. Caracteriza-se por telhados em forma de dentes de serra (faces de pouca inclinação alternadas com outras quase verticais). Essas últimas são envidraçadas. Seu melhor desempenho é quando orientado a sul para latitudes compreendidas entre 24° e 32° S, no caso do Brasil.

    http://www.arquitetaresponde.com.br/aproveitando-iluminacao-e-ventilacao-natural/

  • É preferível iluminar ambientes internos com a luz proveniente da abóbada celeste do que a luz direta do sol, porque a luz solar direta aquece o ambiente, elevando a carga térmica.

    Sem contar que para ginásio de esportes, direcionar os sheds para a luz solar direta pode causar ofuscamento nos jogadores, principalmente os que tem posição fixa, como goleiros. Então, para evitar esses transtornos que podem favorecer um time, evita-se que a luz solar direta incida nesses ambientes.

    Para complementar, o uso de janelas com peitoril alto ou zenitais para ambientes de grande volume são soluções muito usuais, porque a luz se distribui uniformemente pelo espaço.

     

    Espero ter ajudado!


ID
168949
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A correta aplicação de um material de construção quanto a sua condutividade térmica representa um importante fator de conforto ambiental. A opção correta entre cinco materiais, classificados na ordem decrescente de sua condutividade térmica, é:

Alternativas
Comentários
  • A condutividade térmica está relacionada à densidade do material, quanto maior densidade = maior será a condutividade.

  • Confesso que fiquei na dúvida entre a C e a D, marquei a C e errei.... não sei de vocês, mas pra mim, a madeira tende a ser mais densa que o tijolo. Faltou especificar qual tipo de tijolo né FCC...


ID
168961
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O arquiteto especifica o emprego da caixilharia de um edifício baseado, principalmente, na sua

Alternativas

ID
168964
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O detalhe mais correto, técnica e arquitetonicamente, para impermeabilizar e rematar uma platibanda de cobertura é:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode ajudar nessa questão!? Pensei que era a alternativa A

  • resposta certa letra D

    letra a - faltou o rufo de proteção

  • Obrigada Arqui_Fera!


ID
168970
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quanto ao uso de alvenaria estrutural em edifícios ou mesmo residências térreas, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Para mim estão erradas as letras A e E, por que "as instalações hidráulicas, elétricas, etc, são de execução mais trabalhosa."?

    Alguém sabe explicar?

  • Gabarito alternativa "A", quanto a alternativa "E", acredito que sua execução é trabalhosa por haver menos opções de onde passar os pontos da instalação, já que por ser alvenaria estrutural não é possível passar por dentro das paredes, e se for para passar embutido no forro para depois descer até o local designado então chega a ser mais trabalhoso mesmo, já que precisa ser feito várias instalações na altura do teto.


ID
169003
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As linhas principais de um telhado são: cumeeiras, espigões, rincões e calhas. É INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra C.

    Espigão é um canal ou linha formada pelo encontro de duas águas do telhado divergentes.

    Encontro de águas do telhado convergentes é conhecido como água furtada ou rincão.

  • Espigão - Aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo saliente, sendo consequentemente um divisor de águas.

    Rincão – aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo reentrante, sendo consequentemente um captador de águas (também chamado de água-furtada).

    Calha – Cano aberto que tem por função receber as águas pluviais, principalmente as do telhado.

    Cumeeira: é a linha divisora de águas, de disposição horizontal e localizada nas posições mais elevadas do telhado. Aresta horizontal delimitada pelo encontro entre duas águas (painéis do telhado), geralmente localizada na parte mais alta do telhado.

    Material do Julio Rocha do @arquiteturaconcursos


ID
169033
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na pintura de esquadria de madeira e metálicas o sistema de medição de praxe é multiplicar a área de vão luz por:

Alternativas

ID
177037
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo a NBR 5706/1977, o módulo para a construção coordenada modularmente é

Alternativas
Comentários
  • A coordenação modular é um instrumento para a industrialização da construção civil, com ênfase nos produtos. Temos que entender, primeiro, o conceito do módulo, ou seja, é uma medida que se repete. Já o de coordenação modular é um módulo que seja comum em todo o sistema de medidas da obra, como o módulo básico de 10 centímetros. Nesse caso, todos os componentes e produtos são coordenados modularmente sobre esse módulo básico. Isso não significa também que todas as medidas sejam exatamente múltiplas do módulo básico. Um módulo de concreto com medida real de 19 por 39 centímetros, por exemplo, é coordenado no módulo de 10 centímetros e tem como medida nominal 20 por 40 centímetros – considerada, aí, a tolerância da argamassa.

    Fonte:https://www.aecweb.com.br/cont/n/vem-ai-a-norma-de-coordenacao-modular_2337


ID
177046
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 5706/1977 define Coordenação Modular como

Alternativas

ID
177070
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As camadas de impermeabilização de coberturas planas ou terraços com manta asfáltica devem obedecer à seguinte ordem:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A, o primer é um líquido que é aplicado logo após se regulariza a laje com massa, por ele já se elimina as outras alternativas...

  • proteção térmica em cima da proteção mecânica, tá de parabéns esse gabarito!!!

  • proteção térmica por cima da mecânica? que surto é esse, meu pai

  • Substrato > regularização > primer >asfalto oxidado > manta asfáltica > banho de asfalto oxidado > camada separadora > proteção mecânica

    Fonte @ agregar_engenharia


ID
177079
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Do ponto de vista construtivo, uma fachada envidraçada voltada para leste pode ser protegida adequadamente da insolação

Alternativas
Comentários
  • Em muitas situações, esse calor proveniente da radiação solar contribui no superaquecimento do ambiente. Para as regiões onde se busca manter nos locais internos uma temperatura inferior à do ambiente externo, pode-se implantar formas de sombreamento com brises nas aberturas laterais para que a iluminação do ambiente seja indireta, assim como aberturas voltadas para a face que não recebe iluminação direta (Norte no Hemisfério Norte e Sul no Hemisfério Sul). 
    Os brises verticais são úteis nas fachadas do sol nascente e poente (Leste e Oeste) onde o sol incide em ângulos menores, para que a radiação solar não entre diretamente no ambiente. Já os brises horizontais são úteis nas fachadas Norte, no caso do Hemisfério Sul e Sul, no caso do Hemisfério  Norte, também para evitar a incidência direta dessa radiação

    Fonte: 
    http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2007-1/recursos/ventilacao/ventilacao.html
  • Persianas e cortinas se caracterizam por elementos internos de proteção solar, não impedindo a incidência da radiação solar no interior do ambiente, as cortinas são feitas de tecido e as persinas em materiais como alumínio, madeira ou plástico.

    Para as fachadas Norte e Sul usamos os brises horizontais

    fachadas Leste e Oeste utilizamos os verticais.

    Uso de persianas na posição vertical é apropriado para fachadas leste e oeste.

    Venezianas externas são ideal para fachadas leste e oeste e por ser retrátil usa-se quando o sol está atingindo a fachada, podendo ser recolhido quando não é necessário. Podem ser usados manualmente ou de forma automática

    Os brises instalados na parte de cima das aberturas são projetados para dar proteção contra ângulos altos do sol (principalmente em verão), sendo especialmente apropriados para uso na fachada norte (no sul do país) ou norte e sul (no norte do país)


ID
177109
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para a utilização racional de blocos de concreto, é necessário que

Alternativas

ID
177112
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para garantir a qualidade da pintura, a escolha e a aplicação das tintas deve obedecer a critérios

Alternativas
Comentários
  • a escolha e a aplicação das tintas deve obedecer a critérios técnicos e econômicos.

    ✅ LETRA E


ID
177115
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na especificação dos materiais para o projeto arquitetônico devem ser levados em consideração os seguintes fatores:

Alternativas
Comentários
  • Deve-se levar em consideração os seguintes fatores:

    • características dos materiais
    • solicitações de cada ambiente.

