SóProvas


ID
1730674
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário de computador observou que, ao conectar um pendrive no computador, os arquivos do pendrive foram transformados em atalhos, não conseguindo acessar os arquivos originalmente armazenados. Esse sintoma é característico de um malware do tipo

Alternativas
Comentários
  • Letra D.


    O malware em questão está realizando atividades maliciosas dentro do computador do usuário, excluindo arquivos e substituindo-os por atalhos que não conduzem a arquivo algum. Esta é uma atividade típica de vírus, não podendo ser realizada pelos outros malwares apresentados.


    Victor Dalton, Estratégia concursos.


    Bons estudos!

  • Letra D. Vírus de pendrive. Para mostrar novamente os arquivos ocultos e remover o vírus, faça: USB Show e depois o antivírus. o USB Show é para visualizar tudo que foi ocultado pelo vírus, e permitir que o antivírus possa atuar no pendrive infectado. Aplicativo gratuito

  • Malware do tipo vírus...affs

    seria mais coerente pedir o nome do vírus então...
  • A palavra malware ( software malicioso ) descreve qualquer programa malicioso feito para se infiltrar em um computador e executar função sem autorização do usuário. Letra: D - Vírus é um tipo de malware, causador de danos em arquivos, cópias, criação de atalho etc.
  • Spyware - programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o conhecimento e consentimento do usuário.


    Keylogger - ou captura de teclado , é a ação de gravar (ou registrar) as informações escritas em um teclado, normalmente de uma forma encoberta de modo que a pessoa que usa o teclado não tem conhecimento de que suas ações estão sendo monitoradas.


    Worm - é um programa autorreplicante, diferente de um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, o worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema. Além de se autorreplicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.


    Vírus - infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.

    A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário, executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives, CDs e outros.


    Adware - é qualquer programa que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios (ad= anúncio, software = programa) sem a permissão do usuário. As funções do Adware servem para analisar os locais de Internet que o usuário visita e lhe apresentar publicidade pertinente aos tipos de bens ou serviços apresentados lá. Os adwares também são usados de forma legítima por empresas desenvolvedoras de software livre ou gratuito.


    Alguns de nós eram faca na caveira...



  •  O Spywares pode monitorar dados de um computador remoto, é espião de programa, ele é um malware


  • @Fernando  Nishimura

    Obrigado pela contribuição, sempre torço para haver comentários feitos por ti nas questões de INFO =)

  • Isso acontece sempre na minha faculdade. Lembro que muitos perderam os Tccs salvos em pendrive, hahaha!

  • Lucas, que risada macabra, que horror! Coitados, hehe

  • Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    O principal meio de propagação de vírus costumava ser os disquetes. Com o tempo, porém, estas mídias caíram em desuso e começaram a surgir novas maneiras, como o envio de e-mail. Atualmente, as mídias removíveis tornaram-se novamente o principal meio de propagação, não mais por disquetes, mas, principalmente, pelo uso de pen-drives.

     

     

     

    http://cartilha.cert.br/malware/

  • Esse Fernando é um monstro na informática.

  • Complementando, para ver os arquivos novamente pode ser feito pelo cmd

    - basta conectar o pendrive

    - no cmd escolher a a letra atribuida para o pendrive

    - e acionar o comando "attrib -r -a -s -h -i  /s /d /l " sem aspas.

    exemplo:

    plugou o pendrive no pc foi atribuido a letra F: para o pendrive, acesse o cmd  digite F: ( dê enter )

    e depois digite  attrib -r -a -s -h -i  /s /d /l     (dê enter)

     

    ai espera que todos os arquivos do pendrive volta a parecer e o vírus é eliminado do pendrive.

  • Aconteceu isso comigo uma vez, nao conhecia esse tipo de vírus, pensei que havia perdido tudo, mas pesquisei e consegui resolver o problemas. Uffa. xD

  • Valeeeeeu Nishimuraa... Não sabia dessa, fui de worm, pois fui pela lógica que worm é bem pior que vírus!
  • Vírus tem a capacidade de destruir, de modificar arquivos, multiplica no seu computador.

    Worm deixa o comuputador lento, sobrecarregado, se autoduplica.

    Spyware é um programa para espionar pessoas, como por exemplo o keylogger, que espiona pessoas através das teclas.

    Adware é algo não autorizado, uma invasão, propaganda, como por exemplo os hoaxes(mentira, tumúlto).

  • Umas das principais características do vírus é corromper programas e arquivos. Os outros malwares possuem outras finalidades. 

    Simone reis esclareceu bem os objetivos de cada praga virtual presente na questão. 