    LETRA D


ID
190417
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a impermeabilização com sistema de proteção posterior das lajes de cobertura, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
190420
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No sistema de medição de alvenaria de cerâmica para efeito de orçamento é de praxe:

Alternativas
Comentários
  • É a metodologia descrita no TCPO. Só descontar as parcelas dos vãos que superem 2m². Gab B

  • Questão que caberia recurso! A questão não fala se está seguindo o raciocínio do Sinapi ou do TCPO

    Pela lógica do Sinapi a alternativa A estaria correta. Seguindo a linha do TCPO e Aldo Dórea seria a letra B

    Segue link com a explicação das duas formas de orçamento segundo Aldo Dórea Matos

    https://www.buildin.com.br/erro-2-nos-orcamentos-de-obra-desconhecer-os-criterios-de-medicao/


ID
190423
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Não é necessário prever juntas de movimentação (expansão, contração ou dissolidarização) em pisos ou paredes revestidas de cerâmica ou azulejo:

Alternativas
Comentários
  • JUNTAS DE MOVIMENTAÇÃO

    Ambientes internos:

    A cada 32 m² ou a cada 8 m

    Ambientes externos:

    A cada 20 m² ou a cada 4 m

  • Questão baseada na NBR 13.753/1996

    5.1.2 Juntas de movimentação e de dessolidarização

    a) Em interiores, as juntas de movimentação são necessárias para áreas maiores que 32 m ou sempre que uma das dimensões for maior que 8 m;

    b) Para paredes exteriores, as juntas de movimentação devem ser executadas quando a área for igual ou maior que 24 m ou sempre que uma das dimensões for maior que 6 m;

    c) Em áreas externas- pisos ou paredes - diretamente expostas à insolação e/ou umidade, as juntas são necessárias sempre que a área for igual ou maior que 20 m ou sempre que uma das dimensões for maior que 4 m;

    d) Para revestimentos externos de fachadas, são recomendadas juntas horizontais de movimentação espaçadas no máximo a cada 3 metros ou a cada pé-direito, na região de encunhamento da alvenaria, e, ainda, juntas verticais espaçadas no máximo a cada 6 metros.

     

  • Na verdade a questão foi baseada na NBR 8214 - azulejos

    Essa norma foi cancelada e substituída pela NBR 13755 (2017). Está no corpo da norma essa informação...

    Maaaaaaaaaaas, na ABNT catálogo ela ainda está vigente ... acho que não atualizaram ainda.

    Sobre essa norma de azulejos já vi questão da Cespe, Vunesp...


ID
190429
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No processo avaliatório, devem ser observadas algumas máximas do mercado a fim de verificar a coerência das variáveis empregadas e suas influências. Qual a máxima que definitivamente é incoerente dentre as alternativas abaixo?

Alternativas

ID
190432
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para responder às questões de números 44 e 45 considere o texto abaixo.

Para obter um concreto aparente durável, resistente e de boa aparência deve-se considerar como principais causas da desuniformidade de sua superfície. São elas:

Alternativas
Comentários
  • c) A desforma em idades diferentes.


ID
190435
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para responder às questões de números 44 e 45 considere o texto abaixo.

Para obter um concreto aparente durável, resistente e de boa aparência deve-se considerar como principais causas da desuniformidade de sua superfície. São elas:

Alternativas

ID
190438
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para responder as questões de números 46 e 47
considere o texto abaixo.

Com relação aos revestimentos com argamassas feitas na obra,
algumas recomendações são conhecidas mas nem sempre
obedecidas, e cabe ao arquiteto ou engenheiro fiscalizar.

NÃO é recomendáve que:

Alternativas
Comentários
  • "se inicie o revestimento logo após o assentamento da alvenaria." Porque  o conjunto ainda não está completamente curado e podem surgir deformações e desplacamento do revestimento. 


ID
190441
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para responder as questões de números 46 e 47
considere o texto abaixo.

Com relação aos revestimentos com argamassas feitas na obra,
algumas recomendações são conhecidas mas nem sempre
obedecidas, e cabe ao arquiteto ou engenheiro fiscalizar.

No revestimento de paredes com azulejo NÃO é recomendável:

Alternativas
Comentários
  • Junta de assentamento é empregada entre duas peças cerâmicas adjacentes sendo um espaço vazio entre as placas cerâmicas que tem a finalidade de absorver as tensões que as peças venham a sofrer e devem ser dimensionadas conforme o tamanho das peças a serem aplicadas.

     

    Funções das juntas de assentamento:

    • Desbitolamento e alinhamento das peças. Esta função não é muito evidente para assentamento de porcelanatos devido ao processo de retificação por que passam as peças, mas não deixa de ser considerada.
    • Impedir a propagação de tensões entre uma peça e outra.
    • Possibilidade de remoção das peças, caso necessário
    • Posicionamento e conformação das juntas: entre as peças de porcelanato.


ID
190450
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nas aberturas feitas nas paredes de alvenaria estrutural é recomendado o uso de canaletas armadas

Alternativas
Comentários
  • Não confundir com apenas verga e contraverga. Nesse tipo de sistema estrutural as canaletas são utilizadas para passagem de tubulações hidrossanitárias, elétricas, nas lajes, janelas e portas.


ID
190453
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A solução arquitetônica mais adequada para coberturas de grandes vãos, acima de 40 m, é projetá-las em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C ✅

    Os arcos, em decorrência de sua eficiência estrutural, são utilizados para vencer grandes vãos. São normalmente empregados em projetos de pontes, de estádios e de ginásios esportivos. Além de sua grande capacidade portante, eles proporcionam uma impressão arquitetônica marcante.

    Os arcos podem, de uma maneira geral, ser classificados em três tipos básicos: arcos triarticulados, arcos biarticulados e arcos de extremidade fixa ou engastada. 

    FONTE:

    SILVA, Fabricio Costa. Análise de sistemas estruturais metálicos em arco para centros esportivos. Uberlândia: Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia, 2017.


ID
191155
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um produto deve ser analisado por todo seu ciclo de vida, desde a extração da matéria-prima, produção, distribuição, utilização e despejo. Nesse sentido, dos ciclos apresentados abaixo, o que oferece menor grau de risco laboral é a

Alternativas
Comentários
  • Menor risco laboral:

    fabricação de fibras, fios, cabos e filamentos contínuos artificiais e sintéticos.

    LETRA A


ID
191185
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na avaliação técnico-funcional de um edifício residencial para proposta de retrofit, foram diagnosticados problemas de conforto térmico ocasionados pelas fachadas transparentes. Nesse caso, recomenda-se

Alternativas
Comentários


  • Sistema de fachada ventilada consiste en la colocación de las piezas cerámicas sobre una estructura de aluminio que previamente se ha fijado a la fachada existente, la cual no suele precisar una preparación especial. La unión de la cerámica a la estructura, se realiza mediante enganches metálicos, no necesitando ningún material de agarre ni rejuntado.
    Se trata de un sistema pensado tanto para obra nueva, como para rehabilitación, que ofrece interesantes ventajas respecto a los sistemas de colocación tradicionales. En la actualidad este sistema se está introduciendo con fuerza teniendo un destino muy amplio en que se incluyen viviendas unifamiliares, plurifamiliares, edificios de oficinas, centros oficiales, hospitales, áreas comerciales, colegios, ... 
  • Gabarito incorreto.

    Fachada ventilada não representa solução de desconforto térmico causado por fachadas transparentes, mas a proteção dessas aberturas contra a insolação. Ventilar os cheios da fachadas e permanecer com os vazios que causam o aquecimento da edificação não trará o conforto desejado.

    Soluções para desconforto térmico não necessariamente proporcionam conforto acústico. Especificamente nesse caso da afirmação B, caixilhos vedados com vidro duplo (laminado ou não) e camada de ar entre eles representam uma eficaz solução de isolamento acústico e um auxiliar na proteção térmica.

    Soluções térmicas pelo lado interno da edificação tais quais persianas, cortinas e blackouts não são as melhores soluções, pois permitem o aquecimentos das proteções térmicas dentro do ambiente. Brises externos seriam a melhor solução, pois barram o aquecimento tanto das esquadrias e alvenarias quanto do interior da edificação, evitando aquecimento por insolação direta e por irradiação de energia infravermelha.

  • https://www.google.com.br/amp/www.archdaily.com.br/br/775512/conheca-as-vantagens-das-fachadas-ventiladas.amp
  • Fachada Ventilada é considerada uma solução construtiva sustentável que alia inovação e eficiência energética auxiliando na melhoria do conforto térmico, já que é capaz de reduzir entre 30% a 50% do consumo de energia de um edifício. Outro diferencial do sistema é que os materiais utilizados em sua composição são 100% recicláveis

    https://www.archdaily.com.br/br/775512/conheca-as-vantagens-das-fachadas-ventiladas

     

    A NBK®, empresa do grupo Hunter Douglas®, é referência na arquitetura mundial e vem proporcionando ao mercado brasileiro de arquitetura soluções em cerâmica para pisos técnicos extrudados e fachadas ventiladas.

     

    retrofit é uma tendência na arquitetura e no design para solucionar problemas de edifícios antigos e históricos inutilizados, ou com tecnologias ultrapassadas que impossibilitam seu uso

    (adaptado) https://www.hometeka.com.br/pro/o-que-e-retrofit-conheca-essa-tendencia-e-como-ela-pode-ser-aplicada/

  • Gabarito errado

    Melor alternativa seria a B. Apesar da fachada ventiladade ser uma ótima alternativa para melhorar a ventilação das fachdas não impede a insolação direta sobre as abertura, conforme dito pelo colega Breno. O melhor é barrar a transmissão direta externamente (brises e bandeja de luz). FCC e CESPE, fiquem de olhos abertos nos gabaritos!!!


ID
196024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os próximos itens relativos às especificações de piso recomendadas para ambientes que requeiram facilidade de manutenção e limpeza.


É indicado para ambientes hospitalares revestimento de piso moldado em placas de fibra vinílica de liga termoplástica e homogênea com 3 mm de espessura aplicável em superfície regular, compacta e seca, por meio de adesivo próprio.

Alternativas
Comentários
  •  já consagraram o uso dos vinílicos, por sua característica monolítica, de fácil assepsia, resistência química, conforto acústico e algumas propriedades específicas, como piso condutivo para centro cirúrgico,  e a linha acústica para fisioterapia. 

    Fonte:


ID
196027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os próximos itens relativos às especificações de piso recomendadas para ambientes que requeiram facilidade de manutenção e limpeza.


Revestimento de piso conformando manta de feltro de poliéster tramada com camada de fibra sintética de nylon e polipropileno com impregnação de resinas orgânicas é indicado para ambiente que requeira grande circulação de pessoas, como clínicas e consultórios.

Alternativas

ID
196030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os próximos itens relativos às especificações de piso recomendadas para ambientes que requeiram facilidade de manutenção e limpeza.


Revestimento de piso em placas de laminado plástico de alta pressão com núcleo fenólico e superfície melamínica é indicado para ambientes laboratoriais.

Alternativas

ID
196033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Alguns elementos tradicionalmente utilizados na arquitetura brasileira destacam-se especialmente pela geração de conforto ambiental com ampla economia de energia. Esses elementos podem também aliar a solução em conforto ambiental à função estética do edifício, pelo enriquecimento da composição de fachadas. 

Com relação a esses elementos, julgue os itens subsequentes.

O cobogó ou combogó, também chamado de elemento vazado, pode ser pré-fabricado ou produzido em canteiro de obra. Esse elemento, utilizado também como meio de proteção à incidência dos raios solares e das chuvas, permite ampla ventilação e passagem de luz, proporcionando conforto térmico.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    Texto retirado: http://www.scribd.com/doc/6687626/Arquitetura-Hospitalar-Juarez-de-Queiroz-Campos

    6.1.4. pisos em laminados plásticos melamínicos:

    Os laminados plásticos melamínicos de alta resistência, popularmente chamados de fórmica, utilizados para revestimentos de pisos, paredes e mobiliários, constituem material adequado tendo em vista os vários itens de desempenho inicialmente relacionados, associados à conveniência do produto apresentar-se em dimensões padronizadas eliminando as juntas de assentamento, que são focos depositários incompatíveis com os níveis de assepsia determinados para instalações hospitalares. Mas estudos específicos de pós-utilização, têm apontado para restrições deste material em áreas que utilizam desinfetantes à base de iodo, devido ao aparecimento progressivo de manchas e marcas.

    * ou seja, pelo que entendi em ambientes laboratorias onde utiliza-se substancias acidas e outras, nao sera aconselhavel pela pouca resistencia.

  • Para resolver este problema do surgimento de manchas e marcas, aqui no hospital onde trabalho geralmente faz-se um tratamento a cada três meses que o deixa novinho em folha. Por isso que consideraram a questão como correta. 

  • Não entendi os comentários, a questão não é sobre cobogós? Bons estudos a todos
  • a questao forçou a barra hein? cobogo proteger de chuva kkkkk


ID
196036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Alguns elementos tradicionalmente utilizados na arquitetura brasileira destacam-se especialmente pela geração de conforto ambiental com ampla economia de energia. Esses elementos podem também aliar a solução em conforto ambiental à função estética do edifício, pelo enriquecimento da composição de fachadas. Com relação a esses elementos, julgue os itens subsequentes.


O brise-soleil, elemento de proteção de fachadas, auxilia no conforto térmico da edificação por criar um anteparo à incidência dos raios solares e um corredor de ventilação entre a superfície do brise e a superfície da fachada. O brise deve ser invariavelmente disposto em peças ou lâminas na posição vertical, que podem ser fixas ou móveis e até mesmo receber automatização.

Alternativas
Comentários
  • Brises podem ser dispostos também na horizontal.

    Gabarito: ERRADO.

  • Não necessariamente o brise-soleil gera um corredor de ventilação entre a superfície do brise e a superfície da fachada, vai depender do projeto e do modelo de brise utilizado. Há modelos de brises fixados diretamente na fachada, que impedem a existência desse corredor de ventlação, mas há também os modelos afastados da fachada, sustentados por suportes com um distanciamento entre ele e a fachada, que permite a manutenção do sistema e a existência de um corredor de ventlação. O brise, de certa forma, dificulta a ventilação no ambiente protegido, a depender relação entre sua geometria, dimensão e disposição com a direção da ventilação, como também, por outro lado, pode canalizar a ventilação e favorecer o coforto termico do ambiente.

  • Como posicionar os brises

    Uma regrinha simples para a escolha da posição dos brises na maior parte do Brasil é a seguinte: para as fachadas leste e oeste, que recebem respectivamente o sol da manhã e o da tarde (que chega rasante), prefira os brises com aletas verticais. Para a fachada norte, que recebe sol durante todo o dia, mas numa posição mais a pino, prefira os brises horizontais. A fachada sul carece menos dos brises, visto que tem uma incidência de sol muito menor. Sempre que possível, dê preferência aos modelos móveis. Eles serão muito mais eficazes.

    Outro tipo muito popular de brise são os cobogós, também chamados de elementos vazados. (O nome cobogó é formado pela primeira sílaba do sobrenome dos três engenheiros que inventaram o produto no século passado: Coimbra, Boeckmann e Góis.) 

    Fonte: http://casaeimoveis.uol.com.br/tire-suas-duvidas/arquitetura/quais-sao-os-tipos-de-brises-como-saber-a-posicao-em-que-devem-ser-colocados.jhtm


ID
196039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Alguns elementos tradicionalmente utilizados na arquitetura brasileira destacam-se especialmente pela geração de conforto ambiental com ampla economia de energia. Esses elementos podem também aliar a solução em conforto ambiental à função estética do edifício, pelo enriquecimento da composição de fachadas. Com relação a esses elementos, julgue os itens subsequentes.


Os beirais são elementos amplamente utilizados na arquitetura brasileira em edificações com as mais variadas destinações. Podem ser definidos como o prolongamento da cobertura da edificação de forma a garantir certa proteção às fachadas e às aberturas contra a incidência das chuvas, bem como para gerar sombreamento, auxiliando na geração de conforto térmico.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    O Erro da questao esta qdo coloca INVARIALMENTE na posicao vertical.

    A posicao do brise esta relacionado a posicao da fachada e localizacao do terreno, geralmente fachadas leste e oeste pedem brise vertical e norte brise horizontal, ja nas fachadas sul dispensam o uso pela baixa incidencia solar.

     

  • Podem ser verticais ou horizontais

ID
196042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Alguns elementos tradicionalmente utilizados na arquitetura brasileira destacam-se especialmente pela geração de conforto ambiental com ampla economia de energia. Esses elementos podem também aliar a solução em conforto ambiental à função estética do edifício, pelo enriquecimento da composição de fachadas. Com relação a esses elementos, julgue os itens subsequentes.