    Vírus tem a capacidade de destruir, de modificar arquivos, multiplica no seu computador.

    Worm deixa o comuputador lento, sobrecarregado, se autoduplica.

    Spyware é um programa para espionar pessoas, como por exemplo o keylogger, que espiona pessoas através das teclas.

    Adware é algo não autorizado, uma invasão, propaganda, como por exemplo os hoaxes(mentira, tumúlto).

  • Pessoal nem se dá ao trabalho de ver o que já foi postado e acaba postando 10x a mesma coisa.

    Sei que a intenção é boa, mas isso acaba inflando os comentários, sem necessidade.

  • Alguém poderia me ajudar? Pra responder essa questão eu pensei o seguinte, ao colocar o USB no PC, mudou seu comportamento normal, ou seja, existia alí algum "arquivo malicioso" aí como só aconteceu tal ocorrência, porque foi introduzido o USB no pc, o que me fez pensar "bom, precisou de um hospedeiro (PC) para que isso fosse possível", aí de cara pensei na alternativa do "vírus", pois este precisa de um hospedeiro para poder funcionar, está certo meu pensamento ou tive puta sorte ?? heheh Se puderem me mandar uma msg eu agradeceria! Boa sorte a todos!

  • Fernando Nishimura - MITO

  • NISHIMURA dá aula onde?

     

  • SE ATACA A REDE, deixando o PC lento.= worm.

    SE MODIFICA ARQUIVOS = virus.

     

    erros, avise-me.

    GABARITO ''D''

  • gabarito: "D"

     

    outra questão bastante similar da banca quadrilh... ops quadrix!  ajuda a responder  ; )

     

    Após um usuário conectar o pen drive em um computador de uma lan house, os arquivos desse pen drive passaram a aparecer como atalho, impedindo sua abertura. Isso ocorreu provavelmente devido à ação de: Vírus. 

     

    Ano: 2016Banca: Quadrix Órgão: CFP Prova: Técnico Administrativo - Área Administrativa

  • Para o pessoal que ficou na dúvida entre vírus e worm:

    Os Worms são programas de computador independentes com uma intenção maliciosa que se espalham a partir de um computador para os outros. Ao contrário dos vírus, os worms têm a capacidade de operar de forma autônoma e, portanto, não se ligam a outro programa.

    Eles geralmente usam uma rede de computadores para se espalhar através da exploração de vulnerabilidades de segurança que existem no interior dos computadores individuais, ou se copiando por compartilhamentos, envios de e-mails e outras formas. Na maioria dos casos, os worms são concebidos apenas para se espalhar sem causar qualquer alteração grave nos sistemas.

    Ao contrário dos vírus, os worms não causam danos aos arquivos de sistema e outros programas importantes. No entanto, eles são responsáveis ​​por consumir a largura de banda, o que diminui o desempenho da rede. Contudo, o worm também possui a capacidade de se copiar pela rede e baixar outros componentes que podem ser mais perigosos, como um Ransomware, por exemplo.

  • Fiquei em dúvida se era vírus, pois nenhum arquivo chegou a ser executado. O pendrive foi apenas colocado no PC, sem execução de programas/arquivos.

  • vírus de hardware.

  • Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.    O principal meio de propagação de vírus costumava ser os disquetes. Com o tempo, porém, estas mídias caíram em desuso e começaram a surgir novas maneiras, como o envio de e-mail. Atualmente, as mídias removíveis tornaram-se novamente o principal meio de propagação, não mais por disquetes, mas, principalmente, pelo uso de pen-drives.

  • Keylogger, screenlogger e adware são  tipos  específicos de SPYWARE.    

      - keylogger: captura  e armazena  as teclas  digitadas pelo usuário;        

      - Screenlogger: é capaz de armazenar a posição  do cursor e a tela apresentada. Usado para capturar teclas quando acionadas no teclado virtual.  

              - Adware: usado especificamente para apresentar propaganda. Pode ser usado para fins legítimos quando incorporados a programas e serviços e também  de forma maliciosa.

  • Galera boa sorte na prova trt2 que Deus nos abençoe ... amém
  • GABARITO D

    Virus:

     - destrói, modifica, danifica arquivos

    - multiplica no computador

    - o vírus necessita de um programa hospedeiro

    - o fato de estar inserido em arquivos não é problema, o problema é executar os arquivos com vírus. 

     

    Worm:

    - é um malware que se auto multiplica. Não precisa de um programa hospedeiro.

    - não destroi arquivo

    - não precisa de um hospedeiro

    - se auto multiplica 

    bons estudos