Os sistemas de pele de vidro são largamente aplicados em fachadas de edifícios comerciais, em parte por proporcionar beleza estética. Mas a razão principal de serem tão valorizados na arquitetura contemporânea está relacionada à propriedade do material, que garante mínima absorção térmica, gerando altos índices de economia de energia e dispensando, em quase todos os casos, o uso de equipamentos de ar-condicionado.

Alternativas
Comentários
  • O beiral é a última fileira de telhas que forma a aba do telhado, constituindo a parte avançada deste sobre o corpo do edifício. Tem a finalidade de provocar a queda das águas pluviais (águas da chuva) de modo que estas não escorram pela fachada do edifício.http://pt.wikipedia.org/wiki/Beiral

    NÃO AUXILIA NA geração de conforto térmico!


  • item CERTO, conforme gabarito cespe, questao 87 dessa prova!
  • Em terrenos acidentados, os melhores traçados são aqueles que interceptam e acompanham as variações topográficas. Vias perpendiculares às curvas de nível, como as citadas na questão, contribuem para aumentar a velocidade das águas das chuvas, causando consequentemente a erosão do solo. Dessa forma, a questão está errada.

  • A razão principal de os panos de vidro serem tão valorizados na arquitetura contemporânea está relacionada à estética do material, que permite tranparência, ampla visibilidade e farta iluminação natural.

    Quanto às propriedades do vidro, ele garante grande incidência solar direta nos ambientes internos da edificação, gerando grande aquecimento e acarretanro a necessidade, em quase todos os casos, do uso de equipamentos de ar-condicionado, para compensar o desconforto gerado pelo efeito estufa dentro desses ambientes fechadosde, o que representa altos índices de gastos de energia.

    Os panos de vidro com película reflexiva reduzem o percentual de incidência direta, mas a sensação térmica resultante não dispensa a necessidade de climatização artificial na edificação.

  • Acredito que a questão 39 está errada porque o vidro garante mínima absorção térmica desde que o seu fator de absorção seja baixo, em torno de até 40%. 


ID
196135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em um caderno de encargos e especificações de determinada obra pública, estão descritos os serviços de execução. A respeito desses serviços, julgue os itens seguintes.


Todas as esquadrias a serem fornecidas e instaladas deverão ser executadas conforme os mapas e detalhes constantes nas pranchas do projeto de arquitetura. Todas as superfícies metálicas deverão ser limpas e livres de ferrugens, quer por processo mecânicos, quer por processos químicos, e deverão receber tratamento anticorrosivo antes de serem colocadas nas devidas posições, com pelo menos duas de mãos de zarcão.

Alternativas
Comentários
  • Zarcão é um produto que serve de fundo protetor com função anticorrosiva e de uniformização da superfície, permitindo a aplicação de diversos acabamentos com máxima durabilidade.

    Fonte: http://www.tintasrenner-deco.com.br/produto/zarcao

    CERTO


ID
207148
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Esquadria (janela) constituída por uma ou várias folhas, que podem ser movimentadas mediante a rotação em torno de um eixo vertical e não coincidente com as laterais das folhas, estamos nos referindo à:

Alternativas
Comentários
  • Janela Pivotante vertical.


ID
207151
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que contém a denominação do concreto com agregados de pequenas dimensões e relativamente fluido, eventualmente necessário para o preenchimento dos vazios de blocos de alvenaria.

Alternativas
Comentários
  • Para que uma argamassa ou concreto seja considerada um graute é necessário que:
    Apresente consistência fluida, dispensando o adensamento;
    Atinja altas resistências iniciais e finais;
    Apresente expansão controlada.

  • Grout  é uma argamassa composta por cimento, areia, quartzo, água e aditivos especiais, que tem como destaque sua elevada resistência mecânica.
     
    Ele se caracteriza por ser auto adensável, permitindo sua aplicação no preenchimento de vazios e juntas de alvenaria estrutural.
    fonte:http://www.portaldoconcreto.com.br/cimento/concreto/grouts.html
  • Não concordo...o Graute é um elemento auto-adensável e pastoso, como que pode ser usado para preenchimento de dos vazios de alvenaria (trabalhar verticalmente)???

     

  • Sim o graute e usada no prenchimento de blocos em edificações de alvenaria estrutural...

    0 Graute é um concreto com agregado fino e alta plasticidade. É utilizado para preencher vazios dos blocos em pontos onde se quer aumentar a resistência localizada da alvenaria e também preenchimento das canaletas.
    O Graute é composto de cimento, areia e pedrisco, possui alta fluidez com slump entre 20 e 28cm, e por isso alta relação entre água/cimento, podendo chegar até 0.9. Para garantir a fluidez e plasticidade do graute e também diminuir sua retração, é aconselhável a utilização de cal até o volume máximo de 10% do volume de cimento.
    O ideal é que a resistência da parede grauteada seja prevista a partir de resultados de ensaios de prismas. Sugere-se adotar eficiência de 60% e traço com resistência igual ao do bloco na área liquida.

  • A

    Graute.- é composto de cimento, areia e pedrisco, possui alta fluidez com slump entre 20 e 28cm, e por isso alta relação entre água/cimento, podendo chegar até 0.9. Para garantir a fluidez e plasticidade do graute e também diminuir sua retração, é aconselhável a utilização de cal até o volume máximo de 10% do volume de cimento. [GABARITO]

    B

    Pozzolana. – é uma adição, proveniente de cinzas vulcânicas, ao concreto (com teores superiores a 5%) que tem a função de substituir o cimento ou se somar a ele devido a suas propriedades.

    C

    Concreto Magro. - usado como lastro, consumo de cimento 150kg/ m³ de concreto

    D

    Concreto Ciclópico. - O concreto ciclópico é um sistema construtivo que envolve a incorporação de grandes pedras no concreto convencional. Essas pedras são popularmente conhecidas como “pedra-de-mão” ou “matacão”.

    E

    Concreto Protendido. - é uma técnica de execução já bem difundida no Brasil. Desde o século XIX, muitos especialistas desenvolveram métodos nos quais a armadura sofra um pré-alongamento, gerando um sistema auto-equilibrado de esforços,ou seja , tração no aço e compressão no concreto.


ID
207154
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Porta formada por folhas múltiplas articuladas entre si que, ao se abrirem, dobram-se uma sobre as outras por deslizamento horizontal de seus eixos de rotação. Estes eixos podem coincidir com as bordas das folhas ou se situar em posições intermediárias. Estamos falando da:

Alternativas
Comentários
  • Letra E- Porta Sanfonada ou camarão.

    é assim denominada por permitir sua abertura dobrando uma folha sobre a outra, as quais ficam recolhidas na lateral (há um trilho superior, e às vezes também inferior, no qual a porta desliza). Ela pode ser composta por duas ou mais partes.


ID
207166
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A impermeabilização é o ato ou efeito de selar, colmatar e vedar os materiais porosos e as falhas de materiais, sejam elas motivadas por momentos estruturais ou por deficiências técnicas de preparo e de execução. Quando impermeabilizamos uma superfície, é feito um teste para sabermos se ela vai funcionar, este chama-se:

Alternativas
Comentários
  • O teste de estanqueidade para impermeabilização existe justamente para comprovar aos seus usuários se a impermeabilização executada naquela área é de qualidade.

    O teste de estanqueidade para impermeabilização pode ser feito de três maneiras: teste com lâmina d’água por 72 horas; teste com equipamento eletrônico “Holiday Detector” e teste com equipamento eletrônico com a tecnologia EFVM. 

    Fonte: https://www.contrim.com.br/teste-estanqueidade-impermeabilizacao

    LETRA E


ID
207169
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quando a alvenaria for só de vedação, ou seja, enchimento de vãos nas estruturas de concreto armado, são necessárias providências especiais para evitar que a alvenaria trinque junto à viga que fica imediatamente acima. A execução da parede deve ser suspensa a uma distância de cerca de 20 cm do respaldo para, só depois de um ou dois dias, terminar a parede, usando tijolos inclinados ou cortados em diagonal. Esse procedimento é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    Encunhamento, na construção civil, refere-se ao acabamento de vedação que recebe a última fiada da alvenaria quando vai ao encontro de uma viga. O encunhamento pode ser realizado com diversos materiais como; blocos maciços, espuma expansiva, argamassa, etc, de modo que a alvenaria fique devidamente fixada à estrutura de concreto.

  • Questão muito mal escrita.. Há diversos tipos de encunhamento. Inclusive, não só no encontro com vigas.. Deveriam contratar pessoas que entendem do assunto para revisar a questão.


ID
207178
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que contém somente elementos das cobertas.

Alternativas
Comentários
  •  E-Civil » Dicionário da Construção Civil

     

    » Tacaniça [ T ] - Tacaniça Imagem por: blahedo Significado de Tacaniça Tacaniça é como denomina-se o lance do telhado que cobre ou resguarda os lados da edificação e se apóia nas paredes laterais; partes laterais de um telhado de forma piramidal. 

    Leia mais em: http://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-tacanica.html
    Copyright © E-Civil

  • Água Mestra - água trapezoidal

    Tacaniça - água triangular


ID
207184
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que contém o nome do tipo de ligações práticas entre duas peças de madeiras definidas após verificação das resistências das superfícies de contato ao esmagamento e, às vezes, ao cizalhamento de um segmento da peça, usadas no madeiramento das cobertas.

Alternativas
Comentários
  • ensambladura, sambladura, samblagem ou ainda por vezes referida como entalhe, é a área da carpintaria que envolve a união de peças de madeira de forma a produzir objetos mais complexos.

    Gab.: E

  • Sambladura: emendas feitas em uma tesoura através de recortes na madeira através do contato direto (entalhe).


ID
207205
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O revestimento com argamassa cuja principal finalidade é regularizar as superfícies de paredes, tetos , muros e fachadas, resguardando-as das intempéries e do desgaste. De maneira geral é feita em três camadas. Em ordem de colocação na alvenaria são elas:

Alternativas
Comentários
  • Chapisco -> Emboço -> Reboco.

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Ordem:

    Chapisco_ argamassa de aderência

    Emboço_argamassa de regularização

    Reboco_ argamassa de revestimento ou de acabamento


ID
207226
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As edificações podem ser dotadas de vários tipos de iluminação natural dentre elas, a iluminação zenital. Assinale a alternativa que contém característica do sistema de iluminação zenital.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    > A uniformidade da luz é maior quanto mais alta é a abertura, veja os ginásios, quadras fechadas, normalmente coloca-se as aberturas próximas ao teto, porque a luz alcança um distância maior que janelas mais baixas.

     

    - Os custos iniciais de esquadrias laterais são menores porque são mais usuais, mais fáceis de se encontrar no mercado.

    - Há maiores índices de iluminância, principalmente porque há maior probabilidade de incidência solar direta que as aberturas laterais.

    - Pode ser utilizada nas zonas sub-tropicais com uso de efeito chaminé.

    - A manutenção é mais complexa porque, como disse, são menos convencionais que as aberturas laterais.


ID
216046
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 5419 refere: Elementos condutores expostos (do ponto de vista físico) que não possam suportar o impacto direto do raio devem ser colocados dentro da zona de proteção de captores específicos, integrados ao SPDA.

Considerando a assertiva acima, são elementos que se enquadram como exemplo:

I. coberturas metálicas sobre o volume a proteger.
II. rufos e/ou calhas periféricas de recolhimento de águas pluviais.
III. estruturas metálicas de suporte de envidraçados, para fachadas, acima de 20 m do solo ou de uma superfície horizontal circundante.
IV. guarda-corpos, caixilhos e outros elementos condutores expostos, para fachadas, acima de 20 m da superfície horizontal circundante.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  •  NBR 5419

    5.1.1.4.1 Quaisquer elementos condutores expostos, isto é, que do ponto de vista físico possam ser atingidos pelos raios,devem ser considerados como parte do SPDA.

    NOTAS
    1 Os elementos condutores expostos devem ser analisados para certificar se as suas características são compatíveis com os critériosestabelecidos para elementos captores.
    2 Elementos condutores expostos que não possam suportar o impacto direto do raio devem ser colocados dentro da zona de proteção decaptores específicos, integrados ao SPDA.
    3 Exemplos de elementos metálicos nas condições acima são:
    a) coberturas metálicas sobre o volume a proteger;
    b) mastros ou outros elementos condutores salientes nas coberturas;
    c) rufos e/ou calhas periféricas de recolhimento de águas pluviais;

    d) estruturas metálicas de suporte de envidraçados, para fachadas, acima de 20 m do solo ou de uma superfície horizontalcircundante;
    e) guarda-corpos, caixilhos, ou outros elementos condutores expostos, para fachadas, acima de 20 m da superfície horizontalcircundante;
    f) tubos e tanques metálicos construídos em material de espessura igual ou superior à indicada na tabela 4.

  • Conforme o trecho da Norma 5419 copiado no comentário acima, a resposta certa seria a letra B.

  • O gabarito dessa questão foi alterado após recursos para a letra A.
    Segundo a NBR 5419:

    "NOTAS

    1 Os elementos condutores expostos devem ser analisados para certificar se as suas características são compatíveis com

    os critérios estabelecidos para elementos captores.

    2 Exemplos de elementos metálicos nas condições deste item são:

    a) coberturas metálicas sobre o volume a proteger;

    b) mastros ou outros elementos condutores salientes nas coberturas;

    c) rufos e/ou calhas periféricas de recolhimento de águas pluviais;

    d) estruturas metálicas de suporte de envidraçados, para fachadas, acima de 60 m do solo ou de uma superfície horizontal

    circundante;

    e) guarda-corpos, ou outros elementos condutores expostos, para fachadas, acima de 60 m da superfície horizontal

    circundante;

    f) tubos e tanques metálicos construídos em material de espessura igual ou superior à indicada na tabela 4."


    http://site.pciconcursos.com.br/provas/14431305/99c0b5c5c400/atribuicao_de_questoes_alteracao_gabarito.pdf 



ID
216058
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em um telhado, cuja linha divisa do lote esteja encostada à edificação, geralmente é exigido que

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar?

  • Ao meu ver também estaria certa a instalação de calhas e rufos que teriam a função de impedir que as águas pluviais fossem jogadas para o terreno lindeiro.

  • O correto seria a construção de platibanda.

  • Telhado estaria colado se faz uma platibanda pra agua não invadir o lote, se fizer uma calha a propria calha invadiria o lote vizinho

  • Pergunta muito abrangente! Sim é de 2010 e estou vendo ela 10 anos depois! Sim é preciso instalar uma platibanda no limite da construção. Calhas e rufos ficam antes da platibanda...


ID
216130
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nos corpos de prova em que suas bases são preparadas com pasta ou argamassa de cimento, o ensaio deverá ser realizado após

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe dizer de qual ensaio a questão está falando? Eu vi norma de compressão de pasta de cimento e não é nessas idades.

ID
216133
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As lajes pré-fabricadas poderão ser consideradas como bidirecionais quando, em sua execução em obra, forem executadas nervuras transversais com intereixos

Alternativas

ID
216373
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A escolha dos produtos e materiais para uma obra sustentável deve obedecer a critérios específicos como: origem da matéria-prima, extração, processamento, gastos com energia para transformação, emissão de poluentes, biocompatibilidade, durabilidade, qualidade, dentre outros, que permitam classificá-los como sustentáveis e elevar o padrão da obra, bem como melhorar a qualidade de vida de seus usuários/habitantes e do próprio entorno.

ARAÚJO, Márcio Augusto. A moderna construção sustentável. Disponível em: www.idhea.com.br/pdf/moderna.pdf. Acesso em: 27 jul. 2010.

Considerando a citação acima, um material polêmico, cuja especificação merece uma análise criteriosa por parte do avaliador de projeto, quando empregado em obras financiadas, é

Alternativas
Comentários
  • policloreto de vinil = PVC
  • Página 4 do texto citado na questão:
    "É importante evitar ou minimizar o uso de materiais sobre os quais pairem suspeitas ou que reconhecidamente acarretem problemas ambientais, tais como o PVC (policloreto de vinil), que gera impactos em sua produção, uso e descarte/degradação (sua queima gera ácido clorídrico e dioxina) e alumínio (que provoca grandes impactos ambientais para sua extração e requer imensos gastos energéticos durante sua produção e mesmo reciclagem, se comparado a outros materiais). Outros produtos, quando na ausência de opções mais eco-eficientes, devem ser usados criteriosamente quando no interior da edificação, caso de materiais compensados ou de madeira recomposta, como os OSBs e MDFs, que contêm em sua elaboração adesivos à base de formaldeído (substância tóxica) e que não são recicláveis ou mesmo biodegradáveis."

ID
216568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O abrigo humano, a princípio, é concebido para criar condições desejáveis de segurança, habitabilidade e salubridade por meio do isolamento ou, ao menos, do distanciamento das variáveis climáticas e ambientais externas. A esse respeito, julgue o item abaixo.

Devido à sua eficiência no controle da insolação e, consequentemente, da diminuição dos ganhos de calor no interior dos edifícios, os brises são considerados elementos de controle ativo das edificações.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    Controle Ativo - precisa ser ativado, acionado para que desempenhe suas funcoes

    Controle Passivo - por si so ja desempenha suas funcoes, nao precisa ser acionado.

    Por isso o Brise 'e um elemento de controle passivo

  • Elementos de Controle Passivos: materiais, brises etc.

    Elementos de Controle Ativo: Ar condicionado, umidificadores, ventiladores etc.


ID
216574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos fenômenos físicos da condução, convecção, radiação e evaporação, que subsidiam os princípios do desenho térmico, julgue o próximo item.

A ventilação, fator preponderante para a existência do processo de convecção, pode ser viabilizada no projeto de arquitetura tanto por meio da posição das aberturas como pela criação do efeito chaminé nos telhados.

Alternativas
Comentários
  • Convecção = transmissão de calor por MOVIMENTO.


  • Questão mal formulada. O efeito chaminé não é propiciado necessariamente pelos telhados e não é feito exclusivamente por meio de aberturas superiores, são necessárias aberturas inferiores também 


ID
216577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos fenômenos físicos da condução, convecção, radiação e evaporação, que subsidiam os princípios do desenho térmico, julgue o próximo item.

Na transmissão de calor por condução, a propriedade fundamental de um material é a condutibilidade térmica, cujo índice depende, sobretudo, da densidade e natureza química e da umidade do material. A condutibilidade térmica, em geral, é inversamente proporcional à densidade do material.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    Na verdade, quanto maior a densidade do material, maior a condutibilidade térmica. A relação é diretamente proporcional. É só lembrar que quanto mais denso o material, mais próximas estão suas moléculas e, consequentemente, mais fácil se torna a transferência de calor por condução entre as moléculas devido sua grande proximidade.
    Em materiais porosos (menos densos), ao contrário, os espaços vazios existentes acabam por dificultar essa transferência de calor.
  • Resposta: errada

    "O coeficiente de condutibilidade térmica do material é definido como sendo “o fluxo de calor que passa, na unidade de tempo, através da unidade de área de uma parede com espessura unitária e dimensões suficientemente grandes para que fique eliminada a influência de contorno, quando se estabelece, entre os parâmetros dessa parede, uma diferença de temperatura unitária”

    . Este coeficiente depende de:

    • densidade do material — a matéria é sempre muito mais condutora que o ar contido em seus poros;

    • natureza química do material — os materiais amorfos são geralmente menos condutores que os cristalinos;

    • a umidade do material — a água é mais condutora que o ar."


    FROTA, Anesia Barros; SCHIFFER, Sueli Ramos. Manual de conforto térmico



ID
216580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O isolamento acústico consiste em dificultar a transmissão sonora e é feito com o uso de elemento que tenha capacidade de vedação e se oponha à transmissão do ruído. O isolamento é feito, em geral, por meio de paredes simples ou compostas. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente.

No caso das paredes simples, funciona a lei da massa, segundo a qual, cada vez que a espessura da parede é dobrada, o isolamento aumenta cerca de 4 dB. Para uma mesma espessura da parede, o isolamento também aumenta aproximadamente 4 dB cada vez que a frequência é dobrada.

Alternativas
Comentários
  • Paredes Simples, onde o isolamento depende da massa superficial (do “peso”) desta. Segundo a “Lei da Massa”, a cada vez que a espessura é dobrada o isolamento aumenta ± 4 dB, sendo maior para as altas freqüências (aumenta cerca de 4 dB a cada vez que a freqüência é dobrada).

    FOnte: Prof. Moema. Estratégia concursos

  • Não aumenta 6dB não?

    Não entendiiiii!!!

  • 6 dB se aplica a espaços abertos. ex: edificações próximas à vias de tráfego, a duplicação da distancia reduz o nível do ruído que chega ao edifício em 6 dB.

    Quanto a lei de massa, ela se adequa melhor às altas frequências, ou seja, ela consegue barrar melhor a passagem de sons agudos. então quando se dobra a frequência (o som fica mais agudo), melhora o isolamento.


ID
216697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que concerne a industrialização e racionalização das
construções, julgue o item a seguir.

A argila, apesar de ser considerada material construtivo ecologicamente adequado, é pouco utilizada no mundo e não pode ser encontrada no mercado como produto acabado.

Alternativas
Comentários
  • errado, só lembrar das cerâmicas 


ID
216700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que concerne a industrialização e racionalização das
construções, julgue o item a seguir.

As estruturas de esqueletos independentes e as paredes de simples vedação materializam de maneira inovadora o espaço habitável. Além da economia de material, é introduzido um novo valor: a redução do peso dos edifícios na busca de uma produção industrial do espaço habitável.

Alternativas

ID
216703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que concerne a industrialização e racionalização das
construções, julgue o item a seguir.

Placas de gesso são constituídas de um núcleo de gesso coberto com papel ou outro material. O acabamento dessas placas pode ser feito com pintura ou com uma cobertura flexível, mas não podem ser utilizados azulejos no acabamento, pois não existem placas de gesso resistentes à umidade.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    Existem sim placas resistentes a umidade, tb conhecidas como placas verdes.

     

  • O drywall é constituído basicamente de uma estrutura metálica leve em perfis de aço galvanizado formada por guias e montantes, sobre os quais são fixadas placas de gesso acartonado, em uma ou mais camadas, gerando uma superfície apta a receber o acabamento final (pintura, papel de parede, cerâmica, etc).
    Apesar da aparência frágil, as chapas de drywall que possuem os dois versos de cartão e o recheio de gesso aditivado, são resistentes. Isso, porque o pó de gesso nada mais é do que a rocha gypsita desidratada, e, em contato com a água, ele vira pedra de novo. Além disso, para áreas molhadas ou que sejam mais propensas ao fogo, há versões especiais.
    http://www.metalica.com.br/dry-wall-fabricacao-utilizacao-e-vantagens/


  • Complementando o comentário dos colegas.

    Guia Placo: placas de gesso resistentes ao fogo e à umidade. A placa de gesso Glasroc H, é revestida com véu de vidro em ambas as faces e possui tratamento especial hidrófugo, o que a torna indicada para paredes, forros e revestimentos em ambientes sujeitos à elevados índices de umidade e contato frequente com água.

  • RESUMO

    Placa de gesso branca (ST)

    Essa variedade de placa é a mais básica, ou standard. Ela é amplamente empregada em forros e paredes de ambientes secos.

    Placa de gesso verde (RU)

    Nesse tipo de placa, encontra-se silicone e aditivos fungicidas misturados ao gesso, o que permite a aplicação em áreas úmidas, como em banheiros, cozinha, lavanderia, etc.

    Placa de gesso vermelha (RF)

    Esse tipo de placa conta com a presença de fibra de vidro em sua fórmula, o que garante uma maior resistência ao calor e ao fogo. Por isso, são bastante indicadas para escadas enclausuradas, saídas de emergência e áreas com risco de incêndio.


ID
216736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca de noções de design de interiores e de decoração, julgue o
item subsequente.

Superfícies mais porosas captam mais poeira e são de manutenção mais difícil que as lisas. Superfícies claras mostram mais a poeira, enquanto as de tonalidades escuras a escondem.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    A primeira frase esta correta - Superficies mais porosas captam mais poeira e sao de manutencao mais dificil que as listas

    Mas a segunda esta errada- Superficies escuras mostram mais a poeira, enquanto as de tonalidade clara escondem, mas sujam com maior facilidade.


ID
216751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a princípios de planejamento e orçamento público,
julgue o item que se segue.

A conveniência da troca de sistemas industrializados por sistemas artesanais tende a diminuir o custo com mão de obra e, consequentemente, aumentar o custo do posto de trabalho.

Alternativas

ID
218716
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A reabilitação de edifícios antigos requer a análise global das condições de segurança e funcionalidade. Considerando as anomalias nas condições das fundações, são soluções a serem adotadas:

I. melhoria da capacidade de resistência do solo com drenagem do terreno.

II. restauração das paredes com massa, lixamento e pintura.

III. alargamento da base das fundações e recalçamento.

IV. reparação das fendas das paredes com injeções, grampos e tirantes.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Questão de interpretação de texto!
    Considerando as anomalias nas condições das fundações, são soluções a serem adotadas:

    os números II e IV se referem às paredes!!






ID
218722
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na execução de alvenarias de blocos vazados de concreto,

Alternativas
Comentários
  • Na literatura técnica em inglês utiliza-se o termo grout para definir uma argamassa ou um microconcreto fluido, utilizado para o preenchimento de um vazio. No Brasil, os engenheiros e o mercado da construção reconhecem diferenças muito claras entre qualquer argamassa ou microconcreto fluido e um graute.

    Para que uma argamassa ou concreto seja considerada um graute é necessário que:
    Apresente consistência fluida, dis-pensan-do o adensamento
    Atinja altas resistências iniciais e finais
    Apresente expansão controlada

    Outras propriedades particulares de um determinado graute podem ser necessárias em função de cada tipo de aplicação.

  • Escantilhão -  uma haste de madeira, ou haste metálica, apoiada no piso, onde são previamente marcadas as alturas das fiadas, como mostram os desenhos.

  • GAB E

     

    a) ERRADO

    Amarração - É quando "trava" um tijolo no outro.

    "Última fiada posta num painel de alvenaria ou blocos, feita pelo pedreiro, os blocos são dispostos em geral diagonalmente e prensando a massa, hoje esta técnica tem sido dispensada. A maneira de dispor dos materiais de construção de modo a formarem um conjunto coeso e estável."

    Fonte: https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-amarracao.html
     

    Marcação das paredes se faz com uma linha traçante ( tamb´pem chamada de cordex)

    Fonte: http://www.pdebrasil.com.br/uploads/conteudo/30_AE_metodo_executivo.pdf


    b)ERRADO. 

    Escantilhão não tem a ver com os pilares e sim com a alvenaria.

    Escantilhão é a ferramenta usada para auxiliar a elevação das alvenarias garantindo o controle do prumo e do nível. Tem o formato de um tripé, sendo indispensável na elevação da alvenaria estrutural.

    Fonte: https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-escantilhao.html


    c)ERRADO

    O que serve para controlar vários pontos ou níveis da obra é a mangueira de nível

    Marcos ou ADUELAS é nome do bloco em cunha que compõe a zona curva de um arco, colocada em sentido radial com a face côncava para o interior e a convexa para o exterior.


    d) ERRADO.

    Prumada - Conjunto de elementos de um edifício com um alinhamento vertical comum.

     

    e) CORRETO

    graute é o tipo de concreto com agregados em dimensão reduzida (areia e pedrisco) utilizado para preencher o vazio das peças armadas.


ID
218740
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre sistemas estruturais, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Quanto a capacidade de suporte pode-se dividir as alvenarias em grupos quanto à utilização e a função, bem como sua estrutura adotada para absorver esforços e cargas previamente definidas em projetos, ou somente de vedação, distintas principalmente entre: alvenarias auto-portantes e alvenarias de vedação. 

    -Alvenarias auto portante: são denominadas por auto-portante as alvenarias destinadas a absorver as cargas das lajes e sobrecarga, sendo necessário para o seu dimensionamento, observando que sua espessura nunca deverá ser inferior a 14,0 cm (espessura do bloco) e resistência à compressão mínima 4,5 MPa.Não devem ser recortados, nem ser removidas e pode ser tratada como contraventamento em núcleos rígidos. 

    - Alvenarias de vedação: são denominadas de alvenaria de vedação as montagens de elementos destinados às separações de ambientes; são consideradas apenas de vedação por trabalhar no fechamento de áreas sob estruturas, sendo necessários cuidados básicos para o seu dimensionamento e estabilidade. As paredes de vedação resistem apenas ao seu próprio peso e têm como função separar ambientes ou fechamentos externos, sem responsabilidade estrutural.

  • A) Paredes de vedação São aquelas que resistem apenas ao seu próprio peso, e tem como função separar ambientes ou fechamento externo. Não tem responsabilidade estrutural. CERTA

    B) Não deve-se utilizar formas em planta L, U, T e X, pois encarecem a estrutura e dificultam os cálculos. No caso de elevações a premissa também é válida, o ideal seria o mais simétrico possível, evitando formas complexas. ERRADA

    C) Nas paredes portantes em edificações executadas em alvenaria estrutural não devem ser empregados rasgos para o embutimento das instalações, pois além do desperdício e do elevado consumo de material e mão de obra empregado nessa operação, temos que levar em conta que nesse sistema as paredes são portantes, com isso fica impossível tal procedimento devido a redução da seção resistente. ERRADA

    D) ERRADA

    E) A utilização de um “núcleo rígido” (caixa de escadas, elevadores, etc) pode fornecer o contraventamento necessário à estabilidade da estrutura. ERRADA


ID
238006
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para efeitos práticos da insolação de uma edificação na cidade de São Paulo, ao nascer do sol, no solstício de verão, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Essa banca desconhece os brises horizontais!!
  • Concordo com o colega acima.
    Questão confusa, afinal, no Brasil o ideal é que se coloque brise HORIZONTAL na fachada Norte.

    Na minha opinião todos os itens estão errados.
  • Na face norte são ineficientes "ao nascer do sol" que é a leste. 
  • http://casaeimoveis.uol.com.br/tire-suas-duvidas/arquitetura/quais-sao-os-tipos-de-brises-como-saber-a-posicao-em-que-devem-ser-colocados.jhtm

  • Acredito que a banca cobrou nessa questão, além de conhecimento sobre dispositivos de proteção solar, interpretação do enunciado, pois fala "ao nascer do sol, no solstício de verão". Nessas condições o dispositivo mais eficiente seria o vertical, na fachada leste. Então...

    a) aberturas desprotegidas situadas na face oeste recebem a máxima insolação.

    Errada. Face oeste recebe radiação direta no período da tarde e a questão pede ao nascer do sol.

    b) marquises sobre aberturas situadas na face sul têm sua maior eficiência.

    Errada. Marquises funcionam como brises horizontais, portanto não são eficientes ao nascer do sol.

    c) marquises sobre aberturas situadas na face leste têm sua maior eficiência.

    Errada. Idem b. Na face leste, nesse horário, funcionam os brises verticais.

    d) brises colocados em aberturas na face norte são ineficientes.

    Correta. Lembrando que em parte do solstício de verão a fachada norte não recebe radiação.

    e) aberturas desprotegidas situadas na face leste recebem a mínima insolação.

    Errada. Recebem máxima insolação nesse horário.

  • Os brises na fachada norte nesse caso não serão nem eficiente nem ineficientes, simplesmente porque não vão desempenhar função alguma (o sol vai nascer no sudeste). Algo só pode ser eficiente ou ineficiente quando essa coisa é capaz de desempenhar uma função bem ou mal. Se não vai servir para nada não pode ser nenhum dos 2. Além disso, o que querem dizer com insolação máxima ou mínima? Máxima ao longo do ano ou ao longo do dia? Sério mesmo já estou perdendo a paciência com essa CESPE

  • Brises verticais seriam eficientes para proteção contra o sol.

     

    Questão estranha


ID
254593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à informática aplicada à arquitetura, julgue os itens
seguintes.

No AutoCAD, disponibiliza-se ferramenta de desenho que se assemelha a uma das etapas do processo de fabricação de tijolos cerâmicos de seção transversal constante; por meio desse processo, a massa argilosa, ainda plástica, passa pela maromba, formando-se uma barra alongada com seção transversal do tijolo acabado.

Alternativas
Comentários
  • ?? Alguém entendeu?

  • Também não entendi

  • A questão fez menção ao comando stretch.

  • A questão está descrevendo um método de produção de tijolos chamado extrusão. Esse método envolve prensar a massa contra uma abertura no formato do tijolo até que se forme uma barra alongada com a seção no formato desejado. Extrusão é a tradução do nome da ferramenta de modelagem 3D chamada EXTRUDE presente no AutoCAD. O comando STRECTH é uma ferramenta de desenho que também se assemelha a esse processo.

    De uma forma ou de outra, a questão está certa ao se dizer que o AutoCAD disponibiliza uma ferramenta que faz algo parecido com o processo de fabricação de tijolos cerâmicos.

     

  • questão não mede conhecimento algum.

  • sendo comédia como sempre

  • ahhh.. eu fui a única que curtiu a questão!?

    Boa para descontrair galera!!


ID
254596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere aos controles ambientais das edificações, julgue os
itens subsecutivos.

De modo geral, em fachadas voltadas para o nascente e o poente, os protetores fixos horizontais são mais eficientes que os protetores fixos verticais.

Alternativas
Comentários
  • Engraçado que já vi em outros comentários dizerem exatamente o contrário... e as questões estavam de acordo... alguém indica uma bibliografia em que seja possível tirar a dúvida? 
  • Brise horizontal: NORTE
    Brise vertical: Leste e Oeste
  • na minha opiniao, questao com resposta errada!!! o sol do norte (no brasil) esta mais vertical, portanto deve ser evitado com brises horizontais.
  •       O grande lance da quesão é a afirmação "De modo geral".

          No Brasil, o mais comum é o uso de elementos horizontais na fachada Norte e verticais nas fachadas Leste e Oeste, pois mais de 90% do território se encontra no emisferio sul. Isso significa que o sol esta inclinado para o Norte.

          Porém se o sitio analizado se encontra no equador, de nada adiantariam os protetores verticais nas fachadas leste e oeste, sendo mais eficientes as proteções horizontais, já que o sol não se inclina nem para o norte nem para o sul.

        Acredito que a questão foi mal elaborada, pois não leva em conta a iclinação solar, que esta presente nos dois hemisférios. Deveria ter especificado melhor as condições!
  • " Os brises posicionados na horizontal são mais utilizados quando o sol permanece quase que todo o dia na parte superior do globo terrestre, com isso, por suas características a fachada norte brasileira geralmente é a mais indicada. Já nas fachadas leste e oeste brasileiras, por receberem respectivamente o sol da manhã (que vêm da parte inferior do globo) e o da tarde (que está se pondo e também está localizado na parte inferior do globo) os brises com aletas verticais são mais utilizados. Na fachada sul brasileira, por receber menor incidência solar, geralmente o brise é mais utilizado para seguir a arquitetura do edifício e não tanto por sua funcionalidade." Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brise-soleil

    RESUMO: 

    - FACHADA NORTE: BRISE HORIZONTAL

    - FACHADAS LESTE/ OESTE: BRISE VERTICAL

    - FACHADA SUL: LOGICAMENTE NÃO NECESSITA DE BRISE, SE UTILIZADO, SERÁ POR ESTÉTICA.

    Na questão fala em sol poente e nascente, no meu entender teria que ser brise vertical e horizontal, respectivamente. Caberia recurso.

  • Cespe sendo Cespe....

  • É aplicado na maior parte do Brasil:

    Fachadas Norte - Brise horizontal 

    Fachadas Leste e Oeste (nascente e poente) - Brises verticais.

    Dessa forma, o gabarito seria ERRADO, pois diz " Em fachadas voltadas para o nascente e o poente, os protetores fixos horizontais são mais eficientes que os protetores fixos verticais". Os brises verticais, em fachadas voltadas para o nascemte e poente, são mais eficientes.

    Não entendi porque o gabarito é certo. Alguém pode ajudar?

  • O livro: Uso das Cartas Solares - Diretrizes para arquitetos, do Leonardo Bittencourt mostra, na página 55, diagramas que representam a eficiência das alletas verticais na direção leste-oeste. Pode-se verificar que sua eficiencia é bem pequena nestes casos. A questão certamente foi inspirada neste livro.

  • " De uma forma geral os protetores verticais fixos são mais eficientes nas fachadas onde a maior parte de incidência se afasta da perpendicular à fachada ( fachada norte, sul, sudeste, nordeste e sudoeste), especialmente nas horas próximas a aurora e alvorecer.

    Nas fachadas leste e oeste, onde grande parte da incidência está localizada no trecho próximo à perpendicular à fachada, os protetores verticais teria pouca ou nenhuma eficiência."

    Uso de cartas solares, diretrizes para arquitetos - Bittencourt. Pag 53-55.


ID
254599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere aos controles ambientais das edificações, julgue os
itens subsecutivos.

No Brasil, em geral, os cobogós, elementos construtivos utilizados como protetores mistos de fachada, apresentam maior eficiência como protetores solares quando dispostos em paredes externas com orientação para o Sul.

Alternativas
Comentários
  • Fachada sul incide poucos raios solares.
  • O cobogó tem como intuito principal evitar o superaquecimento do ambiente iluminado, permitindo a passagem da luz e da ventilação. A fachada sul não necessita de proteção solar, portanto a afirmativa está errada.

  • Na fachada sul brasileira, por receber menor incidência do sol, geralmente os protetores solares são mais utilizados para seguir a arquitetura do edifício e não tanto por sua funcionalidade.

  • (...) apresentam maior eficiência como protetores solares quando dispostos em paredes externas com orientação para o NORTE.

     

    Bons Estudos! =)


ID
254620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com base na NBR-14432 e na NBR-9077, julgue os itens
subsecutivos, relativos à prevenção contra incêndio nos projetos de
arquitetura.

De acordo com a classificação das edificações em relação às suas características construtivas, prédios estruturados em madeira são considerados como do tipo Z.

Alternativas
Comentários
  • Código X = Edificações em que a propragação do fogo é fácil = Edificações com estrutura e entrepisos combustíveis = Prédios estruturados em madeira, prédios com entrepisos de ferro e madeira, pavilhões em arcos de madeira laminada e outros.

    Código Y = Edificações com mediana resistência ao fogo = Edificações com estrutura resistente ao fogo, mas com fácil propagação de fogo entre os pavimentos = Edificações com paredes-cortinas de vidro ("cristaleiras"); edificações com janelas sem peitoris (distância entre vergas e peitoris das aberturas do andar seguinte menor que 1,00 m); lojas com galerias elevadas e vãos abertos e outros.

    Código Z = Edificações em que a propagação do fogo é difícil = Prédios com estrutura resistente ao fogo e isolamento entre pavimentos = Prédios com concreto armado calculado para resistir ao fogo, com divisórias incombustíveis, sem divisórias leves, com parapeitos de alvenaria sob as janelas ou com abas prolongando os entrepisos e outros.

ID
254629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação às coberturas nos projetos de arquitetura, julgue os
itens a seguir.

Considere que, em uma cobertura em águas, o rincão seja uma aresta inclinada, delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo reentrante, ou seja, um captador de águas. Considere, ainda, que o espigão seja uma aresta inclinada, delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo saliente, ou seja, um divisor de água. Nessa situação, em um telhado quadrado de quatro águas, devem ser utilizados apenas espigões entre as águas.

Alternativas
Comentários
  • Os conceitos estão invertidos:
    -o espigão, seja uma aresta inclinada, delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo reentrante, ou seja, um captador de águas.
    -o rincão, seja uma aresta inclinada, delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo saliente, ou seja, um divisor de água.

  • Anna Carolina,
    na verdade discordo de você quanto aos conceitos. Acredito que eles estão corretos! Pesquisei até fora dos meus materiais para ver se havia algum erro, mas só achei exatamente como está no item.
     Ao meu ver, o erro está na afirmação "apenas espigões entre as águas", já que é possivel sim uma configuração desse telhado com rincões nas arestas!
  • As definições de rincão e espigão dadas no enunciado da questão estão certas. O que torna a questão errada foi o uso da palavra "apenas".

  • O que está errado é o "apenas" pois em um formato quadrado te telhado é possível a utilização do rincão se as águas estiverem direcionadas para o centro!! maldade pura...
  • Vai depender do formato do telhado que irá definir a necessidade de rincões ou espigões.